Aulas digitais

Fisiologia e esporte: o corpo humano antes, durante e depois da prática esportiva

Faça download deste conteúdo pedagógico e veja como a educação física traz benefícios para o aluno em outras disciplinas

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Você já imaginou que as aulas de educação física podem ajudar você a se concentrar mais durante seus estudos? No conteúdo pedagógico “Fisiologia e esporte: o corpo humano antes, durante e depois da prática esportiva”,  você verá como o cérebro pode se beneficiar das atividades físicas, através da liberação de hormônios, contribuindo para um bem-estar físico e mental.

Vamos verificar como a prática de esportes influencia no funcionamento do cérebro, conhecer a importância da educação física escolar para o cérebro e entender como esta disciplina prepara as crianças e jovens para outros desafios na escola.

O corpo humano é capaz de manter suas células e tecidos saudáveis, ou seja, ele é capaz de se autorregular. Entretanto, praticar exercícios físicos vai muito além de emagrecer ou perder simples calorias: é importante para manter o corpo em bom estado de saúde. Vamos entender neste conteúdo pedagógico como o corpo, principalmente o cérebro, responder aos exercícios e atividades físicas.

Após praticar exercícios físicas, uma séria de hormônios são produzidos como: testosterona, adrenalina, cortisol e endorfinas. Esses hormônios são capazes de proporcionar diversas mudanças como o relaxamento, e que podem durar horas, de acordo com a intensidade da atividade praticada. Além do relaxamento, nos primeiros 30 minutos após o exercício também ocorre maior rapidez mental, necessidade de açúcar, queima de calorias e sensação de bem-estar.

Fisiologia e esporte: o corpo humano antes, durante e depois da prática esportiva é interdisciplinar, indicado para professores, educadores e coordenadores pedagógicos e pode ser usado nas aulas de Ciências da Natureza e Matemática e Linguagens com alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental II. Este material pode ser usado para estimular a cultura esportiva na escola e planejar aulas de acordo com a BNCC.

 

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Esportes
Segmentos de Ensino
EF II, EM
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.