Assim como dormir e se alimentar bem, praticar exercícios é essencial para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Sendo assim, a disciplina da Educação Física não poderia ficar de fora da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.
Mas você sabe o que é a BNCC e como ela direciona a Educação Física nas escolas? Se não sabe, vai descobrir agora! Além disso, separamos todo o conteúdo do Impulsiona de acordo com as unidades temáticas, para facilitar a vida do professor na hora de planejar as aulas.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento lançado pelo Ministério da Educação que define as aprendizagens essenciais que os alunos brasileiros devem ter no Ensino Básico. O objetivo é que, independente das diferenças sociais ou culturais, todos os estudantes tenham seus direitos de acesso ao conhecimento preservados.
A BNCC serve de referência para o desenvolvimento dos currículos das redes municipais, estaduais e federal. Ela é uma balizadora da qualidade da educação nas escolas públicas e particulares do país.
Segundo a BNCC, 10 competências gerais devem nortear a produção de conhecimento de todas as disciplinas escolares. Os alunos devem aprender a:
Se você quiser mais detalhes sobre as competências gerais da BNCC, assista ao vídeo a seguir:
Bom, agora que você já sabe mais sobre a BNCC, vamos ver como ela organiza a Educação Física em cada segmento de ensino.
Apesar de não serem definidos como Educação Física, a BNCC menciona aprendizados essenciais relacionados ao corpo na educação de crianças entre 0 e 5 anos e 11 meses de idade. Veja alguns pontos abaixo.
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) devem aprender a:
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) devem aprender a:
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) devem aprender a:
Separamos alguns conteúdos do Impulsiona que podem ser úteis para os professores do Ensino Infantil trabalharem aspectos motores das crianças. Veja a seguir:
Reciclar para brincar: com esse material, o professor pode integrar uma atividade de artes com brincadeiras corporais e ter as primeiras conversas sobre meio ambiente.
10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para as crianças imitarem os movimentos dos desenhos e brincarem em grupo.
Jogos e Brincadeiras: ótimo para desenvolver coordenação motora e trabalho em equipe com as crianças.
Água: fonte de vida, esporte e saúde: principalmente para as crianças mais velhas, esse conteúdo ajuda a ensinar sobre desperdício de água através do esporte.
Desenvolvendo autoconfiança corporal: conteúdo para falar das características e do respeito ao corpo.
Ideias de aquecimento: se para os adolescentes o aquecimento é uma etapa que antecede a prática esportiva, para as crianças pode ser a atividade principal, ao treinar movimentos de corpo e deslocamento no espaço.
Dança: mesmo o professor com a “cintura dura” pode ensinar os pequenos alunos a dançarem.
A BNCC divide o Ensino Fundamental em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
Uma das grandes mudanças para a Educação Física é a sua inserção na área de Linguagens, ao lado das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Ou seja: a Educação Física assume, além do aspecto físico, um papel sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos. Entenda melhor no quadro abaixo:
Os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental são divididos em seis unidades temáticas.
Vamos conhecer cada uma delas? Aproveite e veja o material gratuito que o Impulsiona tem para todas.
Explora as atividades com limites de tempo e espaço, regras definidas, obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente e apreciação do ato de brincar em si.
10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para que os jovens brinquem de maneira organizada nos espaços de convivência.
Jogos e Brincadeiras: o nome já explica, né? Sugestões inusitadas de jogos e brincadeiras para jovens de todas as idades.
Folclore e esportes: você sabia que o folclore brasileiro possui vários jogos e brincadeiras que podem ser levados para a aula de Educação Física? Aprenda alguns com esse material.
Reciclar para brincar: com a ajuda desse PDF, o professor pode ensinar diferentes brincadeiras com materiais reciclados, trabalhando também o respeito ao meio ambiente.
Flagball: parecido com o futebol americano, mas muito mais simples e seguro de ensinar aos alunos.
Reúne os esportes formais e informais. Antes de falarmos sobre eles, vale lembrar da importância de um aquecimento apropriado para evitar lesões na aula. Clique aqui para ver sugestões de aquecimentos criativos. E aqui para conhecer outras formas de evitar que seus alunos se machuquem.
