Aulas digitais

Esgrima na escola: o combate para lá de saudável

Neste conteúdo pedagógico você vai conhecer a história e informações importantes sobre a esgrima e a esgrima de cadeira de rodas

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Esporte de combate é aquele em que duas pessoas duelam, lutam entre si, mas com regras bem estabelecidas para a devida proteção. São exemplos de esportes de combate: o boxe, as artes marciais e a esgrima. Neste conteúdo pedagógico, vamos focar na esgrima e na sua modalidade em cadeira de rodas. Pronto para encarar este desafio?

Embora a esgrima exista há muitos séculos – historiadores têm documentos cuja data é de aproximadamente 1190 A.C. – o combate com espadas só se tornou uma prática esportiva por volta do século XV, quando os duelos eram sangrentos e, ocasionalmente, fatais. Itália e Alemanha dizem que são os países da esgrima moderna, mas não se sabe ao certo de onde ela surgiu.

A esgrima pode ser tranquilamente praticada na escola, a partir da adaptação de seus equipamentos e recursos. Durante as atividades, os alunos com deficiência não precisam ficar no papel de observador, mas podem participar ativamente. Uma boa opção para a prática da modalidade em cadeira de rodas é utilizar cadeiras giratórias de escritório.

Os objetivos do conteúdo pedagógico “Esgrima na escola: o combate para lá de saudável” são conhecer dois esportes de combate, esgrima e esgrima de cadeira de rodas, conhecer a história e os principais fundamentos desses dois esportes e entender como a esgrima pode ser praticada na escola.

Este conteúdo é indicado para coordenadores pedagógicos, educadores e professores e pode ser usado nas aulas de linguagens com os alunos para trabalhar competências socioemocionais, estimular a cultura esportiva na comunidade escolar e introduzir novos esportes no planejamento e nas aulas. Além disso, este conteúdo também promove a inclusão entro os alunos.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Esportes
Segmentos de Ensino
EF I, EF II, EM
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.