Assim como dormir e se alimentar bem, praticar exercícios é essencial para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Sendo assim, a disciplina da Educação Física não poderia ficar de fora da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.
Mas você sabe o que é a BNCC e como ela direciona a Educação Física nas escolas? Se não sabe, vai descobrir agora! Além disso, separamos todo o conteúdo do Impulsiona de acordo com as unidades temáticas, para facilitar a vida do professor na hora de planejar as aulas.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento lançado pelo Ministério da Educação que define as aprendizagens essenciais que os alunos brasileiros devem ter no Ensino Básico. O objetivo é que, independente das diferenças sociais ou culturais, todos os estudantes tenham seus direitos de acesso ao conhecimento preservados.
A BNCC serve de referência para o desenvolvimento dos currículos das redes municipais, estaduais e federal. Ela é uma balizadora da qualidade da educação nas escolas públicas e particulares do país.
Segundo a BNCC, 10 competências gerais devem nortear a produção de conhecimento de todas as disciplinas escolares. Os alunos devem aprender a:
Se você quiser mais detalhes sobre as competências gerais da BNCC, assista ao vídeo a seguir:
Bom, agora que você já sabe mais sobre a BNCC, vamos ver como ela organiza a Educação Física em cada segmento de ensino.
Apesar de não serem definidos como Educação Física, a BNCC menciona aprendizados essenciais relacionados ao corpo na educação de crianças entre 0 e 5 anos e 11 meses de idade. Veja alguns pontos abaixo.
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) devem aprender a:
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) devem aprender a:
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) devem aprender a:
Separamos alguns conteúdos do Impulsiona que podem ser úteis para os professores do Ensino Infantil trabalharem aspectos motores das crianças. Veja a seguir:
Reciclar para brincar: com esse material, o professor pode integrar uma atividade de artes com brincadeiras corporais e ter as primeiras conversas sobre meio ambiente.
10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para as crianças imitarem os movimentos dos desenhos e brincarem em grupo.
Jogos e Brincadeiras: ótimo para desenvolver coordenação motora e trabalho em equipe com as crianças.
Água: fonte de vida, esporte e saúde: principalmente para as crianças mais velhas, esse conteúdo ajuda a ensinar sobre desperdício de água através do esporte.
Desenvolvendo autoconfiança corporal: conteúdo para falar das características e do respeito ao corpo.
Ideias de aquecimento: se para os adolescentes o aquecimento é uma etapa que antecede a prática esportiva, para as crianças pode ser a atividade principal, ao treinar movimentos de corpo e deslocamento no espaço.
Dança: mesmo o professor com a “cintura dura” pode ensinar os pequenos alunos a dançarem.
A BNCC divide o Ensino Fundamental em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
Uma das grandes mudanças para a Educação Física é a sua inserção na área de Linguagens, ao lado das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Ou seja: a Educação Física assume, além do aspecto físico, um papel sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos. Entenda melhor no quadro abaixo:
Os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental são divididos em seis unidades temáticas.
Vamos conhecer cada uma delas? Aproveite e veja o material gratuito que o Impulsiona tem para todas.
Explora as atividades com limites de tempo e espaço, regras definidas, obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente e apreciação do ato de brincar em si.
10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para que os jovens brinquem de maneira organizada nos espaços de convivência.
Jogos e Brincadeiras: o nome já explica, né? Sugestões inusitadas de jogos e brincadeiras para jovens de todas as idades.
Folclore e esportes: você sabia que o folclore brasileiro possui vários jogos e brincadeiras que podem ser levados para a aula de Educação Física? Aprenda alguns com esse material.
Reciclar para brincar: com a ajuda desse PDF, o professor pode ensinar diferentes brincadeiras com materiais reciclados, trabalhando também o respeito ao meio ambiente.
Flagball: parecido com o futebol americano, mas muito mais simples e seguro de ensinar aos alunos.
Reúne os esportes formais e informais. Antes de falarmos sobre eles, vale lembrar da importância de um aquecimento apropriado para evitar lesões na aula. Clique aqui para ver sugestões de aquecimentos criativos. E aqui para conhecer outras formas de evitar que seus alunos se machuquem.
