Aulas digitais

Esporte em Números

Baixe aqui uma aula que te ajudará a ensinar matemática e sua relação com o esporte. Seus alunos vão adorar!

Baixar Material

Descrição do conteúdo

Você já parou para pensar quantos elementos matemáticos estão presentes no esporte? E em uma partida de futebol, por exemplo? Começando pelo básico, temos a área do campo e o volume da bola. Nos aprofundando um pouco mais, temos o ângulo das jogadas, a probabilidade em torno dos pênaltis e até a análise de pontos e rodadas. Como dizia o grego Pitágoras (570 a.c a 496 a.c) considerado o pai da matemática, “todas as coisas são números”. E isso não poderia ser diferente quando o assunto é matemática e esporte.

Com números calculados a partir de unidades padronizadas de medida foram registrados os primeiros recordes esportivos oficiais do mundo. Só para se ter uma ideia, apenas na última edição dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, foram registrados um total de 95 recordes olímpicos e 19 mundiais superados ao longo do evento.

Neste conteúdo pedagógico, vamos conhecer a origem da matemática, sua relação com o esporte e descobrir conceitos que estão presentes em modalidades esportivas. Indicado para educadores, professores e coordenadores pedagógicos, o conteúdo pode ser usado nas aulas de Ciências da Natureza com alunos do Ensino Médio. Além disso, é uma forma de estimular o uso do esporte como ferramenta educacional e motivar os jovens a ter uma vida mais saudável e ativa.

Baixar Material

Como isso me ajuda?

Os conteúdos pedagógicos do Impulsiona são materiais de apoio interdisciplinares e podem ser usados para enriquecer o planejamento ou diretamente apresentado aos alunos. Todos os conteúdos usam o esporte como ferramenta educacional e estimulam a inclusão. O download é gratuito, e o material traz sugestões de vídeos e atividades. Os conteúdos não possuem certificação.

Sobre o conteúdo

Unidades Temáticas da BNCC
Esportes
Segmentos de Ensino
EM
Saiba mais sobre nossa estratégia pedagógica.