Aproveitando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, o Impulsiona lançou em 2021 o Desafio do Revezamento da Tocha. Escolas de todo Brasil se mobilizaram para construir a própria versão desse símbolo tão importante. Seja no ensino remoto ou presencial, os participantes puderam vivenciar na prática o revezamento da Tocha e aprender mais sobre essa tradição que marca os Jogos levando uma mensagem de paz e esperança. A atividade contou com o apoio da B3 Social, parceira do Impulsiona em 2021 para levar mais esporte e movimento às escolas brasileiras.
O resultado foi um show de criatividade nos vídeos e nos materiais utilizados para a confecção da tocha. Desde itens do dia a dia como papelão e garrafa pet, até folha de bananeira e casca do côco. Nos depoimentos sobre a atividade, os professores destacaram a valorização da cultura local, o incentivo à consciência ambiental e o trabalho em equipe.
A escolha dos vencedores também foi um grande desafio para a banca de jurados do Impulsiona! E olha a boa notícia: como tivemos um empate muito merecido no terceiro lugar, decidimos premiar quatro tochas! É com imenso prazer e orgulho que anunciamos os vencedores do desafio!
A “tocha da educação”, projeto do professor Gabriel com os alunos do Fundamental I e II da EMEF José de Souza Cabral, levantou a questão da pandemia e os desafios da educação nesse momento. No vídeo, vemos os jovens superando obstáculos como o isolamento, a falta de recursos e a desmotivação.
A edição ficou sensacional! E teve até manchete anunciando o fechamento das escolas devido a Covid-19. Além disso, os alunos participaram com muita dedicação do projeto que falou sobre com um tema super atual e relevante com muita criatividade. “A experiência foi incrível, pois lecionar as aulas sobre a tocha Olímpica e o revezamento da mesma despertou muita curiosidade e empolgação nos alunos.”, disse Gabriel.
Além do tema importante, a tocha destacou a cultura local, contendo detalhes referentes à agricultura da cana (o fogo), aos povos indígenas que habitavam a região, à usina de energia solar que fica na entrada do Distrito de Arabá (detalhes quadriculados de papel alumínio representando as placas solares) e o Rio Grande, importante rio da região que divide os estados de São Paulo e Minas Gerais.
A “tocha da educação” destaca a importância da educação como meio de transformação e leva esperança em tempos de pandemia.
A professora Ariany desenvolveu a atividade com os alunos de diversos segmentos da Escola Municipal de Ilha de Maré, que atende a alunos de onze comunidades, cinco delas certificadas como quilombolas. A intenção no desafio era provocar nos alunos o fortalecimento da identidade local e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. “Busquei orientá-los para a produção de um Tocha que valorizasse a cultura local e que fosse feita com materiais reutilizados”, explica a professora.
O projeto envolveu também outros funcionários da escola, como a professora de Artes, que auxiliou na idealização da Tocha feita a partir de elementos característicos da região, como tinta extraída do fruto de urucum e folha de bananeira. O vídeo mostra o espaço da escola e o seu entorno para enaltecer a região. Além disso, conta com imagens dos estudantes das onze comunidades de Ilha da Maré, para prestigiar cada uma delas.
Segundo a professora, a premiação vai contribuir muito para a estrutura da escola, que carece de materiais esportivos essenciais para a realização de algumas atividades na Educação Física. Como a bola de futebol, por exemplo, esporte com o qual os alunos e alunas tanto se identificam e tem como inspiração a jogadora Formiga, que também é da Ilha da Maré.
Confira abaixo o resultado desse trabalho incrível:
Eduardo é professor de Educação Física da Escola Estadual Professor Sebastião de Souza Bueno, e realizou o Desafio da Tocha com os alunos do 6º, 7º e 8º anos. O projeto foi interdisciplinar e contou com a participação das professoras Juliana, da Sala de Leitura e Marcia Feitoza, de Geografia, que acrescentaram um olhar histórico e geográfico sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
A tocha que representou a escola no revezamento foi escolhida através de um concurso em que os próprios alunos votaram no modelo que acharam mais relevante. A tocha vencedora, muito atual e criativa, simbolizou a importância da vacinação em tempos de pandemia.
A tocha foi construída em formato de seringa a partir de papelão, papel de dobradura, rolo de papel higiênico e garrafa pet. Para dar um toque de referência aos Jogos, a parte superior do objeto foi decorada com uma estrela nas cores dos aros Olímpicos e agitos Paralímpicos, representando os atletas que brilham nas edições do evento. “A nossa tocha representa uma seringa, sinal de saúde e imunidade”, conta o professor.