Na BNCC, os esportes são divididos em sete categorias:
– Marca: esportes com recorde de tempo, distância, peso. Confira os cursos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: Atletismo e Miniatletismo (ambos certificados pela Confederação Brasileira).
– Precisão: esportes cujo objetivo é acertar um alvo específico. Exemplos no Impulsiona: Esgrima, tiro com arco e golfe (todos os cursos ensinam o professor a construir o equipamento esportivo com materiais alternativos, reciclados ou baratos).
– Técnico-combinatório: esportes em que a disputa é pela qualidade do movimento de acordo com critérios pré-estabelecidos. Exemplo: ginástica artística.
– Rede/quadra dividida ou parede de rebote: esportes cujo objetivo é lançar a bola em direção à quadra adversária sem que o oponente consiga devolver. Alguns conteúdos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: tênis, tênis de mesa, badminton, vôlei sentado.
– Campo e taco: esportes em que, com movimentos de rebatida, busca-se deixar a bola o mais longe possível do adversário. Exemplos: hóquei e beisebol.
– Invasão ou territorial: esportes em que uma equipe precisa ocupar e levar um objeto ao espaço do adversário. Conteúdos do Impulsiona nessa categoria: rugby, futebol de 5, futebol e futsal.
– Combate: esportes de luta. Algumas opções do Impulsiona para ajudar o professor: judô e karatê, luta Olímpica.
Divididas em ginástica geral (a que conhecemos mais comumente com acrobacias, por exemplo); ginástica de condicionamento físico (visa melhorar a condição física, como a laboral); e ginástica de conscientização corporal (movimentos mais suaves e de percepção do corpo, como o yoga).
O Impulsiona tem dois conteúdos gratuitos que se encaixam nessa categoria. O primeiro é o curso de ginástica artística. O segundo é ainda mais inovador: uma aula digital sobre atividades circenses.
Incluindo suas formas individuais, em dupla ou em grupo. Com o conteúdo do Impulsiona, até o professor que não sabe dançar vai conseguir ensinar aos alunos. Acesse aqui.
Além das lutas mais conhecidas, podem ser contempladas as tradicionais brasileiras (capoeira, huka-huka, luta marajoara etc.), e de outros países (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, etc.). No Impulsiona: judô e karatê, luta Olímpica.
Atividades em que o participante supera um ambiente desafiador. São divididas em práticas na natureza (corrida orientada, arborismo, etc) e no ambiente urbano (parkour, skate, etc). Para esse conteúdo, você pode fazer o curso de Esporte Orientação, ou baixar a aula gratuita de skate.
A BNCC ressalta ainda a importância de, sempre que possível, oportunizar aos estudantes práticas corporais no meio aquático, aprendizado importante para o lazer e segurança dos jovens.
O documento também sugere a distribuição das unidades temáticas e conteúdos de acordo com os anos do Ensino Fundamental. Veja os quadros a seguir:
No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novas brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Mas nessa etapa de ensino, eles precisam ser desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.
Os professores devem colaborar na conscientização sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de uma vida ativa e a manutenção da saúde.
É importante também discutir a utilização dos espaços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas corporais, em prol da cidadania e seu protagonismo comunitário.
Esse conjunto de experiências poderá desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo e a saúde, a socialização e o entretenimento.
A Educação Física no Ensino Médio, segundo a BNCC, também deve favorecer o diálogo com as demais áreas de conhecimento. Os esportes assumem grande potencial na tomada de decisões éticas em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos.
Para trabalhar a Educação Física como elemento de desenvolvimento socioemocional, veja abaixo algumas opções do Impulsiona:
Metodologias Ativas: esse curso ajuda o professor a usar a Educação Física como ferramenta para formar jovens mais autônomos, confiantes e protagonistas do próprio aprendizado.
Competências socioemocionais: apesar dessa expressão estar na moda no universo da educação, você sabe como aplicá-la na prática? Confira dicas nesse conteúdo gratuito.
