Cobertura

Exercícios físicos para fazer em casa durante isolamento do coronavírus

Professores de Educação Física do Impulsiona enviam sugestões de atividades para alunos e pais fazerem em casa e cuidarem do corpo e da mente

O Brasil vem tomando diversas medidas para combater o avanço do coronavírus. Uma das principais é o isolamento social. Milhões de famílias estão dentro de casa o dia todo, cuidando de si e dos outros. Nesse momento, é super importante manter o corpo ativo, para preservar a saúde física e mental. Veja no gráfico abaixo como a busca no Google por “exercícios em casa” aumentou nas últimas semanas.

Para ajudar as famílias brasileiras, o Impulsiona convocou professores de Educação Física a mandarem ideias de atividades físicas simples e seguras de serem feitas em casa, por alunos de diferentes idades e seus responsáveis. Os exercícios ajudam a liberar o estresse e fortalecer o sistema imunológico.

Confira abaixo algumas dessas sugestões! Se você quiser contribuir, basta mandar seu vídeo para o WhatsApp (21) 99668-4109 ou para o email contato@impulsiona.org.br. Lembre-se de informar seu nome completo, cidade e estado.

Vamos manter o corpo em movimento e vencer juntos essa batalha!

Antes de começar….

Separamos alguns materiais do site do Impulsiona que você pode enviar diretamente aos alunos. São conteúdos práticos e teóricos, do Ensino Infantil ao Médio. É tudo gratuito, basta fazer o cadastro para baixar. Clique AQUI para acessar o material.

Agora sim, vamos aos vídeos!

10/07/2020

Antonio Carlos Gomes – Tuparetama (PE)

Quando a gente fala que os professores de Educação Física são criativos, não estamos brincando! Olha só o que o Antonio preparou em casa… é impressionante! “Esse boliche é construído a partir de potes de iogurtes e a bolinha feita de meias. A reposição semi automática é opcional pois sei que nem todos têm os equipamentos necessários. Mas a diversão é garantida e pode ser construído com outros materias alternativos caso não tenha esses daí.” Um SHOW!

https://youtu.be/DQQaxO0PfVU

Manoela Silva Rodrigues – Diadema (SP)

A professora Manoela dá aulas nas redes estaduais e municipais de Santo André, e mesmo assim encontrou tempo para enviar sugestões de atividades para o Impulsiona! Obrigado e parabéns, professora!

29/06/2020

Diego Felipe – Guarulhos (SP)

O professor Diego é um dos campeões no quesito compartilhar ideias e conhecimento com os colegas! Ele sempre envia vídeos e sugestões de aulas, e dessa vez chegou CHEIO de novidades! Dá uma olhada nos vídeos abaixo, você não vai se arrepender 😉 aproveite e se inscreva no canal dele para ficar por dentro dos próximos vídeos.

 

Manoela Rodrigues – Santo André (SP)

Hora de treinar a pontaria da garotada com o jogo das argolas! Essa sugestão da professora Manoela é simples de preparar em casa e pode trabalhar a concentração e precisão dos jovens.

12/06/2020

Pedro Silva – Madeira (Portugal)

O nosso irmão lusitano está de volta! O professor Pedro, que sempre contribui com vídeos para Impulsiona, trouxe mais três ideias para atividades físicas em casa. E olhem que legal: a primeira é inspirada em vídeos que ele assistiu aqui! Valeu, professor!

Nádia Luz e Beto Queiroz – Presidente Jânio Quadros (BA)

Quer trabalhar a agilidade dos jovens em casa? Se liga na ideia dessa dupla de professores. Eles não apenas gravaram vídeos, mas também fizeram áudios e materiais impressos para os alunos da zona rural. Merecem ou não merecem os parabéns do time Impulsiona?!

Frederico Severino Jr – Viçosa (MG)

O professor Fred é mais um fã dos esportes de rebatida. Ele ensina como fazer uma peteca com materiais simples e fáceis de achar em casa. Valeu, professor!

03/06/2020

Marcelo Smiderle – Caxias do Sul (RS)

O professor @marcelosmiderle é um dos mais ativos na página do Impulsiona, sempre com boas sugestões de atividades físicas em casa. Dessa vez, foram CINCO!! É material para muita aula!

Maria Augusta – Peruíbe (SP)

Ao lado dos colegas Luis Felipe, Luana, Roberta e Roney, a professora Maria Augusta, mais conhecida como “Magu”, compartilhou alguns vídeos. Detalhe importante: os professores são de escolas diferentes, e uniram forças na quarentena para compartilhar ideias e boas práticas, chegando a mais alunos de forma mais eficiente! Parabéns ao time!

 

01/06/2020

Luiz Fernando Cayuela – São José dos Campos (SP)

O professor Luiz sugeriu duas atividades físicas. Uma é bem conhecida: a corrida de sacos! A outra é uma forma de trabalhar força e coordenação com uma bexiga de ar.

 

28/05/2020

Diego Felipe – Guarulhos (SP)

Um dos professores mais criativos da página é o Diego. Quando vem vídeo dele, já sabemos que é coisa boa! E dessa vez vieram logo três. Dá uma olhada! Ponte com tampinha, tubarão e genius!

27/05/2020

Marcelo Smiderle – Caxias do Sul (RS)

Olha que ideia incrível do professor @marcelosmiderle. De acordo com a BNCC, que considera os jogos eletrônicos, ele preparou essa atividade para os alunos do 5º e 6º ano. Angry Birds em Casa, na aula de Educação Física! As orientações para a montagem estão na descrição do vídeo.

Nazareno Montenegro – Trairi (CE)

Pensando em ensinar treinamento funcional a distância? Saca só o vídeo do professor Nazareno!

Sílvia da Conceição – Mucambo (CE)

A Sílvia é professora do Ensino Médio. Ela compartilhou uma atividade e uma mensagem com o Impulsiona. “Diante das queixas dos meus alunos, que estão em estudos domiciliares, por passarem muito tempo sentados para estudar e na correria esquecerem do autocuidado, organizei uma série de exercícios de alongamento que podem ser executados na cadeira entre as pausas do estudo, facilitando assim sua realização no dia a dia e melhorando seus rendimentos após alívio das tensões musculares. Eles adoraram!!!”. A gente também adorou, obrigado, professora!

20/05/2020

Clériston Sales – Sorocaba (SP)

O professor Clériston compartilhou conosco a “forca das sílabas”. No seu canal do YouTube abaixo, tem muitas outras sugestões para todas as idades, vale a pena conferir!

 

Diego Felipe – Guarulhos (SP)

O professor Diego, dono do Instagram @lude.ando, enviou dessa vez o “desafio da trilha”. Siga a página dele para ver outras ideias criativas e fáceis de fazer em casa!

Erijhonison Felix – Natal (RN)

Veio do @proferijhonison a sugestão de uma atividade física improvisada diferente. Confira!

Maurício Teixeira “Kanu” – São Francisco do Sul (SC)

O professor Kanu mandou para nós duas atividades físicas que ele faz com os alunos do Ensino Fundamental I. Valeu, professor!

Rafael Leal – Porto Alegre (RS)

O professor Rafael montou um canal no YouTube para disponibilizar aulas para os alunos da Ed infantil até 3º ano e alunos da EJA. Ele compartilhou também com os professores do Impulsiona, para ajudar nesse momento. Obrigado, Rafael!

Raul Junior – Brasília (DF)

Roleta da atividade física? Online? Veja que legal a sugestão do professor Raul “Chambinho”.

Reinaldo Gonçalves – Guarulhos (SP)

Esse vai para os apaixonados por futebol! Mande para os seus alunos praticarem em casa, de forma segura, e manterem o corpo ativo!

Rosa Pinheiro – Londrina (PR)

A professora Rosa sugere dois circuitos motores. Um para quem mora em casa, outro para quem mora em apartamento.

19/05/2020

Marina Machado – Recife (PE)

A professora Marina é pura criatividade! Olha as duas sugestões que ela mandou. Uma é a sinuca adaptada, e a outra o futebol de tabuleiro. Fácil de construir e divertido de jogar!

