Histórias Inspiradoras

Conheça as estrelas do futebol feminino que abriram caminhos para a seleção atual

Conhecer o passado é importante para entender o presente. Saiba mais sobre as principais figuras do futebol feminino brasileiro nas últimas décadas 

As grandes estrelas do esporte, além de conquistar medalhas e mostrar seu talento para o mundo, também servem de inspiração para as novas gerações. No futebol feminino, essa questão é ainda mais evidente.  

Ao verem as jogadoras vencedoras, meninas e jovens atletas podem se identificar e sonhar mais alto. Além disso, essas referências também são fundamentais para combater estereótipos de gênero e preconceitos, promovendo a igualdade e a valorização da participação feminina no esporte. 

Pensando nisso, separamos algumas craques do futebol brasileiro feminino para você ficar por dentro e inspirar seus alunos e alunas. Vamos nessa?!  

Figuras icônicas do futebol feminino brasileiro

1) Marta

A lenda! Com seis títulos de melhor do mundo na bagagem, ela continua arrasando como a estrela da seleção brasileira, com 33 anos de pura habilidade. A camisa 10 do Brasil é a maior artilheira de todas as Copas do Mundo, tanto entre os homens quanto entre as mulheres.  

Como se não bastasse, a estrela do futebol feminino tem rodado o mundo jogando futebol. Primeiro foi na Suécia, onde ficou por uma década, e agora está mandando ver no Orlando Pride, nos Estados Unidos. É gol em tudo quanto é lugar! Ela carrega nas costas duas pratas olímpicas nas Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008, e um vice-campeonato no Mundial de 2007.  

Com tanta história assim para contar, acho que vocês já entenderam porque ela está nessa lista, não é? Marta é um verdadeiro ícone do futebol brasileiro.  

2) Formiga

Formiga, ou Miraildes Maciel Mota, é outra fera do futebol feminino. Presente em todas as Olimpíadas desde 1996, ela é a única jogadora a conquistar essa façanha. 

Sua versatilidade chamou a atenção, atuando tanto como meia quanto como volante e mantendo um alto nível de desempenho ao longo dos anos.  

Formiga também acumula duas medalhas de prata olímpicas (Atenas-2004 e Pequim-2008) e chegou à final da Copa do Mundo em 2007. Seu talento e longevidade a tornam uma verdadeira referência no esporte. 

3) Sissi

Sissi, a Imperatriz da Bola, foi uma craque do futebol brasileiro! Em 2000, foi eleita a segunda melhor jogadora do mundo pela FIFA! Ah, e ela mandava muito bem nas cobranças de falta também, um verdadeiro show! 

Hoje, aos 53 anos, Sissi está nos Estados Unidos, dando aulas de futebol! É ou não é uma lenda? 

4) Pretinha

A carioca é pura história no futebol feminino, participando do primeiro Mundial feminino em 1991. 

E não para por aí, viu? Pretinha foi uma das responsáveis por criar a Liga Americana nos anos 90, impulsionando o esporte no país. E olha que orgulho: no Pan de 2007, trouxe a medalha de ouro para casa! 

Calma que tem mais! Ela foi a pioneira brasileira a marcar um gol nas Olimpíadas, em Atlanta – 1996. E ainda foi a artilheira em Atenas – 2004, quando o Brasil conquistou a primeira prata olímpica! 

E sabe o que é mais incrível? Hoje, aos 45 anos, ela continua levando sua experiência e sabedoria por todo o país, dando palestras e contribuindo para o desenvolvimento do futebol feminino. Uma verdadeira inspiração! 

5) Roseli

A ex-atacante paulista foi mais uma que fez história no futebol feminino brasileiro.  

Essa craque foi tricampeã sul-americana e, em 1998, foi a artilheira da seleção, marcando 16 gols. Além de brilhar em solo brasileiro, Roseli também fez sucesso no futebol japonês e americano, deixando sua marca por onde passava. 

Professor(a), quem mais você colocaria nessa lista?

Promova a equidade de gênero na Educação Física, conheça nosso curso on-line. Ele é 100% gratuito e certificado. Clique aqui para fazer a inscrição.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação