Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Assim como dormir e se alimentar bem, praticar exercícios é essencial para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Sendo assim, a disciplina da Educação Física não poderia ficar de fora da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.
Mas você sabe o que é a BNCC e como ela direciona a Educação Física nas escolas? Se não sabe, vai descobrir agora! Além disso, separamos todo o conteúdo do Impulsiona de acordo com as unidades temáticas, para facilitar a vida do professor na hora de planejar as aulas.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento lançado pelo Ministério da Educação que define as aprendizagens essenciais que os alunos brasileiros devem ter no Ensino Básico. O objetivo é que, independente das diferenças sociais ou culturais, todos os estudantes tenham seus direitos de acesso ao conhecimento preservados.
A BNCC serve de referência para o desenvolvimento dos currículos das redes municipais, estaduais e federal. Ela é uma balizadora da qualidade da educação nas escolas públicas e particulares do país.
Segundo a BNCC, 10 competências gerais devem nortear a produção de conhecimento de todas as disciplinas escolares. Os alunos devem aprender a:
Se você quiser mais detalhes sobre as competências gerais da BNCC, assista ao vídeo a seguir:
Bom, agora que você já sabe mais sobre a BNCC, vamos ver como ela organiza a Educação Física em cada segmento de ensino.
Apesar de não serem definidos como Educação Física, a BNCC menciona aprendizados essenciais relacionados ao corpo na educação de crianças entre 0 e 5 anos e 11 meses de idade. Veja alguns pontos abaixo.
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) devem aprender a:
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) devem aprender a:
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) devem aprender a:
Separamos alguns conteúdos do Impulsiona que podem ser úteis para os professores do Ensino Infantil trabalharem aspectos motores das crianças. Veja a seguir:
Reciclar para brincar: com esse material, o professor pode integrar uma atividade de artes com brincadeiras corporais e ter as primeiras conversas sobre meio ambiente.
10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para as crianças imitarem os movimentos dos desenhos e brincarem em grupo.
Jogos e Brincadeiras: ótimo para desenvolver coordenação motora e trabalho em equipe com as crianças.
Água: fonte de vida, esporte e saúde: principalmente para as crianças mais velhas, esse conteúdo ajuda a ensinar sobre desperdício de água através do esporte.
Desenvolvendo autoconfiança corporal: conteúdo para falar das características e do respeito ao corpo.
Ideias de aquecimento: se para os adolescentes o aquecimento é uma etapa que antecede a prática esportiva, para as crianças pode ser a atividade principal, ao treinar movimentos de corpo e deslocamento no espaço.
Dança: mesmo o professor com a “cintura dura” pode ensinar os pequenos alunos a dançarem.
A BNCC divide o Ensino Fundamental em cinco áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.
Uma das grandes mudanças para a Educação Física é a sua inserção na área de Linguagens, ao lado das disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Ou seja: a Educação Física assume, além do aspecto físico, um papel sociocultural importante no desenvolvimento dos alunos. Entenda melhor no quadro abaixo:
Os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental são divididos em seis unidades temáticas.
Vamos conhecer cada uma delas? Aproveite e veja o material gratuito que o Impulsiona tem para todas.
Explora as atividades com limites de tempo e espaço, regras definidas, obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente e apreciação do ato de brincar em si.
10 ideias para promover atividades físicas na escola: esse conteúdo pode ser impresso e espalhado pela escola, para que os jovens brinquem de maneira organizada nos espaços de convivência.
Jogos e Brincadeiras: o nome já explica, né? Sugestões inusitadas de jogos e brincadeiras para jovens de todas as idades.
Folclore e esportes: você sabia que o folclore brasileiro possui vários jogos e brincadeiras que podem ser levados para a aula de Educação Física? Aprenda alguns com esse material.
Reciclar para brincar: com a ajuda desse PDF, o professor pode ensinar diferentes brincadeiras com materiais reciclados, trabalhando também o respeito ao meio ambiente.
Flagball: parecido com o futebol americano, mas muito mais simples e seguro de ensinar aos alunos.
Reúne os esportes formais e informais. Antes de falarmos sobre eles, vale lembrar da importância de um aquecimento apropriado para evitar lesões na aula. Clique aqui para ver sugestões de aquecimentos criativos. E aqui para conhecer outras formas de evitar que seus alunos se machuquem.
