Histórias Inspiradoras

7 ideias imperdíveis para a Educação Física no 2º semestre

Você piscou e nós já estamos no 2º semestre! Separamos 7 conteúdos que vão te ajudar a planejar as suas aulas até o final do ano

Copa do Mundo Feminina, basquete, Jogos Pan-Americanos, ENEM… o segundo semestre vem com tudo! Para ajudar os professores no planejamento, separamos 7 conteúdos exclusivos que vão movimentar as aulas de Educação Física. Vale lembrar que os materiais são gratuitos e alinhados à BNCC. E os cursos dão direito à certificado para incrementar o seu currículo! Confira:

1) Participação das meninas na Educação Física

Infelizmente, a realidade de muitas escolas brasileiras é ver meninas fora das quadras. Sabemos que aumentar a participação das alunas nem sempre é uma tarefa fácil para os professores. Por isso, criamos um curso sobre equidade de gênero na Educação Física com 10 planos de aula que podem ser usados o ano todo. Esse conteúdo vai te ajudar a melhorar o engajamento das meninas nas aulas e a criar um ambiente seguro e confortável para elas na prática esportiva. Inscreva-se!

Além disso, aproveitando a Copa do Mundo Feminina, preparamos um jogo de tabuleiro com perguntas, respostas e desafios sobre a competição. Os seus alunos vão tentar adivinhar as cartas e avançar casas no tabuleiro. O jogo pode ser impresso em preto e branco ou colorido, em qualquer impressora A4. Baixe AQUI e divirta-se com a turma!

2) Basquete NBA na sua escola

Desde 2021, a NBA oferece formações gratuitas para professores de Educação Física de todo o Brasil. O objetivo é democratizar o acesso ao basquete nas escolas e levar os valores do esporte para os alunos. E de “bandeja”, os professores recebem um certificado da maior liga de basquete do mundo.

O primeiro curso da parceria do Impulsiona com a NBA, Basquete na sua escola, reúne dezenas de conhecimentos práticos e teóricos para trabalhar o basquete na Educação Física, independente dos recursos disponíveis na escola.

Em seguida, lançamos três minicursos focados no ensino dos fundamentos de basquete: drible e controle de bola, passe e recepção e bandejas e arremessos. São diversas videoaulas com ideias de atividades para trabalhar o basquete de forma lúdica e divertida com os alunos. Que tal aproveitar esses cursos para levar o basquete para as suas aulas no segundo semestre?

3) Combate ao racismo na Educação Física

O Impulsiona acredita na importância de levar o debate sobre temas como o racismo para as aulas de Educação Física. Conversar com os alunos sobre o papel do esporte é uma forma de construir uma sociedade mais respeitosa e igualitária. Para te ajudar nessa missão, trazemos dois trabalhos de professoras que levaram o debate sobre as questões raciais para a escola.

O primeiro é uma sequência didática da professora Suzi Dornelas, de Bauru (SP), uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10. Nesse projeto ela abordou a temática da história e cultura africana para além das datas comemorativas, como parte do currículo da Educação Física. Acesse gratuitamente AQUI!

A professora Giovana Cândido, especialista em inclusão por meio da atividade física, escolheu a contação de histórias, a dança e as brincadeiras para falar com os alunos sobre as questões étnico-raciais de forma lúdica e didática. Em uma entrevista para o Impulsiona, Giovana destacou a importância da Educação Física para trabalhar a questão da diversidade nas escolas e compartilhou suas ideias de aula. Confira!

4) Sustentabilidade na Educação Física

Existem muitas formas de incentivar a sustentabilidade na escola e os professores de Educação Física mandam muito bem nisso. Sabemos que boa parte dessa motivação vem da falta de materiais para as aulas, que infelizmente faz parte da realidade de muitas escolas brasileiras. Por isso, convidamos o professor Luiz Junior para dar dicas de como construir equipamentos esportivos com materiais recicláveis ou de baixo custo.

