Histórias Inspiradoras

Tudo que você precisa saber para mandar bem no desafio Jr. NBA Aulão de Basquete

Fique por dentro das principais dicas para você e seus alunos serem os grandes vencedores do desafio!

O desafio escolar Aulão de Basquete é a novidade do momento da parceria NBA e Impulsiona. A ideia é mostrar que é possível ensinar os fundamentos de basquete de um jeito único, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe e o protagonismo dos alunos.

Dessa vez, a maior liga de basquete do mundo desafia os professores de Educação Física a montarem um circuito com três estações: drible, passe e arremesso. O resultado disso é um aulão super especial!

As inscrições vão até o dia 28 de maio e os cinco melhores projetos vão ganhar um kit da Jr. NBA com bolas, coletes, troféu e outros itens para as aulas de Educação Física! Ainda dá tempo de participar e mostrar que a sua escola é fera no esporte da bola laranja! Para dar aquela ajudinha, separamos 5 dicas para você mandar bem no desafio. Confira!

1) Monte o circuito

O primeiro passo é escolher as atividades que vão compor o seu circuito. Lembrando que é preciso montar três estações: drible, passe e arremesso. Se quiser ideias de atividades para trabalhar cada um dos fundamentos de basquete acesse os minicursos da Jr.NBA: Drible e Controle de Bola, Passe e Recepção e Arremessos. São várias videoaulas com linguagem simples e dinâmica!

2) Dê um aulão

Chegou a hora dos seus alunos mostrarem suas habilidades no basquete. Dê um aulão usando o circuito montado no espaço disponível aí na sua escola. Não precisa de quadra para participar. Vale improvisar no pátio, e inventar uma solução para substituir a cesta!

3) Grave o vídeo

O próximo passo é gravar um vídeo de no máximo 1 minuto dos alunos realizando as atividades do circuito. Como tem o limite de tempo, não é necessário que toda a turma apareça na gravação, mas no mínimo 10 alunos devem fazer parte do projeto.

Recomendamos que o vídeo seja gravado com o celular ou câmera na horizontal e você pode editar como quiser! Aliás, nessa etapa a ajuda dos alunos é muito bem-vinda, eles costumam dominar essas ferramentas de edição e podem dar o toque final no trabalho!

4) Poste o vídeo

Depois de editados, os vídeos devem ser publicados no YouTube, no canal do próprio professor que fez a inscrição ou no canal oficial da escola. É possível publicar com a configuração “não listado”, dessa forma, apenas quem tiver o link terá acesso ao vídeo.

Se é a sua primeira vez publicando um vídeo no YouTube, clique AQUI para conferir um passo a passo de como fazer isso.

5) Preencha o formulário de inscrição

Essa é a etapa que garante a sua participação no desafio! Depois de publicar o vídeo no YouTube, preencha o formulário de inscrição. O link para o preenchimento está disponível no regulamento, indicado na página do desafio. É um Google Forms muito simples! De qualquer jeito, recomendamos que você baixe o regulamento completo, porque lá vão estar todas as perguntas. Assim você consegue preparar as respostas com antecedência!

Lembrando que o mesmo professor pode participar por diferentes escolas, mas com apenas um vídeo para cada escola e com formulários de inscrição distintos, direcionando para vídeos diferentes.

Bônus: criatividade e inspiração!

A criatividade é um dos ingredientes principais nesse desafio. Por isso, que tal dar uma olhada nos projetos vencedores dos outros desafios da NBA?! Assista os vídeos premiados do Desafio Basquete Criativo e do Desafio Drible Nota 10 e inspire-se para produzir o seu!

E você, já está participando? Ainda não? Clique AQUI e faça a sua inscrição!

Já está dentro do desafio? Conte aqui nos comentários como está sendo a sua experiência!

4
Deixe um comentário

avatar
4 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Livia Rocha
Membro
Livia Rocha

Estou ando e creio que do próximo estarei junto…. Parabéns a todos.
Lívia
Vinhedo SP

Mario Georgetti
Membro
Mario Georgetti

Chegando o final do mês e estamos quase prontos para a produção do nosso vídeo para concorrer aos prêmios do Desafio Aulão de Basquete. As crianças participaram das atividades e vamos mandar a nossa evolução neste último ano de muita diversão e treinamento das habilidades.
Abraço a todos e boa participação de todos os professores e suas turmas !!
Mario de Petrópolis RJ

Mario Georgetti
Membro
Mario Georgetti

As ideias de Desafio de Basquete são muito bem recebidas pelos meus alunos, estão sempre se dedicando e colocando a criatividade em prática, desta vez não foi diferente. Uma aluna montou um circuito para a aula, e mostrou muita iniciativa e criatividade. A aluna Laura terá sua atividade gravada para ser divulgada no YouTube como estímulo para outros alunos e alunas poderem criar. Outra ideia que surgiu é alunos organizarem uma aula do jeito que gostariam com as atividades escolhidas por eles para fazer o seu próprio vídeo do Desafio do Aulão de Basquete.

Mario Antonio Georgetti
Visitante
Mario Antonio Georgetti

Nós já estamos participando sim! Cada desafio JRNBA- Impulsiona é um motivo de grande dedicação e envolvimento nas atividades. Os meus alunos estão empolgados em tentar fazer o melhor desempenho para que a Escola ganhe mais material e recursos que possam incrementar o aprendizado da nova modalidade para eles: o basquete.
Já estarmos fazendo a edição das imagens do Aulão de Basquete com as Estações com a demonstração do que aprenderam dos fundamentos do basquetebol.