Descubra como surgiu o maior programa de formação de professores de Educação Física do Brasil, e veja quem faz parte desse time!
Nossa história começa com o Instituto Península, organização sem fins lucrativos com muitos anos de atuação na área da educação e do esporte de alto rendimento.
O IP, como é carinhosamente conhecido o instituto, decidiu criar um projeto que unisse esses dois campos de atuação. Um programa de esporte nas escolas, que promovesse a atividade física como uma ferramenta de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos jovens brasileiros.
Nasce em 2017 o Impulsiona!
Temos três objetivos principais:
– Incentivar a prática de novas modalidades (chega de só futebol nas aulas!)
– Trabalhar as competências socioemocionais a partir do esporte (empatia, trabalho em equipe, resiliência e muito mais!)
– Fortalecer a cultura esportiva na comunidade escolar (valorização da Educação Física!)
Mas como fazemos isso???
Em parceria com o Ministério da Educação, oferecemos formações gratuitas para o principal agente de transformação das escolas: os professores. São cursos online e materiais pedagógicos criados de acordo com a demanda dos educadores e que dialogam com a realidade da educação brasileira.
Isso quer dizer que para fazer parte do Impulsiona, você não precisa de nenhuma estrutura especial na sua escola. Temos o compromisso de trabalhar de forma democrática e inclusiva, levando esportes de forma criativa para todos os cantos do país.
Nos últimos anos, incentivamos o movimento das crianças e adolescentes, fortalecendo o conceito da escola ativa! Você já ouviu falar disso?
Entende-se por escola ativa aquela que tem o movimento incorporado ao dia a dia e que enxerga os alunos como sujeitos do próprio desenvolvimento, promovendo continuamente entre eles um estilo de vida ativo e saudável (PNUD. Caderno de Desenvolvimento Humano sobre Escolas Ativas no Brasil, 2016).
O Impulsiona entende que a abordagem dos valores do esporte deve ser contínua e presente em todos os espaços da escola, sendo incorporada à rotina dos alunos, dos professores e de toda a comunidade. Trabalhados com os jovens, aos poucos esses valores naturalmente transcendem os muros das escolas.
A discussão sobre valores pode e deve ser suscitada frequentemente nas aulas de Educação Física e de todas as outras disciplinas.
Devido aos avanços da neurociência, novas pesquisas científicas têm sido apresentadas em defesa da prática esportiva nas escolas, evidenciando relações positivas entre atividade física, funções cognitivas e desempenho escolar. A prática frequente de exercícios na infância e na adolescência pode ser benéfica para o desempenho cognitivo e a aprendizagem. De fato, uma correlação entre a prática de atividades esportivas e níveis de aprendizagem e inteligência foi observada em crianças em idade escolar (SIBLEY; ETNIER, 2003).
Baseando-nos nos aspectos apresentados, constatamos que, independentemente das diferenças de idade, do status econômico e da cultura, a prática esportiva deve ser oferecida, uma vez que pode facilitar a aprendizagem e melhorar a saúde física e mental de crianças e jovens.
Nessas categorias e instituições que atuam no desenvolvimento das atividades físicas no atual cenário brasileiro, percebemos uma latente necessidade de ampliar e fortalecer a educação esportiva, entendendo o esporte, acima de tudo, como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania. Indo além, também compreendemos que o esporte deve ser abordado nas escolas como uma manifestação cultural, focando na participação e na inclusão de todos.
O Impulsiona é um programa gratuito e aberto para todos que acreditem no poder transformador do esporte. Conheça abaixo alguns dos nossos principais públicos-alvo.
Acreditamos que esse é o principal agente de transformação na escola. Por isso, produzimos conteúdo de qualidade de acordo com a demanda docente.
O Impulsiona oferece consultoria técnica para redes que queiram aprimorar a atividade física e esportiva em suas escolas.
Universitários, pesquisadores, treinadores... quanto mais gente comprometida com a educação física e esportiva, mais impacto vamos alcançar!
Para participar do Impulsiona, é fácil e gratuito. Basta fazer um cadastro e se inscrever em um dos nossos cursos ou fazer download de nossos conteúdos pedagógicos.
Os conteúdos pedagógicos do programa Impulsiona são PDFs prontos para usar com os alunos! Você pode exibi-los diretamente nas suas aulas, ou usar como material de consulta no seu planejamento. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades.
