Histórias Inspiradoras

Planejamento de Educação Física: sugestões para trabalhar os eventos esportivos de 2023 nas aulas

Pan-Americano, Copa do Mundo Feminina, Mundial de Judô e muito mais… confira dicas para trabalhar os eventos esportivos de 2023 na Educação Física

Quem é professor de Educação Física sabe que um bom planejamento leva em consideração os grandes eventos esportivos acontecendo no mundo. Em 2021, tivemos as Olimpíadas de Tóquio. Em 2022, a Copa do Mundo Masculina de futebol. E em 2023, vamos ficar sem nada? De jeito nenhum!

Para ajudar os professores na missão do planejamento das aulas de Educação Física, o Impulsiona preparou uma lista com grandes eventos esportivos de 2023. Mas não é só isso: para cada evento, separamos materiais gratuitos que vão te ajudar a trabalhá-los na escola! 

Lembre-se também que grandes eventos são ótimas oportunidades de trabalhar o esporte de forma interdisciplinar com os alunos. Afinal, cada competição tem muito de Geografia, História, Artes… Bora montar nosso planejamento?

1) MAIO: Campeonato Mundial de Judô

No ano passado, o Catar recebeu o futebol. Esse ano é a vez do Judô! O Campeonato Mundial terá como palco a cidade de Doha de 7 a 14 de maio. Já pensou em levar essa modalidade para as suas aulas?

As lutas fazem parte do conteúdo previsto na BNCC e ajudam a desenvolver habilidades como autocontrole, respeito e consciência corporal. O PDF do Impulsiona apresenta a história e a filosofia do judô. Muito mais do que apenas trabalhar o esporte, essa aula incentiva o aspecto cultural e o desenvolvimento físico e mental dos alunos!

2) JUNHO: Finais da NBA

Programadas para acontecer de 1º a 18 de junho, as Finais da NBA são uma ótima oportunidade para levar o esporte da bola laranja para a Educação Física. Principalmente porque o campeonato está sendo transmitido na TV aberta no Brasil, então seus alunos podem assistir ao torneio de graça!

Nos cursos da parceria NBA e Impulsiona, você encontra uma série de conteúdos práticos e teóricos para as suas aulas. O curso Basquete na Escola contempla as principais regras, movimentos e valores do basquete. E olha que legal: com direito à participação de lendas do esporte como Oscar Schmidt e Magic Paula. 

Já o curso Drible e Controle de Bola aprofunda os conhecimentos nos fundamentos do esporte. São diversas videoaulas com dicas de atividades divertidas e práticas para trabalhar o drible com os alunos.

Os dois cursos são certificados pela NBA e super interativos! Ah, se você curte basquete, fique ligado(a), esse ano tem mais novidades!

3) JULHO: Copa do Mundo Feminina

No ano passado, a Copa do Mundo Masculina agitou as escolas. Em 2023, é a vez das mulheres entrarem em campo em busca do grande título. A competição vai acontecer entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, com sede na Austrália e Nova Zelândia. Essa edição entrará para a história como a primeira com 32 seleções, se igualando ao formato do torneio masculino.

Apesar de avanços como esse, o machismo ainda é muito presente no esporte. Por isso, incentivar a prática do futebol pelas meninas e criar um ambiente seguro para elas na Educação Física é uma forma de contribuir para a luta por igualdade e respeito às mulheres.

Clique AQUI e conheça um PDF que vai te ajudar a trabalhar esse tema nas suas aulas! Ele conta a trajetória do esporte feminino no Brasil, explica a Copa do Mundo, fala de grandes atletas inspiradoras e muito mais! Prontinho para usar com os alunos.

4) AGOSTO: Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica é a “irmã mais nova” da ginástica artística e seu campeonato mundial acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto em Valência, na Espanha.  A modalidade é marcada por acrobacias, música e beleza, uma mistura que chama a atenção dos alunos. Por isso, ela é sucesso na Educação Física!

E no Impulsiona, não tem briga de irmãs! Nosso PDF conta a história do esporte e dá dicas de como adaptar os elementos da ginástica rítmica com materiais alternativos. Uma ótima oportunidade de explicar a diferença entre a Ginástica Rítmica e a Artística na prática!

5) AGOSTO: Campeonato Mundial de Atletismo

O Campeonato Mundial de atletismo acontece de 19 a 27 de agosto desse ano em Budapeste, na Hungria. A modalidade pode fazer parte do seu planejamento e deixar suas aulas ainda mais divertidas.

