Aulas digitais

A Física do Esporte

É verdade que Einstein e Ronaldinho Gaúcho têm algo em comum? Neste conteúdo vamos mostrar a relação da física com os esportes

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Força centrípeta, impulso, velocidade, efeito Magnus..todos esses conceitos da Física são fundamentais na preparação dos atletas. Os esportes representam muito bem a incrível capacidade do ser humano de superar seus limites. Porém, para que o espetáculo do esporte aconteça é importante lembrar que por trás de cada movimento dos atletas, há uma verdadeira aula de física. Ao assistir uma partida de futebol, de vôlei ou uma corrida de velocidade do atletismo, boa parte daquilo que você estuda na sala de aula, fazendo cálculos e resolvendo problemas está ali, acontecendo bem na sua frente.

A Física é a ciência que estuda a natureza e seus aspectos mais gerais. Dessa forma, se a natureza é seu objeto de estudo, isso significa que vivemos a Física no nosso dia a dia. Quando abrimos nossos olhos pela manhã, é a óptica que nos faz enxergar com clareza e só conseguimos caminhar do quarto até a cozinha para tomar o café da manhã por causo do atrito, dois conceitos estudados nessa disciplina. Se a Física está presente em tudo nas nossas vidas, não poderia deixar de fazer parte da prática esportiva. Para atingir seu melhor desempenho, cabe aos atletas muito treino para aprimorar sua técnica, e é o que vai ajudá-los a tirar o melhor proveito da Física na busca pelo topo do pódio.

Neste conteúdo pedagógico vamos conhecer quais conceitos da Física estão presentes no atletismo e entender como essa disciplina pode interferir no desempenho esportivo de atletas mundialmente famosos. Que tal medir a força de atrito durante uma corrida do jamaicano e campeão olímpico Usain Bolt? Educadores, professores e coordenadores podem usar este material de apoio nas aulas de ciências da natureza e matemática com os alunos do Ensino Médio. Aproveite nossos materiais para incentivar e estimular o uso do esporte como ferramenta educacional em todas as disciplinas.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.