José Edcarlos – Recife (PE)

Talvez muitas crianças da nova geração não conheçam um dos brinquedos mais populares da história brasileira: o pião! Com a ajuda do professor José, você pode construir um usando um CD velho e mostrar para a garotada como a gente se divertia antes do videogame ;P

Chris Lira – Recife (PE)

Um dos pontos mais importantes na Educação Física das crianças pequenas é a coordenação motora fina. Que tal trabalhr esse aspecto com o empilhamento dos copos?

Janice Alves – Recife (PE)

A professora Janice sugere que as famílias façam o boliche maluco! Quer saber como funciona? Olha o vídeo abaixo!

Janice Karla – Recife (PE)

A professora Janice compartilha o jogo do arremesso!

Joseane Jardim – Recife (PE)

Criança adora estourar bexiga (balão de ar), certo? Então que tal unir isso à Educação Física escolar?

Maria Madalena – Recife (PE)

Quer trabalhar lançamentos de precisão e a coordenação motora necessária no handebol? A professora Maria ajuda!

Pedro Silva – Madeira (Portugal)

Olha o nosso colega Pedro, diretamente de Portugal, contribuindo com a Educação Física brasileira novamente! Ele enviou dois vídeos, e com direito a usar até a frigideira para trabalhar o corpo. Um show!

Ricardo Bento – Recife (PE)

O professor Ricardo enviou duas ideias para o Impulsiona. Uma delas é quase um treinamento de beisebol adaptado, usando garrafas PET. A outra trabalha a tonicidade muscular, podendo usar até um lençol.

Valnizia Medeiros – Recife (PE)

A professora Valnizia manda a ideia do cabo de guerra adaptado. Só precisa de fita dupla face e um cano ou cabo de vassoura!

15/05/2020

Bertone Santos – Minador do Negrão (AL)

Olha os professores de Alagoas participando do projeto do Impulsiona! O @berttonesantos da escola @emnossasg mandou uma ideia de circuito com vários movimentos usando apenas garrafas PET. Valeu, professor!

Bruno Araújo – Finlândia

É isso mesmo! Depois de Portugal, é hora da Finlândia aparecer aqui na página! Olha que legal a mensagem do professor Bruno: “Com a chegada do Coronavirus a Finlândia, estamos a dar aulas a partir de casa. Para além das aulas de Ed. Física, decidimos na nossa escola criar desafios físicos semanais para que todos na escola (alunos, professores, auxiliares) saiam de perto dos dispositivos eletrônicos, livros e cadernos, e se movimentem. Todos podem participar e, na nossa escola, temos uns prêmios para os alunos que consigam fazer todos os desafios. Os videos estão em finlandês e também têm legendas em inglês e português. Tenho usado as ideias que encontro na internet, fico feliz se conseguir ajudar alguém!”. Ajudou com certeza, professor!

Henrique Breder – Brasília (DF)

Quer treinar o arremesso da sua família em casa? Então faça como o professor Henrique com seu filhão!

Marcia Vieira – Rio de Janeiro (RJ)

Quer trabalhar a coordenação motora e a concentração dos seus filhos pequenos? Dá uma olhada na ideia da professora Marcia!

Mayara Imbriani – Bauru (SP)

A professora Mayara está enviando vídeos com aulas completas para os alunos. Nesse AQUI, ela sugere algumas atividades de combate, mas de forma segura e criativa!

Sandra Sorpreso – São Paulo (SP)

Quem segue a nossa página com sugestões de exercícios físicos já conhece a professora Sandra! Ela sabe tudo de esportes de rebatida, e hoje manda mais uma ideia: o mini tênis adaptado para a quarentena.

13/05/2020

Clarissa Tonon – Cuiabá (MT)

A ideia da professora Clarissa é a pescaria de tampinha! Às vezes nas brincadeiras mais simples está a maior diversão!

Marcelo Rocha de Andrade – Belo Horizonte (MG)

Olha que vídeos interessantes o professor Marcelo enviou. Ambos para o ensino infantil. No primeiro, ele apresenta o alongamento divertido, imitando animais. Uma fofura a garotada fazendo! No segundo, tem uma mágica com desenhos.

08/05/2020

Diego Felipe – Guarulhos (SP)

O professor Diego está sempre enviando ótimas contribuições para a página! Dessa vez, foram três vídeos. Um de exercícios aeróbicos, uma versão do desafio da garrafa e uma brincadeira de pesca para os pequenos. Obrigado, professor!

06/05/2020

Anderson dos Santos – Água Fria de Goiás (GO)

A sugestão de exercício físico do professor Anderson trabalha coordenação motora e MUITO fôlego!!

Manoelli Garcia – Macaé (RJ)

A professora @manureid veio salvar quem precisa de atividades para crianças pequenas! Em dois vídeos ela mostra vááárias, fáceis e divertidas de fazer!

05/05/2020

Felipe Teodoro – São Paulo (SP)

O professor Felipe mandou mais duas ideias para o Impulsiona. São brincadeiras clássicas mas que às vezes a gente esquece e perde a oportunidade de divertir a família. Escravos de Jó e Meu chefe mandou!

Pedro Silva – Ilha da Madeira (Portugal)

E não é que o nosso projeto chegou em terras lusitanas?! O professor Pedro, da região de Funchal/Madeira, conheceu o Impulsiona e decidiu contribuir com alguns vídeos. Como dizem os portugueses: que fixe (legal)! Obrigado, Pedro!

Tereza Queiroz – São Bernardo do Campo (SP)

A professora Tereza também mandou três vídeos para o Impulsiona. O primeiro é uma aula de dança e ritmo. O segundo, serve para quem está começando a se exercitar agora ou para a terceira idade. Por fim, uma aula de crosstraining. Obrigado pela ótima contribuição, Tereza!

04/05/2020

Marcelo Smiderle – Caxias do Sul (RS)

Para quem curte Big Brother Brasil, a atividade do Marcelo é um espetáculo! Ele ensina a construir a prova do líder em que a vencedora do BBB Thelma teve tanta dificuldade. Ideia super legal: usar um programa que está em alta para engajar mais as famílias. Valeu, Marcelo, pela criatividade!

Kelson Sales – João Pessoa (PB)

Olha que legal. O professor Kelson fez uma pesquisa na internet de atividades que os alunos possam realizar em casa sem utilizar muitos materiais, pois muitas vezes os pais não tem dinheiro para comprá-los, e na quarentena também fica difícil de adquirí-los. Ele gravou três vídeos e mandou para os alunos do ensino infantil. Parabéns, professor e seu filhão Caio!

Ailton Marcos – Salvador (BA)

Essa família é muito unida! Contando novamente com a ajuda do pequeno André Guilherme e da Ana Cecília, o professor Ailton mandou mais uma sugestão de atividade física.

30/04/2020

Marcia Vieira – Rio de Janeiro (RJ)

Procurando exercícios de agilidade? A professora Marcia te ajuda!

29/04/2020

Fabrício Gregório – Catanduva (SP)

O professor Fabrício mandou duas sugestões de atividades para o Impulsiona. A primeira é o telefone de latinha, brincadeira tradicional que diverte gerações! A segunda é a construção de uma peteca muito simples com materiais recicláveis. Valeu, professor!

Felipe Teodoro – São Paulo (SP)

O professor Felipe dá aula na rede estadual para o Fundamental I e também é analista de esportes da prefeitura. Ele trouxe uma série de vídeos para o Impulsiona. Todos os materiais são simples e fáceis de conseguir em casa. Tem brincadeiras para várias idades, que ele experimenta com a família e divulga para os colegas. Obrigado e parabéns, Felipe!

 

28/04/2020

Elaine Rocha – Recife (PE)

Saca só essa brincadeira de agilidade que trabalha o cognitivo, coordenação e concentração da garotada!

Erika Patrícia – Recife (PE)

Você já ouviu falar da brincadeira Pé de Lata? Caso não, a professora Erika ensina a fazer em casa!

