Cobertura

Saiba tudo sobre a BNCC da Educação Física

Base Nacional Comum Curricular divide a disciplina de EF em seis unidades temáticas. Impulsiona oferece conteúdo gratuito para todas elas.

Assim como dormir e se alimentar bem, praticar exercícios é essencial para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Sendo assim, a disciplina da Educação Física não poderia ficar de fora da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.

Mas você sabe o que é a BNCC e como ela direciona a Educação Física nas escolas? Se não sabe, vai descobrir agora! Além disso, separamos todo o conteúdo do Impulsiona de acordo com as unidades temáticas, para facilitar a vida do professor na hora de planejar as aulas.

ENTENDENDO A BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento lançado pelo Ministério da Educação que define as aprendizagens essenciais que os alunos brasileiros devem ter no Ensino Básico. O objetivo é que, independente das diferenças sociais ou culturais, todos os estudantes tenham seus direitos de acesso ao conhecimento preservados.

A BNCC serve de referência para o desenvolvimento dos currículos das redes municipais, estaduais e federal. Ela é uma balizadora da qualidade da educação nas escolas públicas e particulares do país.

COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Segundo a BNCC, 10 competências gerais devem nortear a produção de conhecimento de todas as disciplinas escolares. Os alunos devem aprender a:

  1. Aplicar os conhecimentos sobre o mundo para compreender a realidade e construir uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
  2. Promover pensamento científico, crítico e criativo para encontrar e solucionar problemas de diferentes áreas.
  3. Valorizar e participar de manifestações artísticas e culturais do Brasil e do mundo.
  4. Utilizar diferentes linguagens (verbal, corporal, sonora, digital…) para produzir e compartilhar conhecimento.
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais nas diversas práticas sociais para compartilhar e produzir conhecimento, resolver problemas e exercer protagonismo.
  6. Valorizar a diversidade e apropriar-se de conhecimentos que colaborem no mundo do trabalho, exercício da cidadania e projeto de vida.
  7. Promover os direitos humanos, consciência socioambiental e o consumo responsável com base em informações confiáveis.
  8. Conhecer e preservar a própria saúde física e emocional.
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, valorizando a pluralidade sociocultural sem preconceitos.
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, em defesa da ética, democracia, inclusão, sustentabilidade e solidariedade.

Se você quiser mais detalhes sobre as competências gerais da BNCC, assista ao vídeo a seguir:

BNCC NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Bom, agora que você já sabe mais sobre a BNCC, vamos ver como ela organiza a Educação Física em cada segmento de ensino.

Novo curso online BNCC na Prática

EDUCAÇÃO INFANTIL

Apesar de não serem definidos como Educação Física, a BNCC menciona aprendizados essenciais relacionados ao corpo na educação de crianças entre 0 e 5 anos e 11 meses de idade. Veja alguns pontos abaixo.

Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) devem aprender a:

  • Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participam.
  • Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
  • Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
  • Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando possibilidades de manuseio de diferentes objetos.
  • Vivenciar diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas interações e brincadeiras (em danças, balanços, escorregadores etc.).

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) devem aprender a:

  • Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.
  • Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.
  • Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) devem aprender a:

  • Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convivem.
  • Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
  • Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

Separamos alguns conteúdos do Impulsiona que podem ser úteis para os professores do Ensino Infantil trabalharem aspectos motores das crianças. Veja a seguir:

Reciclar para brincar: com esse material, o professor pode integrar uma atividade de artes com brincadeiras corporais e ter as primeiras conversas sobre meio ambiente.

10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para as crianças imitarem os movimentos dos desenhos e brincarem em grupo.

Jogos e Brincadeiras: ótimo para desenvolver coordenação motora e trabalho em equipe com as crianças.

Água: fonte de vida, esporte e saúde: principalmente para as crianças mais velhas, esse conteúdo ajuda a ensinar sobre desperdício de água através do esporte.

Desenvolvendo autoconfiança corporal: conteúdo para falar das características e do respeito ao corpo.

Ideias de aquecimento: se para os adolescentes o aquecimento é uma etapa que antecede a prática esportiva, para as crianças pode ser a atividade principal, ao treinar movimentos de corpo e deslocamento no espaço.

Dança: mesmo o professor com a “cintura dura” pode ensinar os pequenos alunos a dançarem.

ENSINO FUNDAMENTAL

A BNCC divide o Ensino Fundamental em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Uma das grandes mudanças para a Educação Física é a sua inserção na área de Linguagens, ao lado das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Ou seja: a Educação Física assume, além do aspecto físico, um papel sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos. Entenda melhor no quadro abaixo:

BNCC do Ensino Fundamental

Os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental são divididos em seis unidades temáticas.

