Cobertura

Veja as questões de Educação Física do Enem 2019

Quase 4 milhões de brasileiros fizeram o primeiro dia da prova, que incluiu seis questões sobre Educação Física ou corpo e movimento

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) testou o conhecimento de quase 4 milhões de brasileiros no último domingo (03). Entre as 85 questões a serem respondidas, seis estavam relacionadas à Educação Física e movimento corporal.

Transcrevemos as questões para que os professores possam discuti-las com os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

O gabarito oficial está no final desta matéria. Também separamos os conteúdos do Impulsiona que trabalham os temas abordados pelo ENEM e que podem servir como material de estudo para o próximo ano.

barra11 educação física enem

Mídias: aliadas ou inimigas da educação física escolar?

No caso do esporte, a mediação efetuada pela câmera de TV construiu uma nova modalidade de consumo: o esporte telespetáculo, realidade textual relativamente autônoma face à prática “real” do esporte, construída pela codificação e mediação dos eventos esportivos efetuados pelo enquadramento, edição das imagens e comentários, interpretando para o espectador o que ele está vendo. Esse fenômeno tende a valorizar a forma em relação ao conteúdo, e para tal faz uso privilegiado da linguagem audiovisual com ênfase na imagem cujas possibilidades são levadas cada vez mais adiante, em decorrência dos avanços tecnológicos. Por outro lado, a narração esportiva propõe uma concepção hegemônica de esporte: esporte é esforço máximo, busca da vitória, dinheiro… O preço que se paga por sua espetacularização é a fragmentação do fenômeno esportivo. A experiência global do ser-atleta é modificada: a sociabilização no confronto e a ludicidade não são vivências privilegiadas no enfoque das mídias, mas as eventuais manifestações de violência, em partidas de futebol, por exemplo, são exibidas e reexibidas em todo o mundo.

BETTI, M. Motriz, n2, jul-dez 2001 (adaptado)

A reflexão trazida pelo texto, que aborda o esporte telespetáculo, está fundamentada na:

a) Distorção da experiência do ser-atleta para os espectadores.

b) Interpretação dos espectadores sobre o conteúdo transmitido.

c) Utilização de equipamentos audiovisuais de última geração.

d) Valorização de uma visão ampliada do esporte.

e) Equiparação entre a forma e o conteúdo.

barra 2 enem educação física

Esporte e cultura: análise acerca da esportivização de práticas corporais nos jogos indígenas

Nos Jogos dos Povos Indígenas, observa-se que as práticas corporais realizadas envolvem elementos tradicionais (como as pinturas e adornos corporais) e modernos (como a regulamentação, a fiscalização e a padronização). O arco e flecha e a lança, por exemplo, são instrumentos tradicionalmente utilizados para a caça e a defesa da comunidade na aldeia. Na ocasião do evento, esses artefatos foram produzidos pela própria etnia, porém sua estruturação como “modalidade esportiva” promoveu uma semelhança entre as técnicas apresentadas, com o sentido único da competição.

ALMEIDA, A. J.M; SUASSUNA, D. M. F. A. Pensar a prática, n 1. Jan-abri 2010 (adaptado)

A relação entre os elementos tradicionais e modernos nos Jogos dos Povos Indígenas desencadeou a:

a) Padronização de pinturas e adornos corporais.

b) Sobreposição de elementos tradicionais sobre os modernos.

c) Individuação das técnicas apresentadas em diferentes modalidades.

d) Legitimação das práticas corporais indígenas como modalidade esportiva.

e) Preservação dos significados próprios das práticas corporais em cada cultura.

barra 2 enem educação física

Emagrecer sem exercício?

Hormônio aumenta a esperança de perder gordura sem sair do sofá. A solução viria em cápsulas.

O sonho dos sedentários ganhou novo aliado. Um estudo publicado na revista científica Nature, em janeiro, sugere que é possível modificar a gordura corporal sem fazer exercício. Pesquisadores do Dana-Farber Cancer Institute e da Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, isolaram em laboratório a irisina, hormônio naturalmente produzido pelas células musculares durante os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida ou pedalada. A substância foi aplicada em ratos e agiu como se eles tivessem se exercitado, inclusive com efeito protetor contra o diabetes.

O segredo foi a conversão de gordura branca – aquela que estoca energia inerte e estraga nossa silhueta – em marrom. Mais comum em bebês, e praticamente inexistente em adultos, esse tipo de gordura serve para nos aquecer. E, nesse processo, gasta uma energia tremenda. Como efeito colateral, afinaria a nossa silhueta.

A expectativa é que, se o hormônio funcionar da mesma forma em humanos, surja em breve um novo medicamento para emagrecer. Mas ele estaria longe de substituir por completo os benefícios da atividade física. “Possivelmente existem muitos outros hormônios musculares liberados durante o exercício e ainda não descobertos”, diz o fisiologista Paul Coen, professor assistente da Universidade de Pittsburgh, nos EUA. A irisina não fortalece os músculos, por exemplo. E para ficar com aquele tríceps de fazer inveja só o levantamento de controle remoto não daria conta.

LIMA, F. Galileu. São Paulo, n. 248, mar 2012.