Os cursos ofertados pelo Impulsiona têm o objetivo de introduzir novas modalidades, fortalecer a cultura esportiva e desenvolver competências socioemocionais por meio da atividade física. Eles são oferecidos de forma gratuita e permitem a emissão de certificado. Possuem carga horária entre 2h e 40h, dependendo da temática.
Durante o ano, organizamos atividades extras como webinários com atletas e professores e desafios nacionais escolares. Em 2021, as Olimpíadas de Tóquio movimentaram muito o Impulsiona. Em 2022, foi a vez da Copa do Mundo inspirar nossa equipe!
Para avaliar e medir o nosso impacto de forma profunda, precisamos dos cadastros completos dos usuários. Com as informações concedidas por você, conseguimos produzir conteúdo personalizado, melhorar nossos produtos e estabelecer novas diretrizes para o programa. Utilizamos os seus dados para ofertar novos cursos e conteúdo. Não tornamos público os dados de nenhum usuário do Impulsiona.
Uma das principais premissas do Impulsiona é ser um programa nacional, relevante para professores de todas as regiões e contextos educacionais do Brasil. Quanto mais escolas comprometidas com a causa da Educação Física e Esportiva, mais ativos e saudáveis estarão os nossos alunos! Confira onde já chegamos e nos ajude a ampliar ainda mais a nossa atuação!
Placar Impulsiona
O Time Impulsiona é formado de profissionais de diferentes áreas que trabalham para fomentar a educação esportiva, com muito carinho por todos os professores! Conheçam um pouco mais da gente abaixo :)
Vanderson Berbat
Professor de Geografia e Mestre Sc. em Políticas Sociais pela ENCE/IBGE
Vanderson Berbat
Professor de Geografia e Mestre Sc. em Políticas Sociais pela ENCE/IBGE, foi responsável pelo programa de educação dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Já trabalhou nos Governos Federal e Municipal do Rio de Janeiro, além de institutos privados nacionais e Internacionais, sempre com as temáticas Educação e Desenvolvimento Social e Econômico. Gosta de cozinhar para a família e os amigos, correr e andar de bicicleta
Verônica Fonseca
Pedagoga, especializada em Gestão de Pessoas
Verônica Fonseca
Foi responsável pela gestão de conhecimento e produção de conteúdo do programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Atuou na concepção e no desenvolvimento de soluções e mídias educacionais em grandes empresas como Vale, Petrobras, IBGE e SENAC. Aproveita os momentos livres para curtir a filha, ir ao cinema e viajar.
Eduardo Butter
Jornalista e Mestre em Gestão Esportiva pela Universidade Nacional de Seul
Eduardo Butter
Trabalha com comunicação e esportes há mais de 10 anos, com experiência em grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo 2014, Olimpíadas Rio 2016 e PyeongChang 2018. Quando sobra um tempinho, gosta de botar uma mochila nas costas e explorar novos lugares.
Rita Galdino
Estudante de jornalismo na UERJ e bailarina profissional
Rita Galdino
Apaixonada por comunicação e dança desde pequena, acredita no poder da educação para um mundo melhor. No tempo livre, gosta de estar com as pessoas que ama, ir à festa e navegar nas redes sociais.
Sirlene Lopes
Pedagoga especializada em Planejamento, Implementação e Gestão EaD pela UFF
Sirlene Lopes
Trabalha na modalidade EaD há 11 anos. Trabalhou na coordenação de cursos de capacitação do Exército Brasileiro. Acredita que a educação a distância sem distância faz toda diferença na experiência do aluno.
No tempo livre, gosta de ir à praia e ficar com sua família e seus cães.
Felipe Belo
Estudante de Comunicação Social (ECO/UFRJ)
Felipe Belo
Apaixonado por música, moda e entretenimento, acredita na Educação e Comunicação como principais ferramentas de transformação social. No tempo livre, gosta de estar com sua família e seus amigos, ir à festas e assistir desfiles de Moda.
Para seguir na missão de impulsionar a educação esportiva e estimular o desenvolvimento integral dos alunos por meio do esporte, o programa conta com diversos parceiros. Para se tornar um parceiro Impulsiona Educação Esportiva, mande um e-mail para contato@impulsiona.org.br