Cobertura

UNESCO pede que países invistam em Educação Física para ajudar na recuperação do Covid-19

Agência da ONU especializada em educação considera a atividade física escolar uma das prioridades para a saúde física e mental dos jovens

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, lançou um material defendendo que a Educação Física de qualidade pode – e deve – ser uma ferramenta poderosa na proteção e recuperação dos jovens durante a pandemia do coronavírus.

Segundo o estudo, a atividade física pode colaborar tanto com a prevenção dos danos, já que pessoas obesas apresentam quadros de saúde mais graves, quanto com a recuperação dos infectados, nos aspectos físicos e emocionais.

“A Educação Física de qualidade é uma ação de baixo custo e alto impacto, que reduz os gastos com saúde e melhora o aprendizado e a resiliência dos jovens”, conta Gabriela Ramos, Diretora-Geral Assistente para Ciências Humanas e Sociais da UNESCO. “A participação em Educação Física de qualidade pode reduzir a obesidade em 30%, aumentar os resultados acadêmicos em 40%, e colaborar para diminuição da depressão e ansiedade em até 30%, principalmente em meninas”, explica ela.

O material defende que o chamado “novo normal” só será possível com práticas de inclusão e resiliência, e que o esporte contribui para ambos.

“A inatividade física pode ser considerada uma pandemia paralela, contribuindo para a morte prematura de cinco milhões de pessoas por ano”, afirma o artigo da UNESCO.

Educação Física x Educação Física de qualidade

No material da UNESCO, existe uma distinção entre Educação Física e Educação Física de qualidade. Enquanto a primeira se limita aos aspectos do corpo e movimento, a segunda enxerga nas atividades físicas uma forma de desenvolver não só a saúde, mas também as habilidades sociais e emocionais dos jovens. Isso precisa ser feito de forma intencional pelos professores, considerando questões das aulas como frequência, diversidade dos esportes, inclusão e valores positivos.

Os benefícios de investir na Educação Física de qualidade

Políticas públicas de promoção da atividade física, segundo a UNESCO, podem trazer grandes benefícios, entre eles:

– aumento da expectativa e qualidade de vida

– incentivo aos jovens para serem cidadãos responsáveis e ativos

– desenvolvimento de habilidades necessárias para os desafios do século XXI

– redução dos riscos de doenças cardíacas, câncer e diabetes

– redução dos custos com a saúde da população

– melhores possibilidades profissionais em função da vida ativa

– aumento do rendimento acadêmico

– familiares ativos tendem a ter filhos ativos e famílias mais saudáveis

 Já os prejuízos de não se investir em Educação Física de qualidade…

– 3,2 milhões de mortes prematuras por ano no mundo

– responsável por 6% das mortes no planeta

– crianças só passam de 2% a 3% do tempo ativas nas escolas

– causa mais mortes do que o cigarro 

E como está a situação nas escolas do mundo todo?

– 97% dos países têm aulas obrigatórias de Educação Física

– Mas…. 20% não tem um currículo oficial da disciplina

– Em 54% dos países, a disciplina da Educação Física parece ter menos importância do que as demais

– E somente 53% dos países têm professores de Educação Física devidamente formados

 

O material da UNESCO está disponível, apenas em inglês, aqui.

49
Deixe um comentário

avatar
44 Todas os comentários
5 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Beto Cavallari
Visitante
Beto Cavallari

Compartilhamos do mesmo pensamento. Contem com a gente para a promoção das atividades de Educação Física de qualidade.

Katiane
Visitante
Katiane

Excelente texto

JOSE JAIRSON DE OLIVEIRA
Visitante
JOSE JAIRSON DE OLIVEIRA

Excelente texto , A Educação física é uma grande parceira da saúde mundial de crianças ,jovens e idosos com um desenvolvimento físico , mental e princip almente neste momento o emocional. Ser humano ativo , saúde ativa…pratique .

Francisco
Visitante
Francisco

Ótimo texto sobre a maneira de ter Educação Física nas escolas e para que os jovens possam realizar algum tipo de atividade física e tempo de pandemia e nas escolas.

Cristiane
Visitante
Cristiane

Fico muito satisfeita da preocupação da Unesco com os profissionais de Educação Física.Enquanto aqui na minha cidade demitiram todos que estavam trabalhando até o ano de 2020.Lamentável.