Pra quem ainda não conhece, o Impulsiona tem um curso de atletismo em parceria com a Confederação Brasileira da modalidade. A formação apresenta dicas de como adaptar o equipamento esportivo de atletismo usando materiais recicláveis ou baratos. Ah, o curso também te orienta a como usar o espaço disponível aí na sua escola. Vale a pena conferir!

6) SETEMBRO: Campeonato Mundial de Ginástica Artística

O Campeonato Mundial de Ginástica Artística vai acontecer na Bélgica de 29 de setembro a 8 de outubro e é classificatório para os Jogos Olímpicos de 2024. A modalidade está presente nas Olimpíadas desde a primeira edição e na última o Brasil fez história com Rebeca Andrade, que conquistou a primeira medalha do país na ginástica artística.

Que tal aproveitar o brilho da brasileira para trabalhar o esporte com os seus alunos? Na escola, a modalidade ajuda a  desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a força. Além disso, é uma ótima forma de diversificar as aulas. Conheça o nosso curso gratuito e leve a ginástica artística para a Educação Física!

7) OUTUBRO: Jogos Pan-Americanos

O segundo de semestre de 2023 será marcado pelos  Jogos Pan-Americanos. A competição acontece a cada quatro anos, com atletas da América Central, América do Norte e América do Sul. Esse ano o evento acontecerá em Santiago, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro. 

As modalidades são variadas e muitas delas também estão presentes nas Olimpíadas. Que tal levar os Jogos Pan-Americanos para a Educação Física?

Dá uma olhada nos conteúdos do Impulsiona com as modalidades que fazem parte da competição: atletismo, badminton; beisebol; boliche; breaking; escalada; esgrima; futebol; futsal; ginástica artística; ginástica rítmica; golfe; hóquei sobre a grama; judô; karatê; natação; skate; squash; surfe; taekwondo; tênis; tênis de mesa; tiro com arco. Ufa! É muito conteúdo!

8) NOVEMBRO: Jogos Parapan-Americanos

Para fechar a lista com chave de ouro: Jogos Parapan-Americanos. A competição reúne atletas com deficiência da América Central, América do Norte e América do Sul e acontecerá logo após os Jogos Pan-Americanos, a partir do dia 17 de novembro.

Serão disputadas 17 modalidades, entre elas bocha, futebol de cegos e goalball. Levar os Jogos Parapan-Americanos para a Educação Física é uma forma de trabalhar a inclusão, o respeito e a empatia com os alunos.

O curso em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro apresenta as modalidades de esporte paralímpico e oferece sugestões para trabalhá-los na escola. Ele é gratuito e dá direito a um certificado de 40 horas. Inscreva-se!

E aí, o que achou dessas ideias? Deixe o seu comentário!

107
Deixe um comentário

avatar
106 Todas os comentários
1 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Gilberto Antônio flores da Silva
Visitante
Gilberto Antônio flores da Silva

Muito boas as opções

Silvia Mayer Rosado
Membro
Silvia Mayer Rosado

Material muito maravilhoso, parabéns!

Lenon Santos
Membro
Lenon Santos

Ótimo material.. Parabéns!!!

Jose Gregorio Vera
Visitante
Jose Gregorio Vera

Excelente..

Ronaldo Leonildo de Souza
Visitante
Ronaldo Leonildo de Souza

Excelente material.
Obrigado.

Cris
Visitante
Cris

Perfeito

Maria Aparecida Rodrigues Vasconcelos Caldeira
Membro
Maria Aparecida Rodrigues Vasconcelos Caldeira

Ótimo!!! Vai ser muito útil.

Helen Cássia Carneiro de Oliveira
Visitante
Helen Cássia Carneiro de Oliveira

Ótima sugestão

Heloisio
Visitante
Heloisio

Excelente!!

Heloisio
Visitante
Heloisio

Excelente!!!

Maria Clarete
Visitante
Maria Clarete

Parabéns, ótimas dicas. Peco que continue compartilhando conosco estas experiencias, para enriquecer o nosso trabalho. Obrigada.

Maria Zelia
Visitante
Maria Zelia

Muito bom

NATANIELA SALES
Membro
NATANIELA SALES

Excelente, top, top, top…. Parabéns isto que é planejamento, atualização. Arrasou!!!! Já farei a inscrição em todos os cursos.

ERIK FABIAM Josias
Visitante
ERIK FABIAM Josias

Uma MARAVILHA, gosto do tema abordado.

