Curso

Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte

Curso realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e pelo Impulsiona promove inclusão na aula de Educação Física

Descrição do Curso

Segundo o IBGE, cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência. Para que tenhamos uma sociedade mais inclusiva, é importante que se ensinem lições de respeito e empatia aos jovens ainda no ambiente escolar.

Uma das ferramentas mais eficientes para isso é, sem dúvidas, o esporte. Com o objetivo de capacitar professores de Educação Física para discutirem e ensinarem esportes para pessoas com deficiência, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Impulsiona lançaram o curso Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte.

Com carga horária de 46 horas, o conteúdo é dividido em seis módulos:

  1. Os esportes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
  2. Esporte Paralímpico: História e Estrutura
  3. Comitê Paralímpico Brasileiro
  4. Tipos de deficiência elegíveis
  5. Aspectos gerais da classificação esportiva
  6. O esporte Paralímpico na escola

Além de promover a inclusão dos alunos com deficiência na Educação Física, o curso Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte também consegue gerar empatia nos jovens sem deficiência. Ao caminharem pela quadra e praticarem chute ao gol vendados, por exemplo, os estudantes se colocam na posição das pessoas cegas. O professor pode, então, trazer questionamentos que ultrapassem as fronteiras do esporte: será que é fácil para um deficiente visual ou um cadeirante pegar um ônibus? A rua da sua casa é acessível? O que pode melhorar na nossa escola para gerar mais inclusão?

O curso Movimento Paralímpico: fundamentos básicos do esporte está disponível na plataforma de ensino à distância do Ministério da Educação, o AVAMEC. Este ambiente online, além de gratuito, permite que o professor acesse o conteúdo a qualquer hora, pelo computador, celular ou tablet. Para finalizar o curso, o aluno terá que ler todo conteúdo e realizar uma avaliação dentro do prazo de 60 dias. Após concluir essas etapas, poderá emitir uma declaração de conclusão de curso. O certificado será enviado pela Universidade Federal de Uberlândia.

Faça a inscrição no botão abaixo e comece o seu curso!

 

Sobre o Curso

Unidades Temáticas da BNCC
Brincadeiras e Jogos, Esportes, Práticas corporais de aventura
Carga Horária
46 horas
Segmentos de Ensino
EF I, EF II, EM
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.