Aulas digitais

Dançando na escola para ninguém ficar de fora

Dançar proporciona muitos benefícios: sensação de bem estar, resistência física, força e flexibilidade, entre outros

Baixar Material

Descrição do conteúdo

A dança é uma das mais simples e universais manifestações artísticas que existem. Dançar consiste em movimentar o corpo de forma rítmica e coordenada. Acredita-se que a dança tenha surgido ainda na PréHistória, a partir da batida de pés no chão. Aos poucos, foram introduzidas as palmas e outro sons. De lá para cá, a dança evoluiu muito e, atualmente, existem muitos estilos diferentes de dançar. Dançar proporciona muitos benefícios: sensação de bem estar, resistência física, força e flexibilidade, entre outros. O conteúdo pedagógico Dançando na escola para ninguém ficar de fora é um convite! Vamos dançar?

Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para aprender, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Ela ensina tanto quanto os esportes, os jogos e as brincadeiras. Além disso, a dança pode, e deve, ser usada como meio de crítica social para o questionamento de valores preestabelecidos, padrões repetitivos e modismos. Para completar, a dança está ligada à estética e à plástica, podendo desenvolver não apenas o movimento, mas também as sensações e os sentimentos. Quem não se emociona ao acompanhar um espetáculo de dança?

Todas as pessoas podem dançar, independente das características físicas que possuem! Através da dança é possível promover o processo criativo, a participação coletiva, a tomada de consciência e a autonomia de todos os alunos, sobretudo dos alunos com deficiência. É exatamente por ser uma atividade democrática, que o conteúdo pedagógico Dançando na escola é indicado para professores de educação física, coordenadores e educadores e poder ser utilizado de forma interdisciplinar na escola para estimular a inclusão entre os alunos.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.