Histórias Inspiradoras

Professora de Ed. Física compartilha passo a passo de projeto premiado

Suzi Dornelas, de Bauru (SP), foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, com projeto de Educação Física “Viajando pela cultura africana”

“A Educação Física pode construir uma mudança social por meio do conhecimento e do diálogo.” Basta ler essa declaração para saber que a professora Suzi Dornelas, de Bauru (SP), vai muito além do “rolar a bola” em suas aulas. Ela foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10 com o projeto “Viajando pela cultura africana”.

Conheça mais detalhes sobre o projeto e tenha acesso à sequência didática completa no final da matéria.

ORIGEM DA IDEIA: RESGATE E RESPEITO

Suzi conta que em 2014 percebeu que o ambiente escolar, e principalmente a Educação Física, eram carentes de abordagens realistas sobre a história e a cultura africana e afro-brasileira. Segundo a professora, “essa temática só era abordada em datas comemorativas e no componente curricular de História”.

Isso motivou a professora a pensar em um projeto lúdico que incentivasse debates antirracistas e valorizasse conteúdos de matriz africana na Escola Estadual Professor José Ranieri, onde lecionava na época. “Queria ajudar no rompimento de preconceitos e estereótipos”, conta ela.

professora suzi dornelas educador nota 10

DINÂMICA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR LIDERADO PELA E.F

A professora de Educação Física fez questão de envolver outras disciplinas na escola. Ao mesmo tempo em que os jovens do 5º ano conheciam jogos, brincadeiras, danças e lutas africanas, as aulas de Artes confeccionavam máscaras e bandeiras africanas, além de abordar elementos culturais como o rap, e as aulas de leitura trabalhavam histórias do continente.

O conceito do “Viajando pela cultura africana” é um passeio dos alunos pelos países da África. E aqui, um ponto importante. “Muitos alunos enxergavam o continente como um só país. O projeto ajudou a desconstruir essa visão e valorizar cada cultura local”.

Suzi levou esse conceito mais a fundo e deu para cada estudante um caderno de desenhos, que se tornou o diário de bordo do projeto, no qual os aprendizados de cada país “visitado” eram registrados.

IMPACTO: ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA

O projeto “Viajando pela cultura africana” ganhou força e Suzi e os alunos decidiram organizar um festival, envolvendo a comunidade escolar e as famílias.

“Trazer a família para o ambiente escolar sempre foi um desafio para os educadores”, explica ela. Essa interação foi além da visita: os parentes brincaram e aprenderam sobre a cultura africana e afro-brasileira com os estudantes, e colaboraram na decoração e preparando pratos típicos.

Suzi também destaca que “a gestão escolar, os demais professores e funcionários da escola também estavam juntos, ajudando no desenvolvimento do projeto”.

festival educador nota 10 suzi dornelas

RECONHECIMENTO: PROJETO PREMIADO

As atividades do “Viajando pela cultura africana” foram realizadas em 2019, quando a pandemia ainda não havia fechado as escolas brasileiras. Em 2020, o Prêmio Educador Nota 10 reuniu professores do Brasil inteiro para compartilharem experiências positivas do ano anterior e que pudessem ser compartilhadas por outros educadores.

Suzi se inscreveu no concurso, motivada pela sua orientadora de mestrado, a Prof. Dra. Andressa Ugaya. “O projeto me transformou como educadora. Passei a refletir sobre a minha atuação pedagógica e isso me permitiu ensinar e aprender com os alunos sobre essa luta antirracista”.

Vitória muito merecida, né?

GENEROSIDADE: COMPARTILHANDO O MATERIAL

A professora Suzi diz que acredita no poder transformador da educação. E de forma muito generosa, ela compartilhou com os professores do Impulsiona todas as sequências didáticas do projeto “Viajando pela cultura africana”.

Basta clicar AQUI para acessar gratuitamente esse material premiado e inspirador!

Obrigado e parabéns, professora Suzi! Você é nota 10!

83
Deixe um comentário

avatar
82 Todas os comentários
1 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Leonardo de Melo
Visitante
Leonardo de Melo

Parabéns, excelente PROJETO professora!

Debora
Visitante
Debora

Bem interessante

DAVIDSON Henrique Santos
Membro
DAVIDSON Henrique Santos

Parabéns prof. Suzi, sua iniciativa me fez perceber que podemos ajudar mais pessoas em nossa área de atuação a intender a importância da educação física, no contesto geral.

Andreia Chiapinoto
Visitante
Andreia Chiapinoto

Parabéns pela clareza e objetividade do material. Sucesso!!

jessyane
Visitante
jessyane

Material incrivel! parabens profe Suzi

PAULO BRASILEIRO
Membro
PAULO BRASILEIRO

Parabéns não só a professora Suzi, mas para todos os envolvidos. Ao ler o projeto me peguei imaginando como deve ter sido desafiador e incrível, vivenciar esse momento.

Emanuelle Martins Gonzaga
Membro
Emanuelle Martins Gonzaga

Parabéns a professora! Um belo trabalho, com certeza marca a memória de seus alunos positivamente além do aprendizado que fica.