O vídeo contou até com caracterização dos alunos para representar a união entre os diferentes povos do mundo. E no roteiro, a tocha passou por pontos significativos do bairro. “Apresentar o bairro onde fica a escola era muito importante para os professores e estudantes, pois queríamos que nossa comunidade também participasse.”, contou o professor Eduardo, ressaltando a importância da valorização da identidade local.
Veja abaixo como ficou essa tocha tão especial:
A Tocha da Escola Estadual Dr. Antônio Ferreira Lisboa Dias foi um show de criatividade, desde sua construção até a gravação do vídeo! O professor Nivaldo Ferreira propôs a atividade com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que mergulharam de cabeça no desafio. No concurso interno para a escolha da tocha utilizada no vídeo teve tocha feita com côco, tocha com a temática do desmatamento e até uma construção inspirada nas obras de Tarcila do Amaral.
A tocha escolhida para representar a escola foi construída com muita sustentabilidade, a partir de caixinhas de fósforo. Ela remete a um monumento de Governador Valadares, a chaminé, que foi muito importante para o desenvolvimento econômico da cidade. “A nossa tocha foi inspirada no resgaste de memórias, recordações, lembranças do passado, no sentimento de pertencimento ao território, no senso de estética e na identidade local”, contou o professor Nivaldo.
Além disso, Nivaldo e os alunos colocaram na tocha elementos da cultura japonesa, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, como os Tsurus, ave sagrada no Japão, que no objeto construído simbolizou o fogo a partir da técnica do origami, arte secular japonesa de dobraduras com papeis nas cores dos aros Olímpicos. Essa referência combinou muito bem com a cidade local da escola, que é considerada a capital Internacional do Voo Livre.
Para dar o toque final na apresentação, os alunos usaram uma faixa com a bandeira do Japão na cabeça, luvas, máscaras e medalhas no peito, o que os colocou como protagonistas da atividade e verdadeiros campeões.
Confira o vídeo da tocha que une Tóquio a Governador Valadares:
O Impulsiona agradece a todos os participantes do desafio que se dedicaram a essa atividade com tanto empenho. Independente do resultado, todos saem campeões por terem levado os valores Olímpicos e Paralímpicos para as escolas, incentivando a criatividade, a sustentabilidade e o protagonismo entre os alunos.
As quatro escolas vencedoras serão premiadas com um kit de equipamentos esportivos, uma palestra com o medalhista Olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, e os professores líderes ganharão um smartphone de última geração.
Os demais professores inscritos receberão um certificado oficial do Impulsiona.
Parabéns! Foi um desafio sensacional e esperamos que venham mais!
Boa noite! Essa iniciativa realmente merece os nossos parabéns e quero também enaltecer o trabalho de todos, em especial, dos vencedores… No entanto, gostaria de fazer aqui meu registro quanto as mudanças nos prazos de envio, como também quanto ao segmento do público alvo e as regras para confecção das tochas… Acredito que os que seguiram as normas iniciais do edital e enviaram nesse prazo, não foram beneficiados pelo fator tempo… Mas, reitero meu respeito a todos e, em especial, aos vencedores….
Vídeos didáticos, onde onde contempla as formas de linguagem de maneira filosófica e a contemporânea.
Simplesmente, bom e didático onde a imagem é uma verdadeira forma de linguagem
Poxa não acredito que meus alunos não ganharam. Ficou tão bonito nosso vídeo e nossa tocha. Mas valeu a participação. Obrigada. Parabéns aos ganhadores.
Parabéns aos professores e aos alunos participantes. Os vídeos ficaram lindos! Foi muito legal o envolvimento. Adoramos participar, nos envolvemos mesmo não sendo uma escola pública e sim, um centro de atendimento. Que mais desafios sejam lançados para estimular a prática das aulas de Educação Física e o envolvimento com o esporte.
Gostaria de dar uma dica, que a data de encerramento das inscrições sejam mantidas, pois pode acabar prejudicando quem correu para terminar a tempo e no final ter adiamento.
Irei repassar os vídeos dos ganhadores ao nossos alunos!!!
PARABÉNS!!!! ACHEI LINDO!!!
Parabéns aos professores e alunos envolvidos! Arrasaram!
Parabéns! Meu alunos ficaram ansiosos, mas o que vale mesmo é o aprendizado que dica.
Boa noite! Tudo bem? Adorei todos os videos, ficaram ótimos e a criatividade com certeza foi superada através da esperança. Parabéns a todos os participantes! E que essa tocha nunca se apague mesmo nós dias mais escuros…
Sensacional o projeto criado por cada professor e desenvolvido com os alunos, um trabalho simples e com muito informação, parabéns a todos os alunos e professore.
Que fantástico cada criação e empenho individual e coletivo, estão todos de parabéns.
