Histórias Inspiradoras

Como mobilizar seus alunos e trabalhar o protagonismo juvenil?

Professora Alemmar fala sobre seu projeto de protagonismo juvenil e ensina como ser uma impulsionadora da educação

Mobilizar os alunos para que eles se articulem e consigam, juntos, pensar em melhorias para a educação é um dos grandes desafios do educador hoje. Pensando em como fazer isso, a professora Alemmar Fonseca, de Porto Velho (RO), criou o projeto Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de vida). A ideia é trazer soluções para a escola que partam dos próprios alunos. “Juntos, buscamos soluções mais práticas para assuntos que muitas vezes parecem complicados”, contou.

Segundo a professora idealizadora do projeto, o Com-Vida funciona como um grêmio estudantil, só que mais amplo. “Esse projeto busca trabalhar soluções não só de dentro da escola, mas também da própria comunidade escolar”, explicou. Alemmar aplicou o projeto em uma escola que atuou por 8 anos, mas que deixou de existir. Hoje, ela trabalha na Escola de Ensino Fundamental e Médio Marechal Castelo Branco, lecionando língua espanhola.

Um dos destaques do projeto Com-Vida foi o torneio esportivo interclasse. “Os alunos estavam sempre pedindo que houvesse um torneio esportivo, mas sempre a dificuldade era a premiação. Buscou-se, através de pesquisa com os membros da Com-Vida, uma forma alternativa de tentar resolver esse impasse, visto que a escola não dispunha de verbas para comprar troféus e medalhas. Depois de muita pesquisa, encontramos um tutorial de como fazer a taça da Copa do Mundo com garrafa pet e achamos uma boa ideia. Os alunos também confeccionaram medalhas com materiais recicláveis”, declarou Alemmar.

O primeiro torneio aconteceu com os alunos menores e foi um sucesso tão grande que eles replicaram até mesmo com os alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos). Uma atitude que parece simples, mas que desperta no jovem a vontade de transformar. “Os alunos passaram a mudar o comportamento junto aos colegas e conseguiram melhorar as notas. Uma das coisas que sempre reforço é que eles busquem o engrandecimento do ser e, ao se sentirem valorizados, buscando e aplicando as soluções para certas situações, isso lhes dá segurança em sua capacidade, inclusive intelectual”, explicou a professora.

A professora Alemmar encontrou no Impulsiona uma grande inspiração para seguir com seus projetos. “O Impulsiona está me inspirando por meio do curso Orientador de Alunos líderes. Hoje, estou formando o Com-Vida na nova escola que leciono e já fui convidada pelo grêmio da escola pra ser professora conselheira porque eles me acham uma professora inovadora. Isso já me traz um enorme ganho, porque ganhei o respeito dos alunos e dos colegas de profissão.”

Seja você também um Orientador de Alunos líderes e ajude a impulsionar o esporte e seus valores na escola. Inscreva-se agora!

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação