Histórias Inspiradoras

Esgrima colorida na Educação Física

Professora ensina a esgrima na escola com coletes de papelão, floretes de jornal e tinta para marcar os pontos nos duelos. Confira o passo a passo!

No ano passado, contamos a história de uma professora que ensinou a esgrima para os alunos usando bastões de “bate-bate”, aqueles distribuídos para os torcedores em algumas competições. Hoje trazemos a ideia de Adriana Mailan, que também ensinou a esgrima na escola, mas dessa vez os materiais usados foram papelão, jornal e tinta.

Adriana dá aulas de Educação Física para o 5º ano na EMEF Martinho Lutero, em São Lourenço do Sul (RS). Motivada pelos conteúdos do Impulsiona, a professora decidiu levar novas modalidades para escola, só que de um jeito especial!

A “esgrima colorida” funciona assim: os alunos usam os floretes feitos de jornal mergulhados em tinta para marcar a pontuações nos coletes e capacetes de papelão dos colegas. Além de incentivar a sustentabilidade, essa prática foi interdisciplinar, com a parceria entre Educação Física e artes na construção dos equipamentos com materiais recicláveis.

Para introduzir a esgrima, Adriana conversou com a turma sobre a origem, história e principais movimentos do esporte. Os alunos fizeram pesquisas sobre as três modalidades: florete, espada e sabre.

Já na prática, os alunos escolheram o florete para os combates em dupla. Nessa modalidade, a superfície válida para a pontuação é o tronco do adversário, que estava protegido pelo colete de papelão. Além disso, o capacete também serviu de equipamento de proteção para o rosto e cabeça, mantendo a segurança de todos.

Os alunos nunca tiveram contato com a esgrima antes, o que tornou a atividade ainda mais especial, divertida e impactante. “A Educação Física tem um papel fundamental para a formação de um pensamento sustentável e de valores positivos na escola no que se refere ao respeito ao outro e à natureza.”, declarou Adriana.

 

Que tal levar a esgrima colorida para a sua aula? Clique AQUI para baixar o PDF do Impulsiona e saiba tudo sobre esse esporte!

9
Deixe um comentário

avatar
9 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Esmael Carlos
Visitante
Esmael Carlos

Não funcionou direito com jornal!! Fiz espadas com flutuantes de piscina e cano de pvc!! Tenho um vídeo de como eu fiz….https://youtu.be/kjDoRzcGPJs.

Ana Katia Martins Nunes
Visitante
Ana Katia Martins Nunes

gostei muito dessa ideia

NALVA NUNES NERI ANDRADE
Membro
NALVA NUNES NERI ANDRADE

Simplesmente Excelente! Parabéns pela criatividade

Luana Cora Fabro
Membro
Luana Cora Fabro

ADOREI estou trabalhando ideias assim com os meus aluno material fácil para poder ter aulas diferenciadas, pois a escola não tem muito.

Regina Helena Assumpção Kuvada
Visitante
Regina Helena Assumpção Kuvada

Oi. Também trabalhei esgrima usando espada com jornal. No lugar da caixa de papelão usei caixa de pizza. As crianças adoraram. Sou de Paranaguá e trabalho no colégio Cidalia Rebello Gomes que fica numa ilha ( Ilha dos Valadares / 40 mil habitantes).

Lucileide Assis Ferreira Charruff
Visitante
Lucileide Assis Ferreira Charruff

Parabéns!! excelente trabalho.

kéli Cristina da Silva Penna.
Visitante
kéli Cristina da Silva Penna.

Adorei a ideia. Parabéns.

Marina Pereira
Membro
Marina Pereira

Muito bom vou fazer com meus pequenos

Marina Pereira
Membro
Marina Pereira

Muito bom ,vou fazer com meus pequenos o