Histórias Inspiradoras

10 atletas negros que entraram para a história no combate ao racismo

O esporte é uma ferramenta importante no combate à discriminação. Confira a história de atletas negros que inspiraram milhões nessa luta

Nos últimos meses, a quantidade de protestos contra o racismo vem aumentando em todo o mundo. Casos de genocídio negro como o de João Pedro, no Brasil, e George Floyd, nos Estados Unidos, mostram que ainda precisamos avançar muito no combate ao preconceito racial.

O Impulsiona acredita que o esporte pode ser uma ferramenta na construção de uma sociedade mais justa. Por isso, convidamos Pedro Leonardo, negro, jornalista do SporTV e especialista em cobertura esportiva, para destacar a história de 10 atletas negros que inspiraram milhões na luta contra a discriminação.

1) Jesse Owens

O velocista norte-americano foi o primeiro atleta na história a vencer quatro ouros numa mesma Olimpíada. Owens venceu os 100 e 200 metros rasos, o salto em distância e o rezevamento 4×100.

Mas isso não aconteceu em uma edição qualquer de Jogos Olímpicos, mas sim nos Jogos de 1936, em Berlim, dentro da Alemanha Nazista, diante de Adolf Hitler.

O atleta chocou não só alemães, mas também os americanos, que à época viviam sob fortes leis segregacionistas.

Sua história virou um filme, chamado “Raça“. Veja as incríveis imagens de Owens sendo campeão Olímpico no vídeo abaixo.

2) Tommie Smith e John Carlos

Falando em Estados Unidos, vamos voltar ao ano de 1968, no auge da luta racial no país. Malcolm X havia sido assassinado há três anos e Martin Luther King meses antes dos Jogos Olímpicos da Cidade do México.

O americano Tommie Smith venceu os 200 metros rasos, sendo o primeiro atleta a correr abaixo dos 20 segundos, e John Carlos ficou com o bronze na mesma prova. No pódio, ao invés de olharem para a bandeira e cantarem o hino, os atletas abaixaram a cabeça e ergueram o punho fechado, sinal do Movimento dos Panteras Negras, organização criada para combater a violência policial nos bairros negros.

Mais de 40 anos depois, essa ainda é uma das imagens mais emblemáticas da história do esporte.

atletas negros símbolo das mãos do movimento panteras negras

3) Aída dos Santos

Hora de falar um pouco do Brasil e das mulheres. Aída dos Santos era negra, pobre, moradora da comunidade Morro do Arroz, em Niterói.

Aída foi a única mulher na delegação brasileira e única do atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964. É, portanto, uma pioneira.

Sozinha, não tinha treinador, não tinha uniforme e nem material para competir. Apesar disso, a atleta se classificou para a final e terminou na quarta colocação do salto em altura, sendo a melhor colocação de uma mulher brasileira em uma prova individual da Olimpíada até o ouro de Maurren Maggi em 2008. Aída ainda disputou os Jogos de 1968, na Cidade do México, desta vez no pentatlo.

É mãe de Valeskinha, que conquistou o ouro em Pequim-2008 com a seleção feminina de vôlei.

atletas negros aida dos santos carregando a tocha olimpica rio 2016

4) Lewis Hamilton

Primeiro e único corredor negro na Fórmula 1, e nada menos do que sete vezes campeão mundial na categoria.

O inglês Hamilton é considerado por muitos o maior nome da história do automobilismo. Em 2020, ultrapassou a marca de vitórias de Michael Schumacher, algo que poucos acreditam ser possível. É também o segundo piloto mais jovem a se tornar campeão do mundo na categoria. Na última renovação de contrato, em 2018, Hamilton se tornou o piloto mais bem pago da história da Fórmula 1.

