Aulas digitais

Esporte não é coisa de menina?

O esporte não tem gênero! Esta aula te ensinará um pouco mais sobre as questões de igualdade de gênero no esporte

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Como assim esporte não é coisa de menina? Quantas vezes você já escutou que “futebol é coisa de menino” ou “balé é para meninas”? Infelizmente os exemplos desses tipos de divisão são muitos recorrentes e todos vivemos essa realidade em nosso dia a dia. No esporte e lazer, importantes atividades que promovem a qualidade de vida, inclusão social e cidadania, essa triste realidade também se faz presente. Afinal, existe muita desigualdade de oportunidades, diretos e tratamento entre homens e mulheres no cenário esportivo.

Mas, aos poucos, as mulheres estão ganhando seu espaço em todas a áreas e também no mundo esportivo. Nos últimos jogos olímpicos, acompanhamos mulheres dominando os pódios e sendo reconhecidas por seus grandes feitos, como a campeã olímpica Rafaela Silva – medalha de ouro no judô -, e a dupla Martine Grael e Kahena Kunze – medalha de ouro no iatismo. Elas se tornaram verdadeiros exemplos para uma nova geração de meninas que possuem o sonho de conquistar seu espaço no cenário esportivo e competir profissionalmente em diversas modalides. Conhecer histórias de meninas ou mulheres como essas grandes atletas é uma maneira de promover a diversidade na quadra, nas salas e nos corredores das escolas.

Neste conteúdo pedagógico vamos estudar sobre gênero e introduzir o tema desigualdade de gêneros no esporte. Também vamos mostrar como as mulheres estão se destacando, mesmo com todo o machismo no meio esportivo e compartilhar campanhas e histórias de mulheres muito inspiradoras. Indicado para educadores, professores e coordenadores pedagógicos, sugerimos que este conteúdo seja utilizado nas aulas de ciências humanas ou linguagens, com alunos do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio. Com esta aula, o educador ou professor vai motivar as meninas e ainda estimular a inclusão e a diversidade. Além disso, também irá desenvolver importantes competências socioemocionais, espírito de liderança nos alunos e ampliar a participação dos jovens.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas, Práticas corporais de aventura
Segmentos de Ensino
EF II, EM
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.