Cobertura

Saiba tudo sobre a BNCC da Educação Física

Base Nacional Comum Curricular divide a disciplina de EF em seis unidades temáticas. Impulsiona oferece conteúdo gratuito para todas elas.

Antes de começar a leitura: se você quiser trabalhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio com os seus alunos, conheça a página exclusiva do Impulsiona, cheia de aulas digitais, cursos e um desafio nacional para as escolas. Clique AQUI para acessar.

 

Assim como dormir e se alimentar bem, praticar exercícios é essencial para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Sendo assim, a disciplina da Educação Física não poderia ficar de fora da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.

Mas você sabe o que é a BNCC e como ela direciona a Educação Física nas escolas? Se não sabe, vai descobrir agora! Além disso, separamos todo o conteúdo do Impulsiona de acordo com as unidades temáticas, para facilitar a vida do professor na hora de planejar as aulas.

ENTENDENDO A BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento lançado pelo Ministério da Educação que define as aprendizagens essenciais que os alunos brasileiros devem ter no Ensino Básico. O objetivo é que, independente das diferenças sociais ou culturais, todos os estudantes tenham seus direitos de acesso ao conhecimento preservados.

A BNCC serve de referência para o desenvolvimento dos currículos das redes municipais, estaduais e federal. Ela é uma balizadora da qualidade da educação nas escolas públicas e particulares do país.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Segundo a BNCC, 10 competências gerais devem nortear a produção de conhecimento de todas as disciplinas escolares. Os alunos devem aprender a:

  1. Aplicar os conhecimentos sobre o mundo para compreender a realidade e construir uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
  2. Promover pensamento científico, crítico e criativo para encontrar e solucionar problemas de diferentes áreas.
  3. Valorizar e participar de manifestações artísticas e culturais do Brasil e do mundo.
  4. Utilizar diferentes linguagens (verbal, corporal, sonora, digital…) para produzir e compartilhar conhecimento.
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais nas diversas práticas sociais para compartilhar e produzir conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo.
  6. Valorizar a diversidade e apropriar-se de conhecimentos que colaborem no mundo do trabalho, exercício da cidadania e projeto de vida.
  7. Promover os direitos humanos, consciência socioambiental e o consumo responsável com base em informações confiáveis.
  8. Conhecer e preservar a própria saúde física e emocional.
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, valorizando a pluralidade sociocultural sem preconceitos.
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, em defesa da ética, democracia, inclusão, sustentabilidade e solidariedade.

Se você quiser mais detalhes sobre as competências gerais da BNCC, assista ao vídeo a seguir:

BNCC NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Bom, agora que você já sabe mais sobre a BNCC, vamos ver como ela organiza a Educação Física em cada segmento de ensino.

Novo curso online BNCC na Prática

EDUCAÇÃO INFANTIL

Apesar de não serem definidos como Educação Física, a BNCC menciona aprendizados essenciais relacionados ao corpo na educação de crianças entre 0 e 5 anos e 11 meses de idade. Veja alguns pontos abaixo.

Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) devem aprender a:

  • Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participam.
  • Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
  • Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
  • Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando possibilidades de manuseio de diferentes objetos.
  • Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) devem aprender a:

  • Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
  • Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
  • Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) devem aprender a:

  • Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convivem.
  • Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Separamos alguns conteúdos do Impulsiona que podem ser úteis para os professores do Ensino Infantil trabalharem aspectos motores das crianças. Veja a seguir:

Reciclar para brincar: com esse material, o professor pode integrar uma atividade de artes com brincadeiras corporais e ter as primeiras conversas sobre meio ambiente.

10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para as crianças imitarem os movimentos dos desenhos e brincarem em grupo.

Jogos e Brincadeiras: ótimo para desenvolver coordenação motora e trabalho em equipe com as crianças.

Água: fonte de vida, esporte e saúde: principalmente para as crianças mais velhas, esse conteúdo ajuda a ensinar sobre desperdício de água através do esporte.

Desenvolvendo autoconfiança corporal: conteúdo para falar das características e do respeito ao corpo.

Ideias de aquecimento: se para os adolescentes o aquecimento é uma etapa que antecede a prática esportiva, para as crianças pode ser a atividade principal, ao treinar movimentos de corpo e deslocamento no espaço.