Para convencer o leitor de que o exercício físico é importante, o autor usa a estratégia de divulgar que

a) A falta de exercício física não emagrece e desenvolve doenças.

b) Se trata de uma forma de transformar a gordura branca em marrom e emagrecer.

c) A irisina é um hormônio que apenas é produzido com o exercício físico.

d) O exercício é uma forma de afinar a silhueta por eliminar a gordura branca.

e) Se produzem outros hormônios e há outros benefícios com o exercício.

barra 4 enem educação física

No Brasil, a disseminação de uma expectativa de corpo com base na estética da magreza é bastante grande e apresenta uma enorme repercussão, especialmente, se considerada do ponto de vista da realização pessoal. Em pesquisa feita na cidade de São Paulo, aparecem os percentuais de 90% entre as mulheres pesquisadas que se dizem preocupadas com seu peso corporal, sendo que 95% se sentem insatisfeitas com “seu próprio corpo”.

SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas: Autores Associados; Florianópolis, UFSC, 2001.

A preocupação excessiva com o “peso” corporal pode provocar o desenvolvimento de distúrbios associados diretamente à imagem do corpo, tais como

a) Anorexia e bulimia.

b) Ortorexia e vigorexia.

c) Ansiedade e depressão.

d) Sobrepeso e fobia social.

e) Sedentarismo e obesidade.

barra 5 enem educação física

Educação para a saúde mediante programas de educação física escolar

A educação para a saúde deverá ser alcançada mediante interação de ações que possam envolver o próprio homem mediante suas atitudes frente às exigências ambientais representadas pelos hábitos alimentares, estado de estresse, opções de lazer, atividade física, agressões climáticas etc. Dessa forma, parece evidente que o estado de ser saudável não é algo estático. Pelo contrário, torna-se necessário adquiri-lo e construí-lo de forma individualizada constantemente ao longo de toda a vida, apontando para o fato de que saúde é educável, e, portanto, deve ser tratada não apenas com base em referenciais de natureza biológica e higienista, mas sobretudo em um contexto didático-pedagógico.

GUEDES, D.P. Motriz. n. 1, 1999

A educação para a saúde pressupõe a adoção de comportamentos com base na interação de fatores relacionados à

a) Adesão a programas de lazer.

b) Opção por dietas balanceadas.

c) Constituição de hábitos saudáveis.

d) Evasão de ambientes estressores.

e) Realização de atividades físicas regulares.

barra 6 enem educação física

Em nenhuma outra época o corpo magro adquiriu um sentido de corpo ideal e esteve tão em evidência como nos dias atuais: esse corpo, nu ou vestido, exposto em diversas revistas femininas e masculinas, está na moda: é capa de revistas, matérias de jornais, manchetes publicitárias, e se transformou em sonho de consumo para milhares de pessoas. Partindo dessa concepção, o gordo passa a ter um corpo visivelmente sem comedimento, sem saúde, um corpo estigmatizado pelo desvio, o desvio pelo excesso. Entretanto, como afirma a escritora Marylin Wann, é perfeitamente possível ser gordo e saudável. Frequentemente os gordos adoecem não por causa da gordura, mas sim pelo estresse, pela opressão a que são submetidos.

VASCONCELOS, N.A; SUDO, I; SUDO, N; Um peso na alma: o corpo gordo e a mídia. Revista Mal-Estar e Subjetividade. N. 1, mar 2004 (adaptado)

No texto, o tratamento predominante na mídia sobre a relação entre saúde e corpo recebe a seguinte crítica:

a) Difusão das estéticas antigas.

b)Exaltação das crendices populares.

c) Propagação das conclusões científicas.

d) Reiteração dos discursos hegemônicos.

e) Contestação dos estereótipos consolidados.

GABARITO OFICIAL!

1) A

2) D

3) E

4) A

5) C

6) E

educação física enem

Aceitação do corpo e aparência entre jovens e adolescentes:
https://impulsiona.org.br/desenvolvendo-autoconfianca-corporal/

Conteúdo sobre Jogos Indígenas:
https://impulsiona.org.br/jogos-indigenas/

Meninas, corpo e Educação Física:
https://impulsiona.org.br/esporte-coisa-de-menina/

Alimentação saudável:
https://impulsiona.org.br/alimentacao-saudavel-e-esporte/

Combate ao sedentarismo:
https://impulsiona.org.br/sedentarismo-inimigo-da-saude/

BNCC na Prática: do currículo à sala de aula

Tags

Deixe seu comentário

9 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Avatar Joelcio Silva Almeida disse:

    Muito boas as questões e vemos que nossa disciplina está tomando corpo na sociedade e na vida da população brasileira

    1. Avatar Impulsiona disse:

      Joelcio, é isso! Queremos que a Educação Física seja considerada uma disciplina tão importante quanto as outras! Quem é da área sabe os benefícios não só corporais, mas também cognitivos para os alunos.

  2. Avatar Fabiola disse:

    Marquei as seguintes:
    1) 1
    2) 5
    3) 5
    4) 1
    5) 3
    6) 5

  3. Avatar Taís disse:

    1) 1
    2) 4
    3) 5
    4) 1
    5) 3
    6) 5

  4. Avatar Cíntia Soares santos disse:

    Cartão-respost
    a cor rosa

  5. Avatar Douglas disse:

    Analisei as questões e marquei as seguintes:
    1) 1
    2) 4
    3) 5
    4) 1
    5) 3
    6) 5
    Um abraço pessoal do impulsiona e parabéns pela atenção dada a esses eventos.

    1. Avatar Impulsiona disse:

      Douglas, você está certo disso? Posso perguntar? rsrs
      Obrigado pelo comentário!

  6. Avatar Paulo Ronald Pasynchuk disse:

    Respostas do Enem
    1-5-5-1-3-5

    1. Avatar Impulsiona disse:

      Quando sair o gabarito oficial nós comparamos, Paulo! Grande abraço