Histórias Inspiradoras

UNESCO pede que países invistam em Educação Física para ajudar na recuperação do Covid-19

Agência da ONU especializada em educação considera a atividade física escolar uma das prioridades para a saúde física e mental dos jovens

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, lançou um material defendendo que a Educação Física de qualidade pode – e deve – ser uma ferramenta poderosa na proteção e recuperação dos jovens durante a pandemia do coronavírus.

Segundo o estudo, a atividade física pode colaborar tanto com a prevenção dos danos, já que pessoas obesas apresentam quadros de saúde mais graves, quanto com a recuperação dos infectados, nos aspectos físicos e emocionais.

“A Educação Física de qualidade é uma ação de baixo custo e alto impacto, que reduz os gastos com saúde e melhora o aprendizado e a resiliência dos jovens”, conta Gabriela Ramos, Diretora-Geral Assistente para Ciências Humanas e Sociais da UNESCO. “A participação em Educação Física de qualidade pode reduzir a obesidade em 30%, aumentar os resultados acadêmicos em 40%, e colaborar para diminuição da depressão e ansiedade em até 30%, principalmente em meninas”, explica ela.

O material defende que o chamado “novo normal” só será possível com práticas de inclusão e resiliência, e que o esporte contribui para ambos.

“A inatividade física pode ser considerada uma pandemia paralela, contribuindo para a morte prematura de cinco milhões de pessoas por ano”, afirma o artigo da UNESCO.

Educação Física x Educação Física de qualidade

No material da UNESCO, existe uma distinção entre Educação Física e Educação Física de qualidade. Enquanto a primeira se limita aos aspectos do corpo e movimento, a segunda enxerga nas atividades físicas uma forma de desenvolver não só a saúde, mas também as habilidades sociais e emocionais dos jovens. Isso precisa ser feito de forma intencional pelos professores, considerando questões das aulas como frequência, diversidade dos esportes, inclusão e valores positivos.

Os benefícios de investir na Educação Física de qualidade

Políticas públicas de promoção da atividade física, segundo a UNESCO, podem trazer grandes benefícios, entre eles:

– aumento da expectativa e qualidade de vida

– incentivo aos jovens para serem cidadãos responsáveis e ativos

– desenvolvimento de habilidades necessárias para os desafios do século XXI

– redução dos riscos de doenças cardíacas, câncer e diabetes

– redução dos custos com a saúde da população

– melhores possibilidades profissionais em função da vida ativa

– aumento do rendimento acadêmico

– familiares ativos tendem a ter filhos ativos e famílias mais saudáveis

 Já os prejuízos de não se investir em Educação Física de qualidade…

– 3,2 milhões de mortes prematuras por ano no mundo

– responsável por 6% das mortes no planeta

– crianças só passam de 2% a 3% do tempo ativas nas escolas

– causa mais mortes do que o cigarro 

E como está a situação nas escolas do mundo todo?

– 97% dos países têm aulas obrigatórias de Educação Física

– Mas…. 20% não tem um currículo oficial da disciplina

– Em 54% dos países, a disciplina da Educação Física parece ter menos importância do que as demais

– E somente 53% dos países têm professores de Educação Física devidamente formados

 

O material da UNESCO está disponível, apenas em inglês, aqui.

94
Deixe um comentário

avatar
89 Todas os comentários
5 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Ricardo Catunda
Visitante
Ricardo Catunda

O impulsiona permanece se notabilizando pela visão de vanguarda com que trata a Educação Física. Aos professores cabe a busca por formação permanente, progressiva e na prática, de modo a atender as novas necessidades que a sociedade demanda. Tem todo meu entusiasmo!

LUCIVANIA ARAUJO MELO ROCHA
Visitante
LUCIVANIA ARAUJO MELO ROCHA

Precisamos que as instituições ofereçam mais condições de trabalho, pois a maioria das escolas não oferecem materiais e nem um local apropriado para essas atividades. Os profissionais de educação física muitos tem que levar seu próprio material para o local de trabalho.

Nina Rosa Magalhães Madeira
Visitante
Nina Rosa Magalhães Madeira

Temos que desenvolver uma educação física que desenvolva integralmente nossos alunos. Precisamos de espaços e materiais adequados para isso.

Aparecido Terto da silva
Visitante
Aparecido Terto da silva

Precisamos de mais investimento para o desenvolvimento dos envolvidos no decorrer da formação do educandos.