Na BNCC, os esportes são divididos em sete categorias:
– Marca: esportes com recorde de tempo, distância, peso. Confira os cursos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: Atletismo e Miniatletismo (ambos certificados pela Confederação Brasileira).
– Precisão: esportes cujo objetivo é acertar um alvo específico. Exemplos no Impulsiona: Esgrima, tiro com arco e golfe (todos os cursos ensinam o professor a construir o equipamento esportivo com materiais alternativos, reciclados ou baratos).
– Técnico-combinatório: esportes em que a disputa é pela qualidade do movimento de acordo com critérios pré-estabelecidos. Exemplo: ginástica artística.
– Rede/quadra dividida ou parede de rebote: esportes cujo objetivo é lançar a bola em direção à quadra adversária sem que o oponente consiga devolver. Alguns conteúdos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: tênis, tênis de mesa, badminton, vôlei sentado.
– Campo e taco: esportes em que, com movimentos de rebatida, busca-se deixar a bola o mais longe possível do adversário. Exemplos: hóquei e beisebol.
– Invasão ou territorial: esportes em que uma equipe precisa ocupar e levar um objeto ao espaço do adversário. Conteúdos do Impulsiona nessa categoria: rugby, futebol de 5, futebol e futsal.
– Combate: esportes de luta. Algumas opções do Impulsiona para ajudar o professor: judô e karatê, luta Olímpica.
Divididas em ginástica geral (a que conhecemos mais comumente com acrobacias, por exemplo); ginástica de condicionamento físico (visa melhorar a condição física, como a laboral); e ginástica de conscientização corporal (movimentos mais suaves e de percepção do corpo, como o yoga).
O Impulsiona tem dois conteúdos gratuitos que se encaixam nessa categoria. O primeiro é o curso de ginástica artística. O segundo é ainda mais inovador: uma aula digital sobre atividades circenses.
Incluindo suas formas individuais, em dupla ou em grupo. Com o conteúdo do Impulsiona, até o professor que não sabe dançar vai conseguir ensinar aos alunos. Acesse aqui.
Além das lutas mais conhecidas, podem ser contempladas as tradicionais brasileiras (capoeira, huka-huka, luta marajoara etc.), e de outros países (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, etc.). No Impulsiona: judô e karatê, luta Olímpica.
Atividades em que o participante supera um ambiente desafiador. São divididas em práticas na natureza (corrida orientada, arborismo, etc) e no ambiente urbano (parkour, skate, etc). Para esse conteúdo, você pode fazer o curso de Esporte Orientação, ou baixar a aula gratuita de skate.
A BNCC ressalta ainda a importância de, sempre que possível, oportunizar aos estudantes práticas corporais no meio aquático, aprendizado importante para o lazer e segurança dos jovens.
O documento também sugere a distribuição das unidades temáticas e conteúdos de acordo com os anos do Ensino Fundamental. Veja os quadros a seguir:
No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novas brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Mas nessa etapa de ensino, eles precisam ser desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.
Os professores devem colaborar na conscientização sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de uma vida ativa e a manutenção da saúde.
É importante também discutir a utilização dos espaços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas corporais, em prol da cidadania e seu protagonismo comunitário.
Esse conjunto de experiências poderá desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo e a saúde, a socialização e o entretenimento.
A Educação Física no Ensino Médio, segundo a BNCC, também deve favorecer o diálogo com as demais áreas de conhecimento. Os esportes assumem grande potencial na tomada de decisões éticas em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos.
Para trabalhar a Educação Física como elemento de desenvolvimento socioemocional, veja abaixo algumas opções do Impulsiona:
Metodologias Ativas: esse curso ajuda o professor a usar a Educação Física como ferramenta para formar jovens mais autônomos, confiantes e protagonistas do próprio aprendizado.
Competências socioemocionais: apesar dessa expressão estar na moda no universo da educação, você sabe como aplicá-la na prática? Confira dicas nesse conteúdo gratuito.
