Aulas digitais

Luta Olímpica: o combate pela paz

Neste conteúdo vamos conhecer os benefícios da luta olímpica e verificar quais competências socioemocionais podem ser desenvolvidas

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Não é à toa que a luta olímpica carrega em seu nome uma referência ao maior evento esportivo do mundo. Especialmente no estilo livre, é uma das modalidades mais antigas, só perdendo para o atletismo. Desde 708 a.C., esta luta escreve sua história na competição ao longo dos séculos. Vamos ver no conteúdo pedagógico “Luta Olímpica: o combate pela paz” como tornar esse esporte mais conhecido e praticado entre os alunos da sua escola.

Praticado desde a Grécia Antiga, era utilizado como treinamento. Os lutadores banhavam seus corpos com azeite e uma fina camada de areia, servindo de proteção contra o calor ou frio. A regra era simples: era considerado vencedor o adversário que caísse primeiro, independente do jeito que fosse. Durante o combate, não são permitidos golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo. A disputa é realizada em dois rounds de três minutos cada. O vencedor precisa imobilizar seu adversário. Se isso não ocorrer, a luta é decidida por pontos, de acordo com os golpes aplicados durante o round.

Neste conteúdo vamos conhecer os benefícios da luta olímpica e verificar quais competências socioemocionais podem ser desenvolvidas com a prática desta modalidade. Indicado para professores de educação física, coordenadores e educadores em geral, este material pode ser usado nas aulas de Linguagens com alunos do Ensino Fundamental I ou Ensino Fundamental II. Com este conteúdo o professor vai trabalhar as competências socioemocionais, apresentar um novo esporte para os jovens e crianças e estimular a cultura esportiva na comunidade escolar.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Esportes, Lutas
Segmentos de Ensino
EF I, EF II
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.