Faça parte do #TIMEIMPULSIONA

O Impulsiona é o programa de educação esportiva do Instituto Península que utiliza o esporte como ferramenta no desenvolvimento integral dos alunos.

Desafios

Nossa Trajetória

No intuito de manter e ampliar as conquistas no campo da educação esportiva da década do esporte no Brasil, o Instituto Península inicia o desenvolvimento de um programa que utiliza o esporte como ferramenta educacional disponível para escolas de educação básica de todo o Brasil. Assim, em 2017, nasce o Impulsiona Educação Esportiva.

O programa tem como objetivo estimular o uso do esporte como ferramenta educacional no desenvolvimento integral dos alunos nas escolas do Brasil. Queremos incentivar a prática de novas modalidades, trabalhar as competências socioemocionais, estimular a inclusão e fortalecer a cultura esportiva na comunidade escolar através de cursos e conteúdos gratuitos.

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), oferecemos formações para que professores e coordenadores pedagógicos se tornem nossos parceiros na missão de fomentar novas modalidades, trabalhar importantes competências com crianças e jovens por meio dos valores do esporte e tornar as escolas mais ativas.

Escolas Ativas

Entende-se por escola ativa aquela que tem o movimento incorporado ao seu dia a dia e que enxerga os alunos como sujeitos do seu próprio desenvolvimento, promovendo continuamente entre eles um estilo de vida ativo e saudável, (Caderno de Desenvolvimento Humano sobre Escolas Ativas no Brasil, 2016, PNUD).

O Impulsiona Educação Esportiva promove os valores do esporte, levando professores e alunos a identificá-los, listá-los e praticá-los em sua respectiva comunidade escolar. O programa entende que a abordagem desses valores deve ser contínua e presente em todos os espaços da escola, sendo incorporada à rotina dos alunos, dos professores e de toda a comunidade. Trabalhados com os jovens, aos poucos estes valores naturalmente transcendem os muros das escolas.

A discussão sobre valores pode e deve ser suscitada frequentemente nas aulas de Educação Física e de todas as outras disciplinas. Também é fomentada entre os Impulsionadores nos grupos de troca de experiência que acontecem à distância através de nossos cursos.

Estratégia pedagógica

Devido aos avanços da neurociência, novas pesquisas científicas têm sido apresentadas em defesa da prática esportiva dentro das escolas, evidenciando relações positivas entre atividade física, funções cognitivas e desempenho escolar. A prática frequente de exercícios na infância e adolescência pode ser benéfica para o desempenho cognitivo e a aprendizagem. De fato, uma correlação entre a prática de atividades esportivas e níveis de aprendizagem e inteligência foi observada em crianças em idade escolar (SIBLEY e ETNIER, 2003).

Baseando-nos nos aspectos apresentados, constatamos que, independentemente de diferenças de idade, de status econômico e de cultura, a prática esportiva deve ser oferecida, uma vez que pode facilitar a aprendizagem e melhorar a saúde física e mental das crianças e jovens.

Dentre estas categorias e instituições que atuam no desenvolvimento das atividades físicas no atual cenário brasileiro, constatamos uma latente necessidade de ampliar e fortalecer a educação esportiva, entendendo o esporte, acima de tudo, como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania. Indo além, também compreendemos que o esporte deve ser abordado nas escolas como uma manifestação cultural, focando na participação e na inclusão de todos.

Para quem é?

O Impulsiona trabalha diretamente com alguns profissionais das escolas, os quais chamamos de Impulsionadores. Eles possuem papéis distintos no desenvolvimento do programa e são responsáveis por multiplicar os conceitos e disseminar nosso conteúdo. Fazem parte do time Impulsiona: professores de educação física, coordenadores pedagógicos, alunos líderes e educadores.

COORDENADOR

É o Impulsionador estratégico, sendo responsável por apresentar e apoiar o programa na escola.

Explore

EDUCADOR

São os Orientadores Impulsiona e ficam responsáveis por realizar encontros com os alunos líderes e usar os conteúdos pedagógicos em sala.

Explore

PROFESSOR

É o craque do nosso time e Impulsionador Esportivo, responsável por apresentar novos esportes aos alunos.

Explore

Como Participar?

Para fazer parte do #TimeImpulsiona, é fácil e gratuito. Basta fazer um cadastro e se inscrever em um dos nossos cursos ou baixar nossos conteúdos pedagógicos.