Dança: mesmo o professor com a “cintura dura” pode ensinar os pequenos alunos a dançarem.

ENSINO FUNDAMENTAL

A BNCC divide o Ensino Fundamental em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Uma das grandes mudanças para a Educação Física é a sua inserção na área de Linguagens, ao lado das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Ou seja: a Educação Física assume, além do aspecto físico, um papel sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos. Entenda melhor no quadro abaixo:

BNCC do Ensino Fundamental

Os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental são divididos em seis unidades temáticas.

Vamos conhecer cada uma delas? Aproveite e veja o material gratuito que o Impulsiona tem para todas.

UNIDADE TEMÁTICA 1: BRINCADEIRAS E JOGOS

Explora as atividades com limites de tempo e espaço, regras definidas, obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente e apreciação do ato de brincar em si.

10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para que os jovens brinquem de maneira organizada nos espaços de convivência.

Jogos e Brincadeiras: o nome já explica, né? Sugestões inusitadas de jogos e brincadeiras para jovens de todas as idades.

Folclore e esportes: você sabia que o folclore brasileiro possui vários jogos e brincadeiras que podem ser levados para a aula de Educação Física? Aprenda alguns com esse material.

Reciclar para brincar: com a ajuda desse PDF, o professor pode ensinar diferentes brincadeiras com materiais reciclados, trabalhando também o respeito ao meio ambiente.

Flagball: parecido com o futebol americano, mas muito mais simples e seguro de ensinar aos alunos.

UNIDADE TEMÁTICA 2: ESPORTES

Reúne os esportes formais e informais. Antes de falarmos sobre eles, vale lembrar da importância de um aquecimento apropriado para evitar lesões na aula. Clique aqui para ver sugestões de aquecimentos criativos. E aqui para conhecer outras formas de evitar que seus alunos se machuquem.

Na BNCC, os esportes são divididos em sete categorias:

Marca: esportes com recorde de tempo, distância, peso. Confira os cursos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: Atletismo e Miniatletismo (ambos certificados pela Confederação Brasileira).

Precisão: esportes cujo objetivo é acertar um alvo específico. Exemplos no Impulsiona: Esgrima, tiro com arco e golfe (todos os cursos ensinam o professor a construir o equipamento esportivo com materiais alternativos, reciclados ou baratos).

Técnico-combinatório: esportes em que a disputa é pela qualidade do movimento de acordo com critérios pré-estabelecidos. Exemplo: ginástica artística.

Rede/quadra dividida ou parede de rebote: esportes cujo objetivo é lançar a bola em direção à quadra adversária sem que o oponente consiga devolver. Alguns conteúdos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: tênis, tênis de mesa, badminton, vôlei sentado.

Campo e taco: esportes em que, com movimentos de rebatida, busca-se deixar a bola o mais longe possível do adversário. Exemplos: hóquei e beisebol.

Invasão ou territorial: esportes em que uma equipe precisa ocupar e levar um objeto ao espaço do adversário. Conteúdos do Impulsiona nessa categoria: rugby, futebol de 5, futebol e futsal.

Combate: esportes de luta. Algumas opções do Impulsiona para ajudar o professor: judô e karatê, luta Olímpica.

UNIDADE TEMÁTICA 3: GINÁSTICAS

Divididas em ginástica geral (a que conhecemos mais comumente com acrobacias, por exemplo); ginástica de condicionamento físico (visa melhorar a condição física, como a laboral); e ginástica de conscientização corporal (movimentos mais suaves e de percepção do corpo, como o yoga).

O Impulsiona tem dois conteúdos gratuitos que se encaixam nessa categoria. O primeiro é o curso de ginástica artística. O segundo é ainda mais inovador: uma aula digital sobre atividades circenses.

UNIDADE TEMÁTICA 4: DANÇAS

Incluindo suas formas individuais, em dupla ou em grupo. Com o conteúdo do Impulsiona, até o professor que não sabe dançar vai conseguir ensinar aos alunos. Acesse aqui.

UNIDADE TEMÁTICA 5: LUTAS

Além das lutas mais conhecidas, podem ser contempladas as tradicionais brasileiras (capoeira, huka-huka, luta marajoara etc.), e de outros países (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, etc.). No Impulsiona: judô e karatê, luta Olímpica.

