A história da Educação Física no Brasil tem os seus primeiros registros em 1500. Confira nesta matéria a evolução da prática esportiva no país!
Quando os portugueses chegaram em terras brasileiras encontraram índios que dançavam, saltavam, caçavam com arco e flecha e nadavam. Eram exercícios, em sua maioria, naturais e necessários para sua sobrevivência, mas também haviam práticas ligadas à cultura indígena como jogos de peteca, corrida e lutas – primeiras manifestações do que, mais tarde, se nomeou Educação Física. Clique aqui e confira algumas atividades tradicionais de comunidades indígenas que podem ser ensinadas na aula de Educação Física.
Com a chegada dos jesuítas, a Educação Física começou a ganhar contornos mais definidos. De acordo com a pesquisadora e professora Paula Chiés, em seu estudo “Iluminando o corpo: As contribuições científicas ao conceito de corpo”, nas escolas fundadas pelos jesuítas os alunos participavam de brincadeiras e jogos, sendo estas consideradas as primeiras aulas de Educação Física em território brasileiro. Porém, a prática tinha apenas o objetivo de lazer e recreação.
Ainda durante o período colonial, com a vinda de negros escravizados para o Brasil, surge a capoeira, luta que utiliza o próprio corpo como instrumento e muito praticada até hoje. Na época, a elite acreditava que exercícios físicos eram uma atividade somente para escravos e que seus filhos deveriam se dedicar ao desenvolvimento intelectual. Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental. As escolas começaram, então, a incluir a ginástica em seus currículos.
A importância da Educação Física na formação dos brasileiros se consolida somente em 1882, com o parecer de Rui Barbosa sobre a “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior”, no qual relatava o valor do desenvolvimento físico aliado ao mental nos países mais desenvolvidos e sugeria a obrigatoriedade da prática em todas as escolas e para ambos os gêneros, incluindo a Educação Física como matéria de estudo.
A profissionalização da Educação Física aparece no Brasil República, com as escolas de Educação Física que tinham como objetivo principal a formação militar. Em 1930, com as reformas de Getúlio Vargas, a área ganha destaque nas políticas públicas com a criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A Educação Física obrigatória em todos os níveis escolares foi uma das formas do governo promover hábitos higiênicos e de saúde entre a população. De acordo com Ramos, em “Exercícios Físicos na História e na Arte do Homem Primitivo aos nossos dias”, um passo decisivo na história da Educação Física no Brasil foi à fundação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos em 1939, integrada a Universidade do Brasil com grandes conquistas no campo das atividades físicas.
No fim do século XIX, o esporte se revela como importante manifestação cultural. Enquanto no Brasil Imperial, a natação, a equitação e a esgrima eram as modalidades mais praticadas, o remo foi o principal esporte praticado no país até as primeiras décadas do século XX, quando foram introduzidas as modalidades de natação, basquete, tênis e futebol – populares até os dias de hoje.
Após a 2ª Guerra Mundial e durante a Ditadura Militar no Brasil, a Educação Física ganhou status de propaganda do governo e todo o ensino passou a ser direcionado para o rendimento esportivo e performance do atleta. O regime militar investiu em competições esportivas de alto nível, o que resultou em uma valorização do caráter tecnicista das práticas físicas.
Após a abertura política, nos anos 1980, novas concepções surgem na área da Educação Física, principalmente a escolar, e o modelo mecanicista passa a ser questionado. Estudos sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, transformam o ensino de Educação Física, que passa a considerar o todo – físico, social e emocional – e o lado formativo do aluno.
Atualmente, diversas abordagens dividem espaço e se reconhece o papel da Educação Física para o desenvolvimento humano pleno, sendo uma importante ferramenta para o aprendizado, integração social e exercício da cidadania.
Penso que o esporte de rendimento historicamente sempre serviu como capital político-ideológico, porém também visualizo pontos positivos na sua prática, principalmente com as pesquisas no campo da fisiologia e biomecânica. A Educação Fisica escolar deveria experimentar uma convivência mais saudável com mesmo.
O recorte histórico sobre a evolução da prática da educação fisica é muito interessante.
Quais povos legaram seus ensinamentos para a construção da Educação Física em nosso país?
Judeus, africanos,portugueses entre outras brincadeiras trazidas por imigrantes
maravilha! me ajudou muito com os meus alunos
Muito bom amei
Amei muito bom
Resumo bacana!
Legal
Eu achei muinto interessante
Eu achei bastante interessante
Ummmmm
Muito legal a parte dos povos indígenas lá do começo. Ainda mais que a BNCC nos sugere o ensino de Brincadeiras e jogos de origem indígena em parte do currículo
Muito bom
Eu amei me ajudou muito
Porque antes da chegada dos português avistaram um monte chamado Páscoal
Boa explicação para se ter conhecimento e aprender mas e ver a importância que a Ed.física faz para o ser humano
Gostei muito
Muito bom esse me ajudou muito no mau trabalho❤️
a mim também
muito bom o texto!
nome do autor do texto
Gostei bastante
Ajudou bastante na leitura
Quem foi as primeira pessoas a pratica a educação fisica ?
Eu tbm quero saber
os indios
Excelente explicação
Gostei prof do texto
adorei a historia,me ajudou a concluir meu trabalho
Adorei precisava fazer um trabalho e ganhei 2 pontos na ed.fisica
Eu amei muito todos crianças teque saber isso
Eu amei
Eu gostei muito desse texto me ajudou num trabalho de ed.fisica ganhei meus 2.00 pontos obrigado
Legal a história da educação física
☺☺☺
Não conhecer à historia da educação física, é como não conhecer seu próprio corpo seu limite; Este conhecimento me ajuda , em orientar,’ satisfeito’ .
gostei muito pq mim ajudou na pesquisa do colegio e tbm escreve muito mas valeu muita a pena valeu pela pesquisa mas poderia diminuir um pouco❤❤❤❤
Eu achei muito bom essa história muito bom mesmo
adorei me ajudou demais
Ja Ja terminei
ótimo trabalho me ajudou muito no meu trabalho de Educação Física
Me agudo no trabalho de educação física qual e a estória da educação física
Richard, serve a história da Educação Física no Brasil? ;D
https://impulsiona.org.br/historia-educacao-fisica-brasil/
Ótima pesquisa!!! Adorei!!! Me ajudou bastante. Obrigada!!
top
me ajudou no meu lindo trablho de Ed. Fisica
Ótimo material. De parabéns, faz mais.
Valeu, Pedro! Toda semana vamos lançar conteúdo novo por aqui!
Muito bom o material. Parabéns!
Valeu, Robson!