Aulas digitais

Brincando e aprendendo com o futebol: esporte também é diversão!

O futebol pode ser divertido e promover a inclusão dos seus alunos. Baixe nosso conteúdo pedagógico e descubra como!

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Futebol é bola no pé, é menino jogando com menina. É drible, passe, ginga, brincadeira: essa é a essência do jogo. Jogar futebol, ou qualquer atividade relacionada, pode ser uma prática descompromissada de resultados e pressões. Nesta aula vamos mostrar como tudo isso deve acontecer, conhecendo características do futebol profissional. Também vamos verificar que é possível através desse esporte promover a inclusão sem diferença de gênero e  apresentar atividades que integram e unem todos os alunos.

Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa do Mundo… todas essas competições podem nos trazer  à mente uma preocupação exagerada à respeito de um alto profissionalismo e máxima valorização de técnicas no futebol, nos fazendo esquecer do lado informal, prazeroso e divertido que ele tem. Como bons brasileiros, temos a fama de aprendermos a jogar futebol desde pequenos e de forma espontânea, sem nos prendermos à regras ou cartilhas como fazem outros países. Exercícios e disciplina até são essenciais para um bom desempenho, mas é preciso criar espaço para o desenvolvimento da espontaneidade e improviso do aluno que está iniciando no futebol, seja em escolinha especializada ou jogando com os amigos.

No conteúdo que preparamos para você — e que pode ser baixado gratuitamente! — vamos entender melhor porque jogar com menos pressões e mais leveza é importante para a criança. Além disso, vamos mostrar como construir um jogo equilibrado com meninos e meninas na mesma equipe, deixando de lado as velhas desigualdades de gênero no futebol. Conheceremos também variedades do futebol que podem ser implementadas nas aulas de educação física nas escolas, como por exemplo o futepar e paribola, e como executar cada modalidade. Refletindo sobre as formas mais divertidas de ensinar futebol sem deixar de lado o respeito à igualdade entre gêneros, estarão sendo estimulados inclusão, criatividade e cooperação em, quem sabe, não seja a próxima Marta ou Pelé?

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.