Vamos conhecer cada uma delas? Aproveite e veja o material gratuito que o Impulsiona tem para todas.

UNIDADE TEMÁTICA 1: BRINCADEIRAS E JOGOS

Explora as atividades com limites de tempo e espaço, regras definidas, obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente e apreciação do ato de brincar em si.

10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para que os jovens brinquem de maneira organizada nos espaços de convivência.

Jogos e Brincadeiras: o nome já explica, né? Sugestões inusitadas de jogos e brincadeiras para jovens de todas as idades.

Folclore e esportes: você sabia que o folclore brasileiro possui vários jogos e brincadeiras que podem ser levados para a aula de Educação Física? Aprenda alguns com esse material.

Reciclar para brincar: com a ajuda desse PDF, o professor pode ensinar diferentes brincadeiras com materiais reciclados, trabalhando também o respeito ao meio ambiente.

Flagball: parecido com o futebol americano, mas muito mais simples e seguro de ensinar aos alunos.

UNIDADE TEMÁTICA 2: ESPORTES

Reúne os esportes formais e informais. Antes de falarmos sobre eles, vale lembrar da importância de um aquecimento apropriado para evitar lesões na aula. Clique aqui para ver sugestões de aquecimentos criativos. E aqui para conhecer outras formas de evitar que seus alunos se machuquem.

Na BNCC, os esportes são divididos em sete categorias:

Marca: esportes com recorde de tempo, distância, peso. Confira os cursos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: Atletismo e Miniatletismo (ambos certificados pela Confederação Brasileira).

Precisão: esportes cujo objetivo é acertar um alvo específico. Exemplos no Impulsiona: Esgrima, tiro com arco e golfe (todos os cursos ensinam o professor a construir o equipamento esportivo com materiais alternativos, reciclados ou baratos).

Técnico-combinatório: esportes em que a disputa é pela qualidade do movimento de acordo com critérios pré-estabelecidos. Exemplo: ginástica artística.

Rede/quadra dividida ou parede de rebote: esportes cujo objetivo é lançar a bola em direção à quadra adversária sem que o oponente consiga devolver. Alguns conteúdos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: tênis, tênis de mesa, badminton, vôlei sentado.

Campo e taco: esportes em que, com movimentos de rebatida, busca-se deixar a bola o mais longe possível do adversário. Exemplos: hóquei e beisebol.

Invasão ou territorial: esportes em que uma equipe precisa ocupar e levar um objeto ao espaço do adversário. Conteúdos do Impulsiona nessa categoria: rugby, futebol de 5, futebol e futsal.

Combate: esportes de luta. Algumas opções do Impulsiona para ajudar o professor: judô e karatê, luta Olímpica.

UNIDADE TEMÁTICA 3: GINÁSTICAS

Divididas em ginástica geral (a que conhecemos mais comumente com acrobacias, por exemplo); ginástica de condicionamento físico (visa melhorar a condição física, como a laboral); e ginástica de conscientização corporal (movimentos mais suaves e de percepção do corpo, como o yoga).

O Impulsiona tem dois conteúdos gratuitos que se encaixam nessa categoria. O primeiro é o curso de ginástica artística. O segundo é ainda mais inovador: uma aula digital sobre atividades circenses.

UNIDADE TEMÁTICA 4: DANÇAS

Incluindo suas formas individuais, em dupla ou em grupo. Com o conteúdo do Impulsiona, até o professor que não sabe dançar vai conseguir ensinar aos alunos. Acesse aqui.

UNIDADE TEMÁTICA 5: LUTAS

Além das lutas mais conhecidas, podem ser contempladas as tradicionais brasileiras (capoeira, huka-huka, luta marajoara etc.), e de outros países (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, etc.). No Impulsiona: judô e karatê, luta Olímpica.

UNIDADE TEMÁTICA 6: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA

Atividades em que o participante supera um ambiente desafiador. São divididas em práticas na natureza (corrida orientada, arborismo, etc) e no ambiente urbano (parkour, skate, etc). Para esse conteúdo, você pode fazer o curso de Esporte Orientação, ou baixar a aula gratuita de skate.

A BNCC ressalta ainda a importância de, sempre que possível, oportunizar aos estudantes práticas corporais no meio aquático, aprendizado importante para o lazer e segurança dos jovens.