Maria Angélica A. Marcico de Souza
Visitante
Maria Angélica A. Marcico de Souza

Corretíssimo. Nós, educadores físicos e praticantes devemos divulgar e anexar is conceitos nas vidas. Apoio toda atividade física.

MARCOS BATISTA Nunes
Visitante
MARCOS BATISTA Nunes

Antigamente que a Educação Física era mais uma bola e o professor, era obrigatório a participação dos alunos e quem não podia tinha que levar um atestado e declaração…Hoje, que estamos bem mais preparados e com um leque de modalidades, e, ainda nesse momento critico, a Educação Física não tem o seu valor, nem obrigatoriedade, nem essencial foi considerada… O que será que houve para tanto retrocesso?
A resposta nós sabemos né?
Governos e governantes que não vêem retorno a eles.

George
Visitante
George

Que boa notícia!

Antonio Carlos
Visitante
Antonio Carlos

Enquanto esses 2 últimos aspectos ainda for fortemente presente no nosso contexto aqui no Brasil, a educação física só continuará como uma mera disciplina tapa-buraco. Aqui parece que o único investimento que existe é na CORRUPÇÃO.

Maria Luiza Oliveira da Costa
Visitante
Maria Luiza Oliveira da Costa

Sou professora aposentada, esta informação me trouxe um ânimo em saber que pode existir uma preocupação em investir na Educação Física como atividade importante no desenvolvimento ,qualidade de vida e na aprendizagem do aluno. Com a Pandemia me dói ver o que as crianças e jovens estão passando . Uma Educação Física de qualidade contribuí para SAÚDE do corpo , mente e espírito de todos nós. Fui 26 anos alfabetizadora e sempre fiz uso da atividade física desde o saber respirar, correr , alongar , aprender competir , relaxar e muito mais, pois entendo que nossa primeira leitura e escrita… Read more »

Rita Fátima dos Reis silva Fittipaldi
Visitante
Rita Fátima dos Reis silva Fittipaldi

Até que enfim o reconhecimento de que a Educação física é essencial para todo ser humano!

José Henrique Simei
Visitante
José Henrique Simei

A Educação Física precisa ser muito mais valorizado no pais

Alfredo Gomes
Visitante
Alfredo Gomes

O dia que a educação física sair somente só campo do lazer, esporte e educação para o campo da saúde, seremos visto com diferença!

EDUCAÇÃO FÍSICA É SAÚDE!

claudevan peixoto messias
Visitante
claudevan peixoto messias

Ok otimo

claudevan peixoto messias
Visitante
claudevan peixoto messias

Se faz necessária e urgente a mudaçapos a educação física deve ser mas valorizadana rede publica ou estadual que nosso agir qualitativamente se reverecie na consequência e criatividade de um histórico social.

eeduardogomesdias@gmail.com
Visitante
eeduardogomesdias@gmail.com

Ok

Jeferson
Visitante
Jeferson

Gratificante Grande passo! Esperamos que os países aceitam essa grande iniciativa.

Joao Pantoja
Visitante
Joao Pantoja

Infelizmente a QUALIDADE de políticos que o Brasil têm (maioria) só investe nós próprios montantes bancários A corrupção, a vaidade, a avareza, o orgulho das facções políticas, INFELIZMENTE, se mantém após décadas de redemocratização do país… através de licitações fraudulentas com “empresas” de faxada que imperam com as mesmas oligarquias que se perpetuam no poder aos olhos da justiça… que é cega.. mesmo se tivesse olhos para isso…nem todos iam querer enxergar isso tudo. INFELIZMENTE

Damiao
Visitante
Damiao

Top demais, tudo que está escrito é pura verdade!

Carolina Leite
Membro
Carolina Leite

Excelente informação! Se depender de mim será amplamente divulgada.

Victor de Souza França
Visitante
Victor de Souza França

Esta é uma visão demasiada “esportivista” como dito na dissertação de França (2018) dado fato de que as unidades temáticas, agora abrangem, habilidades a serem desenvolvidas sejam nas dimensões procedimentais, atitudinais e conceituais, que trabalham não somente mais com os quesitos práticos, de experimentação, mas também reflexão e contextualização. Então, na prática, a educação física vem se moldando aos parâmetros pedagógicos, e passam a utilizar também livros didáticos, aulas em classe e todo o trabalho de planejamento antecipado. Por uma Educação Física que saiba diferenciar a função educacional para a vida da educação física em detrimento ao corpo. S Sim… Read more »

David de Jesus Bastos
Visitante
David de Jesus Bastos

Nos tempos passado as escolas tinham recreação voltada pra educação física que era de extrema importância social.

