Histórias Inspiradoras

10 Filmes de basquete para assistir na Educação Física

Quer introduzir o basquete nas suas aulas de um jeito diferente? O Impulsiona traz alguns filmes sobre basquete para assistir com os alunos

O basquete vai muito além da prática em quadra. Incentivar a cultura desse esporte através do cinema pode ser uma boa alternativa para apresentar o basquete de forma leve e descontraída. Por isso, fizemos uma lista com 10 filmes imperdíveis para assistir na Educação Física. Bora lá?

1) Space Jam: O Jogo do Século

Vamos começar com um clássico das antigas, muitos dos seus alunos nem eram nascidos quando esse filme estreou. Space Jam: O Jogo do Século é uma mistura de comédia com aventura, perfeito para assistir com a turma. No filme, vemos o Michael Jordan, e os personagens dos Looney Tunes contracenando juntos em uma partida de basquete. A combinação perfeita entre live-action e animação está disponível  na Apple TV e HBO Max.

Vale muito a pena essa sessão de cinema na Educação Física!

2)  Arremessando Alto

Se você costuma gostar dos filmes do Adam Sandler já pode colocar esse na sua lista. Em Arremessando Alto o ator interpreta o olheiro de basquete, Stanley Sugarman, que descobre por acaso um jogador armador espanhol, Boo Cruz. A missão de preparar Boo para a NBA é o que conduz a trama. O jovem atleta precisa lidar com os traumas do passado e acaba exercendo um comportamento agressivo em quadra. A história é um ótimo gancho para falar com os alunos sobre superação e a importância de lidar com os aspectos socioemocionais.

O filme conta com a participação de diversos nomes do basquete, incluindo Juancho Hernangomez que interpreta Boo Cruz, o jogador descoberto por Stanley. Confira abaixo o trailer desse filmaço disponível na Netflix:

3) Amador

Amador conta a história de amor de um menino da periferia dos Estados Unidos, Terron Forte, pelo basquete. Daí vem o título do filme, que, ao contrário do que pode parecer, não significa alguém inexperiente, mas sim, uma pessoa que ama muito. 

Terron possui um transtorno de aprendizagem chamado discalculia, que afeta seu entendimento sobre números. Apesar das suas dificuldades como aluno, o menino é um ótimo atleta e se supera ao entrar para uma escola preparatória de elite, onde se depara com um ambiente ganancioso. A obra da Netflix revela uma verdadeira lição: as pessoas não são boas em tudo.

4) Pequenos Grandes Astros

Calvin mora em um orfanato, seu maior sonho é ser adotado por uma família legal. O garoto ganha um par de tênis de doação que teria sido usado por Michael Jordan. Tudo muda quando, em uma tempestade, um raio atinge o tênis. A paritr daí o calçado com a marca MJ ganha poderes mágicos e Calvin ganha habilidades incríveis no basquete. A comédia, super leve e divertida, está disponível no Disney+.

5)  A hora da virada

Disponível na plataforma de streaming Star+, Roy McCormick é conhecido não só por ser um dos treinadores mais bem-sucedidos do basquete estudantil, mas também pelos chiliques que costuma dar na beira da quadra. Por conta desse comportamento esquentado ele acaba sendo banido dos torneios de colégio até que consiga agir com mais calma. É aí que ele, com objetivo de voltar à ativa, aceitar treinar um time que nunca venceu uma partida, formado pelos piores jogadores que ele já viu. 

6) Tony Parker – Entre os maiores 

Nesse filme, disponível na Netflix, você vai conhecer a trajetória de uma das maiores lendas que fez história pelo San Antonio Spurs, time de basquete texano. Tony Parker é considerado um gênio do basquete norte-americano. Participou de 18 temporadas da NBA, sendo 17 delas pelo time texano, tendo se aposentado em 2018 em outro time: o Charlotte Hornets, da Carolina do Norte. 

De modo geral, a carreira do atleta é um dos principais destaques do documentário, isso porque mostra com orgulho os números impressionantes que ele alcançou durante sua passagem pelos times onde atuou. Mas calma, não é só isso não! 

7) Estrada para a glória

O filme que se passa em 1966 conta a história do primeiro time de basquete formado apenas por negros como titulares. Em um momento de grande discriminação racial, o treinador Don Hanskins os avalia por suas habilidades, e luta para o fim do preconceito racial, levando o time à vitória. Disponível na plataforma de streaming Disney Plus.

