Histórias Inspiradoras

Retrospectiva Impulsiona 2021

Separamos os melhores momentos do ano para relembrar tudo o que construímos juntos

É hora de se despedir desse ano de muitos desafios, mas também de muitos aprendizados. Vamos olhar para ele com a certeza de que conseguimos chegar até aqui com a sensação de dever cumprido. Para fechar 2021 com chave de ouro, fizemos uma retrospectiva dos conteúdos que marcaram o ano:

 

Esportes mais curiosos do mundo

Começamos 2021 falando sobre os esportes mais inusitados que existem. Você já ouviu falar no cabo de guerra de barcos ou no futebol em que o gol é marcado através do sopro? Conheça esses e outros esportes diferentões na matéria.

Pessoas jogando futebol de sopro com o texto: Esportes mais curiosos do mundo!

Sedentarismo: efeitos sobre o corpo humano e como combatê-lo

Você já conversou com os seus alunos sobre a importância da atividade física para a saúde? Para facilitar essa conversa, nós preparamos um material gratuito que traz o conceito de sedentarismo de forma bem didática. Além de textos, fotos e vídeos que ilustram os efeitos do sedentarismo no corpo humano, o conteúdo em PDF também sugere atividades criativas para estimular os alunos a se manterem em movimento no dia a dia. Incentive a turma a adquirir hábitos saudáveis, baixe AQUI!

Menino deitado usando o celular com o texto: Sedentarismo: efeitos sobre o corpo e como combatê-lo

 

Pacto pelo Esporte 2021

Em março deste ano, o Impulsiona participou do Pacto pelo Esporte 2021, uma série de debates sobre o desenvolvimento do esporte no Brasil que, devido a pandemia, aconteceu de forma online, transmitido pelo GloboEsporte.com. Vanderson Berbat, diretor do programa, integrou uma das sete mesas do evento com a temática do esporte educacional  ao lado de feras do esporte como Flávio Canto, Daiane dos Santos e Clodoaldo Silva.

Capa do programa Pacto pelo esporte de 2021

 

Guia de atividades para Festa Junina online

Anarriê! Chegou a época de festa junina, um dos eventos mais aguardados do ano. Devido a pandemia, pelo segundo mês de junho seguido as comemorações foram afetadas e tivemos que nos adaptar para fazer a festa acontecer. Com a ajuda do Grupo de Estudos e Pesquisa da Educação Física de Brasília de Minas (MG), isso ficou muito mais fácil. Eles disponibilizaram, generosamente,  para os professores do Impulsiona um material com ideias de atividades para celebrar o “Arraiá Virtuá”.

Bandeirinhas de festa junina com o texto: Guia de atividades para festa junina online

 

Curso de Tênis

Uma super novidade de 2021 foi a renovação do curso em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis. Feito para professores de todo país, o curso online, gratuito e certificado é uma ótima opção para ajudar a disseminar esse esporte nas escolas. Além das principais regras e movimentos do Tênis, o curso dá dicas de como construir materiais alternativos para usar nas aulas para alunos de diferentes idades.

Raquete e bolinha de tênis com o texto: Novo curso em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis

 

O que é cringe na Educação Física?

Junho foi cheio de conteúdos no Impulsiona, nesse mês nós trouxemos um termo que fez sucesso por aqui: “cringe”. Assim como nós da equipe, muitos de vocês nunca tinham ouvido falar nessa palavra que ficou na ponta da língua da garotada por um tempinho. Para quem não lembra, esse termo é usado para falar de algo constrangedor, vergonhoso, nas gerações mais velhas. Na matéria, nós listamos algumas coisas consideradas “cringe” na Educação Física, vale a pena conferir!

Homem com expressão de dúvida e o texto: O que é cringe na Educação Física?

 

Webinário das Olimpíadas

No aquecimento dos Jogos Tóquio 2020, rolou um Webinário para debater a importância da Educação Física no ano das Olimpíadas. Além de dar dicas de como trabalhar o tema nas aulas, nós conversamos com uma convidada super especial, a ex-ginasta artística e profissional de Educação Física Luísa Parente. Ela, com toda a sua experiência no assunto falou sobre a importância de ensinar os valores Olímpicos nas aulas. Relembre esse bate-papo clicando AQUI!

