Antes de começar a leitura, conheça os dois novos conteúdos do Impulsiona, com foco no Fund II e Ensino Médio:
E-book Educação Física Antirracista - conceitos e sugestões de atividades: https://impulsiona.org.br/educacao-fisica-antirracista/
Curso - Como aumentar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física: https://impulsiona.org.br/participacao-educacao-fisica/
Após exatos 100 anos que sediou o evento, Paris está se aquecendo para receber o espetáculo dos Jogos de 2024 novamente! Como sempre, o Impulsiona está aqui para te deixar por dentro de tudo que você e seus alunos precisam saber para não perder nenhum lance.
Separamos as informações imperdíveis sobre a competição: data, número de esportes, atletas, expectativa de medalhas do Brasil e muito mais. Vamos lá?
Os Jogos Olímpicos começam no dia 26 de julho e terminam no dia 11 de agosto de 2024. Já os Jogos Paralímpicos vão de 28 de agosto a 8 de setembro.
A cidade-sede é Paris, mas outras regiões da França também serão palco dos Jogos como Lille, Vaires-sur-Marne, Marselha, Lyon, Bordeaux, Saint-Étienne, Nice e Nantes.
Pela primeira vez, a cerimônia de abertura, que acontece no dia 26 de julho, não será em um estádio, mas no famoso rio Sena, no coração da cidade de Paris.
O logo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos vai ser o mesmo, alterando apenas os aros e o agito embaixo da marca. A proposta une três símbolos: a medalha de ouro, a chama Olímpica e Paralímpica e a figura de “Marianne”. Você consegue vê-la, com cabelo e boca? Essa é uma homenagem a Revolução Francesa. “Marianne” era o nome mais comum entre as trabalhadoras da época e foi escolhido para a personagem que representaria os ideais do novo regime, popular e igualitário.
Os pictogramas são desenhos que representam cada esporte da competição. Eles apareceram pela primeira vez em 1964, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, como forma de diminuir as barreiras linguísticas entre os países.
Para os Jogos Paris 2024 foram criados 62 pictogramas com um estilo mais minimalista e geométrico. A ideia de simplificar os desenhos é torná-los inclusivos e acessíveis.
Entre as modalidades das Olimpíadas são 47 símbolos. Já para as modalidades Paralímpicas são 23 pictogramas:
As três inspirações para a tocha de Paris 2024 são água, igualdade e conciliação, de acordo com o designer Mathieu Lehanneur, que desenvolveu o projeto.
A água faz referência ao rio Sena, com textura que simula o movimento das ondas e reflexo das águas do popular ponto turístico da capital francesa. A igualdade foi expressa pelo formato simétrico da tocha. Já a conciliação é a ideia de paz que esse símbolo transmite nas curvas e linhas arredondadas.
Dessa vez, a tocha será a mesma para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, conduzida por 11.000 pessoas (10.000 para as Olimpíadas e 1.000 para as Paralimpíadas) durante o revezamento.
Chamadas de “Phryges”, as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos fazem referência aos barretes frígios, gorros vermelhos usados na Revolução Francesa, que viraram o símbolo da república no país.
Com as cores azul, vermelho e branco, as mesmas da bandeira da França, e o logo dourado de Paris 2024 no peito, as mascotes têm diferenças apenas nas pernas. Enquanto a Olímpica usa um tênis branco, a Phryge Paralímpica possui uma prótese. “Sozinhos somos rápidos, mas juntos vamos mais longe” é o lema das personagens, que são símbolo de união e trabalho em equipe.
Ao todo, são 48 modalidades e 32 esportes nos Jogos Paris 2024. Na lista abaixo você consegue acessar conteúdos do Impulsiona que ajudam a ensinar diferentes atividades para os alunos.
Modalidades Olímpicas: atletismo, badminton, basquete, basquete 3×3, boxe, breaking, canoagem de velocidade, canoagem slalom, ciclismo BMX freestyle, ciclismo BMX racing, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, ciclismo mountain bike, escalada, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, golfe, handebol, hipismo, hóquei sobre grama, judô, levantamento de peso, luta, maratona aquática, nado artístico, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, rugby sevens, saltos ornamentais, skate, surfe, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia.
Modalidades Paralímpicas: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para cegos, goalball, hipismo, judô, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo e vôlei sentado.
O breaking e a canoagem slalom extremo chegam para integrar o quadro de modalidades dos Jogos de Paris 2024.
O breaking ou breakdance é nasceu nos anos 70 nas periferias dos Estados Unidos. Os participantes se enfrentam improvisando para criar uma coreografia no ritmo da batida de uma música escolhida pelo DJ. As disputas são individuais e duram no máximo 60 segundos. Em Paris 2024, a modalidade será dividida em masculino e feminino, com 16 dançarinos participando.
A canoagem slalom tradicional já faz parte dos Jogos há 30 anos. Esse ano a novidade será o caiaque extremo: quatro barcos disputam para tentar concluir um trajeto primeiro. A competição será dividida em masculino e feminino.
Paris 2024 entra para a história ao equilibrar o número de atletas masculinos e femininos pela primeira vez. Para além da representação da mulher na logo, com a figura de “Marianne”, a competição foi planejada para fomentar a igualdade de gênero. Das 32 modalidades esportivas, 28 incluirão homens e mulheres. Mais da metade das provas terá participação feminina, totalizando 152 competições para mulheres, 157 para homens e 20 mistas.