O inglês já sofreu alguns casos de racismo durante a carreira e questiona a diferença de tratamento dada pela imprensa britânica a ele e a outros pilotos conterrâneos. Hamilton também já criticou várias vezes a falta de diversidade no grid da F1. Após a morte de George Floyd, foi às redes sociais cobrar um maior posicionamento dos outros pilotos nas questões raciais, visto que era o único que tinha se manifestado sobre a violência policial. “A injustiça que vemos com nossos irmãos e irmãs de todo o mundo, o tempo todo, é desprezível e precisa parar”, diz ele.

atletas negros post lewis hamilton contra racismo

5) Muhammad Ali

Considerado por muitos o maior boxeador de todos os tempos. Ali foi campeão mundial na categoria peso-pesado, campeão Olímpico na categoria meio-pesado e, no boxe profissional, fez um total de 61 lutas com 56 vitórias e apenas 5 derrotas.

Nascido Cassius Clay, o atleta se tornou Muhammad Ali ao se converter ao islamismo. O boxeador se filiou à organização conhecida como Islâmicos Negros, que lutava pelos direitos dos negros norte-americanos. Em 1967, Muhammad Ali se recusou a lutar na Guerra do Vietnã, ficou impedido de competir no boxe por três anos e teve retirado seu cinturão dos pesos-pesados.

atletas negros ali derrubando oponente e comemorando

6) Serena Williams

Serena é, dentre todos e todas as tenistas em atividade, a atleta que detém mais Grand Slams somando simples, duplas e duplas mistas.

É também a terceira tenista a permanecer por mais semanas na liderança do ranking mundial.

Além disso, conquistou quatro ouros Olímpicos, três nas duplas e um no simples. Serena Williams é a tenista feminina que mais arrecadou em prêmios na história. Ela possui um aproveitamento de 85% de vitórias na carreira, tendo jogado mais de 1.200 partidas.

Serena é ativista de várias iniciativas junto às comunidades negras e apoia o movimento Black Lives Matter.

 

7) LeBron James

Atualmente, o principal nome da NBA. Considerado por muitos como o sucessor de Michael Jordan, LeBron é influente na liga de basquete desde a sua estreia em 2003. Dono de três anéis de campeão da NBA e dois ouros Olímpicos, James coleciona feitos dentro e fora das quadras.

LeBron foi o primeiro negro, e terceiro homem na história, a ser capa da revista Vogue. O atleta possui uma fundação chamada LeBron James Family Foundation, sediada em Akron, Cleveland. Em 2015 firmou uma parceria com a Universidade de Akron para prover bolsas de estudos para até 2300 jovens a partir de 2021. Em 2018, a fundação, junto com a prefeitura de Akron criou a I Promise School, uma escola que além de ensinar, ajuda a combater a evasão escolar.

De acordo com Lebron, a criação da escola foi a maior conquista de sua vida. O jogador já afirmou em diversas ocasiões que acredita ser necessário usar de seu status para se posicionar e atrair olhares para as causas raciais e humanitárias.

Veja na foto abaixo que o jogador vestiu uma camisa com a mensagem “não consigo respirar”, frase repetida por George Floyd enquanto era assassinado pelo policial nos Estados Unidos.

lebron james com camisa escrito nao posso respirar atletas negros

8) Formiga

Se alguém falar de Miraildes Maciel Mota, talvez você não conheça. Mas com certeza já ouviu falar da Formiga. Incluindo homens e mulheres, é a única pessoa a ter participado, como atleta, de sete Copas do Mundo.

Foi duas vezes vice-campeã Olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol.

Atualmente atleta do PSG, na França, Formiga deu uma entrevista ao Portal Notícia Preta, em 2019, em que afirmou: “Sempre quando posso tenho conversas com as meninas, principalmente no Brasil, em relação ao racismo. Só o fato de ser negra e nordestina (Bahia) já se sofre um preconceito muito grande, com certeza. E, sem dúvida, tratando-se de mulher e negra em qualquer área de trabalho há olhares tortos. Vejo poucas mulheres, poucos técnicos também negros no comando, é um absurdo. Eu condeno totalmente pessoas que agem desta forma”, disse ela.

formiga faz símbolo de 7 com as mãos

9) Colin Kaepernick

Talvez o personagem de menos sucesso esportivo da lista. Kaepernick foi escolhido para jogar futebol americano na NFL pelo San Francisco 49ers na temporada de 2011. Promissor, logo na segunda temporada levou a equipe à disputa do Superbowl, tendo sido derrotado na ocasião. As ótimas atuações fizeram com que o atleta em 2014 assinasse uma renovação de 6 anos e que poderia chegar aos 126 milhões de dólares ao final do contrato.