Janice Karla – Recife (PE)

A professora Janice traz um super clássico para gente: o pega-varetas! Simples, divertido e muito bom para a coordenação motora fina.

José Edcarlos – Recife (PE)

Grande José! Dessa vez ele sugere o famoso telefone sem fio! Quem nunca brincou??

Joseane Jardim – Recife (PE)

Mais uma solução reaproveitando garrafas PET! Valeu, professora!

Levi Pereira – Boituva (SP)

O professor Levi sabe que antes de qualquer atividade física, é essencial alongar bem o corpo. Então ele mandou algumas sugestões em vídeo para gente!

Maria Madalena – Recife (PE)

Saudades de jogar handebol? Então vale a pena ver essa atividade de arremesso a distância da professora Maria!

Marina Machado – Recife (PE)

O nome da brincadeira sugerida pela professora Marina já desperta curiosidade: futebol sushi!! Quer ver do que se trata? Assista ao vídeo!!

Mônica Faber – Sapiranga (RS)

Olha as ideias da @mo_faber: construção de raquetes e o jogo das argolas. As duas atividades divertem a garotada e são muito fáceis de preparar!

Rafael Freire – Recife (PE)

Para o lançamento de arcos, o professor Rafael utilizou: copos descartáveis, fitas, tesoura, papelão, lápis e estilete. Que tal tentar em casa?

Ricardo Bento – Recife (PE)

O professor Ricardo trouxe uma adaptação legal: o tênis de mesa com raquete de mão. Bote a família para se exercitar!

Rubia Soares – Recife (PE)

Com vocês, a dança da vassoura! O objetivo é simples: não deixar cair no chão!

Christiani Lira – Recife (PE)

A professora Chris manda um jogo da velha diferente. O objetivo do jogo é colocar as suas três pecinhas em linha reta, utilizando a casinha central.

Diego Felipe – Guarulhos (SP)

Quem acompanha a página de Exercícios Físicos em Casa sabe que o professor Diego é fera na criatividade! Hoje ele mandou três vídeos super interessantes. O primeiro é um jogo de tabuleiro queniano chamado Shishima. O segundo é o Jogo da Onça, de origem indígena. E para finalizar, alguns exercícios de propriocepção, que é o controle do nosso equilíbrio e a movimentação precisa das nossas estruturas locomotoras. Parabéns pelas ótimas ideias, Diego!

 

27/04/2020

Antonio Carlos – Tuparetama (PE)

O professor Antonio é um dos que mais contribuem com sugestões de atividades na página. Dessa vez, ele mandou dois vídeos. Um mostra como preparar uma corda do tamanho ideal para as crianças pularem. O outro dá orientações de como pular corda adequadamente, incluindo movimento dos braços, pernas e alguns desafios. O pequeno Davi, de quatro aninhos, aos poucos vai pegando o jeito!

Camilla Cotta – Contagem (MG)

Os professores mineiros também estão dando um show na quarentena. A Camilla mandou um vídeo com ideias de alongamento, algo essencial antes de qualquer atividade física. Valeu, professora!

 

Pedro José – Riacho Fundo (DF)

O Colégio Educandário de Fátima montou um canal do YouTube com as aulas de Educação Física que os alunos devem fazer de casa. Muito legal, pode servir de inspiração para outros professores e escolas!

 

Sandra Sorpreso – São Paulo (SP)

A professora Sandra também contribui muito para a nossa página! Ela é especialista em esportes de raquete. Dessa vez, a sugestão é o badminton. Mas não precisa ter equipamento profissional em casa. Ela ensina uma brincadeira que usa, entre outras coisas, uma colher de pau! Parabéns e obrigado, Sandra!

 

Luciane Cardoso – Iperó (SP)

A professora Luciane está em contato direto com os alunos! Ela manda desafios, e eles respondem com vídeos e atividades. Um deles foi pular cordas, veja só!

Tatiana Aparecida – Vazante (MG)

Quem falou que precisa de muita estrutura para se divertir? A professora Tatiana botou o marido e o sobrinho para jogar peteca em casa. Um show!

Janaina Gomes – Crixás (GO)

Os alunos do Ensino Infantil da professora Janaina continuam desenvolvendo a motricidade fina com as atividades enviadas em vídeo. Parabéns, professora!

Karine da Silva Sales – São Paulo (SP)

A sugestão da professora Karine é treinar a habilidade de rebatida dos alunos. Para isso, ela enviou a ideia de um brinquedo feito em casa. Confira!

24/04/2020

Ailton Marcos – Salvador (BA)

Alô, Salvador! O professor Ailton mandou dois vídeos que contaram com a participação especial do filho André Guilherme. O primeiro vídeo mostra atividades rítmicas e expressivas. Tem até música que fez sucesso no Tik Tok. O segundo vídeo é um circuito funcional simples de fazer em casa. Aiton conta que os alunos estão amando as brincadeiras em casa. Valeu, professor!

Diego Felipe – Guarulhos (SP)

No dia 20/04, o professor Diego mandou um vídeo ensinando a fazer bolinhas de malabarismo. Hoje ele ensina como brincar com elas! O vídeo inclui até as cenas de bastidores, com o professor passando sufoco e a filha rindo! 😀

 

Jair Vieira – Itu (SP)

O professor Jair, do Colégio Branda Institute, mandou mais um vídeo para o Impulsiona. Dessa vez, usando duas bolinhas de tênis (ou qualquer outra que quique) ele trabalha coordenação motora com as crianças mais novas.

22/04/2020

Ligia Benate – Franca (SP)

Olha que legal o apoio que a Prefeitura de Franca está dando aos alunos e professores. A professora Ligia compartilhou com a gente os guias de estudos de Educação Física na quarentena. Tem material para o Ensino Infantil e 1º e 2º do Fundamental.

Educação Física – EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Física – 1º ANO OK
Educação Física – 2º ANO OK

 

Regina Queiroz – Goiânia (GO)

A professora Regina mandou mais um vídeo, dessa vez com uma abordagem interdisciplinar. A brincadeira é com aviãozinho de papel, mas mistura Artes, Matemática, e, é claro, Educação Física. Vale muito a pena fazer em casa! Obrigado, professora 🙂

Jair Vieira – Itu (SP)

O professor Jair sugere uma brincadeira que usa uma bola e uma parede. Todo mundo tem isso em casa, né? A atividade é indicada para alunos do Ensino Fundamental I. Valeu, professor!

Marcelo Geovane – Recife (PE)

O professor Marcelo mandou mais dois vídeos com atividades lúdicas para o Impulsiona. Dessa vez, eles trabalham abdominal, coordenação motora e trabalho em equipe. Muito simples e dá para fazer com duas pessoas da família! Obrigado pela parceria, professor!

20/04/2020

 

Simone da Silva – Guarulhos (SP)

A professora Simone é criativa e moderna! Ela mandou esse vídeo depois de postar no Tik Tok, uma rede social muito popular entre os jovens. A ideia dela é para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O desafio é usar o corpo para fazer as letras do próprio nome. E como exemplo, ela mandou a foto dos filhos dela brincando. Fofos!

Diego Felipe – Guarulhos (SP)

Olha essa dupla nota 10 de volta! O professor Diego e a filha hoje ensinam como fazer bolinhas de malabares. Fácil e divertido!

Anderson dos Santos – Água Fria (GO)

O professor Anderson criou o “jogo do corona”. Dá para fazer com bolinhas também! A atividade trabalha a coordenação motora e agilidade da garotada. Valeu, professor!

 

17/04/2020

Marcelo Smiderle – Caxias do Sul (RS)

O professor Marcelo é craque em atividades criativas e fáceis de construir em casa. Veja as novas sugestões que ele mandou e tente fazer com a sua família!

