Conheça os bastidores do Impulsiona

Descubra como surgiu o maior programa de formação de professores de Educação Física do Brasil, e veja quem faz parte desse time!

Nossa Trajetória

Nossa história começa com o Instituto Península, organização sem fins lucrativos com muitos anos de atuação na área da educação e do esporte de alto rendimento.

O IP, como é carinhosamente conhecido o instituto, decidiu criar um projeto que unisse esses dois campos de atuação. Um programa de esporte nas escolas, que promovesse a atividade física como uma ferramenta de desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos jovens brasileiros.

Nasce em 2017 o Impulsiona!

Temos três objetivos principais:

– Incentivar a prática de novas modalidades (chega de só futebol nas aulas!)

– Trabalhar as competências socioemocionais a partir do esporte (empatia, trabalho em equipe, resiliência e muito mais!)

– Fortalecer a cultura esportiva na comunidade escolar (valorização da Educação Física!)

Mas como fazemos isso???

Em parceria com o Ministério da Educação, oferecemos formações gratuitas para o principal agente de transformação das escolas: os professores. São cursos online e materiais pedagógicos criados de acordo com a demanda dos educadores e que dialogam com a realidade da educação brasileira.

Isso quer dizer que para fazer parte do Impulsiona, você não precisa de nenhuma estrutura especial na sua escola. Temos o compromisso de trabalhar de forma democrática e inclusiva, levando esportes de forma criativa para todos os cantos do país.

Nos últimos anos, incentivamos o movimento das crianças e adolescentes, fortalecendo o conceito da escola ativa! Você já ouviu falar disso?

Escolas Ativas

Entende-se por escola ativa aquela que tem o movimento incorporado ao dia a dia e que enxerga os alunos como sujeitos do próprio desenvolvimento, promovendo continuamente entre eles um estilo de vida ativo e saudável (PNUD. Caderno de Desenvolvimento Humano sobre Escolas Ativas no Brasil, 2016).

O Impulsiona entende que a abordagem dos valores do esporte deve ser contínua e presente em todos os espaços da escola, sendo incorporada à rotina dos alunos, dos professores e de toda a comunidade. Trabalhados com os jovens, aos poucos esses valores naturalmente transcendem os muros das escolas.

A discussão sobre valores pode e deve ser suscitada frequentemente nas aulas de Educação Física e de todas as outras disciplinas.

Estratégia pedagógica

Devido aos avanços da neurociência, novas pesquisas científicas têm sido apresentadas em defesa da prática esportiva nas escolas, evidenciando relações positivas entre atividade física, funções cognitivas e desempenho escolar. A prática frequente de exercícios na infância e na adolescência pode ser benéfica para o desempenho cognitivo e a aprendizagem. De fato, uma correlação entre a prática de atividades esportivas e níveis de aprendizagem e inteligência foi observada em crianças em idade escolar (SIBLEY; ETNIER, 2003).

Baseando-nos nos aspectos apresentados, constatamos que, independentemente das diferenças de idade, do status econômico e da cultura, a prática esportiva deve ser oferecida, uma vez que pode facilitar a aprendizagem e melhorar a saúde física e mental de crianças e jovens.

Nessas categorias e instituições que atuam no desenvolvimento das atividades físicas no atual cenário brasileiro, percebemos uma latente necessidade de ampliar e fortalecer a educação esportiva, entendendo o esporte, acima de tudo, como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, ao desenvolvimento das competências socioemocionais e à formação pessoal para a cidadania. Indo além, também compreendemos que o esporte deve ser abordado nas escolas como uma manifestação cultural, focando na participação e na inclusão de todos.

Para quem é?

O Impulsiona é um programa gratuito e aberto para todos que acreditem no poder transformador do esporte. Conheça abaixo alguns dos nossos principais públicos-alvo.

PROFESSORES

Acreditamos que esse é o principal agente de transformação na escola. Por isso, produzimos conteúdo de qualidade de acordo com a demanda docente.

SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO

O Impulsiona oferece consultoria técnica para redes que queiram aprimorar a atividade física e esportiva em suas escolas.

PÚBLICO GERAL

Universitários, pesquisadores, treinadores... quanto mais gente comprometida com a educação física e esportiva, mais impacto vamos alcaçar!

Como Participar?

Para participar do Impulsiona, é fácil e gratuito. Basta fazer um cadastro e se inscrever em um dos nossos cursos ou fazer download de nossos conteúdos pedagógicos.

Conteúdos

Os conteúdos pedagógicos do programa Impulsiona são PDFs prontos para usar com os alunos! Você pode exibi-los diretamente nas suas aulas, ou usar como material de consulta no seu planejamento. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades.

Cursos

Os cursos ofertados pelo Impulsiona têm o objetivo de introduzir novas modalidades, fortalecer a cultura esportiva e desenvolver competências socioemocionais por meio da atividade física. Eles são oferecidos de forma gratuita e permitem a emissão de certificado. Possuem carga horária entre 2h e 40h, dependendo da temática.

