Histórias Inspiradoras

Onças, tucanos e araras: conheça o uniforme da delegação brasileira nos Jogos Paris 2024

Processo de confecção das roupas é sustentável, artesanal e exalta a biodiversidade brasileira. Veja se você e seus alunos aprovam o look!

Antes de ler a matéria, um aviso importante: os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 estão chegando! Preparamos um site com mais de 50 conteúdos gratuitos para as suas aulas. Acesse: https://impulsiona.org.br/paris2024/

O uniforme dos países nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos podem ser mais do que simples peças de roupa. Com a enorme visibilidade da competição, essa é uma oportunidade de representar e divulgar a cultura local na vestimenta dos atletas. Vamos conhecer o estilo do uniforme brasileiro em Paris 2024? No final da matéria, comente se você aprova ou desaprova o “look”!

Artesãs do semiárido brasileiro

Tão importante quanto a roupa, é a forma como ela é produzida. O uniforme da delegação brasileira foi bordado por artesãs de Timbaúba dos Batistas, cidade do semiárido do Rio Grande do Norte.

Famosas pela habilidade manual, as artesãs já têm história com grandes eventos. Em 2007, elas produziram as toalhas que ornaram a mesa do Papa Bento XVI, em sua visita ao Brasil. E atrizes globais também apreciam o trabalho local. Bruna Marquezine e Isis Valverde se casaram com vestidos bordados por elas. 

Foto: Alexandre Loureiro/COB/Divulgação

Biodiversidade e sustentabilidade

O Brasil é conhecido internacionalmente pela riqueza da fauna e flora. O uniforme brasileiro quis retratar a biodiversidade local. Animais como onças, tucanos e araras estarão presentes nas peças. 

Segundo a fabricante Riachuelo, a produção das roupas conta com redução de até 70% de água nos processos de lavagem através do ozônio, uso de matérias-primas naturais para pigmentação e de energia renovável.

Divulgação: Riachuelo

Jeitinho brasileiro misturado com francês

Os atletas vão entrar na cerimônia de abertura usando os tradicionais chinelos Havaianas, de cor amarela. As camisetas também farão alusão às cores da bandeira do Brasil.

Mas as peças em jeans, tecido criado na França há mais de 200 anos, faz uma homenagem ao país-sede da competição, e traz um clima informal para o uniforme. 

Ginasta Rebeca Andrade posa com uniforme da delegação brasileira. Divulgação

E aí, o que você achou dos uniformes? Comente abaixo e compartilhe com os seus alunos!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Sandra Mara Mayer
Membro
Sandra Mara Mayer

excelente material Adorei !!