16/04/2020

Sílvia Lima – Mucambo (CE)

Especialmente para os alunos do Ensino Médio, a professora Sílvia mandou um vídeo cheio de orientações e bem simples de seguir. Ela manda uma mensagem para os colegas professores: “Mesmo diante dessa pandemia podemos contribuir com nossos alunos e população em geral através do incentivo à uma vida saudável e mais equilibrada. Ouvimos queixas sobre ócio e ansiedade pelo confinamento e quebra da rotina mas podemos sim contribuir para amenizar isso”. Valeu, Sílvia!

 

Cheila Aparecida – Witmarsum (SC)

O filho da professora Cheila pode estar em casa, mas parado nem pensar! Veja o circuito que ela montou pela casa toda, usando materiais simples e improvisados. Parabéns pela criatividade!

 

15/04/2020

 

Paulo Renato – Mossoró (RN)

Ideias simples e divertidas são sempre bem-vindas, ainda mais durante a quarentena. Uma delas é a do professor Paulo. Segundo ele, o objetivo aqui é estimular as habilidades motoras e a locomoção da garotada. “No período de quarentena, por mais que se tente montar uma rotina diária de estudos, é muito difícil manter as crianças longe dos jogos eletrônicos e de toda tecnologia. Observo no lúdico uma importante ferramenta de contribuição para o desenvolvimento integral de nossas crianças”, afirma ele.

14/04/2020

 

Antônio Carlos – Tuparetama (PE)

Essa sugestão deixou o Impulsiona de boca aberta! O professor Antônio mostrou como se produz uma bazuca de vortex! :O É mais simples do que parece e o produto final é super divertido. Vale a pena assistir ao brinquedo sendo usado no final do vídeo abaixo.  Veja as orientações: “Construída com um botijão de água mineral (balde, pote de sorvete ou de condicionador de cabelos), bolsa plástica, ligas, fita adesiva, parafuso e potinho de remédio. Depois de montada serve como um estilingue diferente daqueles que fazemos com bexiga e um pedacinho de cano pvc, para jogar caroços de milho ou feijão. O diferencial é que o fundo do botijão não é retirado totalmente, deixando uma borda (barreira) para quando o ar é lançado, se chocar com essa barreira e ganhar uma forma de anel (vortex). Assim, se prolonga com direção e força por uns 6m, possível de derrubar uma pilha de copo descartáveis”.

 

Bruno Magliotti – Santos (SP)

Para animar os alunos na quarentena, o professor Bruno propôs danças, e o pessoal começou a pedir músicas e desafios. Aqui o importante é se mexer e manter as crianças animadas e ativas!

 

Diego Felipe – Guarulhos (SP)

O professor Diego sabe que a rotina das famílias durante a quarentena está um pouco confusa, por isso sugeriu uma brincadeira rápida e fácil de se fazer: o pong copo!

 

 

José Jairson “Professor Bolinha” – São Paulo (SP)

O professor José, segundo ele mais conhecido como Professor Bolinha, desafiou a família a se movimentar usando materiais disponíveis em casa. Eles resgataram jogos antigos e criaram até uma mesa de ping pong alternativa usando duas mesas de ferro. Valeu, professor!

 

 

Márcia da Silva – Içara (SC)

A professora Márcia compartilhou duas aulas de Yoga. Uma para crianças e outra para alunos maiores. Ela é formada há 25 anos e continua se reinventando durante a quarentena do coronavírus. Parabéns e obrigado, professora!

Márcia Vieira – Rio de Janeiro (RJ)

A professora Márcia também é do time que reaproveita materiais em casa para manter a família ativa. Ela sugere o jogo das argolas e a brincadeira cantada. Descubra como fazer nos vídeos!

 

Mary Almeida – Piumhi (MG)

A professora Mary sabe bem da importância de se alongar, mesmo para quem não pratica atividades físicas. Veja algumas ideias!

 

Verônica Santos – Luis Eduardo Magalhães (BA)

A professora Verônica traz duas atividades que trabalham a coordenação motora, equilíbrio, paciência e utilizam materiais que são fáceis de encontrar em casa.

 

08/04/2020

 

José Leandro Goulart – Bueno Brandão (MG)

O professor de Educação Física e Taekwondo José Leandro mandou dois vídeos de atividades que a família tem feito em casa. Veja que não precisa de nenhum material especial, é super fácil de fazer!

 

Géssica Rodrigues – Eusébio (CE)

A professora Géssica foi a primeira a mandar um vídeo de zumba como sugestão para se movimentar durante o isolamento do coronavírus. Olha que legal, ela e a filhinha mantendo a saúde em dia!

 

Sandra Sorpreso – São Paulo (SP)

Em mais um vídeo, a professora Sandra sugere a iniciação ao tênis para crianças de 3 a 12 anos. Obrigado, professora! Vamos rebater esse coronavírus para longe 🙂

Antonio Carlos Gomes – Tuparetama (PE)

O professor Antonio mandou mais uma brincadeira, e essa nós não conhecíamos. É o “taca-tampas”! “É uma brincadeira simples e requer apenas tampas de garrafa PET e palitos de picolés. O participante terá que usar o palito como um mini taco para dar uma tacada na tampa e atingir um alvo, outras tampas e até mesmo uma mini trave construída a partir de uma caixinha de papelão”, explica o professor.

 

07/04/2020

 

Keylla Mafra – São Gonçalo (RJ)

A professora Keylla falou que está morrendo de saudades dos alunos do 1º ano! Ela mandou um vídeo para que os pais exercitem a habilidade motora fina com seus filhos. Simples e importante para o desenvolvimento das crianças.

 

Erika Patrícia – Recife (PE)

A professora Erika é mais uma entusiasta dos esportes de rebatida. Ela mandou um vídeo com várias opções de atividades e um plano de aula explicando detalhadamente a proposta. Obrigado, professora!

DIVERSÃO NA QUARENTENA 03.04.2020

Sílvio Roberto – Salvador (BA)

O professor Sílvio contou com a ajuda da esposa para montar esse planejamento para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Manter uma rotina organizada durante o isolamento social é super importante!

QUADRO DE ROTINA PEDRO RIBEIRO (1)

ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE CASA PEDRO R (1)

06/04/2020

 

Aldair Martins – Fortaleza (CE)

Com a ajuda do primo Rafael, o professor Aldair, que trabalha principalmente o futsal, enviou um vídeo com dicas de como praticar os fundamentos básicos do esporte dentro de casa.

 

Antônio Martins – Tuparetama (PE)

Quem aí já brincou de ioiô? O professor Antônio mostra como construir esse brinquedo com materiais alternativos. Uma boa opção nesse momento em que as lojas estão fechadas! Materiais necessários: 2 potes de sorvete; 1 pedacinho de 2cm de cabo de vassoura; 2 parafusos; 1 cadarço ou pedaço de barbante; fita adesiva/lápis de pintar; papelão para o enchimento; cola.

 

Denise Batista – Divinópolis (MG)

A ideia da professora Denise se chama “futebol de mesa”. Para “chutar” a bola, é preciso usar uma colher. Os obstáculos são potes de plástico ou metal presos na mesa, e como bola dá para usar até um limão. Valeu, professora!

 

Janaína Munhoz – Ribeirão Preto (SP)

A Janaína foi a primeira professora a sugerir uma atividade que trabalha muito da coordenação motora e concentração: o malabarismo. Ela explica que costuma ensinar para outros professores, mas que durante a quarentena também é uma brincadeira boa de fazer com a família.

 

 

José Edcarlos – Recife (PE)

Já para o professor José, o foco são os esportes de luta! Ele mostra três variedades fáceis de fazer dentro de casa. Tem até sumô e saci pererê! Vale a pena assistir à luta da garotada, sempre com muita disciplina e respeito. Ele também sugere um vídeo de jogo da memória alternativo.

 

Madalena Ribeiro – Recife (PE)

A professora Madalena apresenta o florete dos cinco pontos, uma adaptação da esgrima. Ela destaca que o equipamento é feito a partir de materiais recicláveis, o que torna a brincadeira sustentável. As regras são as seguintes:

Só será considerado ponto se o adversário for atingido com a ponta do Florete.

