Cobertura

Saiba qual a diferença entre atividade física e exercício físico

Movimentar o corpo é essencial para gastar calorias e cuidar da saúde, no entanto, a formas de fazer isso variam bastante

Os benefícios da prática esportiva para a saúde e para a qualidade de vida são amplamente divulgados nos meios de comunicação. Porém, é preciso mais que a prática diária: as pessoas precisam se tornar mais ativas ao longo do dia, realizando movimentos corporais para escapar do sedentarismo.

O sedentarismo é a diminuição, a falta ou a ausência da prática de exercícios físicos. Realizar pouca ou nenhuma atividade motora que gere algum gasto calórico relevante pode provocar diversas consequências, como por exemplo, o surgimento de doenças. Dessa forma, uma pessoa sedentária não é aquela não pratica atividade física regular, mas sim, a que possui um comportamento diário caracterizado pela quantidade de tempo destinado a um conjunto de atividades que não aumentam significativamente o gasto energético em relação ao repouso.

Movimentar o corpo é essencial para gastar calorias, não acumular quilos extras e também para manter o aparelho cardiovascular em dia. No entanto, as formas de fazer isso variam bastante. Nem todos sabem, mas a atividade física e exercício físico, embora ambos sejam benéficos, não são a mesma coisa. Vamos conhecer a diferença entre eles?

criança-correndo-parque-sedentarismo

Atividade Física

A atividade física é todo o tipo de movimento produzido pelos músculos, que nos causam um gasto energético acima do que teríamos em repouso. Ou seja, ela é tudo o que realizamos no dia a dia quando não estamos descansando. Atividades cotidianas como andar do quarto para a sala, limpar a casa, lavar a louça, passear com o cachorro, descer a escada do prédio, brincar com os filhos, levantar para atender o telefone ou cuidar do jardim, pode ser considerada uma atividade física.

Em resumo, a atividade física não é algo sistematizado ou programado, simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano e existir e se relacionar com seu meio e seu estilo de viver. Quem automatiza sua vida em excesso com controles remotos ou telefones sem fio, quem usa o carro para tudo e evita todo o tipo de esforço, certamente poderá ter prejuízos na saúde e ganhar uns quilos extras em médio e longo prazos.

+Impulsionador Esportivo: inscreva-se!

Exercício Físico

O exercício físico é uma sequência sistematizada de movimentos, que são executados de maneira planejada e possuem um objetivo especifico. Ela é repetitiva e deve ser feita com a ajuda de um profissional, porque somente ele pode determinar a intensidade ideal, a duração, as cargas e o objetivo de acordo com o perfil e o estado físico da pessoa.

O exercício serve para equilibrar ou aumentar a musculatura, reduzir de maneira mais rápida o peso corporal, melhorar a capacidade respiratória, diminuição da pressão arterial e prevenir o surgimento de males como diabetes e doenças cardiovasculares. Os esportes propostos pelo professor de Educação Física como futebol, basquete, atletismo ou até mesmo a dança ou ginástica, entram nesta classificação.

meninas-rugby-campo-bola

Importância de ambos

Tanto a atividade física como os exercícios físicos promovem benefícios para a saúde como controle de peso, diminuição da pressão arterial, redução do estresse, prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, desde que sejam realizadas regularmente.

Segunda a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, uma pessoa, para ser considerada ativa e alcançar esses benefícios, precisam de, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana, seja de forma contínua ou intercalada.

Mesmo que fazer um treinamento com o auxílio de um profissional possa trazer resultados mais rápidos, não fará diferença para a sua saúde se você está fazendo meia hora de caminhada ou se passeia com o seu cachorro pelo mesmo período. O ideal é encontrar algo que dê prazer e fazer de forma contínua.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), considera o sedentarismo a doença do século, e bastam apenas alguns minutos por dia para evitar que esse mal atinga você ou seus alunos. É muito importante conversar com as crianças e jovens sobre a importância de se tornar uma pessoa, e no futuro, um adulto ativo.

No conteúdo pedagógico Sedentarismo: conhecendo este inimigo da saúde, veja como o sedentarismo é prejudicial para o corpo e como combatê-lo é importante.  Compreenda o conceito de sedentarismo e suas consequências para o corpo humano, verifique as relações entre o sedentarismo e problemas de saúde, e também conheça atividades para combater esse mal dentro da escola. Clique e faça download!

Deixe seu comentário

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *