Aulas digitais

Jogos e Brincadeiras na Educação Física

Este conteúdo pedagógico propõe atividades que podem servir para introduzir esportes e também para trabalhar as competências socioemocionais

Baixar Material

Descrição do conteúdo

A partir de jogos e brincadeiras tradicionais e jogos pré-desportivos, as crianças do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II podem adquirir noções de cooperação e regras, assim como aprender a valorizar a cultura popular. Mas que brincadeiras e jogos podemos aplicar?  O conteúdo pedagógico “Jogos e Brincadeiras na Educação Física”  propõe atividades que podem servir para introduzir esportes e também para trabalhar as competências socioemocionais com os alunos. No material totalmente gratuito, também há ícones sinalizando atividades que podem ser realizadas em dias de chuva.

Entre os objetivos deste conteúdo pedagógico estão: ensinar as noções de cooperação e regras entre os alunos para brincadeiras em equipe, valorizar a cultura popular por meio de brincadeiras tradicionais e compreender normas de jogos pré-desportivos. Nos últimos anos atividades recreativas e a educação física escolar vem crescendo cada vez mais a partir da percepção da importância dessa prática em todos os momentos do ensino fundamental. Desenvolver habilidade e capacidades pode trazer benefícios para o futuro. E uma das formas mais eficazes de se trabalhar nesta faixa etária é por meio de jogos e brincadeiras.

Indicado para professores de educação física, educadores e coordenadores pedagógicos, este conteúdo pode ser utilizado também nas aulas de linguagens e possui dicas para atividades em dias de chuva ou escolas que não possuem quadras.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Brincadeiras e Jogos
Segmentos de Ensino
EF I, EF II
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.