Só será validado o ponto se o golpe for aplicado no alvo localizado no tronco do adversário.

Não é permitido sair em hipótese alguma da área de combate, caso o faça será retirado um ponto, caso não haja pontuação não será negativado.

Caso o adversário atinja qualquer parte do corpo do seu oponente que não seja o alvo, será punido com a perda de um ponto, caso não haja pontuação não será negativado.

Cada golpe realizado no alvo corresponde a um ponto.

Cada falta cometida corresponde a menos um ponto.

Vence quem conseguir atingir cinco pontos primeiro no combate.

Toda vez que for ponto ou falta o combate deverá ser reiniciado.

 

 

Marcos Paulo Borges – Jaú (SP)

O professor Marcos deu uma aula, não só de Educação Física mas de prevenção ao coronavírus. Junto com os seus filhos, ele criou um jogo “de tabuleiro” incluindo formas de higiene e de evitar o contágio. E um jogo de vôlei criativo, usando bexigas de ar. Parabéns pelo ensinamento, professor!

 

 

Marina Machado – Recife (PE)

A professora Marina enviou dois vídeos. Um deles mostra o basquete adaptado, em que acriança vai sair de um ponto fixo levando uma bola, fazer o deslocamento por cima de 3 bastões, parar na marcação e tentar o arremesso na cesta adaptada que será um balde. O outro exercício é a ginástica adaptada. Usando apenas papel, tesoura e caneta, basta desenhar figuras de mãos e pés. Podem participar uma ou mais pessoas. As regras do jogo são apenas seguir a sinalização nas figuras no chão, sem tempo previsto para a execução. O objetivo é trabalhar a agilidade e coordenação motora.

 

Nivaldo de Sousa – Governador Valadares (MG)

Olha o professor Nivaldo! Mesmo com a mão fraturada, ele mandou um vídeo mostrando a “trincheira” que construiu no corredor. Não está atrapalhando nenhum vizinho, mantém distância e serve como exercício. Melhoras para a mão, professor!

 

Pedro de Andrade – Cotia (SP)

O professor Pedro traz um pouco de tecnologia. Sabemos que nem todos, infelizmente, tem acesso a esse tipo de videogame, mas vale o registro! É o Kinect. Segundo o professor, é possível trabalhar “equilíbrio, lateralidade, associação visual motora, movimentos uniformes, orientação espacial” e muito mais.

 

Professores de Educação Física de Canguçu (RS)

Olha o recado dos professores de Canguçu! Eles lançaram a campanha #FiqueEmCasaEmMovimento. Muito legal! Contem com o Impulsiona!

 

Rafael Freire – Recife (PE)

O professor Rafael sugere um treinamento funcional  nesse período de quarentena. “Antes de tudo, é importante esclarecer que o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Em um segundo momento, desenvolve e aprimora habilidades específicas do indivíduo, sejam elas voltadas para um esporte ou para a vida diária, promovendo uma melhor qualidade de vida.”

 

Ricardo Bento – Recife (PE)

O professor Ricardo sugere um circuito de corrida e arremesso. Descrição da atividade: após colocar todos os obstáculos em suas posições, um participante por vez realizará o circuito, batendo a bola até finalizar com um arremesso ou se preferir fazer o circuito somente correndo e arremessar a(as) bola(s) na(s) posição estabelecida. Ganha que tiver o maior número de cestas!

 

Rubia Soares – Recife (PE)

A professora Rubia dá uma dica: encoste as costas na parede e tente manter a bola sob controle! Parece fácil, mas na prática… tenta aí!

 

Valnizia Medeiros – Recife (PE)

A professora Valnizia traz duas adaptações de esportes de forma lúdica: o basquete e a ginástica. No basquete, a ideia é testar o reflexo, o conhecimento corporal e vivenciar dribles e arremessos. Na ginástica, é uma espécie de dança da cadeira, misturando com exercícios de ginástica localizada.

03/04/2020

 

 

Douglas Moraes – Porto Alegre (RS)

O professor Douglas mandou a ideia do “basquete adaptado com exercícios”. “Espero que possa contribuir de alguma forma, nesse momento difícil que todos estamos passando. Que possamos ter grandes aprendizados e sair mais forte de tudo isso”, deseja Douglas. Valeu, professor!

 

Tony Ismael – Crato (CE)

Com o professor Tony, não tem molezinha na quarentena! Ele está mandando semanalmente uma série de exercícios valendo nota para os alunos. E tem até ponto extra se os familiares fizerem junto! Vejam no PDF abaixo como a proposta é criativa.

Trabalho de educação física (semana 1)

 

02/04/2020

 

Bárbara Santos – Canoas (RS)

A professora Bárbara criou um canal no YouTube para compartilhar ideias de atividades para pessoas de todas as idades. Vale conferir!

 

Emilian Ramos – Tubarão (SC)

Olha a criatividade da professora Emilian para manter seus alunos ativos. Ela sugere dois jogos: o da “agilidade mestra”, que trabalha velocidade de reação e coordenação motora, e o “vira copo com jogo da velha”, que incentiva o raciocínio lógico e as habilidades motoras finas.

 

01/04/2020

 

Marcelo Smiderle e Nicole Vignochi – Caxias do Sul (RS)

Casal que se exercita junto, fica junto! Esse é o nosso desejo para os noivos professores Marcelo e Nicole, que dão aula na rede municipal e enviaram cinco vídeos muito legais com sugestões de atividades físicas para a quarentena. Valeu, casal!

 

Paola Werneck – Resende (RJ)

A professora Paola mandou todo mundo levantar do sofá, desligar a televisão e repetir os exercícios abaixo! Valeu, professora!

 

Isis Brito – Itabuna (BA)

A professora Isis mandou dois vídeos muito legais para o Impulsiona. O primeiro é um circuito super criativo com obstáculos, o segundo ensina a preparar uma peteca com material reciclável. Veja só!

Karina Kelly – Parnamirim (RN)

A professora Karina, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, gravou um vídeo construindo “cones” de forma diferente e criativa. Em seguida, mostrou um circuito de exercícios físicos para fazer com eles!

 

 

31/03/2020

 

Pedro Citadin – Praia Grande (SC)

Olha quanta criatividade do professor Pedro! Ele inventou um novo “esporte”: o sinutampinha! Diversão garantida em casa, e super fácil de preparar!

 

 

Bruno Almeida – Esperança (PB)

O professor Bruno recomenda que os pais façam o “joguinho de precisão” com os filhos! O material necessário é simples: fitas, sacolas plásticas, tampinhas de garrafa e papel. E aí, bora tentar?

 

Marcelo Januário – Cerquilho (SP)

O brincadeira sugerida pelo professor Marcelo acontece no corredor de casa. Simples e divertido!

 

 

Fagner Pereira – Mauá (SP)

Falando em precisar de pouco material para se divertir, olha só as sugestões do professor Fagner! Mais fácil, impossível!

 

30/03/2020

 

Amanda Vicentini – Jaú (SP)

A professora Amanda está mandando conteúdo teórico e prático para os seus alunos em todas as semanas da quarentena. No vídeo abaixo, ela sugere um circuito, com a duração de 30 segundos em cada etapa. Faça você também!

 

Rose Margarida – Maringá (PR)

A professora Rose dá aula na APAE. Ela disse que faz muitos cursos do Impulsiona e decidiu gravar esse vídeo mostrando algumas ideias de alongamento. Valeu, professora, conte conosco!

 

Marcelo Geovane – Recife (PE)

O professor Marcelo, faixa preta de judô, mandou um vídeo bem interessantes com movimentos do esporte que podem ser feitos dentro de casa. Valeu!

 

 

Wagner da Silva Cruz – Valparaíso de Goiás (GO)

O professor Wagner (@wagnercruzw7) e a filhinha mostram para nós o “relógio invertido”! Os materiais são simples: almofada, cadeiras e pelúcias ou brinquedos.