Eventos

Durante o ano, organizamos atividades extras como webinários com atletas e professores e desafios nacionais escolares. Em 2021, as Olimpíadas de Tóquio movimentaram muito o Impulsiona. Em 2022, é hora da Copa do Mundo inspirar nossa equipe!

Por que pedimos o seu cadastro e como usamos os seus dados

Para avaliar e medir o nosso impacto de forma profunda, precisamos dos cadastros completos dos usuários. Com as informações concedidas por você, conseguimos produzir conteúdo personalizado, melhorar nossos produtos e estabelecer novas diretrizes para o programa. Utilizamos os seus dados para ofertar novos cursos e conteúdo. Não tornamos público os dados de nenhum usuário do Impulsiona.

Quem está em campo?

Uma das principais premissas do Impulsiona é ser um programa nacional, relevante para professores de todas as regiões e contextos educacionais do Brasil. Quanto mais escolas comprometidas com a causa da Educação Física e Esportiva, mais ativos e saudáveis estarão os nossos alunos! Confira onde já chegamos e nos ajude a ampliar ainda mais a nossa atuação!

Placar Impulsiona

Impulsionadores
Carregando...
Escolas
52328
Municípios
5128
Estados
27
Veja se sua Escola, Município ou Estado fazem parte do time!

Equipe

O Time Impulsiona é formado de profissionais de diferentes áreas que trabalham para fomentar a educação esportiva, com muito carinho por todos os professores! Conheçam um pouco mais da gente abaixo :)

foto de Vanderson Berbat

Vanderson Berbat

Professor de Geografia e Mestre Sc. em Políticas Sociais pela ENCE/IBGE

Vanderson Berbat

Professor de Geografia e Mestre Sc. em Políticas Sociais pela ENCE/IBGE, foi responsável pelo programa de educação dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Já trabalhou nos Governos Federal e Municipal do Rio de Janeiro, além de institutos privados nacionais e Internacionais, sempre com as temáticas Educação e Desenvolvimento Social e Econômico. Gosta de cozinhar para a família e os amigos, correr e andar de bicicleta

foto de Verônica Fonseca

Verônica Fonseca

Pedagoga, especializada em Gestão de Pessoas

Verônica Fonseca

Foi responsável pela gestão de conhecimento e produção de conteúdo do programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Atuou na concepção e no desenvolvimento de soluções e mídias educacionais em grandes empresas como Vale, Petrobras, IBGE e SENAC. Aproveita os momentos livres para curtir a filha, ir ao cinema e viajar.

foto de Eduardo Butter

Eduardo Butter

Jornalista e Mestre em Gestão Esportiva pela Universidade Nacional de Seul

Eduardo Butter

Trabalha com comunicação e esportes há mais de 10 anos, com experiência em grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo 2014, Olimpíadas Rio 2016 e PyeongChang 2018. Quando sobra um tempinho, gosta de botar uma mochila nas costas e explorar novos lugares.

foto de Rita Galdino

Rita Galdino

Estudante de jornalismo na UERJ e bailarina profissional

Rita Galdino

Apaixonada por comunicação e dança desde pequena, acredita no poder da educação para um mundo melhor. No tempo livre, gosta de estar com as pessoas que ama, ir à festa e navegar nas redes sociais.

foto de Sirlene Lopes

Sirlene Lopes

Pedagoga especializada em Planejamento, Implementação e Gestão EaD pela UFF

Sirlene Lopes

Trabalha na modalidade EaD há 11 anos. Trabalhou na coordenação de cursos de capacitação do Exército Brasileiro. Acredita que a educação a distância sem distância faz toda diferença na experiência do aluno.
No tempo livre, gosta de ir à praia e ficar com sua família e seus cães.

Parceiros

Para seguir na missão de impulsionar a educação esportiva e estimular o desenvolvimento integral dos alunos por meio do esporte, o programa conta com diversos parceiros. Para se tornar um parceiro Impulsiona Educação Esportiva, mande um e-mail para contato@impulsiona.org.br

Parceiros Institucionais

Nossos parceiros institucionais acreditam na importância da educação esportiva e apoiam o programa dentro em suas organizações. Estão presentes em diferentes ações do Impulsiona e fazem parte das formações dos professores.

Undime Consed Ministério da Educação Secretaria Municipal de Educação - São Paulo Secretaria Municipal de Educação - Canoas Secretaria Municipal de Educação - Caruaru Secretaria Municipal de Educação - Joinville Secretaria Estadual de Educação e Esportes - Pernambuco Secretaria Estadual de Educação - Espírito Santo

Parceiros de Execução

Para que o programa seja desenvolvido em todo o seu potencial, contamos com a colaboração de diferentes parceiros que trabalham diariamente focados no sucesso do Impulsiona e de nossas formações.

MGN Gestão de Projetos para Transformação Social M2BR Grupo Mangalo

Parceiros de Formação

Os parceiros de formação nos apoiam nas produções de conteúdos e cursos. São eles que fornecem e chancelam nossos materiais trazendo credibilidade ao programa, e colaboram com o desenvolvimento da nossa missão.

Comitê Paralímpico Brasileiro Confederação Brasileira de Atletismo Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor Confederação Brasileira de Tênis Instituto Rodrigo Mendes Jr. NBA