É lindo de ver que estamos salvando educação e marcando positivamente a vida dessas crianças!! #parabéns
Primeiro gostaria de parabenizar pelo movimento, isso faz resgatar toda uma cultura, e consegue fazer com que muitos alunos conheçam ao pé da letra, toda a história das olimpíadas, precisamos de mais movimentos assim. Porém é a primeira vez que vejo uma situação, como a que vi aqui, onde o professor, que foi convidado para demonstrar com a sua tocha, uma ideia de como seria, e acabar sendo um dos ganhadores, pode ter tido seu mérito, parabéns para ele, mais para a coordenação realmente ficou a desejar, não pareceu transparente com os demais, trouxe uma imagem de manipulação. Além do… Read more »
Olá, Rodrigo. Obrigado pela mensagem. A tocha da escola do professor Nivaldo foi eleita por uma banca independente, sem nenhuma relação com o educador. Ela utiliza materiais recicláveis, traz a cultura local da região, elementos dos Jogos de Tóquio e foi a vencedora após um concurso interno da escola, mostrando engajamento de diferentes turmas em torno do desafio. Além disso, a trilha sonora remete aos atletas brasileiros nas Olimpíadas. Essas são algumas das características que a levaram à premiação. O Impulsiona defende a Educação Física em todas as regiões do Brasil, buscando promover inclusão e impacto social por meio do… Read more »
Parabéns galera! Os vídeos ficaram impressionantes, arrasaram na criatividade!
SALVE! SALVE! O primeiro maior “REVEZAMENTO” certamente foi por no ar em tempo hábil em cumprimento ao edital de lançamento desse ACONTECIMENTO para as escolas de todo o Brasil em um período de pandemia, de ensino hídrico, de aulas presenciais, aulas remotas. Ver nossos alunos de Goval para o BRASILLLLLLLLLLLL….
MUITO OBRIGADO!
Parabéns Professor Nivaldo. Sempre muito competente. E mais uma vez superando os desafios.
Nossa, que movimento legal. Parabéns a todos que participaram , aos vencedores mais ainda e ao Impulsiona que nos motiva e estrutura cada vez mais
Gostaria de ver os outros trabalhos
Parabéns…. vídeos lindos… amei poder ter participado!!!!
Parabéns pela criatividade de todos os participantes.
Parabéns pela criatividade a todos os participantes.
Parabéns aos vencedores. Trabalhos incríveis!
Parabenizo os ganhadores e ao time Impulsiona por poder nos proporcionar esse desafio, apesar de não ter ganho fiquei muito contente em ter participado, meus alunos adoraram o desafio.
Muito bom os vídeos galera, se quiser ver o meu esta ai https://www.youtube.com/watch?v=V8TON8KzYbg
Parabéns à todos os professores lindos vídeos!!
Parabéns aos vencedores! Nossa Escola do Campo no Assentamento Sepé Tiaraju, ficou muito envolvida com todo o processo do Desafio da Tocha com o Coração da Bananeira. Tivemos um retorno muito positivo por parte da comunidade, e agradeço ao Impulsiona por proporcionar esse momento aos nossos alunos.
CHOREI COM PROF NIVALDO.
MAS TODAS AS TOCHAS SÃO VENCEDORAS…EM PLENA PANDEMIA SAIREM TRABALHOS TÃO LINDOS. NÃO TIVE PERNAS, PORÉM TIRO MEU CHAPÉU PARA ESTES TRABALHOS!!!
Parabéns aos envolvidos que recriaram alternativas nesse momento de distanciamento social!
A escola Cabral esta muito lisonjeada, Muito contente !!!!
Gostaria de parabenizar o Impulsiona e parceiros pela iniciativa, foi emocionante participar com minhas/meus educandas/os!!!!
Estou muito feliz, pulando de alegria, porque agora teremos materiais esportivos na escola graças ao Desafio da Tocha!!!
Uuuhuuuu!!! Gratidão!!!
Infelizmente as minhas escolas não venceram. Mas gostaria de fazer uma sugestão . Pelo menos enviar um certificado de participação, para a escola.
Fico feliz em ter participado do desafio. Foi bom para os alunos reverem os amiguinhos e usarem a criatividade. Parabéns ao IMPULSIONA por sempre mostrar meios de como a Educação Física é importante.
Parabéns pela participação de todas as equipes!
Bom trabalho pessoal!!
Puxa! A tocha da escola além de ser feita com materiais recicláveis teve uma reação química para representar o fogo com água, óleo, corante e comprimido efervescente. Ficou linda!! Que pena que não ganhamos..
Parabéns aos vendedores! Maravilhosos trabalhos. Show!
Olá, foi ótimo participar do desafio, parabéns a todos os merecedores dessa conquista. Parabéns aos organizadores do evento!