Aceitação corporal: no Ensino Médio, muitas vezes os jovens estão inseguros quanto ao próprio corpo. Saiba como promover mais autoconfiança nas aulas de Educação Física. Aproveite e veja essa aula digital de doping. Ela serve de gancho para discussão do uso de anabolizantes com os alunos mais velhos.
Combate ao sedentarismo: uma juventude sem esportes muitas vezes leva a uma fase adulta sedentária.
Movimento Paralímpico: esse curso certificado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro ensina o professor a levar esportes para pessoas com deficiências para todos os alunos, promovendo assim respeito e inclusão.
Igualdade de gêneros no esporte: tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, o professor de Educação Física tem a responsabilidade de dar aulas inclusivas e fortalecer a ideia de o esporte é para todos.
Parabéns! Conteúdo, muito bem explicado.
Boa tarde, e parabéns pelo conteúdo. São documentos e sugestões que ajudam demais o professor no momento de elaborar seu projeto e sua aulas.
Excelente esse material da bncc
Conteúdo muito bom.
Material de grande relevância e esclarecedor.
Conteúdo de excelente qualidade.
Sou estagiário de Pedagogia, foi motivacional participar dos conteúdos do evento, irei participar sempre que puder, para amenizar os entraves da educação e colocar a capacidade criativa para funcionar.
Muito obrigado equipe
Agradeço por esse excelente material sobre a bncc,que recebi do impulsiona, Será muito bem apreciado por mimp
Muito bom. O conteúdo está bem fácil de entender
Muito bom, adorei essas informações, viva a E.F!!
Otimo conteúdo. Vai ajudar bastante.
Gostei muito do material foi elaborado de forma que atende minhas necessidades.
Obrigado
Gostaria de saber como está a situação da Educação Física para o ano que vem. As escolas não são mais obrigadas a oferecer Educação Física para o Ensino Médio?
A BNCC veio de encontro ao desejo de alguns profissionais, mas contém vários equívocos. Para tal, na sua criação não levou em consideração a legislação brasileira que trata da Resolução nº 18, de 9 de abril de 2007 – Recomenda a adoção dos conceitos de esporte de aventura e esporte radical. Nisso, houve uma criação de um tema totalmente desconhecido por quem o editou e criou, constando apenas “práticas corporais” e deixando de fora o termo Esporte. Então fazendo vistas às titulações e definições dadas ao termo “esporte” e o termo prática corporal, induz totalmente o leitor a um “currículo… Read more »
No exemplo de Esportes de Campo e Taco o Exemplo do Hoquei na Grama se encaixa no conceito abordado?
Ótimo material vai nos ajudar muito na elaboração do currículo.
Excelente material!
Então encontrar e treinar atletas olímpicos em escola pública esquece? Me parece muito confuso o contexto todo com uma matéria que pode ser explorada por outras áreas do conhecimento, mas não vejo vantagens para o esporte e o atletismo em si, acredito que a escola deve ser lugar de encontrar talentos esculpi-los e apresentar suas potencialidades, não vejo onde tanta burrocracia vai chegar, perde-se tanto tempo preparando a aula e depois avaliando e inserindo dados nos sistemas que a coisa perde o controle, sem falar na falta de materiais e locais apropriados.
Muito bom o material vai contribuir muito no desenvolvimento de minha aulas.
Muito bom esse conteúdo, achei compacto e de fácil compressão! Obrigada pela ajuda!
Em suma, a BNCC é uma nova nomenclatura para trabalhos já realizados por diversos profissionais de acordo com as características de cada região do Brasil e das necessidades de adaptação das modalidades e do espaço que se leciona. Lembrando que nem toda escola tem sua quadra de jogos com piso liso, pintado, marcado e plano, com iluminação adequada e mais, material necessário e de acordo com as especificações e segurança. Antes de tudo, é bom salientar que a posição crítica dessa nova BNCC não é negativa, pelo contrário, é importante devido aos avanços de estudos e das práticas corporais que… Read more »
É claro que não se deve ensinar o exporte de rendimento nas escolas,… porém essa crítica aos esporte e ensino da técnica já vem da década de 80, e de lá até aqui quais os resultados dessa exclusão do esporte nas aulas de EF? Tirou o esporte “da” escola, e no lugar colocaram “qualquer atividade”,… e não adianta jogar a responsabilidade no professor “rola bola”,… pois EXATAMENTE da mesma forma há inúmeros “professores” que se apoiam na idéia de qualquer conteúdo para “enrolar” e não fazer nada nas aulas! O material da BNCC dá uma orientação,… o que creio ser… Read more »
Material maravilhoso! Tudo que precisamos aprender para elaborarmos olhos de aulas!
