Histórias Inspiradoras

Esfriou? Atenção extra para o aquecimento antes de se exercitar

Práticas de aquecimento ajudam a preparar o corpo e evitar lesões durante a realização de atividades físicas

Chegamos à estação mais fria do ano, o inverno. Em algumas regiões do país as temperaturas tendem a ser menores, já em outras pouca coisa muda. Mas se tem uma coisa que não pode ficar de fora é o aquecimento antes de praticar exercícios.

O que acontece no aquecimento?

O funcionamento do corpo humano é extremamente complexo. Quando nos movimentamos várias partes entram em ação como uma espécie de time trabalhando em equipe. O aquecimento funciona como um “alô” a cada uma dessas partes (músculos, articulações, coração), avisando previamente o esforço que será exigido na prática da atividade física em si.

Quando realizamos um bom aquecimento, nosso fluxo sanguíneo aumenta, levando mais oxigênio e nutrientes para os músculos em movimento e os preparando para exercícios mais pesados. Outras reações que acontecem no corpo são o aumento da temperatura e da capacidade respiratória e aumento dos batimentos cardíacos. Para saber mais os efeitos do aquecimento no organismo, assista o vídeo abaixo:

Aquecer para quê?

Em dias mais frios, o corpo precisa ainda mais de movimento para manter a temperatura estável. Por isso, é importante um bom aquecimento antes de iniciar a atividade física. Assim, podemos preparar o corpo e colocá-lo no ritmo, evitando lesões que eventualmente acontecem e até melhorando o nosso desempenho.

As práticas de aquecimento nos ajudam para além do físico. Elas contribuem também para a concentração, fazendo com que nosso foco seja transferido para o exercício que iremos realizar em seguida. 

Na Educação Física o aquecimento é uma ótima alternativa para iniciar a aula. Quando os alunos chegam um pouco mais agitados, aquecer pode ajudar a acalmar os ânimos e motivá-los para a atividade física propriamente dita.

E mais, o aquecimento pode ser feito de formas variadas, sempre com muita criatividade e diversão. Podem ser usadas brincadeiras, danças e músicas para atrair a atenção da turma e tornar esse momento um hábito saudável para além das aulas.

Quer saber mais sobre o aquecimento? Clique AQUI para baixar nosso PDF gratuito!

6
Deixe um comentário

avatar
6 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Luciano
Visitante
Luciano

Gostei do tema! O aquecimento ajuda a otimizar o corpo aumentando o metabolismo e, ao desenvolver o esporte/jogo/brincadeira, os alunos terão mais disposição do que aqueles que não se aqueceram de maneira adequada.

Theodoro
Visitante
Theodoro

Ótimo material!

Humberto
Visitante
Humberto

muito obrigado

Nefertite Aparecida de Jesus Ribeiro Aparecida
Membro
Nefertite Aparecida de Jesus Ribeiro Aparecida

Boa noite,nas minhas aulas de Educação física, faço aquecimento e depois com movimentos imitando os animais ( pulando sapinho, canguru, caranguejo,o tigre etc..)

Luciane Ferreira da Silva
Visitante
Luciane Ferreira da Silva

Com isso,preparar o corpo para o esforço que estar por vir antes de qualquer atividade,ou exercícios físico é muito importante para a performance e saúde.

José Carlos Morais de Oliveira
Visitante
José Carlos Morais de Oliveira

Excelente, parabéns pelo brilhante material!