UNIDADE TEMÁTICA 6: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA

Atividades em que o participante supera um ambiente desafiador. São divididas em práticas na natureza (corrida orientada, arborismo, etc) e no ambiente urbano (parkour, skate, etc). Para esse conteúdo, você pode fazer o curso de Esporte Orientação, ou baixar a aula gratuita de skate.

A BNCC ressalta ainda a importância de, sempre que possível, oportunizar aos estudantes práticas corporais no meio aquático, aprendizado importante para o lazer e segurança dos jovens.

O documento também sugere a distribuição das unidades temáticas e conteúdos de acordo com os anos do Ensino Fundamental. Veja os quadros a seguir:

 

BNCC no Ensino Fundamental 2

 

ENSINO MÉDIO

No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novas brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Mas nessa etapa de ensino, eles precisam ser desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.

Os professores devem colaborar na conscientização sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de uma vida ativa e a manutenção da saúde.

É importante também discutir a utilização dos espaços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas corporais, em prol da cidadania e seu protagonismo comunitário.

Esse conjunto de experiências poderá desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo e a saúde, a socialização e o entretenimento.

A Educação Física no Ensino Médio, segundo a BNCC, também deve favorecer o diálogo com as demais áreas de conhecimento. Os esportes assumem grande potencial na tomada de decisões éticas em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos.

Para trabalhar a Educação Física como elemento de desenvolvimento socioemocional, veja abaixo algumas opções do Impulsiona:

Metodologias Ativas: esse curso ajuda o professor a usar a Educação Física como ferramenta para formar jovens mais autônomos, confiantes e protagonistas do próprio aprendizado.

Competências socioemocionais: apesar dessa expressão estar na moda no universo da educação, você sabe como aplicá-la na prática? Confira dicas nesse conteúdo gratuito.

Aceitação corporal: no Ensino Médio, muitas vezes os jovens estão inseguros quanto ao próprio corpo. Saiba como promover mais autoconfiança nas aulas de Educação Física. Aproveite e veja essa aula digital de doping. Ela serve de gancho para discussão do uso de anabolizantes com os alunos mais velhos.

Combate ao sedentarismo: uma juventude sem esportes muitas vezes leva a uma fase adulta sedentária.

Movimento Paralímpico: esse curso certificado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro ensina o professor a levar esportes para pessoas com deficiências para todos os alunos, promovendo assim respeito e inclusão.

Igualdade de gêneros no esporte: tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, o professor de Educação Física tem a responsabilidade de dar aulas inclusivas e fortalecer a ideia de o esporte é para todos.

Novo curso online BNCC na Prática

Ufa, professor! Por hoje é só. Espero que essa matéria e os conteúdos sugeridos sejam úteis para você se adaptar a nova BNCC da Educação Física.

E aí, gostou? Para deixar sua crítica, elogio ou sugestão, é só comentar abaixo!!

289
Deixe um comentário

avatar
252 Todas os comentários
37 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Rosi
Visitante
Rosi

Obrigada!!! só conteúdos bons.

magno
Visitante
magno

fala ai qual é o código de lutas pro ensino médio, no fundamental ta facil de achar , mas no medio, diz qual é pra gente ai por favor.

Alex
Visitante
Alex

Bom demais ajuda principalmente os acadêmicos iniciantes …síntese de todo o conteúdo gostei demais

Angela Lima
Membro
Angela Lima

O material é um apoio muito bem elaborado para que possamos tornar nossas aulas mais atraentes e significativas.

Cleyde
Visitante
Cleyde

Estes conteúdos nos mantém informados sobre as novas formas de ensinar. Ótimo conteúdo.

Nina Rosa Magalhães Madeira
Visitante
Nina Rosa Magalhães Madeira

Material excelente, vai ser um aliado nas nossas aulas do dia a dia.

Welliton de Fernandes
Membro
Welliton de Fernandes

parabéns. materiais ótimos

Sinelandia Souza
Membro
Sinelandia Souza

Material muito bom e será muito utilizados nas aulas. Gratidão!

Dani
Visitante
Dani

Conteúdos muito rico e bem elaborado!!!! Me ajudou muito nos concursos da vida e na prática.

Andrea Sardinha
Visitante
Andrea Sardinha

Muito bom..Ajuda bastante o Profissional de Educação física .

