Aulas digitais

Flagball e futebol americano: qualquer semelhança não é mera coincidência

Saiba tudo sobre a história, as regras básicas e como aplicar o flagball no seu planejamento de aulas

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Esportes com bola são praticados há milênios e despertam paixão nas pessoas. Alguns são nossos velhos conhecidos, e certamente você já ouviu falar em futebol americano. Agora, que tal conhecer o flagball? O futebol americano é um esporte de contato que surgiu como uma variação do rugby, em 1867, na Inglaterra. O flagball, por sua vez, é uma variação do futebol americano e foi criado nos EUA, em 1940. Estes dois esportes possuem muitas semelhanças, mas são as diferenças que os fazem únicos! Pronto para começar?

Nesse conteúdo — que pode ser baixado gratuitamente — vamos saber como surgiu esse esporte, tão parecido e ainda tão diferente do futebol americano; quais as modalidades mais praticadas; quais são os termos parecidos com o futebol americano, mas que contêm significados diferentes; quais são os equipamentos necessários para jogar; como deve ser a quadra esportiva de um jogo de flagball; quanto dura uma partida; quais são e como deve ser a posição de cada jogador; como adaptar as regras para a escola, mostrando passo-a-passo os movimentos a serem feitos pelos alunos; como funciona a pontuação do flagball; quais são os tipos de penalidades de defesa e ataque; entre outras informações e curiosidades.

Aprender essas e outras coisas sobre o flagball pode estimular os alunos à prática esportiva de mais uma modalidade, um tanto diferente e divertida. Assim como outros esportes, o flagball preza pelo espírito esportivo em campo e essa pode ser outra abordagem a ser trabalhada nas escolas; a promoção do diálogo entre alunos e professores sobre atitudes antidesportivas que poderiam ser consideradas como penalidades, como, por exemplo, o uso de linguajar ofensivo ou flagrantes de atos agressivos e trapaceiros. Fique por dentro desse esporte que pode ser facilmente adaptado nas escolas e aproveite, também, para conhecer nossos outros conteúdos aqui no site sobre temas semelhantes!

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Esportes
Segmentos de Ensino
EF I, EF II
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.