O documento também sugere a distribuição das unidades temáticas e conteúdos de acordo com os anos do Ensino Fundamental. Veja os quadros a seguir:

 

BNCC no Ensino Fundamental 2

 

ENSINO MÉDIO

No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novas brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Mas nessa etapa de ensino, eles precisam ser desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.

Os professores devem colaborar na conscientização sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de uma vida ativa e a manutenção da saúde.

É importante também discutir a utilização dos espaços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas corporais, em prol da cidadania e seu protagonismo comunitário.

Esse conjunto de experiências poderá desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo e a saúde, a socialização e o entretenimento.

A Educação Física no Ensino Médio, segundo a BNCC, também deve favorecer o diálogo com as demais áreas de conhecimento. Os esportes assumem grande potencial na tomada de decisões éticas em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos.

Para trabalhar a Educação Física como elemento de desenvolvimento socioemocional, veja abaixo algumas opções do Impulsiona:

Metodologias Ativas: esse curso ajuda o professor a usar a Educação Física como ferramenta para formar jovens mais autônomos, confiantes e protagonistas do próprio aprendizado.

Competências socioemocionais: apesar dessa expressão estar na moda no universo da educação, você sabe como aplicá-la na prática? Confira dicas nesse conteúdo gratuito.

Aceitação corporal: no Ensino Médio, muitas vezes os jovens estão inseguros quanto ao próprio corpo. Saiba como promover mais autoconfiança nas aulas de Educação Física. Aproveite e veja essa aula digital de doping. Ela serve de gancho para discussão do uso de anabolizantes com os alunos mais velhos.

Combate ao sedentarismo: uma juventude sem esportes muitas vezes leva a uma fase adulta sedentária.

Movimento Paralímpico: esse curso certificado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro ensina o professor a levar esportes para pessoas com deficiências para todos os alunos, promovendo assim respeito e inclusão.

Igualdade de gêneros no esporte: tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, o professor de Educação Física tem a responsabilidade de dar aulas inclusivas e fortalecer a ideia de o esporte é para todos.

Novo curso online BNCC na Prática

Ufa, professor! Por hoje é só. Espero que essa matéria e os conteúdos sugeridos sejam úteis para você se adaptar a nova BNCC da Educação Física.

E aí, gostou? Para deixar sua crítica, elogio ou sugestão, é só comentar abaixo!!

350
Deixe um comentário

avatar
313 Todas os comentários
37 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Rosemary
Visitante
Rosemary

Sou estudante de Pedagogia e adorei o material disponibilizado. Obrigada!

Maria José Alves Pinto dos Santos
Visitante
Maria José Alves Pinto dos Santos

Os conteúdos postos favorecem de forma significativa na ampliação dos conhecimentos necessários para a execução dos trabalhos pedagógicos.

Maria José Alves Pinto dos Santos
Visitante
Maria José Alves Pinto dos Santos

Trabalhar Educação Física perpassa pela reflexão do bem estar do indivíduo mediante o bom funcionamento das habilidades necessárias no seu desenho profissional, social e pessoal visto as perspectiva de realizar as atividades conforme suas especificidades.

Luana Santos
Visitante
Luana Santos

Materia otima, parabens!

Ronaldo Nascimento
Visitante
Ronaldo Nascimento

Show de material , estava precisando mesmo descomplicar, pois, o curso que fiz esse ano foi mais de forma geral.

João Arnaldo Dias de Araújo Arnaldo
Membro
João Arnaldo Dias de Araújo Arnaldo

Material muito bom

LUCIANA COELHO
Visitante
LUCIANA COELHO

TODOS OS CONTEÚDOS DESTE SITE SÃO EXCELENTES E OBJETIVOS. SEMPRE UTILIZO NAS MINHAS AULAS, VISTO QUE O ENSINO MÉDIO PUBLICO DO CEARÁ NÃO POSSUI MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO. E ESSES SLIDES SÃO SUPER VÁLIDOS PARA FALICITAR A APRNDIZAGEM DOS MEU ALUNOS. OBRIGADA A EQUIPE.

Sueli Alves de Souza
Visitante
Sueli Alves de Souza

Muito bom .bem proveitosa a disciplina.

Karla Izabely Silva Barbalho
Membro
Karla Izabely Silva Barbalho

Gostei bastante, o conteúdo é excelente para os professores de Educação Física.

Ívirton Coutinho
Visitante
Ívirton Coutinho

material muito bom. Ajudando nos estudos para concurso de professor de Educaçao física.

Hérica
Visitante
Hérica

Parabéns !

ANDREZA
Visitante
ANDREZA

ADOREI TODO CONTEUDO

TIAGO GOMES
Membro
TIAGO GOMES

muito bom

Luciane Ferreira da Silva
Visitante
Luciane Ferreira da Silva

Que maravilha!!!