8) Iverson

Iverson, disponível no Amazon Prime Video, é a história de um dos atletas mais eletrizantes da história do basquete. Com uma história semelhante a de muitos meninos negros norte-americanos, Allen Iverson cresceu tendo uma infância muito pobre e viu no basquete a grande chance de mudar a sua vida.

Fora da quadra, sua audaciosa rejeição à convenção conservadora da NBA e a adoção sem remorso da cultura hip hop causaram ondas de choque em toda a liga. Conheça a trajetória do ex-armador Allen Iverson, que saiu de uma infância pobre para conquistar o mundo do basquete, sendo escolhido 11 vezes para o Jogo das Estrelas da NBA.

9) Jogada decisiva

Presidiário pode conseguir reduzir sua pena caso convença o filho, um astro em ascensão no basquete, a estudar e jogar na Universidade do Estado. A tarefa não será fácil, já que o pai está preso por ter matado a mãe do garoto. Jogada decisiva está disponível no Star+

10) Eddie

Para fechar com chave de ouro, o filme selecionado conta a história de Eddie. Ela ganha um concurso para ser a treinadora assistente honorária da equipe e acaba impressionando o dono do time, que decide demitir o técnico oficial e contratá-la. Com a ajuda de Eddie, a equipe disputa o campeonato e se prepara para enfrentar o Charlotte Hornets, agora comandado pelo antigo técnico dos Knicks. Eddie está disponível no Youtube

Bônus: Desafio Drible Nota 10!

Você já viu esse filme? Ele é estrelado por você e seus alunos! kkkk Brincadeiras à parte, faltam poucos dias para o fim das inscrições no desafio escolar da Jr. NBA. Grave um vídeo da sua turma fazendo uma atividade do curso Drible e Controle de Bola e concorra a prêmios exclusivos!! Participe!

E, aí, já assistiu algum desses filmes? Tem algum outro para indicar? Deixe nos comentários!

16
Deixe um comentário

avatar
15 Todas os comentários
1 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Rose Ana Maria dos Santos
Membro
Rose Ana Maria dos Santos

Excelentes filmes trazem ótimas referências para a aprendizagem.

LUIS HENRIQUE
Visitante
LUIS HENRIQUE

Boa dia! Sou Professor Luis Henrique. Estou como professor EF na Prefeitura Municipal de Fortaleza .Adorei as sugestões. Gostaria de acrescentar outros filmes buscando nossa melhor capacitação dentro de uma diversidade. Seriam: Pistol Pit, The Gault( Doping), Blue Chips, Playbook e Um por Todas e todas por um. Assistam, pois aprendi muito com cada destes filmes. Ah, Last dance e um clássico ” Brancos não sabem enterrar.” Um abraço à todos.

Maicon Luis rios Adolfo
Visitante
Maicon Luis rios Adolfo

Boa noite, já assisti todos esses . São excelentes filmes

Marco Oliveira.
Visitante
Marco Oliveira.

Outra dica é coach carter, uma lição de vida. Forte abraço.

Eduardo Augusto Lopes de Aguiar
Membro
Eduardo Augusto Lopes de Aguiar

Esse não poderia ter faltado!!

Danielli Nogueira
Visitante
Danielli Nogueira

Coach Carter também é muito bom

Romualdo
Visitante
Romualdo

Assitir quase todos, ótimos filmes e muito bom como incentivo.

Edvaldo
Visitante
Edvaldo

Já sim. Assistir Amador

Mario Georgetti
Membro
Mario Georgetti

Já participamos do Desafio Drible Nota 10 e o Filme Pequenos Grandes Astros já está programado para passar na nossa escola. Educandário Terra Santa – Petrópolis RJ
Um abraço a todos e boa diversão.

Cladecir
Visitante
Cladecir

Dez

ANGELA OMAIRA CASTRO RIBEIRO
Visitante
ANGELA OMAIRA CASTRO RIBEIRO

O primeiro

Marcos Nunes
Visitante
Marcos Nunes

Ótima alternativa para incentivar essa modalidade que é tão difícil de ser introduzida na escola devido o hábito de conhecerem só o futebol e futsal.

Gilmar da Silva
Visitante
Gilmar da Silva

Muito boa a relação de filmes, ainda não assisti o filme do Tony Parker

Vander
Visitante
Vander

Gostei das sugestões!!

Bruno Ottesbach Rosa
Membro
Bruno Ottesbach Rosa

Bom dia, muito bom!
tem mais um para acrescentar nessa lista, “Coach Carter, treino para a vida”, excelente.

Sônia Maria de França Carvalho
Visitante
Sônia Maria de França Carvalho

Sim já assisti Space Jam o filme do século