Agostinho.sereza
Visitante
Agostinho.sereza

Sou professor de EducFísica, gostei da matéria, em Pontal do Paraná onde resido e trabalho, na rede municipal de ensino, há concurso público para área de Educação Física, somos na quase totalidade com pós graduação, tenho orgulho desta cidade no quesito educação, já no restaurante do Paraná poucas cidades estão cumprindo as determinações dos pcn.

Alexandre Tempone
Visitante
Alexandre Tempone

Para nós os educadores físicos, temos como objetivo formar pessoas que tenham a atividade física como uma forma melhor de vida e defendemos que com a Educação Fisica se possa até mesmo evoluir em seus pensamentos e desenvolvimento do raciocínio.

Marcus
Visitante
Marcus

com os Itinerários formativos do ensino médio, algumas escolas já estão reduzindo a carga horaria das aulas de educação física. De 2 semanais pra 1 x pro semana. Fugindo do que a propria BNCC preconiza em relação a Educação Física. Acho que a coisa vai piorar…

Anna Mazoni
Visitante
Anna Mazoni

Penso que A EF não é uma disciplina valorizada justamente pela visão que é expressa nesse documento da Unesco. Tal visão considera a importância da Educação Física não pelos saberes que ela ensina e sim pelo seu potencial impacto em outras áreas, inclusive a econômica. Se vocês lerem os “benefícios e prejuízos” no texto acima vão ver que o que legitima a EF, segundo esse discurso, não tem nada a ver com os conhecimentos tratados na disciplina. Aprender a ginástica, a dança, o esporte etc é, na minha opinião, tão importante quanto os conteúdos do Português e da Matemática. Quando… Read more »

Laisa Bianca Vieira Moraes Silva
Visitante
Laisa Bianca Vieira Moraes Silva

A Educação Física é um dos esportes mais procurados por todos não somente para atividades físicas mas também para ajudar na saúde de cada um de nós !

Rosângela
Visitante
Rosângela

Excelente. Finalmente o reconhecimento.

Ana Vitoria
Visitante
Ana Vitoria

Meu pai teve todos os cuidados mas pegou a covid 19

Maria Ribeiro
Visitante
Maria Ribeiro
Nina Rosa Magalhães Madeira
Visitante
Nina Rosa Magalhães Madeira

acho de suma importância a Educação Física, principalmente da faixa etária do Fundamental anos iniciais. O aluno tendo uma aula prazerosa, vai ajudar a desenvolver hábitos saudáveis em relação a atividades físicas. Corpo ativo, mente mais saudável.

Ninrodes Muniz
Visitante
Ninrodes Muniz

Esse texto ficou muito bom com e essa informação tem que ser repassada.

Wagner
Visitante
Wagner

Excelente somos necessários
Essências

Vania Saraiva de Souza
Visitante
Vania Saraiva de Souza

Reflexão tão real, que passa décadas e entra e sai ano a luta permanece. Da execução da Atividade de Educação Física de Qualidade, fica a cargo de cada Profissional para fazer a diferença por onde passar em cada Escola e no meio em que vive. Lidamos com a desvalorização que já começa quando constrói uma Escola e não tem Quadra e quando temos roteiro pra seguir e não se tem materiais adequadro e temos que criar meios para alcançar os objetivos. Isto tá errado. Veja se um Medico ou Cirurgião da jeitinho pra executar suas funções, cria materiais de sucatas… Read more »

Vera Lucia meira
Visitante
Vera Lucia meira

Minhas forcas se foram 50 anos ,e dadores são muitas ,só melhoro com as atividades físicas só tenho que agradecer as aulas de todos vcs obrigada PROFESSORES.

Evily Nayara da Silva Barbosa
Visitante
Evily Nayara da Silva Barbosa

Correto.

RAIMUNDO DOS SANTOS
Visitante
RAIMUNDO DOS SANTOS

Corroboro na íntegra do texto da UNESCO, pois é irrefutável e imprescindível a inserção da Educação Física de Qualidade, na formação de agentes de transformação, incutidos dos preceitos éticos e morais, que norteiam a harmoniosa convivência entre os seres, dotando-os de atitudes em detrimento as mazelas sociais, dentre estas a corrupção e inúmeras patologias.
Enfim, a Educação Física prima pela preservação da saúde física e mental, favorecendo o desenvolvimento do ensino aprendizagem e processo cognitivo da humanidade.