Aceitação corporal: no Ensino Médio, muitas vezes os jovens estão inseguros quanto ao próprio corpo. Saiba como promover mais autoconfiança nas aulas de Educação Física. Aproveite e veja essa aula digital de doping. Ela serve de gancho para discussão do uso de anabolizantes com os alunos mais velhos.
Combate ao sedentarismo: uma juventude sem esportes muitas vezes leva a uma fase adulta sedentária.
Movimento Paralímpico: esse curso certificado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro ensina o professor a levar esportes para pessoas com deficiências para todos os alunos, promovendo assim respeito e inclusão.
Igualdade de gêneros no esporte: tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, o professor de Educação Física tem a responsabilidade de dar aulas inclusivas e fortalecer a ideia de o esporte é para todos.
MUITO BOM !!!!! CLARO, DIRETO E BEM EXPLICATIVO, PARABÉNS!!
Material excelente parabéns.
Muito bom o material!
Todos estão de parabéns, só conteúdo de excelente qualidade.
Parabéns, conteúdo Maravilhosos.
Muito bom, parabéns.
Conteúdo muito bom. Parabéns!
amei
Maravilhoso o material.
Muito bom o material , amei!
Amei o material ! Parabéns!
Olá! Sou prof do Ensino Médio – Curso formação de Professores. Estou a procura de material que oriente a definição de conteúdos para os 3 anos de curso.
Ótimo curso,aprendi muito aqui ,material excelente.muitas dicas e sugestões..todo os cursos são ótimos.. parabéns.
adorei todo o material
Sou estudante de Pedagogia e adorei o material disponibilizado. Obrigada!
Os conteúdos postos favorecem de forma significativa na ampliação dos conhecimentos necessários para a execução dos trabalhos pedagógicos.
Trabalhar Educação Física perpassa pela reflexão do bem estar do indivíduo mediante o bom funcionamento das habilidades necessárias no seu desenho profissional, social e pessoal visto as perspectiva de realizar as atividades conforme suas especificidades.
Materia otima, parabens!
Show de material , estava precisando mesmo descomplicar, pois, o curso que fiz esse ano foi mais de forma geral.
Material muito bom
TODOS OS CONTEÚDOS DESTE SITE SÃO EXCELENTES E OBJETIVOS. SEMPRE UTILIZO NAS MINHAS AULAS, VISTO QUE O ENSINO MÉDIO PUBLICO DO CEARÁ NÃO POSSUI MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO. E ESSES SLIDES SÃO SUPER VÁLIDOS PARA FALICITAR A APRNDIZAGEM DOS MEU ALUNOS. OBRIGADA A EQUIPE.
Muito bom .bem proveitosa a disciplina.
Gostei bastante, o conteúdo é excelente para os professores de Educação Física.
material muito bom. Ajudando nos estudos para concurso de professor de Educaçao física.
Parabéns !
ADOREI TODO CONTEUDO
muito bom
Que maravilha!!!
Show!
muito bom
Muito bom conteúdo!
Gostei muito
Muito bom,ajudou bastante
Muito bom mesmo me ajudou muito
Excelente material, vem ao encontro do que trablhamos.
Gostei muito.
Muito bom, adorei!
Eu no começo achei difícil logo passei a gostar bem proveitoso na verdade vou fazer todo ele agora pois estava com dificuldade para fazer o curso mais pelo pouco que li e já notei que para mim e de grande importância.
Adorei. Surgiram varias ideias de organizacao para as aulas. Obrigada
Muito bom! Grata. Prof. Mônica
Conteúdo maravilhoso!
Interessante conteúdo.
Muito bom o conteúdo sobre bncc… gostei muito de material de apoio..
Muito bom conteúdo.
Muito bom conteúdo, vai ajudar muito.
Vai me ajudar muito. Obrigado!!
Muito interessante
Excelente
Material muito importante!!!! Obrigada!
Bom dia
Material muito bom e dicas muito interessante.
Muito obrigado.
Adorei!! Ajuda muito! Obrigada!!