Na BNCC, os esportes são divididos em sete categorias:
– Marca: esportes com recorde de tempo, distância, peso. Confira os cursos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: Atletismo e Miniatletismo (ambos certificados pela Confederação Brasileira).
– Precisão: esportes cujo objetivo é acertar um alvo específico. Exemplos no Impulsiona: Esgrima, tiro com arco e golfe (todos os cursos ensinam o professor a construir o equipamento esportivo com materiais alternativos, reciclados ou baratos).
– Técnico-combinatório: esportes em que a disputa é pela qualidade do movimento de acordo com critérios pré-estabelecidos. Exemplo: ginástica artística.
– Rede/quadra dividida ou parede de rebote: esportes cujo objetivo é lançar a bola em direção à quadra adversária sem que o oponente consiga devolver. Alguns conteúdos do Impulsiona que se encaixam nessa categoria: tênis, tênis de mesa, badminton, vôlei sentado.
– Campo e taco: esportes em que, com movimentos de rebatida, busca-se deixar a bola o mais longe possível do adversário. Exemplos: hóquei e beisebol.
– Invasão ou territorial: esportes em que uma equipe precisa ocupar e levar um objeto ao espaço do adversário. Conteúdos do Impulsiona nessa categoria: rugby, futebol de 5, futebol e futsal.
– Combate: esportes de luta. Algumas opções do Impulsiona para ajudar o professor: judô e karatê, luta Olímpica.
Divididas em ginástica geral (a que conhecemos mais comumente com acrobacias, por exemplo); ginástica de condicionamento físico (visa melhorar a condição física, como a laboral); e ginástica de conscientização corporal (movimentos mais suaves e de percepção do corpo, como o yoga).
O Impulsiona tem dois conteúdos gratuitos que se encaixam nessa categoria. O primeiro é o curso de ginástica artística. O segundo é ainda mais inovador: uma aula digital sobre atividades circenses.
Incluindo suas formas individuais, em dupla ou em grupo. Com o conteúdo do Impulsiona, até o professor que não sabe dançar vai conseguir ensinar aos alunos. Acesse aqui.
Além das lutas mais conhecidas, podem ser contempladas as tradicionais brasileiras (capoeira, huka-huka, luta marajoara etc.), e de outros países (judô, aikido, jiu-jítsu, muay thai, boxe, etc.). No Impulsiona: judô e karatê, luta Olímpica.
Atividades em que o participante supera um ambiente desafiador. São divididas em práticas na natureza (corrida orientada, arborismo, etc) e no ambiente urbano (parkour, skate, etc). Para esse conteúdo, você pode fazer o curso de Esporte Orientação, ou baixar a aula gratuita de skate.
A BNCC ressalta ainda a importância de, sempre que possível, oportunizar aos estudantes práticas corporais no meio aquático, aprendizado importante para o lazer e segurança dos jovens.
O documento também sugere a distribuição das unidades temáticas e conteúdos de acordo com os anos do Ensino Fundamental. Veja os quadros a seguir:
No Ensino Médio, a BNCC orienta que os alunos experimentem novas brincadeiras, esportes, danças, lutas, ginásticas e práticas corporais de aventura. Mas nessa etapa de ensino, eles precisam ser desafiados a refletir sobre essas práticas de modo social ou cultural.
Os professores devem colaborar na conscientização sobre as potencialidades e os limites do corpo, a importância de uma vida ativa e a manutenção da saúde.
É importante também discutir a utilização dos espaços públicos e privados para o desenvolvimento de práticas corporais, em prol da cidadania e seu protagonismo comunitário.
Esse conjunto de experiências poderá desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado com o corpo e a saúde, a socialização e o entretenimento.
A Educação Física no Ensino Médio, segundo a BNCC, também deve favorecer o diálogo com as demais áreas de conhecimento. Os esportes assumem grande potencial na tomada de decisões éticas em defesa dos direitos humanos e dos valores democráticos.
Para trabalhar a Educação Física como elemento de desenvolvimento socioemocional, veja abaixo algumas opções do Impulsiona:
Metodologias Ativas: esse curso ajuda o professor a usar a Educação Física como ferramenta para formar jovens mais autônomos, confiantes e protagonistas do próprio aprendizado.