Beto Cavallari
Visitante
Beto Cavallari

Compartilhamos do mesmo pensamento. Contem com a gente para a promoção das atividades de Educação Física de qualidade.

Volney Guaranha
Membro
Volney Guaranha

Que maravilha de discurso… Excelente material para ser compartilhado aos pais

Osvalda Mani
Visitante
Osvalda Mani

Muito obrigada por fazer entender o mondo quanto vale uma aula de educação física, principalmente para os países menos desenvolvidos, que até hoje pensam que formar-se em educação física é grande atraso.
Continuem a divulgar a importância da atividade física e do exercício físico á nível mundial.

Katiane
Visitante
Katiane

Excelente texto

Eraldo Feitoza de Santana
Visitante
Eraldo Feitoza de Santana

Isso nunca foi um segredo, simplesmente sempre foi ignorada a disciplina de Educação Física no contexto escolar.
Escolas que funcionam até mesmo sem espaço físico para as crianças praticarem atividades e governantes alheios sempre ao que é essencial a saúde e a uma boa qualidade de vida no futuro dos jovens.
Agora em plena pandemia de Covid no mundo a UNESCO se manifesta.
Parabéns, antes tarde do que nunca.
Sou professor de Educação Física e tenho orgulho da minha profissão.

JOSE JAIRSON DE OLIVEIRA
Visitante
JOSE JAIRSON DE OLIVEIRA

Excelente texto , A Educação física é uma grande parceira da saúde mundial de crianças ,jovens e idosos com um desenvolvimento físico , mental e princip almente neste momento o emocional. Ser humano ativo , saúde ativa…pratique .

Moacir de Melo
Visitante
Moacir de Melo

Acredito ser de fundamental importância para a sociedade sensibilizar os jovens a prática da Educação Física. Saúde é prevenção . Vivemos em um sistema que produz jovens sedentários e poderão sofrer de problemas emocionais e mentais. Será um grande passo iniciar essa discussão.

Valeria Ana valeria
Membro
Valeria Ana valeria

Já passou da hora ,da educação ser vista como um componente curricular essencial ao bom rendimento dos nossos alunos ,em todo os aspectos ,inclusive auxiliando no aprendizado referente aos outros componentes curriculares.

Sebastião da Luz Primo
Visitante
Sebastião da Luz Primo

Em anos anteriores o Conselho Regional de Educação Física vem nos alertando sobre a importância das atividades Físicas no ambiente Escolar, são várias as vantagens de uma criança praticar esportes, variam desde almento de sua imunidade biológica ao nivelamento de seu corpo.

Mônica Bastos Silva
Visitante
Mônica Bastos Silva

Boa noite, acho que deveria voltar o número de aulas para Educação física nas escolas, que eram 3 vezes por semana. Todas deveriam ser práticas e não em sala de aula. O MEC reduziu pra 2 aulas e ainda transformou essas aulas em teoria, diminuindo mais ainda a prática de exercícios que seriam necessários para a saúde dos alunos!.

Rita vaz da silva
Visitante
Rita vaz da silva

Apoiado! Se nao movimenta o corpo, enferruja, adoece etc.

Sonia
Visitante
Sonia

Muito importante essa matéria ! A disciplina de Educação Física , apesar de ser um componente do currículo da cidade, infelizmente é vista como um passatempo, um momento de recreação.
E a Educação Física contribui muito para o desenvolvimento do indivíduo , e nesse período que estamos enfrentando nossa disciplina vai ajudar muito os alunos, principalmente no lado socioemocional .

Luzia Cristina Costa
Visitante
Luzia Cristina Costa

Se colocar esta linda especifidade no mesmo patamar que a matemática e o português com leis que realmente a promovam a este mesmo nível, teremos seres humanos, conscientes de seu corpo, de como cuidá lo, qual a sua importância no corpo social, agindo com humanidade em todo tecido político. Um cidadão de fato cosmopolita. Que venha o quanto antes esta ratificação na disciplina.

SÔNIA Maria Rezende Garcia
Visitante
SÔNIA Maria Rezende Garcia

Muito importante essa decisão. Pena que em muitos países ainda não tem profissional da área.

José Rudiney de Sousa Miranda
Visitante
José Rudiney de Sousa Miranda

crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade . Todos precisam de uma atividade física é claro direcionada por um profissional da área. a final qualidade de vida deve ser proporcionada a todos, pois, o movimento é sem dúvida a melhor prevenção de doenças crônicas ou não.