 

Os Jogos Paralímpicos nas aulas de Educação Física

Falar sobre inclusão e respeito com os alunos é muito importante e os Jogos Paralímpicos são uma ótima oportunidade para trabalhar essas questões na Educação Física. Na expectativa de te ajudar a levar esse tema tão importante para a sua aula, nós reunimos uma série de conteúdos gratuitos sobre o maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência. A lista inclui materiais em PDF sobre a história e simbologia dos Jogos, curso sobre o Movimento Paralímpico e aulas digitais de esportes como bocha e vôlei sentado.

 

Desafio da Tocha

Em clima de Jogos Tóquio 2020, o Impulsiona lançou o, com o apoio da B3 Social, o desafio Revezamento da Tocha para escolas de todo o Brasil. Os participantes construíram sua própria versão de um dos símbolos mais importantes das Olimpíadas. A intenção era incentivar a criatividade, o trabalho em equipe e o protagonismo dos alunos, além de estimular a valorização da cultura local e a consciência ambiental. O resultado foi emocionante: mais esporte e movimento nas escolas brasileiras.

O brilho é delas: a participação feminina nos Jogos

A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos vem se tornando mais expressiva com o passar do tempo. Elas foram as grandes protagonistas dos Jogos Tóquio 2020, com o recorde de 49% de atletas mulheres. Além de um PDF contando a trajetória feminina nos Jogos desde a antiguidade, nós preparamos uma matéria com algumas histórias das mulheres que representaram o Brasil nessa edição da competição. Esta é uma ótima oportunidade de falar com os alunos sobre a importância de garantir que as mulheres ocupem os espaços que quiserem, inclusive nos esportes.

Surfe na Educação Física

O PDF gratuito sobre o surfe provou que é possível trabalhar esse esporte na Educação Física sem precisar ir à praia. Além de apresentar a origem e evolução do surfe, o material também ensina alternativas para adaptá-lo ao espaço da escola. Que tal se inspirar e levar esse esporte para as suas aulas com muita diversão?!

Curso Basquete na Escola

O curso Basquete na Escola em parceria com a NBA foi um grande sucesso no Impulsiona. Compreendendo a necessidade dos professores, criamos uma formação online, gratuita e certificada pela maior liga de basquete do mundo. Além de um conteúdo super interativo e completo, o curso conta com a participação de grandes lendas como Oscar e Hortência. O objetivo é proporcionar a melhor experiência com o basquete e disseminar esse esporte com qualidade nas escolas brasileiras. Ainda não se inscreveu? Não fique de fora! Venha fazer parte desse time, acesse AQUI!

 

Feliz ano novo! Nos vemos em 2022, com muitas novidades e contribuições para o ensino da Educação Física na sua escola. Professores, obrigada por todo apoio e confiança! 💜

Para finalizar, deixe nos comentários qual foi o seu conteúdo preferido.

31
Deixe um comentário

avatar
31 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
MÁRCIO D'ANGELO CAVALCANTE DA SILVA
Membro
MÁRCIO D'ANGELO CAVALCANTE DA SILVA

Muito bom! gosto de tudo que é feito aqui, muito bem pensando e agente sente que é feito com muito amor, além da riqueza dos conteúdos e os materiais, os cursos, espero um dia trabalhar aqui também rsrsrsrrsrs abraço a toda equipe e estamos mais um ano juntos.

Tezinha Abel
Visitante
Tezinha Abel

Amei todos os temas! Pertinentes!

DANIELLY SANTOS
Membro
DANIELLY SANTOS

simplesmente Incrível!!!! Nota 100000000000000

Joceline Lima
Visitante
Joceline Lima

Esporte mais curioso do mundo !

Carla Andréia Royes Matheus
Visitante
Carla Andréia Royes Matheus

Participação feminina nos jogos

Mateus Freitas de Medeiros
Membro
Mateus Freitas de Medeiros

Ótimos conteúdos proporcionados por essa plataforma incrível! Os Professores de Educação Física são gratos por existirem movimentos que procuram a valorização da Profissão como o Impulsiona.
Em 2022 estaremos juntos novamente! Gratos a toda equipe do Impulsiona Educação Esportiva!

Solange França de Oliveira Pedral
Visitante
Solange França de Oliveira Pedral

Parabéns e obrigada por todo conhecimento compartilhado. Todo conteúdo apresentado foi essencial, vocês deram um showQue 2022 seja muito abençoado pra todos nós.

