Aulas digitais

Beisebol: aprenda a arremessar essa bola

Este conteúdo vai abordar a origem e as regras do beisebol, e também conhecer o jogo taco, que serve como introdução para este esporte

Baixar Material

Descrição do conteúdo

O beisebol é um esporte muito conhecido nos Estados Unidos, mas não é assim, tão famoso, no Brasil. Quem já ouviu falar sobre este esporte? Você se lembra de ter visto algo sobre ele? Talvez você tenha assistido, na televisão ou algum filme, trechos de partidas de beisebol. De cara, ele pode até parecer um esporte confuso, mas após entender as posições em campo, como marcar pontos e como defender, você vai se divertir. Neste conteúdo pedagógico, vamos aprender o que é o beisebol e como ele é jogado. Prontos para entrar em campo?

A definição da data de invenção do beisebol foi feita após um encontro de historiadores, em 1907, nos EUA. Neste encontro, concluiu-se que o esporte foi criado em 1839, por Abner Doubleday, na cidade de Nova Iorque. Para chegar a esta conclusão, os historiadores se basearam em estudos feitos a partir de artigos escritos na década de 1830 sobre jogos realizados na América do Norte. Estes jogos eram conhecidos como town ball, round-ball ou base-ball, com descrições que se aproximavam muito do beisebol. O beisebol foi trazido para o Brasil por funcionários de empresas norte-americanas como Light e Frigorífico Armour, a partir de 1850.

Este conteúdo pedagógico pode ser usado por professores, coordenadores pedagógicos e educadores nas aulas de Linguagens com alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Com este material, será possível estimular a prática de uma nova modalidade e disseminar a cultura esportiva na comunidade escolar. Além disso, também será possível abordar as competências socioemocionas. O conteúdo vai abordar a origem e as regras do beisebol, vamos conhecer o jogo taco, que serve como introdução para este esporte e também como adaptar as regras para praticá-lo na escola.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Esportes
Segmentos de Ensino
EF I, EF II
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.