Histórias Inspiradoras

Hipismo na Educação Física: esporte Olímpico de Paris 2024 faz sucesso com os alunos

Projeto contou com a construção de cavalos de pau, jogos eletrônicos de hipismo e palestra com ex-atleta Olímpica. Confira!

O hipismo apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1900, na edição de Paris. Passados 124 anos, a competição retorna a França. A professora Fernanda Braga aproveitou esse gancho para levar a modalidade para os alunos da EEEFM Elvira Barros, em Afonso Cláudio (ES).

Pode parecer impossível, já que o hipismo exige um espaço apropriado e, o principal, o cavalo. Mas com um toque de criatividade dá para trabalhar esse esporte Olímpico na Educação Física. Veja o passo a passo do projeto!

Palestra com ex-atleta de hipismo

Para começar os alunos tiveram uma palestra online com a ex-atleta de hipismo, Clara Menezes. Eles conversaram sobre a história desse esporte, as regras da competição, os cuidados necessários com os cavalos e a importância da prática segura.

Jogos eletrônicos de hipismo

Para deixar o contato das crianças com o hipismo mais interessante, Fernanda teve a ideia de conectar a modalidade aos jogos eletrônicos. “Com a ajuda da tecnologia a gente conseguiu proporcionar uma experiência interativa do hipismo, estimulando a participação ativa dos alunos”, contou.

Os jogos online de hipismo e óculos de realidade virtual ajudaram a simular de forma realista as habilidades e técnicas necessárias para a prática desse esporte.

Oficina de massinha

Nessa etapa os alunos construíram com massinha elementos relacionados ao hipismo, como cavalos, cavaleiros, obstáculos e cenários, estimulando a expressão artística e o desenvolvimento da imaginação.

Além disso, essa atividade ajudou a melhorar as habilidades motoras e sensoriais das crianças. A manipulação da massinha requer coordenação motora fina, percepção tátil e visual.

Construção de cavalos com materiais recicláveis

Com a ajuda dos responsáveis, as crianças construíram cavalos de pau feitos de cabos de vassoura, garrafas PET, barbante e EVA. Além de incentivar a criatividade e sustentabilidade, essa atividade é importante para aproximar as famílias do processo de aprendizagem. “A ideia é fortalecer os vínculos, promovendo a interação familiar”, explicou Fernanda.

Circuito motor de hipismo

Para experimentar as habilidades técnicas do hipismo de forma lúdica, a professora de Educação Física propôs um circuito com barras, cones e outros obstáculos que simulam uma pista de hipismo. As crianças usaram os cavalos de pau construídos por elas para completar o trajeto.

Desfile de cavalos de pau pela cidade

Para fechar o projeto com chave de ouro, os alunos puderam exibir os cavalos de pau em um desfile pela cidade. O momento contou com duas presenças ilustres: o cavalo de um aluno do Ensino Médio da escola e a Phryge, mascote Olímpica de Paris 2024 construída pela turma do sétimo ano.

 

Curtiu o projeto da professora Fernanda? Deixe seu comentário!

3
Deixe um comentário

avatar
3 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Otávio Lucas Lacerda de Oliveira
Membro
Otávio Lucas Lacerda de Oliveira

Bacana demais. Estava pensando em trazer um esporte olímpico para meus alunos do fundamental 1 e não queria esportes tão conhecidos por eles. Vão amar as aulas sobre hipismo. Muito obrigado!

TIAGO DA HORA SAMPAIO
Visitante
TIAGO DA HORA SAMPAIO

Muito Top o evento. Parabéns!

SÉRGIO DOS SANTOS DUARTE Duarte
Membro
SÉRGIO DOS SANTOS DUARTE Duarte

top. Parabéns