Histórias Inspiradoras

Jogo de tabuleiro da Copa Feminina: alunos e professores aprendem sobre futebol brincando

Jogo "A Copa é Delas" reúne a comunidade escolar na brincadeira de perguntas, respostas e desafios sobre futebol e a Copa do Mundo Feminina

A Copa do Mundo Feminina começou no dia 20 de julho e vai até o dia 20 de agosto com sede na Austrália e Nova Zelândia. Independente do resultado do Brasil, que foi eliminado pela Jamaica no jogo de classificação do grupo F, a competição serve de inspiração para as meninas praticarem esportes.

Para incentivar o trabalho sobre a Copa do Mundo Feminina de forma lúdica e divertida na Educação Física, o Impulsiona preparou um jogo de tabuleiro com perguntas, respostas e desafios sobre a competição. Assim que ficou sabendo do “A Copa é Delas”, a professora Denise Silva levou o jogo para a Escola Cidadã Integral Pedro Poti, em Mataraca (PB).

A Copa é Delas!

A dinâmica do jogo é a seguinte: os participantes adivinham cartas relacionada a Copa Feminina ou ao futebol e avançam as casas do tabuleiro. Vence quem chegar primeiro ao final.

Além de testar o conhecimento dos alunos, o jogo ajuda a ampliar o olhar da turma para as questões de gênero no esporte. Por isso, ele é atemporal e pode ser adaptado à realidade de cada escola.

Todo mundo joga!

O jogo de tabuleiro tomou conta da Escola Cidadã Integral Pedro Poti: 245 pessoas entre alunos e professores participaram da brincadeira, que foi dividida em três fases. Na primeira fase, jogaram todas as turmas da escola. Os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio mergulharam nos detalhes da Copa Feminina e sentiram-se desafiados a adivinhar as cartas.

Na segunda fase, foi a vez do corpo docente testar os conhecimentos sobre a Copa Feminina. Professores das áreas de linguagens, humanas e exatas se reuniram em volta do tabuleiro em um momento de descontração e muito aprendizado.

Para fechar a dinâmica com chave de ouro, os alunos foram para a quadra e usaram as cartas de “desafio” para orientar a prática. Essas cartas contém atividades práticas relacionados ao futebol para treinar as habilidades com a bola: sequência de embaixadinhas, roda de altinha, jogo de 1×1 e outros.

A ideia era integrar as meninas e meninos, e quem tinha mais intimidade com a bola ajudava o(a) colega a treinar os fundamentos. “Os alunos ficaram encantados e reforçaram que foram os momentos em que eles mais aprenderam com as meninas.”, contou Denise.

 

O jogo está disponível para download gratuito no site e pode ser impresso em folhas A4 colorido ou preto & branco, em qualquer impressora. Depois basta recortar as peças e montar conforme descrito no manual.

Baixe o jogo AQUI  e garanta muita diversão e aprendizado na sua escola!

Gostou dessa ideia de atividade? Deixe o seu comentário!

1
Deixe um comentário

avatar
1 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Maria José Alves Pinto dos Santos
Membro
Maria José Alves Pinto dos Santos

Atividades que conjunta o físico com o cognitivo favorece na percepção, na atenção, na concentração e no desenvolvimento das habilidades motoras. Amo esse tipo de atividade, muito boa