Aulas digitais

De bem com meu corpo: desenvolvendo autoconfiança corporal

Este conteúdo pedagógico vai auxiliar a trazer este importante tema para dentro de sala e trabalhar a autoconfiança corporal com os alunos

Baixar Material

Descrição do conteúdo

A adolescência é um período de grandes transformações físicas e emocionais: a voz, o corpo, o humor, o temperamento, tudo muda. Ao mesmo tempo, estamos expostos a propagandas e redes sociais que propagam um ideal de aparência e beleza que, muitas vezes, não corresponde ao que vemos diante do espelho. E isto gera conflitos. Como lidar com estes conflitos? Como não se deixar influenciar por todas essas imagens? O conteúdo pedagógico “De bem com meu corpo: desenvolvendo autoconfiança corporal” vai auxiliar a responder estas perguntas e ainda dar dicas para auxiliar os alunos a lidar com a aparência diante do espelho.

Os principais objetivos desta aula são: saber o que é autoconfiança corporal, conhecer os fatores que influenciam a autoconfiança corporal e saber como o esporte pode pode ajudar a melhorar a autoconfiança corporal. Falar sobre o próprio corpo e como nos sentimos em relação a ele, nem sempre é fácil. Por isso, antes desse bate-bola começar, é preciso combinar algumas regras  para que a conversa seja acolhedora e todos se sintam à vontade para falar.  Como por exemplo, respeitar as opiniões e a diversidade, saber que todas as perguntas são válidas, manter o sigilo após a conversa e saber que todos podem e tem direito de contribuir.

Este conteúdo pedagógico é interdisciplinar e pode ser usado por professores, educadores e coordenadores pedagógicos nas aulas de Ciências da Natureza e Matemática e Linguagens com alunos do Ensino Fundamental II. O tema pode ser usado também para trabalhar competências socioemocionais por meio do esporte.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo