Histórias Inspiradoras

6 ideias de aulas para a Educação Física no 2º semestre

O ano passou voando! Confira nossas dicas de planejamento para movimentar as aulas Educação Física do 2º semestre

Copa do mundo, basquete, ENEM… o segundo semestre promete! Para ajudar os professores no planejamento, separamos 6 dicas exclusivas que vão movimentar as aulas de Educação Física. Vale lembrar que os conteúdos são gratuitos, alinhados à BNCC e ao Novo Ensino Médio. E os cursos dão direito à certificado para incrementar o seu currículo! Confira:

1) Copa do Mundo na Educação Física

Pra começar, a queridinha desse ano de 2022! O maior evento esportivo de futebol do mundo vai agitar as suas aulas. E é claro que o Impulsiona vai te ajudar nessa. Preparamos uma série de conteúdos que reúne tudo sobre a Copa. Tem PDF sobre a origem da competição, sobre os mascotes, jogadores, regras e símbolos… Tem de tudo, até jogo de tabuleiro! Clique AQUI e conheça esse portal da Copa recheado de aprendizado!

Jogo de Tabuleiro da Copa do Mundo Gol de Placa

 

2) Olimpíadas do Conhecimento em Educação Física

Em novembro também tem ENEM! As provas vão acontecer nos dias 13 e 20. Todo ano a Educação Física marca presença nas questões. E para aquecer, que tal sugerir as Olimpíadas do Conhecimento em Educação Física. São 4 cadernos de provas com 25 questões cada. O evento aconteceu em uma escola de Brasília de Minas e fez sucesso aqui no site. Os professores idealizadores disponibilizaram as provas gratuitamente com os professores do Impulsiona. Baixe AQUI

Ah, uma boa ideia é trabalhar as provas dos anos anteriores com os alunos. Separamos as questões relacionadas à Educação Física com gabarito dos anos de 2019 e 2020. Assim fica moleza de apresentar para a turma!

3) Competências socioemocionais na Educação Física

Professor(a), você tem sentido seus alunos mais ansiosos, estressados ou com dificuldade de aprendizagem? Esse tem sido um dos grandes desafios enfrentados na escola. Trabalhar as competências socioemocionais pode ser uma boa opção para amenizar essas questões. Mas como fazer isso na Educação Física? Descubra no nosso curso online e gratuito! Inscreva-se!

Compreender as emoções e saber se expressar por meio delas não é uma tarefa fácil, mas pode contribuir e muito para o nosso desenvolvimento!

menina (aproximadamente 8 anos) sentada no chão da quadra durante a aula de educação física com a cabeça apoiada na mão e expressão triste, enquanto os demais alunos estão ao fundo da imagem interagindo e participando da aula

4) Combate ao racismo na Educação Física

O esporte pode ser uma ferramenta na construção de uma sociedade mais respeitosa e igualitária. Por isso, o Impulsiona acredita na importância de debater temas como o racismo nas aulas de Educação Física. Para te ajudar nessa missão, trazemos uma sequência didática da professora Suzi Dornelas, de Bauru (SP), uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10. Nesse projeto ela abordou a temática da história e cultura africana para além das datas comemorativas, como parte do currículo da Educação Física. Acesse gratuitamente AQUI

A outra dica que trazemos hoje para combater o racismo é trazer a representatividade negra para dentro das aulas. Convidamos Pedro Leonardo, jornalista negro do SporTV e especialista em coberturas esportivas, para destacar a história de 10 atletas negros que inspiraram milhões na luta contra a discriminação. Acesse AQUI e leve esses exemplos para a sua turma.

 5) Esporte é coisa de menina sim!

Quantas vezes você já ouviu falar que “futebol é coisa de menino”? Apesar das coisas terem melhorado ao longo dos anos, infelizmente essa visão ainda é muito presente na nossa sociedade. As mulheres lutam diariamente pelo direito de ocupar os espaços que elas quiserem, seja no esporte, na escola ou no trabalho. 

Mas como podemos ajudar a combater o machismo no nosso dia a dia? Na Educação Física, os professores têm um papel fundamental de levar esse tema para as aulas e criar um espaço seguro e saudável para a prática esportiva. Para te ajudar nessa missão, trazemos um PDF que fala sobre desigualdade de gênero no esporte a partir de histórias inspiradoras. Confira!

Duas meninas na aula de educação física com uma bola de futebol na mão

6) Curso Basquete na Escola: diversão e aprendizado garantidos!

A parceria do Impulsiona com a NBA foi um sucesso desde o início. No curso Basquete na Escola já são mais de 12.000 professores de todo o Brasil. Online, gratuito e certificado, o curso compreende a realidade de cada escola, para disseminar o ensino de qualidade do basquete. Ainda não está participando? Entre para esse time! Inscreva-se AQUI

Além da formação, em parceria com a maior liga de basquete do mundo, o Impulsiona lançou o Desafio Basquete Criativo, em que os participantes deveriam construir uma cesta de basquete alternativa e gravar um vídeo arremessando. As 6 escolas mais criativas ganharam prêmios exclusivos da NBA. Spoiler: vem mais coisa por aí ainda esse ano! Aguarde!

criança segurando uma bola de basquete

E aí, gostou desse combo de aulas? Compartilhe com os amigos professores para ajudá-los com o planejamento do 2º semestre!

19
Deixe um comentário

avatar
19 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Maria Zelia
Visitante
Maria Zelia

Vocês são dez

Cláudia Rabelo
Visitante
Cláudia Rabelo

Maravilhoso esse material

Bruno Albuquerque
Visitante
Bruno Albuquerque

Excelentes ideias! Nossa Ed. Física precisa sim, de saltos cognitivos. Vamos construir esses momentos com a nossa escola. Grato pelas alternativas inovadoras de nossa área.
Bruno Albuquerque
Coordenador de Ed. Física/Esportes – Sede Cocó
Colégio Espaço Aberto – Fortaleza

Maria Aparecida Miranda
Visitante
Maria Aparecida Miranda

Esse site é maravilhoso, tenho utilizado e muito os materiais disponíveis na plataforma. Abriu minha mente para um novo patamar, tenho outra visão de como trabalhar a minha disciplina.
Parabéns e muito obrigada por nos compartilhar com material tão importante.

Ediclan Martins
Membro
Ediclan Martins

Muito Bom!
Parabéns a todos que fazem parte do Instituto impulsiona!

Cristina Schiffer
Visitante
Cristina Schiffer

Muito bacana . Gostei

Grazy Soares
Visitante
Grazy Soares

Material excelente

Aline Holanda do Carmo
Visitante
Aline Holanda do Carmo

Excepcional!!
Como tem nos ajudado.

Luciana de Sá
Visitante
Luciana de Sá

Maravigold! Amei!

Luiz Eduardo Alencar de Araújo
Visitante
Luiz Eduardo Alencar de Araújo

Bom dia pessoal adorei , já estamos trabalhando com nossos alunos , adoramos os temas propostos

Vanessa Paterlini
Visitante
Vanessa Paterlini

Adorei… o impulsiona me ajuda muito sempre…. obrigada

Kenia Munik Cordeiro Moura da Silveira
Visitante
Kenia Munik Cordeiro Moura da Silveira

Parabéns! Os temas são excelentes. Vai agregar bastante nas aulas de educação física. Valorizando a nossa profissão.

MARILDA LOPES DA SILVA ANDRE
Visitante
MARILDA LOPES DA SILVA ANDRE

Excelente material! Parabéns

Jackeline
Visitante
Jackeline

Material sensacional

Zuleica Maria Motta
Visitante
Zuleica Maria Motta

Muito bom. As matérias do Impulsiona ajudam muito.

Carlos Roberto Moreira
Visitante
Carlos Roberto Moreira

Parabéns show!!!!!!

Alberto Cândido Dionisio
Membro
Alberto Cândido Dionisio

Parabéns pelo conteúdo… fantástico!!!

Lindalva Ventura da S. Oliveira
Visitante
Lindalva Ventura da S. Oliveira

Material excelente!

Miguel Gonçalves Filho
Visitante
Miguel Gonçalves Filho

Perfeito !!