Histórias Inspiradoras

Desafio Drible Nota 10: conheça os grandes vencedores!

Participantes enviaram vídeos realizando uma das atividades de drible do curso gratuito da Jr.NBA. Confira os projetos premiados!

O Desafio Drible Nota 10 é mais uma iniciativa da Jr. NBA e do Impulsiona para revolucionar o ensino do basquete nas escolas brasileiras!

Dessa vez, convidamos professores de todo o país a gravarem um vídeo de até 1 minuto dos alunos realizando uma das atividades do curso gratuito Drible e Controle de bola! Como premiação, os 5 projetos vencedores levariam um kit exclusivo da NBA, com troféu, bolas, camisas e muito mais.

Nossos jurados receberam registros incríveis, e tivemos um empate técnico! Sabe qual foi a solução? Vamos premiar os 7 primeiros colocados do desafio!!

Finalmente, chegou a hora de conhecer os grandes vencedores! Vamos lá?

1) Fernando da Silva – Escola Municipal Pauline Parucker (Joinville/SC)

O professor Fernando falou sobre um problema da Educação Física comum em algumas escolas. “O desafio começa quando as aulas da nossa disciplina não são mais empolgantes, e as crianças do Ensino Fundamental 2 não querem mais correr e até jogar bola, para não suar ou optarem por navegar no celular”. Para mudar esse cenário, Fernando convidou o ex-jogador Olivia para fazer uma palestra para os alunos dos 6° anos da escola. A conversa conquistou os jovens, que pediram para o professor aulas extras de basquete. Mais do que isso, o episódio despertou o empoderamento das meninas, que começaram a treinar o basquete depois da aula. A ideia de participar do Desafio Drible Nota 10 surgiu para motivar e fortalecer esse sentimento das alunas. No vídeo elas dão um verdadeiro show no basquete, realizando algumas das atividades sugeridas no curso da Jr. NBA. Prepara, que agora é hora!

2) Gabriel Luis de Abreu – EMEF São Vitor (Caxias do Sul/RS)

Os alunos do 5º ano da EMEF São Vitor, no Rio Grande do Sul, mostraram suas habilidades em dribles diversos com muito entusiasmo. Segundo o professor Gabriel, a turma é disposta e participativa, e não foi diferente dessa vez: “Quando expliquei o desafio, logo toparam e se animaram em representar a escola.” Para contornar a falta de bolas de basquete, Gabriel propôs a utilização de bolas diversas: de futebol, vôlei e até de pilates. O resultado foi demais! Veja a quadra preenchida pela energia do basquete:

3) Antonio Carlos Gomes Martins – EM Francisco Chaves Perazzo (Tuparetama/PE)

Os alunos do professor Antonio Carlos provaram que são feras no basquete!  No vídeo, os jovens aparecem exercitando o drible de forma multilateral e em diferentes planos, além do manejo da bola e o controle do corpo. Apesar da falta de uma quadra esportiva, os alunos utilizaram o hall de uma churrascaria próxima à escola como cenário. Afinal, faz parte do lema deles: “fazer das dificuldades, oportunidades!”. Dê o play e confira:

4) Andressa Aueharo Carvalho – Escola Estadual Apolônio Bouret de Melo (Paranatinga/MT)

A professora Andressa contou que o basquete não é muito difundido na cidade de Paranatinga, no Mato Grosso. Ela se esforça para que na Educação Física o aluno tenha a oportunidade de conhecer o esporte da bola laranja. Por isso, aproveitou o Desafio Drible Nota 10 para incentivar ainda mais esse contato, e ficou feliz com o resultado. Os alunos demostraram empatia, ao ajudar uns aos outros durante a aula. “Aprendizagem, Autoestima, Autoconfiança: estes três ‘As’ fazem meus olhos brilharem, é isso que eu vejo em cada estudante”, revelou.

5) Patricia Slomp – EBM Quintino Bocaiúva (Blumenau/SC)

A professora Patricia fez um compilado de atividades sugeridas no curso Drible e Controle de bola com a turma do 6º ano. “Bola quente”, “Lançar e pegar” e “Drible com equilíbrio” são alguns exercícios de aquecimento que os alunos aparecem executando no vídeo. Apesar do número de bolas de basquete não ser o suficiente para a turma inteira, isso não foi um empecilho para que eles pudessem trabalhar a modalidade. “O fato de termos pouco material disponível não faz com que eu e os outros professores de Educação Física deixemos os alunos sem oportunidade de conhecer algum esporte.” , declara Patricia. O resultado ficou bem legal! Um vídeo dinâmico e com a trilha sonora super animada. Olha só:

6) Hugo Willian Cacho Ramos – Escola Municipal Anita Chacon (São Bento do Norte/RN)

O professor Hugo Willian mostrou que é possível driblar as dificuldades e construir um belo projeto na Educação Física, incentivando a criatividade, o trabalho em equipe e o protagonismo dos jovens. Ele revelou buscar se colocar no lugar dos alunos, que, em maioria, moram em zonas rurais e levam cerca de 1 hora para chegar a escola. “Nas aulas de basquete em chão de areia, com aros e tabelas improvisadas, é o momento em que os estudante começam a sonhar com uma grande oportunidade na vida através do estudo e o esporte.”, declara. Veja, abaixo, o resultado do vídeo: 

