Aulas digitais

Doping: Jogo limpo nos esportes e na vida

Você sabe por que o doping é proibido e como nosso corpo reage a certas substâncias? Descubra baixando esta aula

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Um atleta treina incansavelmente buscando sempre atingir os maiores e melhores resultados e quebra de recordes. No entanto, alguns atletas procuram utilizar o doping para atingir tais objetivos, sem se preocupar com a ética no esporte ou o risco o qual pode estar correndo. Conheça, nesta aula, o significado de doping, seus efeitos, além de alguns hábitos para manter uma vida saudável.

Alcançar a glória nos esportes depende de disciplina, foco, técnica e ética. Aliado a isso, está a manutenção de hábitos saudáveis que é essencial tanto para a preparação psicológica como física do atleta e deve ultrapassar os ambientes de treino, fazendo parte de toda a esfera de vida dele. Construir um caminho de sucesso requer tempo e uma vez atingido, é preciso cuidado para preservá-lo, pois um passo em falso pode levar à destruição de toda uma carreira ou até mesmo da própria vida. Quem não se lembra do caso da ex-nadadora Rebeca Gusmão, que foi banida do esporte após ser pega duas vezes pelo exame antidoping? Ou de Lance Armstrong, ex-ciclista que teve todos os seus títulos cassados e foi banido para sempre de todas as competições que seguem o código da World Anti-Doping Agency (WADA)? O doping é um tipo de trapaça que não encontra lugar no esporte.

No material a seguir — que pode ser baixado gratuitamente! — você terá acesso à dicas valiosas sobre como possuir um estilo de vida saudável. A partir desse conteúdo, é possível abrir o diálogo entre educadores e alunos sobre a importância de manter a honestidade e transparência dentro e fora dos esportes, podendo estabelecer um paralelo com situações que acontecem dentro de sala de aula que se assemelhariam ao doping. Exercitar-se da forma correta só traz benefícios para a saúde, além de valorizar o jogo limpo e o espírito esportivo!

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares para os professores e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.