Aulas digitais

Cultura, Esporte e Transformação

Neste conteúdo pedagógico, você saberá um pouco mais sobre como cultura e esporte têm tudo a ver. Vamos lá?

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Você já parou para pensar na relação entre cultura e esporte? À primeira vista, pode até parecer que um não tem nada a ver com o outra, mas na verdade eles andam de mãos dadas. Os dois são elementos importantes para o desenvolvimento e o crescimento das pessoas. Conhecer a cultura de uma sociedade significa entender a influência da prática esportiva dentro dela. Se as diversas regiões do Brasil demonstram hábitos e costumes tão particulares, nas práticas esportivas isso também acontece.

Para começar é necessário entender o conceito de cultura. Podemos imaginá-la como uma cesta que carrega o conhecimento, a arte, as crenças, as leis e os valores de uma sociedade. Ou seja, é algo construído em conjunto. Cada comunidade possui uma cultura lúdica, determinada pelo local, época e modo de vida das pessoas. E é aí que entram em campo nossas relações com as brincadeiras, os jogos, a dança e com as atividades físicas no geral. Na sociedade atual o esporte se manifesta de diferentes formas e em diferentes locais, como nos parques, em praças, nos meios de comunicação e claro, na escola!

Neste conteúdo pedagógico vamos apresentar a cultura e o esporte como ferramenta de transformação. Vamos entender o esporte como uma manifestação cultural e conhecer práticas esportivas de diferentes regiões do Brasil, como a capoeira e a bocha. Indicado para educadores, professores e coordenadores pedagógicos, este conteúdo pode ser utilizado com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e nas aulas de linguagens e ciências humanas. Este material pode ajudar na disseminação de modalidades esportivas e estimular a prática de novos esportes, e ainda melhorar a motivação dos alunos. Um conteúdo versátil e que pode ser utilizado por professores de diferentes disciplinas e também nas aulas de educação física.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.