 

 

Robson Furlan – Londrina (PR)

O professor Robson propõe uma ginástica infantil em casa! Tem o jogo do tubarão, caminhada dos animais e muito mais. “Crianças que se exercitam regularmente podem crescer mais felizes, mais saudáveis e mais inteligentes”, afirma Robson.

Giovani dos Santos – Balneário Camboriú (SC)

Haja criatividade!! O professor Giovani ensina duas brincadeiras muito interessantes: o golfe com vassoura e a torre de copos! Vale a pena conferir. Nesse momento de isolamento social, ele pede que tenhamos carinho com os nossos queridos: “o melhor lugar do mundo, é dentro de um abraço”, diz Giovani.

 

Ervandil (Tio Dido) – Rosário do Sul (RS)

Olha só o que o professor Ervandil, mais conhecido como Tio Dido, preparou para nós: a corrida das tampinhas! Uma brincadeira muito fácil e que sempre diverte a garotada. Ele também deixou uma mensagem. “Aos colegas que estão em casa, vamos seguir realizando da melhor forma a nossa nobre missão, de sermos impulsionadores, motivadores, influenciadores, de levar movimento, alegria, saúde e até mesmo entretenimento às pessoas, para que dê alguma forma, se torne um pouco mais leve a passagem por esse momento difícil que vivemos!”

Ieda Bendzius e Margô Bendzius – São Caetano do Sul (SP)

A campanha de Educação Física em casa teve participação até de mãe e filha! Veja que legal. A professora Ieda enviou um vídeo em que, seguindo e explicando as orientações da BNCC, apresenta os movimentos que a filha personal trainer Margô executou. Trabalho em família nota 10!

 

Elaine Prado – Guararema (SP)

A professora Elaine mandou um vídeo com uma brincadeira super tradicional: as 5 Marias! Talvez seus filhos nunca tenham jogado, né? Mas quem tem um pouquinho mais de idade com certeza lembra desse jogo. Que tal desligar um pouco o videogame e voltar ao passado com a sugestão da Elaine?

 

 

 

Caroline Gomes – Timbé do Sul (SC)

A professora Caroline postou em seu Facebook um vídeo com uma proposta de automassagem! Segundo ela, essa dinâmica oferece diversos benefícios para o corpo e para a mente, reduzindo a tensão nesse momento difícil pelo qual passamos. Clique AQUI para acessar.

 

Diego Pereira – São João do Sul (SC)

O professor Diego também traz uma sugestão bem diferente. É a amarelinha da Yoga! Segundo ele, uma das vantagens dessa brincadeira é que não precisa de nenhum material especial e pode ser feita em qualquer cômodo da casa. Veja abaixo um vídeo ensinando a dinâmica da atividade e outro com as posições da Yoga mencionadas.

 

 

Luiz Henrique – Júlio de Castilhos (RS)

Luiz está no último período da faculdade de Educação Física, mas se adiantou e mandou um vídeo para o Impulsiona. No seu instagram (@LuuizHNunes), ele está postando a série “treine em casa”, onde aborda todos os grupamentos musculares, além de outras modalidades, como treinamento esportivo e hit.

 

Luiz Fernando Cayuela – São José dos Campos (SP)

Haja fôlego para fazer a brincadeira que o professor Luiz recomenda! Tente com os seus filhos, uma aula de condicionamento físico e coordenação motora.

 

Bruno Souza – Cotia (SP)

O professor Bruno sugere uma atividade que nós do Impulsiona não conhecíamos: a catapulta maluca! É moleza de fazer em casa, e pode ser uma boa diversão para a garotada.

 

 

Regina Queiroz – Goiânia (GO)

A professora Regina trouxe atividades para alunos do ensino fundamental durante a quarentena. Primeiro ela prepara uma bola de meia, e depois mostra brincadeiras criativas com ela! Regina deixou também uma mensagem positiva: “que nesse momento de isolamento social possamos reconhecer o quanto o outro é importante em nossas vidas! Foco no momento em que poderemos novamente nos acolher em um abraço!”

 

 

 

Elias dos Santos – Aracaju (SE)

Olha que sugestão boa do professor Elias: uma aula de capoeira dentro de casa! Os responsáveis podem inclusive pesquisar rapidamente e ensinar aos mais novos a origem da capoeira. Assim, vale como aula de Educação Física e de História!

 

 

 

 

 

 

 

Levi Pereira – Boituva (SP)

O professor Levi e a filha trazem duas atividades que trabalham precisão e agilidade. Ele explica que basta uma mesa e tampinhas para uma, e um cabo de vassoura para outra. Vamos tentar?

 

 

Fuad Antônio – Jaú (SP)

O professor Fuad sugere uma atividade de futebol para o Ensino Infantil. Claro, antes de começar a brincadeira, ele propõe um aquecimento para a garotada.

 

Mary Almeida – Piumhi (MG)

A professora Mary disse que está “apaixonada com a imensa riqueza de possibilidades” de atividades durante o isolamento. Ela elaborou o Soletrando (nível fácil), que apresenta um exercício para cada letra e pode ser usado desde a Educação Infantil até a terceira idade. Uau!

 

 

 

Diogo Oliveira – São Gonçalo (RJ)

O professor Diogo teve uma ajudante mais do que especial: sua pequena filha Ester, de seis anos. Juntos, eles construíram e brincaram com o “rabo de foguete” e com o basquete adaptado. Simples e divertido, veja abaixo!

Guto Costa – Coruripe (AL)

O professor Guto sabe que para se exercitar em casa, basta ter vontade e um pouco de criatividade. Ele mandou dois vídeos, sendo um deles uma brincadeira com qualquer tipo de raquete que você tenha em casa.

 

 

26/03/2020

 

Adriana Mathias – Rio de Janeiro (RJ)

A professora Adriana recomenda que as famílias façam atividades de coordenação motora e ritmo com os filhos pequenos durante a quarentena. “O momento de isolamento vai passar e precisamos estar fortes para voltarmos com mais energia pra rotina de trabalho”, diz ela.

 

Vania Lima – Registro (SP)

A professora Vania está enviando vídeos para seus alunos se manterem ativos. Um deles é um circuito bem simples, mas que todo mundo fica suado no final! “A dica que eu deixo é: mesmo estando em isolamento, é possível fazer muita coisa, coloque aquela música que você mais gosta, relembre aquele ritmo que você dançava, vale tudo!! Só não vale deixar para amanhã, comece hoje😉”, recomenda ela.

 

Lucio Coraiola – Curitiba (PR)

O professor Lucio recomenda uma brincadeira bem brasileira para esse momento de isolamento: a altinha! Para iniciantes, ele sugere uma bexiga de ar. Sobre o momento, Lucio afirma: “temos a responsabilidade social de nos mantermos em casa, mas isso não precisa ser uma tortura, vamos tornar este momento uma oportunidade de relaxar e aproveitar com a família.”

 

 

Gabriela Pego – Coronel Murta (MG)

A professora Gabriela mandou um vídeo do circuito que ela organizou na Escola Municipal Rossana Ferreira Murta. Ela diz que, usando a imaginação, dá para montar algo bem parecido dentro de casa. “Vale a pena ocupar o tempo e gastar energia com coisas que nos façam bem, como qualquer atividade física que nos mantenham sempre em movimento”, completa Gabriela.

 

Alexandre Santana – Rio de Janeiro (RJ)

O professor Alexandre recomenda a atividade abaixo para crianças de até 5 anos. E ele deixa uma mensagem aos colegas professores: “faça um roteiro do seu dia estipulando horários para trabalhar home-office, para ler e estudar, para o lazer, para brincar com seu filho e conversar com seu cônjuge (se tiver), alimentar-se bem, ligar para familiares e amigos e para cuidar do seu corpo e mente. Tudo isso vai passar e sairemos fortalecidos após essa quarentena. Fiquem bem.🙌🏻🙏🏻”

 

Carlos Roberto Santos – Itapipoca (CE)

Veja que gracinha o filho do professor Carlos se exercitando no circuito que ele montou. Tudo com materiais simples e bem fácil de fazer, mesmo que na sala da casa. Ele deixa uma mensagem de otimismo: “irmãos, sigamos firmes com muita força e determinação em nossas nossas casas, aproveitando cada momento com nossa família (brincando, conversando, assistindo a TV e principalmente se exercitando). Pois tudo isso será passageiro e tudo depende de nós (nenhum a menos).”