Conteúdos

Os conteúdos pedagógicos do programa Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional, estimulam a inclusão e podem ser utilizados por professores, educadores ou coordenadores pedagógicos. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Cursos

Os cursos ofertados pelo Impulsiona têm o objetivo de introduzir novas modalidades, fortalecer a cultura esportiva, desenvolver competências socioemocionais e estimular o respeito à diversidade e inclusão. Eles são oferecidos de forma gratuita, através de uma plataforma virtual. Permitem a emissão de certificado, mediante avaliação proposta ao final dos estudos e proporcionam interação entre os participantes de todo o Brasil. É ofertado para coordenadores pedagógicos, professores de educação física e educadores de alunos líderes, e a carga horária de cada curso é definida de acordo com o público-alvo e com o tema que está sendo tratado.

Eventos

O Impulsiona promove formações presenciais mediante parcerias com as Secretarias de Educação Municipais e Estaduais de cada região, ou com confederações esportivas, como a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Os eventos do programa acontecem esporadicamente e são amplamente divulgados através dos nossos parceiros. Para mais informações entre em contato com a gente.

Por que pedimos o seu cadastro e como usamos os seus dados

Para avaliar e medir o nosso impacto de forma profunda, precisamos dos cadastros completos dos usuários. Com as informações concedidas por vocês, conseguimos produzir conteúdo personalizado, melhorar nossos produtos e estabelecer novas diretrizes para o programa. Utilizamos os seus dados para ofertar novos cursos e conteúdo. Não tornamos públicos os dados de nenhum usuário do Impulsiona.

Quem está em campo?

Desde 2017, o Impulsiona já atraiu mais de 19 mil professores e chegou em mais de 9 mil escolas de norte ao sul do Brasil. Queremos mobilizar e engajar cada vez mais professores, coordenadores e educadores na educação esportiva, e estimular o uso do esporte como ferramenta no desenvolvimento integral dos alunos.

Placar Impulsiona

Professores
-
Escolas
-
Municípios
-
Estados
-
Veja se sua Escola, Município ou Estado fazem parte do time!

Equipe

O Time Impulsiona é formado por profissionais de diferentes áreas que trabalham para fomentar a educação esportiva e incentivar o uso do esporte como ferramenta educacional transformando a comunidade escolar e tornando as escolas ativas.

foto de Vanderson Berbat

Vanderson Berbat

Professor de Geografia e Mestre Sc. em Políticas Sociais pela ENCE/IBGE

Vanderson Berbat

Professor de Geografia e Mestre Sc. em Políticas Sociais pela ENCE/IBGE, foi responsável pelo programa de educação do Jogos Olímpicos Rio 2016. Já trabalhou no Governo Federal e municipal do Rio de Janeiro e também em institutos privados nacionais e Internacionais, sempre com a temática educação e desenvolvimento social e econômico. Gosta de cozinhar para família e amigos, correr e andar de bicicl

foto de Bianca Gonçalves

Bianca Gonçalves

Graduada em Estatística pela UFF

Bianca Gonçalves

Graduada em Estatística pela UFF, trabalhou no Núcleo de Métodos Estatísticos e Computacionais (FGV|IBRE) sendo responsável pela melhoria do ajuste sazonal das séries de sondagem. Atualmente está envolvida nas temáticas educação e social, com foco em Big Data, usando o R como sua principal ferramenta de trabalho. Gosta de cachorros, filmes e viajar.

foto de Verônica Fonseca

Verônica Fonseca

Pedagoga, especializada em Gestão de Pessoas

Verônica Fonseca

Foi responsável pela gestão de conhecimento e produção de conteúdo do programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Atuou na concepção e desenvolvimento de soluções e mídias educacionais em grandes empresas como Vale, Petrobras, IBGE e SENAC. Aproveita os momentos livres para curtir a filha, ir ao cinema e viajar.

Parceiros

Para seguir na missão de impulsionar a educação esportiva e estimular o desenvolvimento integral dos alunos através do esporte, o programa conta com diversos parceiros. Para se tornar um parceiro Impulsiona Educação Esportiva, entre em contato através do “Fale Conosco”.

Parceiros Institucionais

Nossos parceiros institucionais acreditam na importância da educação esportiva e apoiam o programa dentro de suas organizações. Estão presentes em diferentes ações do Impulsiona e fazem parte das formações dos professores.

Consed Mais Educação - Minas Gerais Ministério da Educação Secretaria Municipal de Educação - São Paulo Undime

Parceiros de Execução

Para que o programa seja desenvolvido em todo seu potencial, contamos com a colaboração de diferentes parceiros que trabalham diariamente focado no sucesso do Impulsiona e de nossas formações.

MGN Gestão de Projetos para Transformação Social Social Peers Grupo Mangalo OIBE - Educação Digital e Vendas por Atração

Parceiros de Formação

Os parceiros de formação nos apoiam nas produções de conteúdos e cursos. São eles que fornecem e chancelam nossos materiais trazendo credibilidade ao programa e colaboram com o desenvolvimento da nossa missão.

Confederação Brasileira de Atletismo Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor Confederação Brasileira de Tênis Instituto Rodrigo Mendes