Wendell Alexsandro de Assis Souza
Visitante
Wendell Alexsandro de Assis Souza

Esse documento precisa chegar nas mãos e olhares de qualidade dos dirigentes, diretores, gestores das instituições de ensino na totalidade.

Jose Paulo Giacomoni, Prof.Zéca
Visitante
Jose Paulo Giacomoni, Prof.Zéca

É bom lembrar que Já tivemos no Brasil, obrigatoriedade por legislação federal de três aulas semanais de Educação Física nas escolas do ensino fundamental e nos primeiros anos universitário.

Jose Lorenzo marroquin
Visitante
Jose Lorenzo marroquin

Lo que exponer UNESCO es una realidad… El deterioro del sistema immunologico guarda estrecha relacion con la poca importancia que se da a la Educacion Fisica en los sistemas educativos. En mi pais es importante revalorar la asignatura, en cantidad y calidad. el sistema immunologico es una defensa natural creada desde condiciones fetales y el sedentarismo, la presion, ansiedad, desequilibrios emocionales, atribulaciones memoristicas, la tecnologia hacia la pasividad, los castigos y pobresa del hogar, la interrelation personal truncada no lo soluciona mas que la Educacion Fisica. Es necesaria fortalecer su calidad…. En mi pais no 5 de cada 100 estudiantes… Read more »

Mikaelly FERREIRA
Visitante
Mikaelly FERREIRA

Gostei tudo que está aí é pura verdade,achei muito ótimo isso ❤

Joel Costa
Visitante
Joel Costa

Não é preciso ser especialista para saber que a prática desportiva é uma mais valia para toda a gente, jovens incluidos.

Patricia Dos Anjos
Visitante
Patricia Dos Anjos

E nós, professores, devemos engrossar este coro, com ma8s dedicação, qualidade e empenho, a fim de oferecer tudo o que a Educação Física cobre.

Márvio Chedid
Visitante
Márvio Chedid

E como conseguir promover tão importante retorno a saúde, física e mental, com apenas 50 minutos por semana ?? É preciso inverter essa visão míope.

Emerson
Visitante
Emerson

Top demais

Sônia Dalva Marquezini dos Anjos
Visitante
Sônia Dalva Marquezini dos Anjos

Realmente uma coisa MT importante e com certeza a melhor coisa se movimentar e deixa o pulmão mais forte

Cléo
Visitante
Cléo

Adorei

Anna Mazoni
Visitante
Anna Mazoni

Penso que A EF não é uma disciplina valorizada justamente pela visão que é expressa nesse documento da Unesco. Tal visão considera a importância da Educação Física não pelos saberes que ela ensina e sim pelo seu potencial impacto em outras áreas, inclusive a econômica. Se vocês lerem os “benefícios e prejuízos” no texto acima vão ver que o que legitima a EF, segundo esse discurso, não tem nada a ver com os conhecimentos tratados na disciplina. Aprender a ginástica, a dança, o esporte etc é, na minha opinião, tão importante quanto os conteúdos do Português e da Matemática. Quando… Read more »

Verônica
Visitante
Verônica

É preocupante ler que ainda tem aulas de Educação Física somente para o corpo em movimento. Nós, professores já trabalhamos há muito tempo com a então denominada Educação Física de qualidade.

Mateus Freitas
Visitante
Mateus Freitas

Imprescindível divulgar a importância da Educação Física e todas as suas possibilidades. Mais do que nunca se mostra como uma área de valor para o nosso mundo, seja em questões de saúde física, emocional e comportamental. Que os órgãos de grande nome possam agir em favor da nossa área cada vez mais.

Sandro Ochoa Tavares
Visitante
Sandro Ochoa Tavares

Costumo “brincar” com essa frase: O Esporte SALVA!
E essa é a mais pura verdade, nós profissionais da Educação Física temos a responsabilidade de fazer essa “Educação Física de Qualidade” em nossas aulas, e com isso validar todos estudos já feitos que comprovam isso além de cumprirmos nosso papel social tão importante que é ser professor.

Francisco
Visitante
Francisco

Ótimo texto sobre a maneira de ter Educação Física nas escolas e para que os jovens possam realizar algum tipo de atividade física e tempo de pandemia e nas escolas.

Cristiane
Visitante
Cristiane

Fico muito satisfeita da preocupação da Unesco com os profissionais de Educação Física.Enquanto aqui na minha cidade demitiram todos que estavam trabalhando até o ano de 2020.Lamentável.