Gianacrlo Xavier
Visitante
Gianacrlo Xavier

Com certeza Educação Física provedora de conhecimentos e qualidade de vida! Torna-se cada vez mais necessário hábitos saudáveis desde à infância…E porquê, PORQUÊ que a Secretaria de Educação do RS reduziu as aulas semanais de 3 para 1? Realmente não estamos sendo governados por altruístas!!Minhas esperanças se acabam desse jeito!Mas já estou rezando..abraço p todos! Deus no coração..

Kathya Oltramari
Visitante
Kathya Oltramari

Graças a Deus estamos caminhando pra um reconhecimento real e digno pra um caminho preventivo futuramente, muitas doenças a problemas terão senão a cura, mas o alívio de consequências…

ANA LUCIA DE SOUZA ANDREATTO
Visitante
ANA LUCIA DE SOUZA ANDREATTO

Precisamos elevar o patamar da Ed física, só assim iremos ajudar o nosso país a vencer a Pandemia, que os governos estaduais entendam e apóiem o nosso retorno.

Jane
Visitante
Jane

Seria interessante se TODOS os profissionais de EDUCAÇÃO FÍSICA fossem VACINADOS…não apenas aqueles que trabalham com alunos de escolas. Temos uma gama enorme da população adulta madura e idosa atendida por nós educadores físicos em diversas instiruições não acadêmicas que se dedicam igualmente para esta promoção de qualidade de vida e manutenção da boa saúde da população.

Fábio Fernandes
Visitante
Fábio Fernandes

Se faz necessária e urgente uma mudança não só nos investimentos, mas também na forma com a Educação Física é vista pelo gestores públicos de todos o Brasil, de outra forma vamos continuar a ” enxugar gelo”, pois temos de um lado professores que se dedicam e buscam melhorar suas práticas, no entanto ainda temos municípios de nosso país que os próprios gestores, que deveriam pensar na educação integral do estudante, acabam privilegiando outros componentes curriculares ou nenhum e acabam deixam à margem esta disciplina que educa tanto, transforma pensamentos, muda condutas etc. Precisamos mudar essa realidade. Educação física é… Read more »

MARLENE SOUSA SILVA
Visitante
MARLENE SOUSA SILVA

Concordi com você. Fabio

MARLENE SOUSA SILVA
Visitante
MARLENE SOUSA SILVA

Concordo.

UMBELINA da Conceição Rodrigues
Visitante
UMBELINA da Conceição Rodrigues

Realmente, precisa com urgência, a educação física ,ser mais valorizada, na rede pública estadual,foi lá que me aposentei. Deixa muito a desejar. No estado de minas gerais,ainda muitas escolas,que nem se quer, existe uma quadra, material sem comentários, vestiários,etc. Trabalhei vinte e cinco anos, e sempre improvisando e ensinando meus alunos a fazer material reciclável, para fazer as atividades físicas,me aposentei e continua o mesmo, sempre o profissional reclamando sim.

KLEBER CERQUEIRA DE MELO
Visitante
KLEBER CERQUEIRA DE MELO

A forma como nos utilizamos, e seus objetivos, de quaisquer situação ou episódio na vida determina a qualidade ou não dos agentes promotores. Historicamente a Educ. Física apresentou e apresenta suas “qualidades” existenciais. Devamos estar atentos para não sermos utilizados instrumentalmente, mais uma vez, como promotores de uma “qualidade” da sociedade dominante. Que nosso agir qualitativamente se referencie na consciência e criticidade histórico-social.

SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA
Visitante
SHEILA APARECIDA PEREIRA DOS SANTOS SILVA

Aproveito para divulgar um trabalho belíssimo feito em uma parceria entre Unesco é a Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo . São guias didáticos que fundamentam e mostram.como ensinar Esporte para as crianças visando à educação integral delas.
https://ecoleseme.wordpress.com/edicoes-on-line/

Ronaldo Gião
Visitante
Ronaldo Gião

Quem deveria lutar por isso são os conselhos CREF de cada estado e no geral, antes os profissionais de Educação Física não eram essenciais, agora são? Espero que no Brasil tenhamos está mesma mentalidade da UNESCO, e consigam enxergar isso, pois quem está mais interessado são os leigos do que o próprio conselho que até agora não vi matéria alguma em defesa, porque se não Jajá os “YouTuber,s”, da vida vão querer preescrever exercícios para pacientes/alunos pós Covid… quem tiver algum material em defesa que o profissional é essencial, favor me mandar, grato.

