Aulas digitais

Folclore e Esportes

O folclore envolve brincadeiras e atividades físicas! Saiba como o esporte se relaciona com essa tradição popular

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Quando estudamos o folclore, falamos de todas as histórias, hábitos, tradições e atividades que uma comunidade desenvolveu por um tempo. E as brincadeiras populares andam de mãos dadas com estes costumes. Claro, que nem tudo é considerado folclore. Existe um sério critério que ajuda a definir se algo é folclórico ou não, você sabia disso? Neste conteúdo vamos conhecer com detalhes que critérios são esses, os tipos de tradições que fazem parte do folclore brasileiro e relacioná-los com a prática de atividades físicas, sempre usando o esporte como ferramenta educacional.

Queimada, esconde-esconde, pega-pega, corre cotia, batata quente! Dentro do nosso folclore, que é muito rico, existem diversas brincadeiras populares que também podem ser consideradas importantes atividades físicas. Como qualquer modalidade, essas brincadeiras ajudam a manter nosso corpo saudável e ativo, além de exercitarem o espírito de equipe e contribuírem para o conhecimento da nossa cultura.

Variar nas atividades e fugir dos esportes mais tradicionais é uma ótima forma de motivar os alunos e ampliar a participação da turma nas aulas de Educação Física. Além disso, você estimula o uso do esporte dentro de sala de aula e em outras disciplinas da escola.  Conhecer diferentes culturas é uma ótima forma de introduzir assuntos como preconceito nas discussões entre os alunos e também incentiva a inclusão e a diversidade. O folclore e suas tradições fazem parte da história de muitas regiões do Brasil, cada uma com suas peculiaridades.

Neste conteúdo vamos aprender sobre algumas brincadeiras folclóricas e conhecer algumas atividades que seus alunos podem realizar para colocar esse conhecimento sobre tradições em prática. Indicado para educadores, professores ou coordenadores pedagógicos, Folclore e Esportes pode ser utilizado com alunos do Ensino Fundamental I ou do Ensino Fundamental II e engloba as áreas de conhecimento de linguagens e ciências humanas. É um conteúdo bastante versátil e que pode ser incluído no planejamento de professores de diferentes disciplinas.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Brincadeiras e Jogos, Esportes
Segmentos de Ensino
EF I, EF II
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.