Aulas digitais

Aquecendo para não entrar numa fria

O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para o esporte. Faça download e entenda a importância do aquecimento

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Antes de entrar em campo ou de começar uma partida, os atletas fazem exercícios físicos que são conhecidos como aquecimento. O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para o esporte. Por este motivo, ele é realizado antes da atividade física propriamente dita. Neste conteúdo pedagógico, você vai aprender o que é aquecimento e seus principais objetivos, entender a diferença entre aquecimento e alongamento e conhecer os diferentes tipos de aquecimento. Além disso, vai conhecer alguns jogos e brincadeiras que funcionam como aquecimento e ainda divertem. Preparado?

Antes do início da atividade física, o corpo está em estado de repouso. Isto significa que ele não está pronto para esforços intensos e cargas pesadas. Quando se pula o aquecimento, o corpo passa por drásticas mudanças muito rapidamente. Como não está preparado para tanto desgaste, pode sofrer lesões que variam de leves a graves.

O aquecimento, portanto, tem a função de fazer com que o corpo reúna todos os “ingredientes necessários” para uma atividade mais pesada, gradativamente. Para atingir este objetivo, o aquecimento deve ser realizado de forma adequada e moderada, aumentado gradativamente o esforço, sempre respeitando os limites de cada um. O aquecimento provoca várias reações no organismo: aceleração dos batimentos cardíacos e da circulação, aumento da capacidade respiratória, aceleração do metabolismo, entre outros.

O conteúdo “Aquecendo para não entrar numa fria” é interdisciplinar e poder ser usado nas aulas de linguagens com alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. É indicado para professores, coordenadores pedagógicos ou educadores que desejam trabalhar as competências socioemocionais e estimular a cultura esportiva na comunidade escolar.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Brincadeiras e Jogos, Esportes, Ginásticas, Danças, Lutas, Práticas corporais de aventura
Segmentos de Ensino
EF I, EF II
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.