Competências socioemocionais: apesar dessa expressão estar na moda no universo da educação, você sabe como aplicá-la na prática? Confira dicas nesse conteúdo gratuito.
Aceitação corporal: no Ensino Médio, muitas vezes os jovens estão inseguros quanto ao próprio corpo. Saiba como promover mais autoconfiança nas aulas de Educação Física. Aproveite e veja essa aula digital de doping. Ela serve de gancho para discussão do uso de anabolizantes com os alunos mais velhos.
Combate ao sedentarismo: uma juventude sem esportes muitas vezes leva a uma fase adulta sedentária.
Movimento Paralímpico: esse curso certificado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro ensina o professor a levar esportes para pessoas com deficiências para todos os alunos, promovendo assim respeito e inclusão.
Igualdade de gêneros no esporte: tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, o professor de Educação Física tem a responsabilidade de dar aulas inclusivas e fortalecer a ideia de o esporte é para todos.
interessante
O material me ajuda muito, sempre!
Bacana e bem interessante pra minha prática. Vale apena compartilhar.
Perfeito o conteúdo extremamente esclarecedor e direto.
Boa tarde. O material é bastante norteador aos docentes para o desenvolvimento integral dos aprendentes.
Excelente a matéria, os cursos e matérias são ferramentas de formação continuada.
Adorei!! Muito esclarecedor
Excelente material Impulsiona! Parabéns.
Muito bom , parabéns impulsiona pelo conteúdo!
Sensacional!
Muito bom o conteúdo
conteudo enriquecedor de imformaçoes importantes.
Parabéns pela explicação… tudo de muita qualidade!!!!
Muitos bom
Parabéns, ótimo, estou amando, este curso esta me ajudando muito a adiquiri conhecimentos que poderão ser essencial para minha carreira profissional.
Excelente material
MUITO BOM !!!!! CLARO, DIRETO E BEM EXPLICATIVO, PARABÉNS!!
Material excelente parabéns.
Muito bom o material!
Todos estão de parabéns, só conteúdo de excelente qualidade.
Parabéns, conteúdo Maravilhosos.
Muito bom, parabéns.
Conteúdo muito bom. Parabéns!
amei
Maravilhoso o material.
Muito bom o material , amei!
Amei o material ! Parabéns!
Olá! Sou prof do Ensino Médio – Curso formação de Professores. Estou a procura de material que oriente a definição de conteúdos para os 3 anos de curso.
Ótimo curso,aprendi muito aqui ,material excelente.muitas dicas e sugestões..todo os cursos são ótimos.. parabéns.
adorei todo o material
Sou estudante de Pedagogia e adorei o material disponibilizado. Obrigada!
Os conteúdos postos favorecem de forma significativa na ampliação dos conhecimentos necessários para a execução dos trabalhos pedagógicos.
Trabalhar Educação Física perpassa pela reflexão do bem estar do indivíduo mediante o bom funcionamento das habilidades necessárias no seu desenho profissional, social e pessoal visto as perspectiva de realizar as atividades conforme suas especificidades.
Materia otima, parabens!
Show de material , estava precisando mesmo descomplicar, pois, o curso que fiz esse ano foi mais de forma geral.
Material muito bom
TODOS OS CONTEÚDOS DESTE SITE SÃO EXCELENTES E OBJETIVOS. SEMPRE UTILIZO NAS MINHAS AULAS, VISTO QUE O ENSINO MÉDIO PUBLICO DO CEARÁ NÃO POSSUI MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO. E ESSES SLIDES SÃO SUPER VÁLIDOS PARA FALICITAR A APRNDIZAGEM DOS MEU ALUNOS. OBRIGADA A EQUIPE.
Muito bom .bem proveitosa a disciplina.
Gostei bastante, o conteúdo é excelente para os professores de Educação Física.
material muito bom. Ajudando nos estudos para concurso de professor de Educaçao física.
Parabéns !
ADOREI TODO CONTEUDO
muito bom
Que maravilha!!!
Show!
muito bom
Muito bom conteúdo!
Gostei muito
Muito bom,ajudou bastante
Muito bom mesmo me ajudou muito