Waldecir Lima
Visitante
Waldecir Lima

Desculpe….mas vc não viu nenhuma ação dos CREFs acerca desse tema, principalmente o CREF4/SP, provavelmente pq vc não se interessou em saber o que está acontecendo.
Se atualize….procure se informar antes de tecer comentários desprovidos de qualquer argumentação, por favor!

Soraia alve
Visitante
Soraia alve

Excelente!

Marcelo G Massaud
Visitante
Marcelo G Massaud

Excelente matéria! A EF de qualidade precisa ser implantada em todo o país, através de iniciativas público/privadas, para o bem da sociedade.

Silvia Mayer Rosado
Visitante
Silvia Mayer Rosado

Muito bom este material, serve para compartilharmos e assim, mais e mais pessoas irão aderir a um estilo de vida saudável . Obrigada Impulsiona por mais este conteúdo, abraço.

Weliton de Freitas Silva
Visitante
Weliton de Freitas Silva

A Educação Física pautada na qualidade sempre foi uma grande aliada a quem de fato busca o desenvolvimento da saúde física e emocional nas Escolas.
Sigamos na Luta por uma Educação Física cada vez mais reconhecida e valorizada perante a sociedade, pois, os desafios sempre foram muitos, porém, as vitórias tem sido maiores ainda.

Helio Barroso de Oliveira
Visitante
Helio Barroso de Oliveira

Já é sabido pelos profissionais de Ed. Física da sua importância pra saúde e bem estar. Agora a UNESCO torna mundialmente a necessidade desta disciplina em todas as escolas do mundo.

Rita de Cassia Elioterio da Silva
Visitante
Rita de Cassia Elioterio da Silva

Material maravilhoso.Ja estou levando para discutir em sala de aula remota hj.

Alexandre Maynarte Santos
Visitante
Alexandre Maynarte Santos

Ainda existem escolas que não tem espaço e materiais adequados para a Educação Física.

Isabel Lopes Rezende
Visitante
Isabel Lopes Rezende

Meu trabalho sempre foi pautado em valores pertinentes a formação holística do ser humano. Me identifico com a proposta do IMPULSIONA.
Parabéns, vocês são super parceiros.
Obrigada.
Isabel

ROSANA
Visitante
ROSANA

Acho que já passou da hora da EF chegar nos hospitais como prevenção também, quantos projetos podem ser desenvolvidos junto a outros profissionais.

jose luis
Visitante
jose luis

Sem dúvida um país que não investe em Atividade Física desde a mais tenra idade até os mais idosos está fadado a ter que investir em remediar a Saúde de sua população o que vai custar infinitamente mais.

José luis
Visitante
José luis

Outro grde problema daí os lugares para as práticas de uma atividade física de qualidade, escolas sem ao menos um local com mínimas condições pista ser fazer uma atividade física. Todos os bairros deveriam tem centro esportivo de qualidade parte os profissional fazerem atividades diversas com qualidade.

CARLA DANTES MACEDO
Visitante
CARLA DANTES MACEDO

Otima iniciativa, os governantes precisam entender do valor e importancia que a atividade fisica e educação fisica escolar tras ao ser humano, qualidade de vida e saúde.

Edelcio José dos Reis Sousa
Visitante
Edelcio José dos Reis Sousa

Muito importante investimento na Educação Física de qualidade de de extrema relevância

Edelcio José dos Reis Sousa
Visitante
Edelcio José dos Reis Sousa

Muito importante os investimentos na Educação Física de qualidade de expressão relevância

José Manuel castaneda
Visitante
José Manuel castaneda

Parabéns pela Unesco de fazer esses investimentos, e entender que a educacion fisica além de formar seres humanos íntegros a sociedades também fortalece a saúde de crianças, adolescente, jovens, adultos e particularmentes as pessoas idoso..
Professor José Manuel castaneda..roraima município uiramutã.