Histórias Inspiradoras

Projeto “Lutas pela Paz” usa artes marciais para melhorar convivência entre alunos

Professor do Mato Grosso do Sul se destaca ao usar esportes de luta para promover relações positivas em escola estadual

Uma das principais consequências da pandemia nas escolas brasileiras foi o aumento de conflitos entre os jovens. Para melhorar a convivência dos alunos, o professor Anderson da Silva, da Escola Estadual João Ponce de Arruda, de Três Lagoas (MS), criou o projeto “Lutas pela Paz”.

A atividade, organizada em parceria com o CRETL (Centro de Referência Esportiva e Educacional Três Lagoas) e o CINTERCOOP (Centro Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento), buscou promover um ambiente escolar harmonioso e pacífico, onde os estudantes pudessem desenvolver habilidades essenciais, como comunicação eficaz, empatia e resolução de conflitos. 

Para isso, o projeto implementou uma metodologia que incluía desde apresentações de seminários até festivais de artes marciais. O professor escolheu modalidades de diferentes culturas, como a esgrima, capoeira, huka-huka, judô e jogos de oposição.

Antes de partir para a prática, os jovens tiveram que pesquisar a diferença entre lutas e brigas e a origem dos esportes, apresentando os resultados para o restante da escola.

Ao promover o desenvolvimento integral dos alunos, o projeto “Lutas pela Paz” vai além do âmbito acadêmico, cultivando habilidades importantes para enfrentar os desafios da vida. ‘’Os jovens tornam-se não apenas melhores estudantes, mas também cidadãos capacitados a se relacionar de maneira saudável e pacífica com o mundo ao seu redor’’, finalizou o professor.  

E aí, professor(a), o que achou do projeto do Anderson? Deixe seu comentário abaixo.

Se quiser trabalhar os esportes de luta na sua escola, conheça os conteúdos do Impulsiona de capoeira, judô e luta Olímpica.

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