JIUDICELLI CRISTINA BORGES DE SOUZA
Visitante
JIUDICELLI CRISTINA BORGES DE SOUZA

AMEI TODOS OS CONTEÚDOS,TRABALHEI QUASE TODOS ,ACHO QUE SÓ SOBRE OS ESPORTES MAIS CURIOSOS DO MUNDO QUE NÃO. CONTINUEM BRILHANDO ,VOCÊS SÃO NOTA MIL !!!!

Adenilson dos Reis
Visitante
Adenilson dos Reis

Todos os assuntos foram ótimos, mas conhecer os esportes pelo mundo eum conferir, foi interessante.
Foi novo.

Sérgio Ricardo Toledo
Visitante
Sérgio Ricardo Toledo

Xadrez

Sandro
Visitante
Sandro

Parabéns pelos conteúdos disponibilizados. Aprendi muito e em 2022 eu quero muito mais. Meu muito obrigado a todos. Feliz 2022!!!

Elizabeth Brito
Visitante
Elizabeth Brito

Todos foram ótimos! Mas meu preferido foi Sedentarismo: Efeitos sobre o corpo e como combatê-lo

Olindete
Visitante
Olindete

Esporte mais curioso do mundo

Jami
Visitante
Jami

Parabéns a todas as modalidades dos esportes…
Isto nos impulsiona a acreditar que o futuro, a cada dia, o esporte nos faz renascer para uma melhor qualidade de vida.

Isaac Pereira Da Silva
Visitante
Isaac Pereira Da Silva

Todos os conteúdos fazem a diferença, show total, parabéns a todos.

Ivanildes Conrado
Visitante
Ivanildes Conrado

Boa noite!
Parabéns pelos materiais compartilhados.
Amei o Webinário das Olimpíadas.

Marcia Seresuela
Visitante
Marcia Seresuela

Impulsiona, boa tarde
O meu conteúdo preferido é os esportes mais curiosos do mundo.

João Ferreira Marques Filho
Visitante
João Ferreira Marques Filho

Olá,boa tarde. Vejo que todos os conteúdos foram muito bons, nós professores ficamos muito agradecidos por todo trabalho e empenho do impulsa. Feliz ano novo e um grande abraço a todos.

Albérico Franco
Visitante
Albérico Franco

A participação Feminina nas Olimpíadas

Albérico Franco
Visitante
Albérico Franco

Sem dúvidas foi Foi: A participação Feminina nas Olimpíadas.

Silvia Helena Suffin Pereira
Visitante
Silvia Helena Suffin Pereira

Todos os conteúdos foram top!! Um Feliz 2022 pra toda equipe Impulsiona!!

Celso Calache Scola
Visitante
Celso Calache Scola

Parabéns, conteúdos extremamente relevantes, mas o que mais me chamou a atenção foi o “Surfe na Educação Física”.
Um 2022 na benção de Deus!

Lessandro reis silva
Visitante
Lessandro reis silva

Foi muito bom estar com vcs.

Lucio Cláudio
Membro
Lucio Cláudio

Todos foram gratificante onde desenvolvemos
para colocar em prática nas escolas fantástico Parabéns .
Feliz ano novo

Kley mark dos santos valentim
Visitante
Kley mark dos santos valentim

Basquete na escola.

Joel de Azevedo Medeiros
Visitante
Joel de Azevedo Medeiros

Só tenho a agradecer a todos envolvidos.
Fica difícil dizer qual o conteúdo preferido, pois todos são fantásticos, mas o que eu me identifiquei foi os do movimento paralímpico.
Obrigado à todos e Feliz Ano Novo família Impulsiona.

Elison Nerys
Visitante
Elison Nerys

Tds, amei…. Gostaria de agradecer ao Impulsiona pelo apoio e dedicação sempre com a gente professores de Ed. Fisica. Feliz ano novo a tds…

Professor Carlinhos Oliveira
Visitante
Professor Carlinhos Oliveira

Todos foram importantes na minha formação continuada, obrigado ao todo time do Impulsiona !!!
#Gratidão #feliz2022

ELSI DRESSEL
Visitante
ELSI DRESSEL

AMEI TODOS CONTEÚDOS , PARABÉNS!
UM ABENÇOADO E PROSPERO 2022

Adriana Mailan
Visitante
Adriana Mailan

Impulsiona é top demais!

JOSE LUIZ DE LIMA MARTINS
Visitante
JOSE LUIZ DE LIMA MARTINS

Todos foram fantástico, parabéns !
Um feliz ano novo, com muitas realizações, paz e felicidades para todos nós.