 

 

25/03/2020

 

Aracelle Martins – Várzea da Palma (MG)

Para manter o filho ativo em casa, Aracelle fez um verdadeiro teste de goleiro! Com bolinhas de plástico, dá para treinar agilidade e precisão. “Aproveite o momento para refletir o quanto a vida é importante!”, sugere ela.

Fábio Henrique – Rio de Janeiro (RJ)

O professor Fábio ensina nas redes municipal e estadual do Rio. Nesse período de isolamento, ele está dando aulas para a filhinha Maria, de quatro anos. Veja como em um espaço pequeno da casa, Fábio foi capaz de divertir a pequena!

 

Jorge Antônio – Itapitanga (BA)

O professor Jorge enviou um vídeo do circuito que ele costuma fazer com seus alunos pequenos. Dá para montar algo semelhante dentro de casa, e botar a garotada para se exercitar como a Júlia do vídeo! Muitas das atividades poderão ser realizadas com materiais reciclados e adaptados para residência. Como por exemplo: garrafas pets, caixa de sapatos, cordas. Embalagens diversas para obstáculos, como de margarina, por exemplo. A mensagem de Jorge para o pessoal: “Que Deus possa nos abençoar nesses dias difíceis mas que nos promovem a compreensão das tomadas de decisões em nossas vidas e dos nossos semelhantes! Muita calma nessa hora e #ficaemcasa!”

 

 

Leandro Garcia – Jaú (SP)

O professor Leandro traz uma atividade super diferente! É a prática corporal do treinamento perfumado, uma ginástica de conscientização corporal chinesa, com movimentos lentos e suaves. Ele explica que “nosso corpo e mente são princípios indissociáveis de nossa constituição como seres humanos. Sendo assim, a introspecção ocasionada pelos momentos de isolamento torna essencial a manutenção de nossa saúde em uma perspectiva abrangente.”

 

Paloma Padilha – Lages (SC)

Olha que legal o que a professora Paloma fez. Ela organizou uma agenda para as famílias em isolamento planejarem dia a dia quais atividades irão fazer em casa. “Devemos achar o maior número de estratégias para tornar esse momento mais ameno. E a atividade física é uma destas, pois além de divertir e fazer bem ao corpo, ainda pode unir mais as famílias.”

Silvia Miron – São Carlos (SP)

Silvia é professora do SESI há 23 anos e da prefeitura municipal há 24 anos. Uma das atividades que ela recomenda para a família fazer em casa são os abdominais. Veja abaixo algumas formas simples. Ela ressalta que “não podemos pausar nossa rotina de atividade física. Precisamos também dormir bem e termos uma alimentação saudável e balanceada.”

 

 

24/03/2020

Marcelo Rizzon – Caxias do Sul (RS)

Olha a criatividade do professor Marcelo com seu filho de quatro anos. Ao som de Missão Impossível, o pequeno venceu todos os obstáculos e deu uma aula de movimento para o Tom Cruise! Marcelo explica que “quando nos exercitamos, ocorre uma produção de substâncias que nos dá a sensação de bem estar. Nesse momento difícil que estamos passando, precisamos nos ocupar com atividades prazerosas, pois só assim manteremos mente e corpo saudáveis.”

 

 

Pedro Vasconcellos – São Bernardo do Campo (SP)

O professor Pedro é mais um a contribuir com uma sugestão de exercício físico em casa. Ele sugere também que os professores busquem outras ideias no YouTube. “Quem é bom com palavras, escreva algo. Quem canta bem, uma música. És mestre no fogão, um doce ou bolo experimental, na verdade, o produto final, pouco importa. O que importa é o amor é a atenção que a gente bota dentro de cada coisinha que damos a quem amamos”, diz ele sobre o período de isolamento social.

Alline Morais – Resende Costa (MG)

A professora Alline tem usado as redes sociais para dar sugestões de atividades físicas aos alunos e colegas. Veja no seu Instagram algumas dessas ideias!

Sandra Sorpreso – São Paulo (SP)

Nada de deixar a peteca cair! Essa é a mensagem da professora Sandra. Ela fez o exercício abaixo com os seus alunos de badminton, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “É através do movimento que nos expressamos. Nos mantendo ativos nos sentiremos mais aptos e vivos para enfrentar os desafios.”

 

Fredson Ricardo – Codó (MA)

Olha que legal. O professor Fredson montou um circuito pensando na esposa e na filha. Eles se exercitam juntos nas segundas, quartas e sextas, durante o período de isolamento social. Recado do professor para todos: “fique em casa e lava bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Juntos venceremos este vírus!”

Bruno Ferreira – Cuitegi (PB)

O professor Bruno sugere para esse período de isolamento a construção de uma peteca caseira. Ele conta que brincadeiras lúdicas trazem “uma paz interior, que nos faz ver a vida com outro olhar, não só esse de susto, agonia e estresse por conta da pandemia.”

Carlos André – Lagoa Nova (RN)

O Carlos está terminando a faculdade de Educação Física, mas já se adiantou e mandou uma sugestão para nós. “Meu filho e eu desenvolvemos uma partida com o tênis de mesa adaptado, utilizamos dois cones (pode ser garrafa PET), fita (corda), bolinha de desodorante roll on. As raquetes podem ser adaptadas com o que temos”, explica ele.

Cleber do Nascimento – Marataizes (ES)

O professor Cleber mandou uma série de exercícios que exigem pouquíssimo espaço para serem realizados. Que tal tentar em casa? Ele manda uma mensagem de esperança: “aproveite a família, divirta-se com ela e, logo, logo, tudo isso vai passar e vai voltar ao normal!!”.

Diego Felipe – Guarulhos (SP)

O professor Diego tem uma aluna muito especial: sua filha! Ele resolveu contribuir com o projeto enviando três vídeos. O primeiro é sobre dança dentro de casa. Pode ter videogame ou usar vídeos do YouTube. O segundo sobre fundamentos do futsal dentro de casa. E o terceiro com a “escada da agilidade”. Perguntamos para ele o porquê dos exercícios. A resposta: “Simples! Para que possamos queimar uma grande quantidade de energia e evitarmos ganhar mais “alguns quilinhos”, para o aumento do nosso sistema imunológico e também para mantermos a nossa mente ocupada, de tal maneira que sentimentos como angústia, ansiedade e até mesmo uma possível depressão fiquem longe de nós.”

 

Jorge Henrique – Nova Iguaçu (RJ)

O professor Jorge já abre a conversa “mandando a real”: “nosso corpo não foi feito para ficar parado. Muito pelo contrário. Devemos andar, pular, correr, agachar…entre outras ações comuns e naturais ao ser humano, e não apenas movimentar as pontas dos dedos deslizando-os sobre a tela.”

Junto com colegas professores do Colégio Ouro Preto (Jorge, Wesley e Camila) eles prepararam o material abaixo. Quase 24 minutos para seguir e se exercitar em casa.

23/03/2020

 

Professora Greiciele – Restinga Seca (RS)

Greice, além de professora de Educação Física, trabalha no projeto Bola pra Frente. Durante o isolamento, todos os dias ela manda um novo desafio por WhatsApp para o grupo. E a energia está lá em cima! “Todo o apoio para essa gurizada que está em casa, para se exercitarem, cuidarem da saúde e trabalhar a mente. Vai dar tudo certo!! 🙏🏾🙏🏾”.

Ah, atenção para o último vídeo: fazer faxina também conta como exercício e ainda ensina a criançada a cuidar de casa!!

