Aulas digitais

Atividades Circenses na Educação Física

Neste conteúdo pedagógico, o professor ou educador vai conhecer algumas atividades e jogos circenses para ensinar aos seus alunos

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Respeitável público, o circo chegou na sua escola!  Alegria, surpresa e encantamento são alguns dos sentimentos que o circo desperta nas pessoas. Praticar atividades circenses proporciona todos esses sentimentos e ainda favorece a diversão e o conhecimento do próprio corpo, aumenta o equilíbrio e a coordenação motora, desenvolve o reflexo e os sentidos. Com o conteúdo Atividades Circenses na Educação Física, o professor irá desenvolver as competências socioemocionais com os alunos e ainda estimular o uso do esporte como ferramenta educacional na escola.

O circo é uma das manifestações artísticas mais antigas do mundo.  Ele representa a cultura humana, foi sendo construído ao longo de muitos séculos e sua origem é de difícil precisão. As primeiras manifestações circenses de que se tem notícia foram registradas há mais de 5 mil anos em pinturas encontradas na China. Elas retratavam acrobatas, contorcionistas e equilibristas. Outra hipótese para as raízes das artes circenses está na Grécia antiga e no Império Egípcio. Acredita-se que os primeiros desenhos de equilibristas e contorcionistas tenham sido gravados em pirâmides egípcias, como na tumba de Beni Hassan, onde o malabarismo era utilizado como parte de rituais.

Neste conteúdo pedagógico, você vai conhecer algumas atividades e jogos circenses. Vamos conhecer a história do circo no Brasil e no mundo, aprender sobre atividades e jogos circenses e saber como adaptar essas atividades à escola, incluindo todo do alunos. Este conteúdo pode ser usado por professores, educadores ou coordenadores pedagógicos com alunos do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II nas aulas de linguagens ou ciências da natureza e matemática. Aproveite para entrar no picadeiro e se divertir!

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Ginásticas, Danças
Segmentos de Ensino
EF I, EF II
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.