A vila mais ecológica de todos os tempos vai receber cerca de 14 mil atletas nos Jogos Olímpicos e 8 mil nos jogos Paralímpicos. Localizada às margens do rio Sena, o lugar de 300 mil metros quadrados foi projetado para virar um bairro após o fim da competição.
São 82 prédios, 3 mil apartamentos, 7.200 quartos e muita sustentabilidade. Por exemplo, ar condicionado? Nem pensar! Apesar de temperaturas que podem passar dos 40 graus no verão europeu, a ideia é economizar energia elétrica e reduzir a emissão de carbono. As alternativas para isso são fachadas que não recebem muito sol na estação e um sistema de águas subterrâneas naturalmente frias para ajudar a diminuir o calor.
Quer saber mais sobre a vila dos atletas? Clique AQUI!
A equidade de gênero também está presente no Time Brasil. Pela primeira vez o número de mulheres será maior do que o de homens na nossa delegação. Ao todo são cerca de 190 atletas que representarão o país nos Jogos.
Um estudo feito pela consultoria americana Nielsen prevê o Brasil em 14º no quadro de medalhas, caindo duas posições em comparação à última edição, em Tóquio. A estimativa é que a nossa delegação conquiste nove medalhas de ouro e 18 pódios no total. Nomes como Gabriel Medina (surfe), Rebeca Andrade (ginástica), Rayssa Leal (skate) e Mayra Aguiar (judô) são fortes candidatos para conquistar medalhas em Paris.
Após uma pausa nos Jogos de Tóquio devido à pandemia de coronavírus, o Comitê Olímpico Brasileiro retorna com iniciativas significativas. O programa “Vivência Olímpica” permitirá que jovens atletas que não foram convocados para a competição acompanhem de perto o evento, viajando com a delegação. Este ano, 12 jovens terão a oportunidade de vivenciar os Jogos em Paris.
Além disso, o COB introduz uma nova iniciativa nesta edição: o programa de embaixadores. Seis medalhistas olímpicos, incluindo nomes como Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Janeth Arcain (basquete) e Virna (vôlei), acompanharão a delegação brasileira. Sua presença visa não só apoiar os atletas do Brasil, mas também motivá-los durante a competição.
Trabalhamos dois momentos: o primeiro abordando os valores almejados pelo Barão de Coubertin bem como os símbolos presentes nas Olimpíadas e Paralimpíadas. Depois, no segundo momento, o acompanhamento dos jogos. Foi um dos melhores projetos já trabalhos na escola.
Irei trabalhar com texto e questões e vídeos aulas e avaliações.com alunos do ensino fundamental anos finais sobre a olimpíadas em Paris.
Trabalhamos com. Painéil demonstrando os Símbolos, mascote e mapa dos continentes, interdisciplinar com Geografia, história e artes, ficou lindo e os alunos aprenderam muito.
Trabalhar as paraolimpiadas na escola
Paraolimpiadas
Sim,sou professor de educação física e História de trabalhar na escola sobre os jogos paraolimpiadas.
Vamos fazer uma comemoração para as olimpíadas e paralimpiadas
Grata por todas estas informações e ideias para trabalharmos este conteúdo tão importante para nossa disciplina.
Já trabalhando o conteúdo simultaneamente com as transmissões das Olimpíadas que este ano está sendo bem diferente e especial a França realmente sabe sediar Olímpiadas e Viva Pierre de Coubertin.
muito da hora
Olá!
Farei a contextualização histórica com todas as turmas, desde a data mais aceita do início até momento….Serão desenvolvidas as modalidades esportivas de forma prática, Voleibol, Handebol, Xadrez, Tenis de Mesa e Atletismo. Sendo dividido os níveis…alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Haverá premiação!
Muito bo, , esse aplicativo ajuda fazer o trabalho dos jogos olímpicos de Paris 2024
Verdade
Faremos um projeto interdisciplinar com cartazes, maquetes e decoração das salas sobre as modalidades. A culminância do projeto será a visitação dos alunos e professores em cada sala com o objetivo de conhecer e aprender sobre os esportes olímpicos de uma forma ampla e divertida envolvendo todos da escola.
Por favor ajudem-me a entender, desculpe a ignorância: das 48 modalidades citadas no início, são descritas 45. Por acaso estão inclusas, os 2 desdobramentos do skate, as duas da luta e as três do hipismo?
Se afirmativo vai para 49.
…No mais…show o material, já estou aplicando com meus alunos…!!!
Estamos com o projeto pronto para esta II unidade realizarmos uma olimpíada escolar onde trabalharemos três modalidades desportivas: atletismo, ginástica e basquetebol. Faremos uma abertura com coreografias, desfile de algumas delegações com bandeiras, escolha do mascote feita pelos alunos e realizaremos o encerramento da competição com direito a medalhas, e demonstrações de resultados.
Sim. Já preparei um webquest sobre os Jogos Olímpicos no qual os alunos do 8° ano e 3° série do Ensino Médio abordaram temas como o papel das mulheres nos jogos, os primeiros da era moderna, os mascotes olímpicos, entre outros. Faremos uma feira para expor os trabalhos por turma.
Gostei dessa ideia! Expõe mais ai, por favor!