Tanha Rodrigues
Visitante
Tanha Rodrigues

parabéns! excelente trabalho…

ANDERSON QUINTAMILHA
Visitante
ANDERSON QUINTAMILHA

PARABÉNS! MUITO BOA!

ANDERSON QUINTAMILHA
Visitante
ANDERSON QUINTAMILHA

PARABÉNS ,,,, MUITO BOM!

João Mendes
Membro
João Mendes

Muito bom.

Fabiana Cominatti
Visitante
Fabiana Cominatti

Muito bom,parabens!!

Fernando Brito
Membro
Fernando Brito

Excelente!! muito bom!

Fernando Carducci Fiuza
Membro
Fernando Carducci Fiuza

Muita energia! Show de eventos.

JIUDICELLI CRISTINA BORGES DE SOUZA
Visitante
JIUDICELLI CRISTINA BORGES DE SOUZA

Excelente o conteúdo,parabéns mais uma vez!!!!!

João Nazareno Ferreira
Visitante
João Nazareno Ferreira

Muito bom, sugestões maravilhosas e ricas, afinal precisamos por lenha na fogueira, nos mais diversos assuntos na atualidade, modalidades e conhecimentos em geral. Grato pelas idéias e sugestões, que perpassam pela interdisciplinaridade em momento oportuno a escolha, Grato.

SONIA REGINA GUIMARÃES
Visitante
SONIA REGINA GUIMARÃES

Gosto muito das sugestões apresentadas pelo impulsiona, eles são excelentes!

Alexssandra Jessica Barbosa Acioly
Membro
Alexssandra Jessica Barbosa Acioly

Adorei!

Filipe
Visitante
Filipe

Top de mais.

Olga Martins
Visitante
Olga Martins

Valeu pelas dicas e materiais!

PEDRO
Visitante
PEDRO

Essa plataforma é uma luz potente para nossa ação de planejar.
Gratidão ao envolvidos.

marcos ribeiro costa
Membro
marcos ribeiro costa

Excelentes conteúdos. São bastante atraentes para nossa comunidade escolar, vamos somar.

Maria L F T FABIAN
Visitante
Maria L F T FABIAN

Muito bom.
Adorei as dicas vou acrescentar e ampliar o meu planejamento.
obrigada.

Daniel Victor dos Santos
Membro
Daniel Victor dos Santos

Muito bom, mais uma vez obgdo.

Mateus Freitas de Medeiros
Membro
Mateus Freitas de Medeiros

Grato pelo auxílio para aulas significativas! 😀

Elione Ferreira
Visitante
Elione Ferreira

Muito bom. Obrigada

Júnior Barroso
Visitante
Júnior Barroso

Beleza

Elisangela Souza
Visitante
Elisangela Souza

Muito bom

Renato Martins
Membro
Renato Martins

Meu ano já está planejado com essas idéias top do Impulsiona!!! Muito obrigado impulsiona.

Carlos
Visitante
Carlos

Show…. Maravilha.. TMJ..

Joanes Jose da silva
Membro
Joanes Jose da silva

Ideias muito relevante para nós professor!!! Parabéns impulsiona !!!!

Orislânio Freire
Membro
Orislânio Freire

Tem que respeitar o “impulsiona”, viu!!

keitiani da silva almeida
Visitante
keitiani da silva almeida

Show, vou usar…

Luciano Santos
Visitante
Luciano Santos

Sempre inovador

Maria Eney Pinto Brasil
Visitante
Maria Eney Pinto Brasil

Excelentes conteudos, bora pra cima!!

Maria Flórida
Visitante
Maria Flórida

Todos os conteúdos são excelentes. Obrigada por compartilhar.

Maria Flórida
Visitante
Maria Flórida

Muito Top. Obrigada por compartilhar.

Zuleica Maria Motta
Visitante
Zuleica Maria Motta

Perfeito. Atividades para o ano todo.

Rogério da Silva Dorcelino
Visitante
Rogério da Silva Dorcelino

Vocês como sempre estão de parabéns!!

Rogério da Silva Dorcelino
Visitante
Rogério da Silva Dorcelino

Só agradecer!!!!

Dione
Visitante
Dione

Sempre muito bons!!!! Obrigada!!!

José Tadeu Costa
Visitante
José Tadeu Costa

Ótima ideia. A atividade (desporto) é apresentada e desenvolvida com respaldo de grande eventos. Muito bom!

Waldenize
Visitante
Waldenize

Adorei os conteúdos e cursos para esse ano, tem bastante coisa interessante, pra enriquecer nosso conhecimento e deixar as aulas mais atrativas e diversificadas.