Em 2016, após uma série de lesões, Kaepernick entrou em rota de colisão com a NFL. Durante o hino nacional norte-americano, o jogador se ajoelhou como forma de protesto ao genocídio negro. Apesar de ter sido multado pela liga, o atleta fez isso durante todos os jogos da temporada.

Mesmo sendo considerado talentoso, Colin Kaepernick segue sem jogar desde 2017. Algumas pessoas afirmam que a ausência de emprego se deve a um boicote racial por parte dos donos dos times. Participante ativo de causas sociais como o Black Lives Matter, Kaepernick também contribuiu financeiramente em prol da luta contra a COVID-19.

Veja o momento em que ele se ajoelha durante o hino.

10) Lilian Thuram

Defensor versátil, atuou com excelência no futebol tanto como zagueiro como lateral direito. Thuram jogou por 17 anos profissionalmente, sempre em clubes de primeira divisão, na França, Itália e Espanha. Pela seleção francesa, venceu a Copa do Mundo em 1998 e a Eurocopa em 2000.

Ainda enquanto jogador, Thuram já demonstrava um engajamento político e social. É embaixador da UNICEF, já publicou livros sobre o racismo (veja abaixo) e comanda uma fundação que luta contra o preconceito.

atletas negros thuram e seu livro

E aí, que outros atletas se destacam no combate ao racismo? Deixe o seu comentário e trabalhe o tema com os seus alunos!

63
Deixe um comentário

avatar
59 Todas os comentários
4 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Arthur
Visitante
Arthur

Gostei demais veyy

Yorrana
Visitante
Yorrana

Ótimo conteúdo pra semana de africanidade

VIVIANNE PEREIRA DOS SANTOS
Membro
VIVIANNE PEREIRA DOS SANTOS

Excelente

Wellington Camuzi
Membro
Wellington Camuzi

Bom conteúdo.

Emerson Melato Alves
Visitante
Emerson Melato Alves

um otimo comteudo

Emerson Melato Alves
Visitante
Emerson Melato Alves

legal!!!!!!

Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba
Visitante
Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba

Ótimo conteúdo para trabalhar na sala de aula.

Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba
Visitante
Maria de Lourdes Quaresma Parnaíba

Ótimo conteúdo para trabalhar.

MARCELO PEDRO CAMARGO
Visitante
MARCELO PEDRO CAMARGO

não teve o pélé

Ivan Gonçalves Gonçalves
Visitante
Ivan Gonçalves Gonçalves

Não tem Pelé por que sempre lutou por causa própria e dos brancos. Não é uma figura que nos representa, não houve contribuição desse ser. Foi apenas o maior jogador da história… Ivan G Fran

Wagner Antônio De Carvalho
Visitante
Wagner Antônio De Carvalho

Admiro o esforço , que o jornalista Pedro Leonardo teve para selecionar os atletas aqui citados e aguardo ansioso pela sua segunda matéria destes verdadeiros símbolos da resistência .

Emidio Rodrigues da Silva
Visitante
Emidio Rodrigues da Silva

Estas intervenções pedagógicas através destes exemplos de recursos didáticos, tornam as ações docentes mais consistentes na luta a favor da igualdade humana, independente da tonalidade da péle, religião, sexualidade, condição financeira, etc. Combater a estrutura do racismo e a sua sutileza segregadora é papel fundamental da humanidade.
Emidio Rodrigues

Sílvio Benedito
Visitante
Sílvio Benedito

Relevante, pertinente e importante esta matéria. Esse tema precisa sim ser discutido nas escolas.

Elineide Maria dos Santos
Visitante
Elineide Maria dos Santos

Show de material!! Fiquei deslumbrada com tanto novos conhecimentos!! Já enviei os vídeos para Meu alunos complementando o tema do assunto trabalhado em sala de aula!!

Nilza Ramos
Visitante
Nilza Ramos

Matéria muito boa sobre atletas que além de lutarem contra o racismo, são exemplos positivos para os nossos meninos e meninas. Vou usar este material. Obrigada.

