Aulas digitais

Basquete 3×3: regras, como jogar e introduzir na Educação Física

O basquete 3x3 é uma das novidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Saiba o passo a passo para jogar e ensinar esse esporte na aula de Ed. Física

Baixar Material

Descrição do conteúdo

O basquete 3×3 é um dos esportes que mais cresce nos últimos anos. Prova disso é que a modalidade vai ser disputada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Diferenças entre o basquete 3×3 e o original

As diferenças para o basquete tradicional parecem simples, mas modificam muito a dinâmica do jogo. Entre elas, estão a existência de apenas uma cesta; a quadra com metade da dimensão habitual; as equipes são formadas por apenas 3 jogadores; as partidas terminam depois de 10 minutos ou quando um dos times chega a 21 pontos; cada equipe tem apenas 12 segundos para executar a jogada; a pontuação varia entre 1 ou 2 pontos.

O basquete 3×3 é inspirado no movimento do esporte de rua, cheio de música – o hip hop é símbolo do esporte – e informalidade. Por isso, o Comitê Olímpico Internacional entende que tem bastante apelo com os jovens.

O basquete 3×3 nas escolas brasileiras

Essas alterações deixam o jogo mais acelerado. No caso da Educação Física, por usar apenas metade da quadra, os professores podem dividir a turma e aproveita melhor o espaço.

O Impulsiona, de olho no crescimento e aumento da popularidade do basquete 3×3, preparou um conteúdo exclusivo com mais detalhes sobre a modalidade. Os professores que baixarem o PDF gratuito terão acesso à história, principais regras e curiosidades do esporte. Além disso, estão disponíveis dicas para ensinar o basquete 3×3 na aula de Educação Física. Para terminar, o material apresenta os principais benefícios de introduzir essa atividade no planejamento da escola.

Baixe o plano de aula do esporte!

Então não perca tempo! Garanta que quando os Jogos Olímpicos de 2020 começarem, seus alunos já vão estar praticando e tirando onda no basquete 3×3!

Clique no botão abaixo e faça o download gratuito do conteúdo digital.

 

Baixar Material

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Esportes
Segmentos de Ensino
EF II, EM
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.