Adorei o material é riquíssimo muita bagagem para um bom aprendizado…
Muito bom o conteúdo
ótimo conteúdo.
Como especificar o objeto de conhecimento em subtitulos para cada habilidade?
Fiz o curso no AVAMEC e adorei o conteudo.
Parabéns! As informações sobre a BNCC é muito esclarecedor com uma abordagem e linguagem simples e direta nós deixa mais seguro. Mas, será ainda um desafio que só com o tempo, iremos superar.
O GOVERNO nós chama para trabalhar a frente ao combate a PANDEMIA.
SOU FORMADO EM LICENCIATURA EM ED. FÍSICA, FAÇO A PREVENÇÃO DA SAÚDE ESCOLAR , NÃO SERIA CORRETO, TRANSPARENTE COM BIOLOGIA ?
NÃO DESMERECENDO.
oi AMIGO, SOBRE SUA COLOCAÇÃO, O MEU PENSAMENTO É QUE O EDUCADOR FÍSICO IRIA TRABALHAR NA REABILITAÇÃO JUNTAMENTE COM OS FISIOTERAPEUTA..
Assunto muito bom, conteúdo bem amplo para a minha pós, vai dar bastante suporte para meus estudos.
Genteeee, adorei os materiais fornecidos por vcs, mto importante para nós profissionais. Agradeço por entrarem em contato por email ja que eu não tinha conseguido cadastrar, mas hoje consegui. Obrigada mesmo. Bjs a todos do IMPULSIONA!!!!
bom dia ,goztei muito de todo material ,irá me dar zuporte a medida que irei me apropriando do conteúdo e colocando em pratica agradeço
dede já abç
Muito bom.
Boa noite, gostei muito foi de grande importância estas informações novas regras da BNCC.
Excelente material. Só não consigo me cadastrar no site para acessar os conteudos.
Líliam, entramos em contato por email para te ajudar 🙂
Porque os conteúdos voltado a anatomia humana não está em Educação física? Haja vista que é de suma importância!
Olá, Antônio. Anatomia humana está contemplada em biologia! Mas é claro que o professor de EF pode (e muitas vezes deve) trabalhar esse conteúdo nas suas aulas. Valeu pelo comentário!
Boa observação, colega!
excelente!
O material é ótimo.
Adorei os conteúdos bastante amplo e claro.Quando estiver atuando como professor , esse site vai ser uma grande fonte de pesquisa para minhas aulas.
PARABÉNS!!!
Excelente! É um norte que direciona nossas aulas e explícita nos objetivos.
Sou grato pela oportunidade de acesso ao conjunto de conhecimentos bem elaborados na área da Educação Física e em sintonia com a BNCC. Estou explorando ainda o conteúdo, mas já estou entusiasmado para cada vez mais adquirir conhecimentos e metodologias pertinentes a área de Educação Física. Parabéns ao Impulsiona e colaboradores.
Parabéns.Muito esclarecedor
Boa matéria, vou usar a BNCC como tema do meu TCC em Educação Física, segue o tema ” O desafio do Professor: conteúdos obrigatórios da BNCC”.
Boa matéria vou usar a BNCC como tema do meu TCC em Educação Física. Cuja o tema será ” O desafio do Professor em aplicar todas as disciplinas obrigatórias da BNCC”.
Super interessante, fácil entendimento e excelente qualidade o material de trabalho. Amei.
Achei o conteúdo super bom e pertinente
muito bom gostei bastante
MUITO BOM O MATERIAL.
Muito bom o material que esta aqui.
E quando estamos nos formando para sermos educadores fisicos como um professor de esportes de aventura deviria da a aula ? Tem algum Conselho a ser dado?