Rachad Joumblat
Membro
Rachad Joumblat

Me ajudou muito. Sou missionário em um contexto transcultural (ribeirinhos do amazonas) onde a educação é precária e desinteressante para as crianças, mas em seu contexto o “brincar” junto com o “aprender” é muito valorizado e vocês tem me ajudado a desenvolver projetos pedagógicos sendo complementados pelas suas propostas de aprendizado e interação.
Muito obrigado

adeildo barbosa bento
Visitante
adeildo barbosa bento

excelente teu trabalho, me ajudou muito já que estou saindo de um método tradicional para passar a utilizar as competências da bncc

Gracielle Rodrigues dos Anjos
Membro
Gracielle Rodrigues dos Anjos

Excelente material

Manoena
Visitante
Manoena

Olá equipe do Impulsiona, gostaria de elogiar muito este site. Ele tem contribuído consideravelmente na elaboração de muitas aulas. Contudo gostaria de destacar um erro que identifiquei nesta página: nos esportes de precisão temos um exemplo de “esgrima”, mas esta modalidade é um exemplo de esporte de “combate”. Um abraço e sucesso a toda equipe.

Pedro Nedys Borges de Pietro
Visitante
Pedro Nedys Borges de Pietro

Excelente!

braulio jose brito dos santos
Visitante
braulio jose brito dos santos

sim ,conteúdo muito diverssificado,uma abordagem importante para os futuros e profissionais das aréas.

Anthony Conegundes
Membro
Anthony Conegundes

Conteúdo muito rico em informações e conhecimento.
Parabéns aos idealizadores e responsáveis.

Fernando Solheiro
Membro
Fernando Solheiro

Muito bom , vai ajudar os professores elaborar seus conteúdos .

Adelmo Rodrigues gomes
Visitante
Adelmo Rodrigues gomes

muito bom, pode se fazer plano de ensino e plano de aula para o ano inteiro!

Alessandra
Visitante
Alessandra

Excelente conteudo

Silvana Maria dos Santos Rodrigues
Membro
Silvana Maria dos Santos Rodrigues

Parabéns! Conteúdo, muito bem explicado.

Fábio Gonçalves
Membro
Fábio Gonçalves

Boa tarde, e parabéns pelo conteúdo. São documentos e sugestões que ajudam demais o professor no momento de elaborar seu projeto e sua aulas.

Luzinete
Visitante
Luzinete

Excelente esse material da bncc

adriana
Visitante
adriana

Conteúdo muito bom.

Suzana Santiago
Visitante
Suzana Santiago

Material de grande relevância e esclarecedor.

Clissia Barbosa
Visitante
Clissia Barbosa

Conteúdo de excelente qualidade.

LUIZ CARLOS PEREIRA
Visitante
LUIZ CARLOS PEREIRA

Sou estagiário de Pedagogia, foi motivacional participar dos conteúdos do evento, irei participar sempre que puder, para amenizar os entraves da educação e colocar a capacidade criativa para funcionar.
Muito obrigado equipe

Raimundo Almeida
Visitante
Raimundo Almeida

Agradeço por esse excelente material sobre a bncc,que recebi do impulsiona, Será muito bem apreciado por mimp

Gerson da costa teixeira
Visitante
Gerson da costa teixeira

Parabéns peli material

zilmar moreira de souza
Visitante
zilmar moreira de souza

Excelente material de apoio. Infelizmente, algumas escolas jamais aplicaria alguns desses esporte, apesar dos esforços dos colegas que sabemos que as vezes fazemos “milagres” para transmitir algo a mais para as nossas crianças, que com certeza serão os nossos pilares.

Suliane
Visitante
Suliane

O conteúdo é maravilhoso. Bem explicado.

Eunice Aparecida De Lima
Visitante
Eunice Aparecida De Lima

Muito bom. O conteúdo está bem fácil de entender

Dinalva Macedo Andrade
Visitante
Dinalva Macedo Andrade

Muito bom, adorei essas informações, viva a E.F!!

Marta Luisa Voese Hildebrandt Hildebrandt
Membro
Marta Luisa Voese Hildebrandt Hildebrandt

Otimo conteúdo. Vai ajudar bastante.