Carolina Coutinho Del Pino
Visitante
Carolina Coutinho Del Pino

Matéria muito bem vinda sobre o engajamento dos atletas nesta luta por mais igualdade racial. Cito aqui mais alguns atletas:
Diogo silva – Taekwondo
Mario Lúcio Costa – Futebol
LeBron James – Basquete
Simone Biles – Ginástica Artística

Osvaldo Rodrigues de Oliveira
Visitante
Osvaldo Rodrigues de Oliveira

Muito significativa esta Matéria/publicação, neste momento em que tem sido tão divulgado e reclamado sobre, nos vários Esportes. Foram citados aqui grandes Atletas de relevância, que ousaram protestar por este direito sempre negado historicamente, onde no Brasil, ouve momentos em que os negros no Futebol pintavam-se de branco para poderem jogar junto a elite branca, dai a máxima do “pó de arroz”. Hoje esta situação vem gradativamente sendo mudada, mas muito ainda tem que ser feito, Atletas como Adhemar Ferreira da Silva, Usain Bolt, Goleiro Aranha, Dayane dos Santos, Diogo da Silva, Rafaela Silva, entre tantos outros. Este movimento tem… Read more »

Mônica
Visitante
Mônica

Gostei da matéria !Tema super relevante a ser desenvolvido na disciplina , e os alunos gostam muito !

Marilei Bezerra Costa
Visitante
Marilei Bezerra Costa

É de extrema importância, o engajamento desses atletas, para o incentivo a luta contra o racismo, despertando coragem, força e tolerância em defesa da diversidade. São exemplos de determinação.

Fernando Vaz Pereira
Visitante
Fernando Vaz Pereira

Trabalhar este assunto o bimestre, semestre e ano todo. Deixando sempre muito bem explicado e sem dúvidas todos os aspectos do tema em discussão.

Maria Claudia
Visitante
Maria Claudia

É uma ação necessária, válida para se trabalhar o ano todo e sempre que necessário e não apenas em determinadas datas.
Acho importantíssimo.

Elisangela Gama Sousa
Visitante
Elisangela Gama Sousa

Muito importante sempre ressaltar a força no esporte e no intelecto que existe em todos nós principalmente quando falamos de racismo estrutural, algo entranhado em nossa sociedade, pauta necessária para todas as turmas.

Ana Cláudia dos Santos Funicelli
Visitante
Ana Cláudia dos Santos Funicelli

Atletas que se destacam que irei comentar e trabalhar também além dos mencionados na matéria: – Tiger Woods (golfe)
– Michael Jorda (Basquete)
– Edson Arantes do Nascimento Pelé (Futebol)
– Usain Bolt (Atletismo)
– Simone Biles ( Ginástica)
– Anderson Silva (MMA)
– Mireya Luis Hernández (Volei de quadra)
– Vênus Willians (Tenista)
– José Adilson Rodrigues dos Santos (Maguila/ Boxe).

Miriam Zaide Faria
Visitante
Miriam Zaide Faria

Dayane dos Santos, musa inspiradora da nossa ginástica rítmica, que emocionou o mundo ao som de brasileirinho. Diálogos com os alunos à respeito da origem humilde e de tantos obstáculos enfrentados, bem como, o trabalho árduo até a conquista do título mundial.

Karin Aparecida Rodrigues dos Santos
Visitante
Karin Aparecida Rodrigues dos Santos

Sou Karin professora DRE Itaquera, afrodescendente.
A judoca Rafaela Silva medalhista Olímpica do Rio. Mulher, negra e judoca.
Em 2021 realizamos na unidade escolar onde leciono a validação das mulheres negras no esporte e em evidência as atletas brasileiras.

Jonas Res
Visitante
Jonas Res

Reinaldo com certeza poderia estar nessa lista!

Mario Georgetti
Membro
Mario Georgetti

A maioria dos meus alunos são afrodescendentes e com certeza essa matéria tem o poder de mostrar a força não só esportiva que eles tem, como também motivar e encorajar as novas conquistas, mostrar o caminho de quem batalhou e venceu no esporte dá forças para manter a luta pela igualdade e respeito que devemos ter em relação a todas as pessoas.
Tolerância e defesa da diversidade só faz engrandecer os relacionamentos sociais e mostra a evolução que devemos ter!
Não ao preconceito e à violência !