Rosângela Lima
Membro
Rosângela Lima

Parabéns!

TERESA
Visitante
TERESA

Parabéns Professora e todos os envolvidos. Lindo trabalho! Que me motivou para expandir mais ainda no meu trabalho as diversas culturas. Muito obrigada!

João Euder
Membro
João Euder

Educar no dinamismo e na diversidade cultural, torna o conhecimento e a metodologia muito mais interessante no ensino aprendizagem para ambas as partes.
Parabéns Professora Suzi, pela iniciativa aplicada aos alunos e Pra. Dra. Andressa pelo incentivo.
Muito obrigado!

Andreia Brandão
Membro
Andreia Brandão

Sempre procuro trabalhar a temática dos jogos de outras culturas, mas até então não pensei em forma de projeto, os alunos fazem a pesquisa e escolhem um jogo ou brincadeira daquela cultura para ser praticada . O trabalho consiste numa apresentação teórica acerca do país escolhido, um pequeno contesto histórico, a escolha do jogo ou da brincadeira . Na prática, os alunos de cada grupo que apresentam o jogo/brincadeira comandando a aula.
Parabéns pelo projeto!

SUSANE THEES DE ARAUJO
Membro
SUSANE THEES DE ARAUJO

Por mais altruísmo e comprometimento como os seus. Parabéns pelo belíssimo trabalho.

Cristovam de Jesus virgens junior
Membro
Cristovam de Jesus virgens junior

Parabéns vou utilizar .

Sidênio
Visitante
Sidênio

Parabéns profa. Suzi! Agradeço por disponibilizar seu projeto e compartilhar conhecimento conosco.

kilma
Visitante
kilma

Que belo trabalho professora Suzi !!! Tantas coisas boas a nossa disciplina proporciona e como é bom ver esse reconhecimento !!!

Jaqueline
Visitante
Jaqueline

Belo trabalho! Parabéns Professora Suzi!

Cláudia Maria da Cunha
Visitante
Cláudia Maria da Cunha

Parabéns professora Suzi! A Educação Física precisa interagir e dialogar com todas as disciplinas do currículo e propor projetos interdisciplinares pois a atividade física sem contexto não constrói autonomia nem consciência corporal. Sigamos em busca de uma cultura corporal inclusiva!

SILVIA CRISTINA JOAQUIM SOUZA
Visitante
SILVIA CRISTINA JOAQUIM SOUZA

Excelente trabalho da professora Suzi. Muito inspirador. Parabéns!

Leidiana Souza
Membro
Leidiana Souza

Parabens pela iniciativa! Acadei de ver todo o material e é excelente!

Anaia
Visitante
Anaia

Excelente trabalho! Gratidão por compartilhar!

LUIZ MARTINS ALVES
Visitante
LUIZ MARTINS ALVES

Excelente trabalho, merecedor de conquista. Também participei com um projeto de iniciação a ginástica. A experiência foi muito positiva

leonardo almeida
Visitante
leonardo almeida

É este tipo de iniciativa que contribui para a efetivação e reconhecimento da educação física no ambiente escola.
Parabéns Suzi!!!

Raimunda N. Chaves
Visitante
Raimunda N. Chaves

Sempre tive vontade de expor um Projeto intitulado atividades lúdicas, esportivas e de lazer na minha escola que aconteceu alguns anos atrás com exposições de matérias como cartazes, painéis, folders e seminários tudo com vistas acsaude e qualidade de vida dentro do esporte educacional. Foi um Projeto bacana que gostaria muito de ter colocado neste projeto Educador Nota Dez. Mas, parabéns a Professora pelo projeto apresentado sobre a cultura africana pois faz parte de nossa vida ave um tema muito atual e precisa ser trabalhado para que seja amenizado tanto preconceito e discriminação em nossa sociedade. Forte abraço a todos.

Raione Pinheiro Guedes
Visitante
Raione Pinheiro Guedes

Parabéns professora Suzi q projeto maravilhoso.

Hilma do Socorro de Lima Coimbra
Visitante
Hilma do Socorro de Lima Coimbra

Parabéns profrssora Suzi, obrigada por partilhar suas ideias.

Luiz Otávio Polis
Visitante
Luiz Otávio Polis

Parabéns pelo resultado fruto de sua dedicação, iniciativas e vontade (intenções + ações = resultado) enquanto pessoa e profissional que demonstra ser, promovendo e compartilhando Projetos como esse, que permitem valorizar ainda mais a nossa bela profissão. Você é uma referência na nossa área e alguém a ser seguida com certeza… nota 10 é pouco, merece 1000!!! Que bom a equipe do Impulsiona divulgar e valorizar essas ações.

Luis Fidelix
Visitante
Luis Fidelix

Parabéns pelo projeto e profissionalismo, a Educaçao tem grande poder de transformaçao e so ocorre com profissionais competentes como voce, que Deus continue iluminando seus caminhos.