 

Gessivan Rodrigues – Areia Branca (RN)

O Gessivan também participou da convocação do Impulsiona. E ele foi simples e direto: “é importante que possamos nos manter ativos nesse momento de distanciamento social, pois a prática de atividade física ou esporte contribuem com a nossa qualidade de vida, ajudando a nos mantermos saudáveis durante esse período.”

 

Maria Elieigila – Itapipoca (CE)

A professora Maria montou um circuito funcional em casa para manter o filho ativo e saudável. Tudo feito com material reciclável. Ela recomenda ao menos três repetições por dia!

 

Odair José – Elói Mendes (MG)

O treinamento do professor Odair é ótimo para alunos do Ensino Médio! “Atividade física é essencial para termos um controle emocional neste momento difícil. Além de proporcionar qualidade de vida e ocupar o tempo ocioso com a quarentena. Vamos nos preparar para dias melhores que estão por vir em breve”, conta ele. Veja abaixo as sugestões bem explicadas e de fácil entendimento.

 

 

Auxiliadora Francisca – São Paulo (SP)

Ela honra o nome que tem para ajudar as famílias brasileiras! Auxiliadora sugere uma atividade que faz sucesso com as suas sobrinhas: o labirinto de Moçambique. A brincadeira de encontrar a bolinha pode ser substituída por pedra, papel e tesoura, explica a professora. E se houver espaço na casa, pode-se utilizar o corpo para andar sobre as linhas demarcadas.

Auxiliadora manda uma mensagem aos colegas: “o ser humano nasceu para se movimentar. Ficamos felizes ao realizar o movimento e assim mantemos o equilíbrio corpo e mente!”

 

Juliano Pinheiro – Balneário Camboriú (SC)

Haja criatividade! Veja só o que o Juliano aprontou com seu filho. Usando copos descartáveis, fita e um carrinho (que pode ser substituído por uma bola), o professor trabalha a coordenação motora e a precisão do filho. “Acredito na importância de nos reinventar nesse momento de isolamento. Sabendo que a metragem do nosso lar é muito maior que a metragem de um leito de hospital na guerra contra esse vírus”, desabafa ele.

Vale a pena assistir ao vídeo até o final e comemorar com essa dupla!!

 

Carmeleide dos Santos – Serra Talhada (PE)

A professora Carmeleide precisa inovar para gastar a energia da sua filhinha de três anos! A segunda imagem merece explicação: Carmeleide arremessa a boneca para o alto, e a filha precisa imitar com o próprio corpo a forma com que ela cai no chão!

A mensagem da professora é de motivação para quem tem dificuldades de ficar em casa. “Para mim, isolamento mesmo é o que os doentes graves estão vivendo. Eu estou em casa ao lado das pessoas que amo.”

 

Vanessa Urbieta – Rio de Janeiro (RJ)

A professora Vanessa gravou esse vídeo com três exercícios pensando nos alunos dela, na Escola Municipal Alexandre Farah. Mas serve para muitos jovens e adultos brasileiros isolados dentro de casa, né? Valeu pela força, Vanessa!

 

Ivanda Gomes – São Paulo (SP)

A professora Ivanda preparou um vídeo com ideias de alongamento. E olha que legal: os movimentos também podem ser feitos por idosos!! Ela deixa uma saudação para os colegas da Educação Física: “galera, nós que adoramos o exercício da profissão, literalmente, bora colocar energia pra exercitar o corpo e o astral! Levanta, sacode, dança, canta, cria e se alegra!!”

 

Adriana Pinto – Rio de Janeiro (RJ)

A professora Adriana teve uma participação especial no vídeo dela: o seu cachorro! Ela gravou exercícios de condicionamento físico. “O corpo forte e feliz levará sua mente a ter um raciocínio coerente com a situação. Vamos lá. Coloque uma música, dance e cante. Faça palavras cruzadas. Leia aquele livro que está guardado. Ficar parado NÃO DÁ!”

 

Arssuele José – Hortolândia (SP)

Você conhece o Tchoukball? Se não conhecer, aproveite para jogar no Google e fazer alguns movimentos nessa aula do professor Arssuele com seu filho! Dá para fazer em qualquer cômodo da casa. Mas é melhor afastar objetos que possam quebrar ;P

 

Flávio Costa – São Paulo (SP)

O professor Flávio gravou com seu filho, também futuro professor de Educação Física, um vídeo mostrando como movimentar o corpo usando qualquer tipo de bola. Sobre o momento, Flávio traz uma reflexão. “Nós não somos um povo acostumado a ficar em casa sem um beijo, abraço, cumprimentar… o simples fato de ficar preso em casa mexe com a saúde mental. Parado, sem se movimentar, você vai ganhar peso, se alimentar mal, ficar estressado.. vamos cuidar da saúde física e mental.”

 

Karen Estrela – João Pinheiro (MG)

A professora Karen não vai dar descanso para os alunos! “Vou lançar desafios semanais. Essa semana foi pular corda. Na semana que vem, amarelinha africana. A ideia é que os pais brinquem junto”, explica ela. Veja abaixo parte da mensagem que Karen envia no grupo de WhatsApp dos responsáveis:

“#O desafio de hoje de Educação Física é super fácil! Os alunos juntamente com seus pais e/ou irmãos deverão fazer 3 séries com 10 repetições de PULA CORDA. Isso mesmo!! Quando pulamos cordas, trabalhamos a resistência, coordenação, psicomotricidade, equilíbrio e flexibilidade … enfim, É DIVERSÃO PURA!! Conto com vocês!!”

Karen pede que os pais mandem vídeos e fotos dos alunos cumprindo os desafios, para manter o controle sobre quem está participando das atividades e tirar eventuais dúvidas.

Vanilson Batista – Imbituba (SC)

Vanilson (@vblemes) é professor de Educação Física e Mestre em Ciências do Movimento Humano. Ele preparou uma aula de ginástica bem simples e que pode ser realizada em casa por adolescentes e adultos, sem equipamento especial. “Ao mantermos nosso corpo em movimento, estamos desenvolvendo habilidades motoras integradas às capacidades cognitivas, melhorando o funcionamento de todas as funções fisiológicas e mentais”, explica ele.

 

 

Sandra Lopes – Rio de Janeiro (RJ)

Sandra pratica muito a Yogaterapia, e conta que essa modalidade ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

 

 

Luiz Junior – Rio de Janeiro (RJ)

O professor Luiz Junior sabe que, seja na escola ou em casa, é essencial aquecer e alongar o corpo antes de praticar atividades físicas. Pensando nisso, ele gravou um vídeo mostrando diversas formas de alongamento para os alunos. Dá para fazer na sala, no quarto, na garagem, até na cozinha! Então dê play no vídeo e estique o corpo junto com o Luiz! Valeu, professor!

 

 

 

 

 

Juliana, Pedro e Cristal – Rio de Janeiro (RJ)

A professora Juliana montou uma brincadeira super tradicional com o filho Pedro e o cachorro Cristal: a bola de meia! Clássico e divertido. Veja no vídeo abaixo.

 

 

 

Aos poucos, vamos atualizando essa página com mais sugestões de aulas! E lembre-se: sempre que puder, FIQUE EM CASA!! Vamos vencer essa batalha juntos e com muito movimento!

BNCC na Prática: do currículo à sala de aula

8
Deixe um comentário

avatar
6 Todas os comentários
2 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Silvio
Visitante
Silvio

Muito boa as práticas, parabéns à todos.

Cristiana Amaral
Visitante
Cristiana Amaral

Olá, gostaria de saber se esses vídeos podem ser compartilhados?

Irene
Visitante
Irene

E legal

tiago
Visitante
tiago

Muito 10! Me ajudou muito nos planejamentos durante a quarentena!

Irene
Visitante
Irene

E verdade

Jessica M
Visitante
Jessica M

Adorei seu post!

Recentemente fiz um post falando como minha vida mudou depois que comecei a trabalhar em casa, sem complicação e não senti os efeitos da quarentena no meu bolso, a galera está gostando muito!

jorge
Visitante
jorge

Parabéns a todos,grande ideia,usei no meu plano de ensino