Alexandre Max de Almeida Almeida
Membro
Alexandre Max de Almeida Almeida

Gostei muito do material foi elaborado de forma que atende minhas necessidades.
Obrigado

Gus
Visitante
Gus

Gostaria de saber como está a situação da Educação Física para o ano que vem. As escolas não são mais obrigadas a oferecer Educação Física para o Ensino Médio?

Alysson Lang
Visitante
Alysson Lang

A BNCC veio de encontro ao desejo de alguns profissionais, mas contém vários equívocos. Para tal, na sua criação não levou em consideração a legislação brasileira que trata da Resolução nº 18, de 9 de abril de 2007 – Recomenda a adoção dos conceitos de esporte de aventura e esporte radical. Nisso, houve uma criação de um tema totalmente desconhecido por quem o editou e criou, constando apenas “práticas corporais” e deixando de fora o termo Esporte. Então fazendo vistas às titulações e definições dadas ao termo “esporte” e o termo prática corporal, induz totalmente o leitor a um “currículo… Read more »

André Luiz Viana de Lima
Membro
André Luiz Viana de Lima

No exemplo de Esportes de Campo e Taco o Exemplo do Hoquei na Grama se encaixa no conceito abordado?

Marleide
Visitante
Marleide

Ótimo material vai nos ajudar muito na elaboração do currículo.

MARCIO VIEIRA
Membro
MARCIO VIEIRA

Excelente material!

andrelino pagani rubino
Visitante
andrelino pagani rubino

Então encontrar e treinar atletas olímpicos em escola pública esquece? Me parece muito confuso o contexto todo com uma matéria que pode ser explorada por outras áreas do conhecimento, mas não vejo vantagens para o esporte e o atletismo em si, acredito que a escola deve ser lugar de encontrar talentos esculpi-los e apresentar suas potencialidades, não vejo onde tanta burrocracia vai chegar, perde-se tanto tempo preparando a aula e depois avaliando e inserindo dados nos sistemas que a coisa perde o controle, sem falar na falta de materiais e locais apropriados.

Valdenildima Sousa Silva Soares
Membro
Valdenildima Sousa Silva Soares

Muito bom o material vai contribuir muito no desenvolvimento de minha aulas.

Vânia Araujo
Membro
Vânia Araujo

Muito bom esse conteúdo, achei compacto e de fácil compressão! Obrigada pela ajuda!

ALYSSON
Visitante
ALYSSON

Em suma, a BNCC é uma nova nomenclatura para trabalhos já realizados por diversos profissionais de acordo com as características de cada região do Brasil e das necessidades de adaptação das modalidades e do espaço que se leciona. Lembrando que nem toda escola tem sua quadra de jogos com piso liso, pintado, marcado e plano, com iluminação adequada e mais, material necessário e de acordo com as especificações e segurança. Antes de tudo, é bom salientar que a posição crítica dessa nova BNCC não é negativa, pelo contrário, é importante devido aos avanços de estudos e das práticas corporais que… Read more »

Bressan
Visitante
Bressan

É claro que não se deve ensinar o exporte de rendimento nas escolas,… porém essa crítica aos esporte e ensino da técnica já vem da década de 80, e de lá até aqui quais os resultados dessa exclusão do esporte nas aulas de EF? Tirou o esporte “da” escola, e no lugar colocaram “qualquer atividade”,… e não adianta jogar a responsabilidade no professor “rola bola”,… pois EXATAMENTE da mesma forma há inúmeros “professores” que se apoiam na idéia de qualquer conteúdo para “enrolar” e não fazer nada nas aulas! O material da BNCC dá uma orientação,… o que creio ser… Read more »

Delma Nascimento
Visitante
Delma Nascimento

Material maravilhoso! Tudo que precisamos aprender para elaborarmos olhos de aulas!

Francisco Erivan da Silva
Membro
Francisco Erivan da Silva

Adorei o material é riquíssimo muita bagagem para um bom aprendizado…

Nathan da silva feitosa Da Silva Feitosa
Membro
Nathan da silva feitosa Da Silva Feitosa

Muito bom o conteúdo

LIDIA SANTIAGO
Visitante
LIDIA SANTIAGO

ótimo conteúdo.

JUCYARA COELHO
Visitante
JUCYARA COELHO

Como especificar o objeto de conhecimento em subtitulos para cada habilidade?

Leticia
Visitante
Leticia

Fiz o curso no AVAMEC e adorei o conteudo.