Antonia Maria Rodrigues Loiola
Membro
Antonia Maria Rodrigues Loiola

PARABÉNS PROFESSORA SUZI , UM BELÍSSIMO PROJETO, QUE TRABALHO MARAVILHOSO E GIGANTESCO. PREMIAÇÃO MERECIDA.

Cleber
Visitante
Cleber

Parabéns, que projeto maravilhoso!

Robson Pinheiro Ferreira
Visitante
Robson Pinheiro Ferreira

Parabéns professora pelo ótimo projeto

MARIA DAS NEVES CERQUEIRA DA CRUZ
Visitante
MARIA DAS NEVES CERQUEIRA DA CRUZ

Parabéns Professora Suzi, trabalho maravilhoso e com um valor indenitário grande, conhecer a África a partir de histórias, jogos e brincadeiras deixa a aprendizagem mas leve e prazerosa. Material fantástico!

Daisy Pinto
Visitante
Daisy Pinto

Parabéns professora Suzi! Gratidão pela partilha.

ELISANEIDE SILVA SALDANHA LIMA
Visitante
ELISANEIDE SILVA SALDANHA LIMA

Excelente projeto, parabenizo a professora Suzi pela belíssima iniciativa no desenvolvimento e execução desse projeto!!

Ana Paula Falcão Cardoso Pereira
Visitante
Ana Paula Falcão Cardoso Pereira

Parabéns professora Suzi!
Seu projeto mostrou que nossa matéria e tão importante quanto às outras.
Obrigada pela dedicação.

Anderson Fernandes Silva
Visitante
Anderson Fernandes Silva

Parabéns Muito Sucesso Pra VOCê.

Patrícia
Visitante
Patrícia

Parabéns professora. Obrigada por compartilhar, certamente será inspirador para a realização do planejamento pedagógico de 2021. Abraços.

Mario Sergio
Visitante
Mario Sergio

Parabéns professora, a educação brasileira precisa muito de gente de valor como você. Atitudes como a sua e que realmente pode mudar a situação de nosso povo.

moraima
Visitante
moraima

Muito interesante parabéns feliz natal prospero ano novo

Daniel Claber simões
Visitante
Daniel Claber simões

Parabéns Profa Suzi por um projeto tão relevante ao nosso tempo e obrigado por compartilhar

Vania Saraiva de Souza
Visitante
Vania Saraiva de Souza

Professora Suzi, Parabéns pelo trabalho desenvolvido e grata por compartilhar conosco!#Valeu.

Antonia Fernanda Morais
Visitante
Antonia Fernanda Morais

O TEMA FOI ÓTIMO, O PRECONCEITO SEMPRE EXISTIU, MAS TODOS SÃO SEMELHANTES , ASSIM E INACEITÁVEL NÃO RESPEITAR O OUTRO , SEJA O MOTIVO DE COR, RELIGIÃO, NÍVEL SOCIAL.TODOS SOMOS IGUAIS.Merece nota 10 .

PATRICIA SILVADOS SANTOS SOUSA
Visitante
PATRICIA SILVADOS SANTOS SOUSA

PARABÉNS PROFESSORA SUSY, PELO EXCELENTE TRABALHO, ESTE PRÊMIO FOI MAIS QUE MERECIDO

Juliana
Visitante
Juliana

Que coisa linda professora Suzi. Parabéns! Eu enquanto mulher preta, professora, mãe e moradora de uma Comunidade, sinto-me prestigiada e representada. Enquanto a esperança estiver em nossos corações, lutaremos por educação formadora de cidadãos mais humanizados!

Bjs

edu.fisicacurso2016@gmail.com
Visitante
edu.fisicacurso2016@gmail.com

Parabéns professora Suzi pelo excelente trabalho, por ser vencedora nesse concurso. Obrigada por compartilhar conosco esse valiosíssimo conhecimento.

Bruno Carielo Leoncio
Visitante
Bruno Carielo Leoncio

Simplesmente maravilhoso poder contar com profissionais deste naipe que só engrandecem nossa profissão. Parabéns educadora Suzi pelo lindo projeto e pela generosidade em compartilhar seus conhecimentos.

Flávia Borges.
Visitante
Flávia Borges.

Parabéns pelo excelente trabalho.

Gilberto Jóia
Visitante
Gilberto Jóia

Parabenizo a Professora Suzi pelo excelente trabalho e merecido prêmio. Grato por compartilhar essa valorosa temática implementada e impulsionada pela Educação Física. Show!!

Roberta Gaio
Visitante
Roberta Gaio

Parabéns pelo trabalho e pelo prêmio. Merecido!

Marcos Santos Mourão
Visitante
Marcos Santos Mourão

Suzi, tenho um orgulho enorme de ter sido o selecionador deste trabalho! Desde a primeira leitura, me encantei com a sua didática e metodologia. Seu projeto trouxe esperança num ano tão difícil para a educação. Bj

Sidney
Visitante
Sidney

Parabéns … Eu trabalho com capoeira e quando vejo essas outras iniciativas para mostrar mais sofre cultura africana fico muito feliz . Povo brasileiro tem que entender a importância que tem as raízes deixadas …