7) Maicon Willian Silva Veiga – EMEF Érico Veríssimo (Estância Velha/RS)

O professor Maicon se inspirou no jogo de captura dos cones para trabalhar o drible com os seus alunos. Como o próprio nome diz, eles devem capturar os cones do outro lado da quadra enquanto driblam. Essa atividade exercita o controle de bola, a agilidade e o trabalho em equipe, além de ser uma opção super divertida de praticar o fundamento do basquete. No vídeo, dá pra ver a empolgação dos alunos, que foi um dos pontos principais destacados por Maicon. Segundo o professor, eles abraçaram a ideia e se sentiram desafiados e ao mesmo tempo capazes de realizar a tarefa. “Os alunos sempre foram o maior combustível dessa prática.”, conta.

O Impulsiona e a Jr. NBA agradecem a todos os participantes do desafio! Independente do resultado, todos saem campeões pelo empenho dedicado a essa atividade!

Deixe abaixo o seu parabéns aos projetos vencedores! Nos vemos nos próximos desafios!

21
Deixe um comentário

avatar
21 Todas os comentários
0 Todas as respostas
0 Seguidores
 
Comentário com mais reações
Resposta com mais engajamento
  Inscrever-se  
Mais novos Mais antigos Mais votados
Notificação
Livia Rocha
Membro
Livia Rocha

Wow lindo parabéns cada desafio foi tirado de letra , pois o acreditar e encorajar eles, os tornam melhores.

Celusa Martini Sabedra
Visitante
Celusa Martini Sabedra

Parabéns pela iniciativa! Precisamos de incentivo e valorização! Felicitações aos ganhadores.

Mônica
Visitante
Mônica

Parabéns para todos os participantes, muito criativo as atividades! Goiás.

Wellington
Visitante
Wellington

Parabéns pela iniciativa. Edf cada vez mais forte.

Mario Antonio Georgetti
Visitante
Mario Antonio Georgetti

Ainda não foi desta vez que chegamos lá. Vamos continuar encarando os Desafios porque isto tem nos motivados cada vez mais.
Parabéns a todos os vencedores, tenho certeza que mereceram os prêmios!! Que venha o próximo !
Parabéns Equipe JRNBA e Time Impulsiona pelo trabalho de difusão e massificação do basquete nas escolas brasileiras!!

CAMILA DE OLIVEIRA
Visitante
CAMILA DE OLIVEIRA

Triste por não ter vencido .. mais parabenizo aos lindos trabalhos q foram escolhidos

João Nazareno Ferreira
Visitante
João Nazareno Ferreira

Parabéns a todos os participantes, sendo o mais legal é o acesso a esta possibilidade e o desprendimento da garotada. sucesso.

Marcelo Brogno Novello
Visitante
Marcelo Brogno Novello

Parabéns a todos. Show de bola literalmente . Nossa profissão é isso! Alegria, aprendizado e transformação. Abraço a todos os colegas.

Andressa
Visitante
Andressa

Parabéns a todos !!! Independente do resultados o bacana é poder levar conhecimento para a garotada.
Valeuuuu!!!

Marcelo Vavoliza
Visitante
Marcelo Vavoliza

Muito legal ! Parabéns a todos participantes e continue acreditando no esporte como ferramenta de transformação. Nota 10.

Jose jairson de oliveira
Visitante
Jose jairson de oliveira

Parabéns a todos os participantes! Em especial aos vencedores. E obrigado a participação.

JULIO
Visitante
JULIO

PARABÉNS, SENSACIONAL O TRABALHO

Gabriel Luís de Abreu
Visitante
Gabriel Luís de Abreu

Parabéns a todos professores! E parabéns aos organizadores que vão premiar mais duas escolas.

Antonio Carlos Gomes Martins
Visitante
Antonio Carlos Gomes Martins

Parabéns a todos pelos maravilhosos projetos aqui inscritos. Realmente construimos um mundo muito melhor, cheio de alegria e inclusões para todos(as). Parabéns ao Impulsiona e JrNBA pela nobre e digníssima pareceria. Abraço em todos(as)!

Alessandra Feleciano
Visitante
Alessandra Feleciano

Parabéns para todos, por desenvolver o sonho de forma atrativa e de garra que é característica do basquete mundialmente conhecido e visa sempre superação e emoção pra aqueles que encoraja viver cada jornada dele dentro dos placares;mints e segundo enquanto jogo.

Wellington Carlos
Visitante
Wellington Carlos

Parabéns show de bola!

Aline
Visitante
Aline

Muitoooo bom. Parabéns!

Maicon
Visitante
Maicon

Muito feliz em ver meu nome nessa lista junto da minha escola! Obrigado pela oportunidade! Tudo pelos alunos.

Jiudicelli Cristina Borges de Souza
Visitante
Jiudicelli Cristina Borges de Souza

Parabéns a todos que participaram, vocês brilharam com as ideias simples e objetivas!

Ronaldo Nascimento
Visitante
Ronaldo Nascimento

Show

Ricardo Nau
Visitante
Ricardo Nau

Que sensacional, parabenizo a todos os professores que dedicam a transformar e evoluir os conhecimentos das crianças! Parabéns aos ganhadores e também não menos importante os que inscreveram seus projetos!