Tatiana Baptista da Silva
Membro
Tatiana Baptista da Silva

Acrescento Eliane Pereira, primeira nadadora negra brasileira a competir fora do Brasil. Suas filhas também sao medalhistas no atletismo esporte aue o pai foi medalhista internacional tb. Ainda é viva! Vale uma reportagem.

Pedro Henrique
Visitante
Pedro Henrique

Gostei muito (10), acho que poderia botar Vinícius Júnior, Bruno Henrique……

Rosely Ramos Faustino
Visitante
Rosely Ramos Faustino

Seres humanos especiais .

Professor Edmar Costa
Visitante
Professor Edmar Costa

Muito admirável o feito desses meros humanos, dignos do Olimpo. Pudera o mundo acabar com a estupidez que é o Racismo.

Ricardo de Brito-Geiselmann
Visitante
Ricardo de Brito-Geiselmann

No Brasil parece que não há atletas negros . ‍♀️

Laura
Visitante
Laura

Nossa que incrível!

Cristiane Prates
Membro
Cristiane Prates

Pelé é reconhecido mundialmente, poderiam falar dele

Ricardo de Brito-Geiselmann
Visitante
Ricardo de Brito-Geiselmann

Poderia falar dele !!! Mas que importância ele teve na luta contra o racismo ?

Diego dos Santos Moreira
Visitante
Diego dos Santos Moreira

O grande problema é que Pelé nunca se posicionou…..

Daniel Oliveira
Visitante
Daniel Oliveira

Faltou apenas o nosso Rei, porem todos estes atletas merecem respeito e admiração

Guilherme Metatron Silva
Visitante
Guilherme Metatron Silva

KEMILLY
Visitante
KEMILLY

Eu me arrepiei do começo ao fim.

magnus
Visitante
magnus

nossa essas pessoas ñ são brancas mas sim negras e incrivel como o racismo ñ tem fim devia falar so mais um pouco da história deles mas é bem legal saber que temos estrelas negras no esporte

Letícia Gondim
Membro
Letícia Gondim

Ótimo texto! Claro e objetivo para trabalhar com os alunos! Adorei!

Andreza
Visitante
Andreza

Não importa qual a cor da sua pele, a alma não tem cor e por dentro somos todos iguais.

Jaenderson
Visitante
Jaenderson

Muitoh obrighådoh

Natiele
Visitante
Natiele

Obrigado ❤ mim ajudou muito para a pesquisa da escola ❤

Janinee
Visitante
Janinee

MUITO BOOM, EXCELENTE!!!!

Prof Tupi
Visitante
Prof Tupi

Excelente matéria. Na minha opinião só faltou uma pessoa, poderia aumentar para 11 a lista, sem problema. Soraia André “ex”-judoca. Obrigado, um abraço a todos.

https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2020/04/10/a-historia-do-quimono-preto-o-luto-de-uma-judoca-impedida-de-lutar/

Fabiana
Visitante
Fabiana

Obrigada, excelente para trabalhar com os alunos.

João Junio nascimento dos santos
Visitante
João Junio nascimento dos santos

Verdade

Randerson
Visitante
Randerson

Não sabia sobre a história de vida da Aida, merecia ser mais conhecida.

Isabelly Barauna
Visitante
Isabelly Barauna

obrigada me ajudou no meu trabalho, essas pessoas são incriveis

Niel
Visitante
Niel

Outro dia me falaram de uma entrevista do pele sobre racismo e ele falando que nos negros deveríamos votar nos nossos e não votamos o deixar de fora e meio esquisito

Nei S. do Nasicmento
Visitante
Nei S. do Nasicmento

Pessoal ! Temos cobrado um posicionamento dos atletas brasileiros, mas antes precisaremos oferecer aos mesmos um background educacional que lhes permita fazê-lo. Vai levar tempo, mas chegaremos lá. Educação de qualidade já !!! Todos de todas as cores e de mãos dadas !! Venceremos !!!

Brenda
Visitante
Brenda

Uau que top