Thiago Moreira
Membro
Thiago Moreira

Show!

Carina Pereira
Membro
Carina Pereira

muito bom

Cezar Batista Lemos
Membro
Cezar Batista Lemos

Muito bom conteúdo!

Jéssica Rosa
Membro
Jéssica Rosa

Gostei muito

Moacyr José De Oliveira Junior
Membro
Moacyr José De Oliveira Junior

Muito bom,ajudou bastante

Rosineide Oliveira da Silva
Visitante
Rosineide Oliveira da Silva

Muito bom mesmo me ajudou muito

LIBORIO LUCIO AMORIM BARRETO
Visitante
LIBORIO LUCIO AMORIM BARRETO

Excelente material, vem ao encontro do que trablhamos.

Mari Teresinha Borges
Visitante
Mari Teresinha Borges

Gostei muito.

Tiago alencar
Visitante
Tiago alencar

Muito bom, adorei!

Vanessa Manoela Pereira
Visitante
Vanessa Manoela Pereira

Eu no começo achei difícil logo passei a gostar bem proveitoso na verdade vou fazer todo ele agora pois estava com dificuldade para fazer o curso mais pelo pouco que li e já notei que para mim e de grande importância.

Luciana Gama da Silva
Visitante
Luciana Gama da Silva

Adorei. Surgiram varias ideias de organizacao para as aulas. Obrigada

Mônica Bitencourt
Visitante
Mônica Bitencourt

Muito bom! Grata. Prof. Mônica

Nildi Avelino
Visitante
Nildi Avelino

Conteúdo maravilhoso!

cristiane
Visitante
cristiane

Interessante conteúdo.

Osmar Gomes
Visitante
Osmar Gomes

Muito bom o conteúdo sobre bncc… gostei muito de material de apoio..

Weber Ramos Barbosa
Visitante
Weber Ramos Barbosa

Muito bom conteúdo.

Weber Ramos Barbosa
Visitante
Weber Ramos Barbosa

Muito bom conteúdo, vai ajudar muito.

Antonio Givanildo Pereira Martins
Membro
Antonio Givanildo Pereira Martins

Vai me ajudar muito. Obrigado!!

José Santana
Visitante
José Santana

Muito interessante
Excelente

Luana Possebon
Visitante
Luana Possebon

Material muito importante!!!! Obrigada!

José Santana
Visitante
José Santana

Bom dia
Material muito bom e dicas muito interessante.
Muito obrigado.

Claudia Fernandes
Visitante
Claudia Fernandes

Adorei!! Ajuda muito! Obrigada!!

Bruno Duarte Almeida
Visitante
Bruno Duarte Almeida

Bom demais o material, ajudou muito. Gratidão!

Mara machado
Visitante
Mara machado

Impulsiona ; ♡#Gratidão ….Vcs arrasam…Top os conteúdos, facilidade leitura entendimento e entretenimento significativo para nossos pupilos….Show amei !Parabéns !Equipe Impulsiona.

Eunice Moreira de Lemos
Visitante
Eunice Moreira de Lemos

Gostei muito estou feliz por essas 10 competências

CHRISTIANE GUIRRA CARDOSO
Visitante
CHRISTIANE GUIRRA CARDOSO

Gostei muito do material.

Isaac Pereira Da Silva
Visitante
Isaac Pereira Da Silva

Show total, parabéns.

ADRIANA CAMARA DA ROCHA
Visitante
ADRIANA CAMARA DA ROCHA

Mto bom conteúdo

Ezequiel Pereira de Santana
Visitante
Ezequiel Pereira de Santana

Muitos bom ensino de qualidades temática exemplar

Alcemar
Visitante
Alcemar

Ótimo material

Claudinei de Lima Pesuto
Visitante
Claudinei de Lima Pesuto

Gostei muito da matéria e do material.
Obrigado.

Mario Lobato
Visitante
Mario Lobato

Parabéns pelo material.Muito enriquecedor.

Paulo César Gonçalves da Silva
Visitante
Paulo César Gonçalves da Silva

Obrigado, estou indo pelo caminho certo, material auto explicativo e simples compreender,parabéns.

Carlos Sampaio
Visitante
Carlos Sampaio

Bom dia . Excelente material para ser desenvolvido no dia a dia

Maria Zelia
Visitante
Maria Zelia

Ótimo material

Fran
Visitante
Fran

Parabéns pelo material, excelente, tenho certeza que vou usar bastante