O “Faça Você Mesmo” é uma série de vídeos com uma linguagem leve e didática sobre vários esportes para a Educação Física. Além disso, disponibilizamos um manual de construção em PDF, para você seguir o passo a passo com calma em casa ou na escola e aulas digitais ou cursos que ajudam a ensinar as regras, fundamentos e curiosidades do esporte do vídeo nas aulas. Tem 10 esportes como basquete, hóquei, bocha e até surfe! E aí, gostou desse combo? Acesse AQUI!

5) Olimpíadas do Conhecimento em Educação Física

Uma das maiores preocupações dos alunos do Ensino Médio é o vestibular. No ENEM, a Educação Física marca presença na prova, mas nem sempre a garotada está atenta a isso. Por isso, é importante exercitar algumas questões com a turma e prepará-los para encarar o vestibular de forma mais leve. A nossa sugestão são as questões das Olimpíadas do Conhecimento em Educação Física. São 3 cadernos de 30 questões para o 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os professores idealizadores disponibilizaram as provas e gabaritos gratuitamente com os professores do Impulsiona. Baixe AQUI!

6) Jogos Pan-Americanos: trabalhe diferentes esportes na Educação Física!

É ano de Jogos Pan-Americanos! A competição acontecerá em Santiago, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro.

Atletas da América Central, América do Norte e América do Sul vão competir em diversas modalidades que também estão presentes aqui no Impulsiona! Que tal levar os Jogos Pan-Americanos para a Educação Física?

Dá uma olhada nos conteúdos do nosso site que vão te ajudar a trabalhar o evento nas suas aulas: atletismobadmintonbeisebolbolichebreakingescaladaesgrimafutebolfutsalginástica artísticaginástica rítmicagolfehóquei sobre a gramajudôkaratênataçãoskatesquashsurfetaekwondotênistênis de mesa; tiro com arco. Ufa! É muito conteúdo!

7) Jogos Parapan-Americanos: inclusão e respeito às diferenças

Levar os Jogos Parapan-Americanos para a Educação Física é uma forma de trabalhar a inclusão, o respeito e a empatia com os alunos. A competição reúne atletas com deficiência da América Central, América do Norte e América do Sul e acontecerá a partir do dia 17 de novembro. Dentre as modalidades disputadas, algumas estão presentes nos conteúdos do Impulsiona, como bochafutebol de cegos e goalball.

Outra sugestão de material gratuito e certificado para trabalhar a inclusão na escola é o curso em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Nele você vai conhecer as modalidades de esporte paralímpico e ideias de como trabalhá-las na escola. Inscreva-se!

E aí, gostou desse combo de aulas? Deixe seu comentário abaixo!

Se puder, compartilhe com os amigos professores para ajudá-los com o planejamento do 2º semestre!

11
Deixe um comentário

avatar
10 Todas os comentários
1 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
João Nazareno Ferreira
Visitante
João Nazareno Ferreira

Material fantástico e de grande relevância na Escola. Grato.

Claudia
Visitante
Claudia

Material maravilhoso!
Obrigada!

Andreia Cicarello
Membro
Andreia Cicarello

Conteúdos maravilhosos! Estão de parabéns! Obrigada por disponibilizar tudo isso de forma gratuita!

Maria Zelia
Visitante
Maria Zelia

Exelente

Maria Zelia
Visitante
Maria Zelia

Execelente

James
Membro
James

Excelente!

cicero rocha souza
Visitante
cicero rocha souza

muito top!!

Aline Holanda do Carmo Holanda do Carmo
Membro
Aline Holanda do Carmo Holanda do Carmo

Muito construtivo.
Parabéns!!!
Fico muito agradecida pela ajuda que me dá. As crianças agradece também, elas gostam muito de novidades…

Erick
Visitante
Erick

Muito bom!!

HERIK JAMES
Visitante
HERIK JAMES

excelente

Andrade Gomes Maciel
Visitante
Andrade Gomes Maciel

Muito bom, vai ajudar muito nas minhas aulas.