Aulas digitais

Jogos Indígenas

A riqueza da cultura indígena influenciou e influencia os brasileiros até hoje! Conheça a relação dos povos indígenas com os esportes

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Os povos indígenas ocupavam o território brasileiro muito antes dos portugueses atracarem seus navios no litoral do país, e até os dias de hoje, mesmo após a colonização, muitos lutam para perpetuar sua cultura. Cada etnia possui seus próprios hábitos, jogos indígenas e tradições, mas a base da sua sobrevivência sempre foi a natureza. As tribos precisam da terra, dos rios, das árvores, dos animais, das plantas e ervas para se alimentar, produzir vestimentas, entre outras atividades. Os utensílio do dia a dia eram feitos de elementos como barro, palha, cipó, madeira, dentes de animais e outras matérias-primas vindas das florestas.

No primeiro momento pode ser difícil imaginar qual seria a relação dos povos indígenas e sua cultura com os esportes, mas atividades milenares realizadas por eles para sobreviver originaram algumas das modalidades olímpicas mais famosas mundialmente. Neste conteúdo vamos contar um pouco mais sobre essa relação e revelar quais esportes são esses. Além disso, você sabia que existe os Jogos Mundiais Indígenas? Esse grandioso evento acontece desde 2015 e reúne mais 2 mil atletas indígenas. Também vamos dar detalhes sobre essa novidade.

Neste conteúdo pedagógico, vamos conhecer um pouco dos hábitos dos povos indígenas, que habitam nosso país há muitos e muitos anos. Veremos como sua cultura influencia nosso dia a dia, inclusive nos esportes. Também vamos mostrar os jogos praticados por eles até os dias de hoje, assim como os que são tradicionais de certas etnias. Professores, educadores e coordenadores pedagógicos podem usar este conteúdo nas aulas de linguagens e ciências humanas com alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Este material de apoio pode ajudar no desenvolvimento das competências socioemocionais, no estimulo da prática de novos esportes e na inclusão de uma cultura esportiva na escola.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Brincadeiras e Jogos, Esportes
Segmentos de Ensino
EF I, EF II
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.