Aulas digitais

Sedentarismo: conhecendo este inimigo da saúde

Conheça atividades para combater este mal dentro da escola e estimule à prática esportiva entre todos os professores e disciplinas

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Os benefícios da prática esportiva para a saúde e para a qualidade de vida são amplamente divulgados nos meios de comunicação. Porém, é preciso mais que a prática diária: as pessoas precisam se tornar mais ativas ao longo do dia, realizando movimentos corporais para fugir do sedentarismo. Neste conteúdo pedagógico, vamos aprender  como o sedentarismo é prejudicial para o corpo e como combatê-lo é importante.  Vamos compreender o conceito de sedentarismo e suas consequências para o corpo humano, verificar as relações entre o sedentarismo e problemas de saúde, e também conhecer atividades para combater esse mal dentro da escola.

Muito se fala sobre os males do sedentarismo, associando uma pessoa sedentária àquela não pratica atividades físicas regulares. No entanto, de acordo com a nova classificação, pessoas assim são consideradas inativas fisicamente, e com isso têm um risco muito maior de contrair doenças como diabetes e hipertensão. Muitas pessoas passam a se exercitar para compensar as horas em frente à TV ou ao videogame, mas evidências indicam que pessoas sedentárias em excesso possuem vários problemas de saúde, independente no nível de atividade física que fazem durante o dia.

Este conteúdo pedagógico é indicado para professores, educadores e coordenadores pedagógicos e pode ser usado nas aulas de Linguagens ou Ciências da Natureza e Matemática com alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Além de combater o sedentarismo na escola e entre os alunos, este material interdisciplinar também serve para estimular a cultura esportiva nas aulas e entre outros professores, fora da Educação Física.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.