Histórias Inspiradoras

Tacada de criatividade: professor ensina minigolfe com materiais recicláveis

Alunos constroem equipamentos esportivos com materiais alternativos para jogar golfe em escola de Canoas (RS)

O golfe é conhecido por ser um esporte de elite, mas a missão do Impulsiona e de muitos professores de Educação Física é democratizar essa modalidade nas escolas. O professor Jefferson Ramos é um ótimo exemplo! Ele deu uma super aula de golfe construindo equipamentos esportivos com materiais recicláveis. Veja o passo a passo!

Explorando esportes de precisão

O trabalho com o golfe partiu da ideia de abordar os esportes de precisão na Educação Física. Após uma introdução geral sobre essa categoria, que inclui modalidades como tiro com arco, boliche e arremesso de dados, o foco foi direcionado para o golfe. “A escola é o lugar onde os alunos têm oportunidade de conhecer e experienciar estes esportes menos populares,” destacou Jefferson.

Preparando o terreno

Depois que já conheciam sobre a história e regras do golfe, os alunos colocaram a mão na massa para construir os equipamentos esportivos necessários. Cada turma construiu pistas de minigolfe, como forma de otimizar o espaço e permitir que várias crianças jogassem ao mesmo tempo. Foram usados materiais recicláveis como papelão, tubos de PVC e cabos de vassoura. Este exercício prático não só incentivou a criatividade, mas também a consciência ambiental dos alunos.

Começando do zero

Para muitos alunos, esse foi o primeiro contato com o golfe. Por isso, o professor Jefferson introduziu atividades pré-desportivas para que as crianças pudessem conhecer os movimentos básicos desse esporte: pegada, posição dos pés, manuseio do taco, além do desenvolvimento da noção de força e distância.

Depois disso, partiram para a prática com as regras do golfe adaptadas ao espaço e equipamentos que disponíveis. “Como cada turma desenvolveu uma pista, todas tiveram a oportunidade de realizar as atividades nos diversos modelos produzidos,” explica o professor.

Conquistando o interesse dos alunos

Para Jefferson, um ponto alto desse projeto foi o entusiasmo dos alunos com um esporte que, até então, era pouco conhecido por eles. “Superou as minhas expectativas e confirmou que quando tem participação efetiva dos alunos em todo o processo, o engajamento é super positivo,” celebra o professor.

Leve o Golfe para a sua escola!

No nosso curso gratuito você vai conhecer as regras do Golfe e aprender a construir o taco usando objetos como cabo de vassoura e tubo PVC. Seus alunos podem colocar a mão na massa e ajudar a criar os próprios materiais. Diversão, sustentabilidade e muito aprendizado! Inscreva-se! 

Você já trabalhou o golfe na Educação Física? Comente!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação