Aulas digitais

Língua portuguesa e esportes

Baixe aqui um conteúdo pedagógico sobre a história das expressões da língua portuguesa que remetem ao esporte

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Nossa paixão pelo esporte se reflete até na forma como falamos. Ele está sempre em campo na vida dos brasileiros! E o uso de algumas expressões no dia a dia exemplificam bem isso. Quem nunca achou que o amigo “pisou na bola” ou escutou que está “boiando” na aula? E é sobre esse assunto que falaremos no conteúdo Língua portuguesa e esportes.

Você sabia que muitas expressões esportivas, que ganham diferentes significados e usos, se tornaram populares por causa dos locutores de rádio? Tudo começou com os narradores esportivos nos anos 30. Eles observavam as jogadas em campo e criavam bordões. Assim faziam, e fazem até hoje, a narração um grande espetáculo e atraiam a atenção dos seus ouvintes.

Vamos conhecer as expressões usadas no esporte, ver como aconteceu a adaptação de alguns termos esportivos para o português e fazer a relação entre a paixão pelo esporte e a literatura. Este conteúdo pedagógico é indicado para educadores, professores e coordenadores e pode ser usado nas aulas de linguagem de alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental II.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.